Secretário diz que construção de alça de acesso na SP-66 vai custar menos - Em reunião com os prefeitos, o secretário estadual Mário Mondolfo destacou que implantação da alça de saída na Estrada dos Fernandes poderia chegar ao custo de meio bilhão de reais
Os prefeitos
do Alto Tietê se reuniram, nesta sexta-feira (11), com o secretário de
Estado de Logística e Transportes, Mário Mondolfo para discutir a
implantação da alça de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas
(SP-21) na Avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66).
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Prefeitos da região e deputados se reuniram com secretário estadual para discutir a implantação de uma alça de saída do Rodoanel na SP-66Foto: Wanderley Costa/Secop |
Durante o encontro foi
confirmado as obras no local.
Na oportunidade, Mondolfo explicou que a
alça prevista para a Estrada dos Fernandes, na região da Chácara Sete
Cruzes, poderia chegar ao custo de meio bilhão de reais, além da
necessidade de novas licenças ambientais.
“Com o projeto na Estrada dos Fernandes, nós teríamos uma execução
mais cara e demorada em comparação à SP-66”, argumentou o secretário.
O titular de Logística e Transportes do Estado afirmou ainda que o
projeto para a alça de saída na SP-66 já conta com todas as licenças
ambientais, tendo um valor baixo, que será custeado pela concessionária
SPMar, responsável pela obra e pela administração da via.
“Agora, com o
apoio e aprovação de todos os prefeitos da região, vamos retomar o
projeto inicial e, em seguida, o governador Márcio França dará a ordem
de serviço à SPMar. Este projeto será mais rápido e com um valor bem
menor”, detalhou.
O prefeito de Suzano e presidente do Consórcio de Desenvolvimento
dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Rodrigo Ashiuchi (PR), destacou
a importância de tornar realidade a alça de saída do Rodoanel.
“Viemos
(prefeitos da região) aqui hoje, com apoio dos deputados, para afinarmos
os últimos detalhes da transferência do projeto que sai da estrada dos
Fernandes e passa para a SP-66. Este novo projeto vai gerar o
desenvolvimento de toda a região e reduzirá significativamente os custos
de sua implantação”.
Também presente na reunião, o prefeito de Poá, Gian Lopes (PR)
reforçou a ideia. “Essa alça de saída é muito importante para Poá e vai
possibilitar a vinda de mais empresas para cidade e região, gerando
renda e emprego”.
Além de Ashiuchi e Gian Lopes, também participaram da reunião os
prefeitos José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, de Ferraz de
Vasconcelos; e Mamoru Nakashima (PSDB), de Itaquaquecetuba. Além do
diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de
Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Giovanni Pengue Filho; o
secretário-adjunto de Logística e Transportes, José Luís Freire; os
deputados Márcio Alvino (federal) e André do Prado (estadual).
O deputado federal Marcio Alvino acredita que a decisão tomada será
benéfica para todos os municípios da região.
“Acredito que foi a melhor
proposta, uma vez que as cidades precisam desta ligação e que, em outro
local, seria necessário um investimento maior do que está previsto”,
destacou.
Para o deputado André do Prado, a decisão é um passo adiante a esta
questão que precisava de uma solução definitiva.
“Por já estar no
projeto original, à expectativa é de que as intervenções possam ser
começadas mais rapidamente, após a concessionária ser notificada.
Vamos
trabalhar para que esta obra aconteça, uma vez que ficou acordado que
será feito conforme o projeto original”, concluiu o parlamentar.
O trecho Leste do Rodoanel liga os municípios de Mauá e Arujá e dá
acesso às rodovias Ayrton Senna (SP-070) e Presidente Dutra (BR-116),
além de interligar o Porto de Santos, com o Aeroporto Internacional de
Guarulhos.
O traçado do Trecho Leste corta seis municípios: Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.
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