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domingo, 20 de maio de 2012

Motocicleta 100% elétrica é exposta no EVS26 - Escrito por Evaldo Costa

2006-Chopper_Siemens_Smart

A Siemens se orgulha de dizer que é uma empresa detentora de amplo portfólio de produtos “verdes”. "Queríamos construir este helicóptero exclusivo para aumentar a consciência ambiental, e refletir o que os 69.000 funcionários da Siemens EUA estão fazendo para ajudar a América a permanecer na vanguarda da economia “verde” de amanhã", disse Daryl Dulaney, Presidente e CEO da Siemens Building Technologies.
Presente no EVS26 entre os dias 6 e 9 de maio de 2012, no Centro de Convenções de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, a Siemens expôs uma belíssima motocicleta totalmente elétrica. Trata-se do resultado bem sucedido de uma parceria com o renomadofabricante de motocicletaspersonalizadas Orange County Choppers, para construir a "Chopper Siemens Smart", a primeira moto 100% elétricaa levar a sua marca.
A Chopper Siemens Smart foi construída com material reciclável. Ela pode rodar 100 quilômetros com uma carga completa de bateria, e ser totalmente recarregada entre quatro e cinco horas em tomada comum de 110v, e entre uma e duas horas em tomada de 240v. Ela está sendo apresentadaem seriado na TV americana e em salões de exposições. No final do ano, ela será leiloada e os recursos vão para projetos que beneficie o meio ambiente. O Carro Elétrico News esteve presente a convite dos organizadores do EVS26 Electric Vehicle Symposiun.
Ótima semana,
Contatos do autor:
Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: www.evaldocosta.blogspot.com
Blog: www.autodicasnews.blogspot.com
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Siga no Twitter/LikedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com
2006-Chopper_Siemens_Smart_1

Moto elétrica com design inovador, conheça a Biiista

A fabricante austríaca de máquinas e ferramentas de manipulação de metais, Hammerschmid Maschinenbau (impronunciável mesmo), criou um novo conceito de moto elétrica que agora está sendo revelado. Batizada de Biiista, a estranha moto com cara de besouro possui um design totalmente inovador.
A motocicleta tem chassi de alumínio simples, onde fica encaixada a bateria, motor elétrico de 14 cv capaz de levar a moto até a velocidade máxima de 100km/h com uma autonomia de duas horas da bateria de 80 volts.  Todo o conjunto pesa 140 kg.
Nenhuma palavra ainda sobre preço ou disponibilidade, mas as fotos da empresa e vídeos mostram claramente que já existem vários protótipos de corrida em ação. Enquanto isso, vamos admirando de longe e esperando o dia para poderemos comprar uma dessas.
Assista o vídeo de divulgação

Bike elétrica com conexão de internet

A fabricante de carros Audi está entrando no ramo das bicicletas elétricas com um protótipo movido a energia limpa. O nome do experimento é e-bike Worthersee. Ele será apresentando no Wörthersee 2012, evento famoso por revelar lançamentos automotivos.
A bicicleta tem o chassi composto por fibra de carbono, pneus de 26” e pesa apenas 11 kg sem componentes elétricos. As baterias são de lítio e oferecem potência máxima de 2,3 kW e torque máximo de 250 N.m. O ciclista poderá escolher entre pedalar, usar o motor elétrico ou, se for o caso, combinar dos dois. Conforme divulgação oficial, a bike pode alcançar os 80 km/h em terrenos planos.
Um dos recursos mais interessantes da Worthersee é o ajuste do banco. Para pedaladas mais radicais, o assento pode ser abaixado apenas pressionando um botão. E o computador de bordo não apenas analisa a performance, como também faz comparações com a de outros bikers e conecta-se à internet para postar seus resultados no Facebook. A bicicleta ainda tem conexão Wi-Fi e, portanto, transmissão de dados em tempo real através de um dispositivo mobile.

Veja a moto mais pesada do mundo

Foto: guinnessworldrecords.com
A grande maioria das motos que são produzidas e circulam no Brasil são leves, ágeis e de baixa potência. Mas isso não é via de regra. Temos alguns modelos que podem ser considerados ‘motos de peso’. Em primeiro lugar está a Harley-Davidson CVO Ultra Classic Electra Glide. Tão grande quanto seu nome é a sua robustez. A motoca ganha o primeiro lugar no quesito, somando o total de 404,1 quilos a seco. Logo atrás segue a sua concorrente da Honda, a GL 1800 Gold Wing. A moto da marca japonesa conquistou a medalha de prata com 381 quilos. Fechando o pódio está a moderna e extremamente completa K 1600 GTL. O modelo da BMW ficou com o bronze. Bem mais magra que as demais, ela pesa 321 kg.
Mas estes valores não chegam nem perto da moto mais pesada do mundo, a Harzer Bike Schmiede. Para se ter uma ideia, ela sozinha corresponde a 40 CGs Titan juntas ou 11 CVO Ultra Classic Electra Glide. A motocicleta alemã, construída por Tilo e Wilfried Niebel, entrou para o Guinness Book em 2007 e mantém o título de moto mais pesada já fabricada até hoje. Ela pesa 4.749 quilos!
Outros dados técnicos: ela é quase tão longa quanto um micro-ônibus, com 5,50 metros de comprimento. Para tirá-la da inércia, os construtores optaram por adaptar o motor do tanque de guerra soviético T55, construído na década de quarenta. Pesando 1,8 toneladas, ele tem 38.000 cm³, 12 cilindros e aproximadamente 1.000 cavalos de potência. A transmissão das marchas é feita através de uma caixa de madeira localizada ao lado esquerdo do piloto.

Concreto ensacado reduz mão de obra e atende pequenas reformas

CLIQUE PARA SABER MAIS

É mesmo concreto usado na construção civil, feito de cimento, areia e pedra.
Empresários investiram R$ 50 mil para desenvolver e testar o produto.


O setor da construção civil não para de crescer. Para facilitar o trabalho, uma empresa criou um produto que reduz a mão de obra e atende pequenas reformas e até grandes obras: o concreto ensacado.
É o mesmo concreto usado na construção civil, feito de cimento, areia e pedra. Só que á vem tudo misturado em um saco, pronto para uso.

“Vamos falar um pouquinho de espaço. Qual a diferença de levar para a obra o cimento, a pedra e a areia em baias ou tudo já misturado nos saquinhos? É visível. Quando você olha a baia, ocupa um grande volume, e o concreto ensacado ocupa apenas 30% do volume. Aliás, a gente olha uma baia e não sabe quantos metros cúbicos dá para fazer. No ensacado, são 70 sacos por metro cúbico. E dá perfeitamente para planejar”, afirma o empresário Cleber Coan.
Coan, a irmã dele, Gisela, e o tio João Pedro são donos da empresa de construção civil. Em 1992, eles aproveitaram a mesma estrutura do negócio e lançaram o concreto em sacos. Os empresários investiram R$ 50 mil para desenvolver e testar o produto. “Nós temos testes dentro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que mostraram que durante dois anos não houve qualquer variação na resistência, mantendo-se constante”, afirma Coan.

A fábrica mistura os ingredientes em uma betoneira. Para cada 5 quilos de cimento, vão 10 de areia e 15 de pedra. O material vai para secagem em uma estufa e depois é ensacado. Além do concreto, a empresa também faz uma mistura só de cimento e areia - a argamassa, usada para nivelar pisos.

Esse é o típico exemplo onde a embalagem é tão essencial quanto o produto: é um saco de plástico com uma válvula na frente. Deitado ele está fechado. Ao ser colocado de pé, a válvula abre automaticamente para colocar água. Quando tombado, o peso do produto comprime a válvula e o saco fecha de novo e é só misturar. O concreto feito dentro do saco não vaza.

Os próprios empresários desenvolveram o sistema. Eles compram os sacos de outra empresa e prendem a válvula com uma seladora.

“Ela é um pedaço de plástico e tem a função de retenção, ou seja, quando você introduz a água dentro, a água mistura, quando você vai dar os tombos, ela evita, ela comprime e não deixa o material sair. O cliente ele pode revirar, fazer toda a mistura, sem que a água ou o produto saia da válvula, por isso que é uma coisa extremamente diferenciada esse tipo de válvula que foi desenvolvido”, explica Gisela.

O preço do saco de 28,5 kg com o produto varia de R$ 14 a R$ 30, conforme o tipo e a resistência da mistura. Em média, custa mais do que o dobro do que comprar areia, cimento e pedra separados e misturar. Mas, segundo o empresário, no final das contas, o consumidor economiza. “Em primeiro lugar, há redução brutal da mão de obra. Para se fazer um metro cúbico na enxada, ou seja, misturar areia, pedra e cimento, são necessárias 30 horas de um servente, contra apenas seis horas no concreto ensacado”, afirma Coan.

A fábrica vende 5 mil sacos do produto por mês e fatura R$ 100 mil. Fornece para construtoras e órgãos públicos, mas a grande aposta da empresa são os depósitos de material de construção. Quase 60% do consumo de concreto no Brasil está concentrado nas mãos do pequeno consumidor. O gerente de vendas, Paulo Ruelo, vai até as lojas e faz demonstração.

“Nosso plano é colocar nos depósitos de materiais, tem mais de 15 mil em São Paulo. Levar para o consumidor, para pequenos reparos, reformas, a gente acredita que está em alta, tanto em São Paulo como no Brasil inteiro”, diz Ruelo.

É uma situação onde a praticidade do concreto ensacado faz diferença. O empreiteiro José Mendes vai construir uma base para circuito elétrico no topo de um prédio. O acesso é difícil. O empreiteiro carrega o concreto ensacado no pequeno elevador, passa por corredores, e segue.

O lugar é apertado. A base de concreto vai ser construída ao lado dos motores do elevador. “Imagine subir areia, pedra, cimento, nesse lugar apertado aqui, para misturar, seria muito difícil”, sugere Mendes.

O empreiteiro põe água, mistura e começa a trabalhar. Em 15 minutos, termina o serviço. “Nesse caso de difícil acesso, não precisa de betoneira, de caixote, então estamos apostando. Comercialmente tem tudo para dar certo”, avalia Cloan.

Mogi das Cruzes é campeã da Supercopa Brasil de Basquete

Mogi das Cruzes é campeã da Supercopa Brasil de Basquete

Bertaiolli, ao lado do presidente da CBB, Carlos Nunes, entregou o troféu da Supercopa Brasil ao capitão Edu Caviglia; título coroou a campanha que garantiu vaga no NBB






A Supercopa Brasil de Basquete terminou neste sábado (19/05) com a festa de quase cinco mil pessoas presentes no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”. O Mogi das Cruzes / Sanifill venceu o Palmeiras, por 102 a 87, e conquistou o título da competição, que também valeu aos dois times o direito de disputar o NBB, a elite da modalidade no país. O prefeito Marco Bertaiolli e o presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol, Carlos Nunes, entregaram o troféu e as medalhas de ouro aos atletas mogianos.

:: Confira a tabela completa e os resultados da Supercopa Brasil de Basquete

O Ginásio Municipal teve sua lotação máxima para a final da Supercopa Brasil e a torcida mogiana fez sua parte para empurrar o time de Mogi das Cruzes. A vantagem já foi percebida logo no final do primeiro quarto, quando os mogianos venciam o alviverde por nove pontos de diferença: 24 a 15.

O ritmo foi mantido no segundo período e, com isso, a diferença no placar foi aumentando pouco a pouco. Enquanto os armadores Cortez e Vinícius ditavam o ritmo do jogo, os pivôs Thomas, Fabião, Eder e Thiago dominavam as ações dentro do garrafão. Como resultado, o Mogi das Cruzes foi para o intervalo vencendo por 49 a 35.

Em sua segunda metade, a partida continuou com a mesma supremacia mogiana. Com jogadas rápidas e marcação eficiente, a equipe da casa venceu o terceiro quarto por 77 a 59 e só administrou a partida no último quarto para fechar o jogo por 102 a 87.

O toque da campainha foi a senha para a explosão de alegria no Ginásio Municipal, com os torcedores festejando nas arquibancadas e os jogadores e comissão técnica na quadra. Mogi das Cruzes conquistava seu primeiro título desde a volta da equipe de basquete masculino, há pouco mais de um ano.

Outros jogos

A terceira colocação da Supercopa Brasil ficou com o XV de Piracicaba, que bateu o Bira / Lajeado, por 89 a 67. A equipe paulista dominou a partida durante todo o tempo e também contou com vários desfalques do time gaúcho após a semifinal de sexta-feira.

Na disputa pela quinta colocação, o Campo Mourão confirmou seu favoritismo e bateu o Assembleia Paraense por 85 a 60. Os paranaenses dominaram a partida desde o início e impuseram seu melhor ritmo de jogo. Um pouco antes, na disputa pela sétima e oitava posições, o Sport Recife venceu o Planalto Basquete por 74 a 72. (LM)

Mogi das Cruzes - Turistas conferem roteiros do projeto Roda São Paulo em Mogi das Cruzes

A aposentada Mieko Honda, 59 anos e sua filha, a estudante Li Tsutsui, 27 anos, aproveitaram o sábado (19/05) para conferir os roteiros do projeto Roda São Paulo, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. As duas moradoras de Guarulhos conheceram os pontos turísticos de Guararema e ainda participaram da Festa do Divino. A atração acontece exatamente no período da Festa, de 17 a 27 de maio.

Mãe e filha aprovaram a iniciativa. “Aproveitamos muito, foi muito gostoso. Depois fomos à Festa do Divino, tudo muito interessante”, observou Mieko. Este público externo tem surpreendido a organização. “Temos recebido telefonemas de pessoas de outros municípios interessadas em vir para conhecer o projeto. Para nossa cidade, isso é excelente, pois traz recursos. Os turistas estão encantados com o nosso patrimônio histórico e cultural”, comentou diretor de Turismo da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Fábio Barbosa.

Os mogianos também estão procurando os três roteiros oferecidos pelo Roda São Paulo, que estão levando os visitantes a pontos turísticos da cidade e dos municípios de Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Suzano. “Já faz tempo que queremos ir passear em Guararema. Achei muito interessante o projeto e resolvemos aproveitar. Poderia ter sempre este tipo de coisa em Mogi”, comentou Lúcia Dias de Almeida, 45 anos, que Fo acompanhada pelo marido Amarildo Cabral de Almeida, 48 anos. 

Clique aqui e veja os horários e itinerários do Roda São Paulo na região
O ingresso para utilizar o serviço custa R$ 10 e o passageiro recebe uma pulseira, que dá a ele o direito a utilizar os veículos, durante todo o dia, quantas vezes quiserem e em todas as rotas oferecidas. Ao todo, dez ônibus estão cumprindo os itinerários a partir das 9 horas, parando em pontos turísticos das cidades participantes. Dentro do ônibus, um guia turístico explica o roteiro em três idiomas: português, inglês e espanhol. O passageiro pode descer em qualquer ponto de parada para visitar a atração e retomar a viagem em outro veículo. 

Rotas

As três rotas da edição do projeto Roda São Paulo no Alto Tietê foram divididas por cores. Em todos os pontos de parada, não haverá a cobrança de ingressos. O trajeto Amarelo ligará 
Turistas conferem roteiros do projeto Roda São Paulo em Mogi das Cruzes

Projeto tem atraído pessoas de diferentes municípios. Mogianos também estão participando e conferindo os roteiros.


Mogi das Cruzes a Guararema, com saída do Parque Centenário e paradas no Centro Artesanal da Ilha Grande, no Recanto Américo (conhecido como Pau D’Alho), ambos em Guararema, e no Orquidário Oriental de Mogi das Cruzes.

Já a rota Verde fará o percurso entre Mogi, Biritiba Mirim e Salesópolis, também com saída do Parque Centenário. Neste caso, as paradas serão na Igreja de São Benedito e no Vale Encantado, em Biritiba, e na Igreja Matriz, Casarão Senzala e Casarão do Café, em Salesópolis. Por fim, a Rosa fará paradas na Festa do Divino e Largo do Carmo, em Mogi das Cruzes, além do Centro de Educação e Cultura Moriconi e do Templo Budista Daigozan Jomyoji, em Suzano. 

Mais informações sobre o projeto Rota São Paulo em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-5078. (LM/KCB)

Mogi das Cruzes - Mogi pronta para os jogos do NBB

 

infra Restaurantes, hotéis e o transporte da Cidade recebem boa avaliação dos jogadores

Eisner Soares
THIAGO CAMPOS

Mogi das Cruzes já está pronta para receber os grandes jogos da Liga Nacional do Novo Basquete Brasil (NBB). Pelo menos essa é a opinião de jogadores, técnicos e dirigentes das sete equipes visitantes que estiveram na Cidade para a disputa da Super Copa Brasil. Os entrevistados pela equipe de reportagem de O Diário garantem que a estrutura do evento e a presença do público no Ginásio de Esportes Professor Hugo Ramos, o ‘Hugão’, já credenciam o Município a se tornar uma das grandes potências do basquete brasileiro.
A competição nacional que classificou duas equipes para a temporada 2012/2013 do NBB terminou na noite de ontem e todos os participantes deixaram Mogi satisfeitos com tudo o que encontraram na Cidade, como locais para treinos e jogos, hotéis, transporte, alimentação e ótima recepção por parte dos funcionários da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
Sem divulgar o investimento total para a realização da Super Copa Brasil, o secretário adjunto de Esportes, Frederico Abib, revelou os detalhes da estrutura do evento.
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB), de acordo com o adjunto, bancou todas as despesas com hospedagem. Os dirigentes e árbitros ficaram no Hotel Mercure, no Parque Monte Líbano. Os jogadores e membros das comissões técnicas dos times visitantes se hospedaram no Binder (Centro) e Marbor (Vila Hélio). "Não temos do que reclamar. O hotel está localizado em um ponto estratégico e facilitou bastante a nossa locomoção. Houve um esforço muito grande para nos acolher da melhor forma possível", agradeceu Alan Moreira Monteiro, de 20 anos, o ala/pivô da Assembléia Paraense (PA).
A Prefeitura de Mogi, por sua vez, disponibilizou quatro ônibus rodoviários que pertencem à Secretaria Municipal de Educação, um micro-ônibus e duas kombis. Os veículos ficaram responsáveis pelo transporte interno de todos os participantes do torneio, além do traslado Aeroporto Internacional de Guarulhos-Mogi e Mogi-aeroporto.
A alimentação também foi muito elogiada. Por conta de uma parceria com o Grêmio Mogiano, atletas, treinadores, árbitros e dirigentes almoçaram e jantaram em uma churrascaria ao lado do Ginásio Municipal. "A cidade e a estrutura não deixaram a desejar em nada. A alimentação foi de primeira qualidade", destacou o ala do Sport Recife José Jairo Júnior, de 25 anos, ao citar também o clima frio de Mogi das Cruzes. "Para nós o inverno já chegou aqui na cidade. A gente não sai do hotel sem blusa".
Os treinamentos dos oito times aconteceram em dois locais. Além do ‘Hugão’ no período da manhã, os jogadores também puderam trabalhar no ginásio do Clube de Campos de Mogi das Cruzes (CCMC). "Foi feito um rodízio nos horários e locais para os treinamentos. Todas as equipes tiveram as mesmas oportunidades de treinos", explicou Abib.
O staff da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer também esteve à disposição nos cinco dias de evento, com 40 professores e 15 funcionários da equipe de apoio.
Com tanto esforço para receber as delegações da melhor forma possível, o resultado não poderia ser outro. As delegações partiram de Mogi e deixaram muitos elogios.
O técnico do Palmeiras, João Monteiro, o Padola, é suspeito para falar da Cidade. Afinal, o treinador alviverde morou no Município durante cinco anos quando cursou Educação Física na Universidade Mogi das Cruzes (UMC), no período de 1980 a 1985. Neste período, ele também jogou pela equipe mogiano comandada pelo técnico José Carlos Müller da Silveira, o Tuta. "A estrutura é ótima. Não tem o que falar. De alto nível. É fruto de todo o trabalho que está sendo feito para que Mogi volte ao NBB. Tem um dos melhores ginásios do Estado de São Paulo", elogiou.
Alexandre Jackson, treinador do Planalto de Basquete (DF), foi mais além. Para ele, Mogi nunca deveria ter ficado de fora da elite nacional do basquete. "Mogi tem uma tradição antiga e uma cultura de basquete. O ginásio está sempre lotado. Com estrutura e o apoio da Prefeitura o time tem tudo para ter sucesso", concluiu.

SUZANO - Poupatempo de Suzano será entregue em novembro, diz Alckmin


O Poupatempo de Suzano será inaugurado até novembro. Neste momento, a implantação do serviço no município está em fase de licitação. Segundo o governo do Estado, assim que o processo for concluído as obras terão início. 
As informações foram passadas pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante a oficialização das obras de duplicação e recapeamento da Rodovia Henrique Eroles (SP-66), em Guararema.
"Nós já inauguramos o Poupatempo de Mogi e agora no final do ano vamos inaugurar o Poupatempo de Suzano. Entre outubro e novembro ele estará operando”. 

A unidade terá capacidade para atender cerca de 100 mil pessoas por mês e contará com serviços dos seguintes órgãos: 
Acessa São Paulo, Banco do Brasil, Detran, e-poupatempo, Instituto de Identificação e Secretaria do Emprego. Portanto, serão oferecidos todos os serviços básicos, como emissão de carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira profissional, seguro-desemprego e outros
O Poupatempo de Suzano será instalado na Rua Sete de Setembro, 555 - piso térreo do Suzano Shopping-, em uma área de mais de dois mil metros quadrados. Ao todo, o posto contará com 130 funcionários.
OBRAS EM GUARAREMA
 O tucano deu início ontem as obras de recuperação da Henrique Eroles, no trevo de acesso no km 73,6. Serão investidos R$ 44,7 milhões. A verba prevê serviços de recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos e implantação de faixas adicionais (duplicação) entre o Km 56 e o Km 92 - trecho localizado entre Mogi das Cruzes, Guararema e Jacareí. 
Ao todo serão recuperados 36 quilômetros da rodovia. A previsão é que os trabalhos sejam realizados em 17 meses. As intervenções serão realizadas pelo Departamento de Estadas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria estadual de Logística e Transportes. A obra deve beneficiar 624 mil habitantes. Além disso, deve gerar 500 empregos diretos ou indiretos.
Além do início das obras, o governador anunciou a abertura da licitação para a construção de um acesso de Guararema a Jacareí. O documento foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado. Essa obra prevê um investimento de R$ 8,3 milhões.
"No trecho de Mogi das Cruzes, os primeiros cinco quilômetros da SP-66 serão duplicados, porque perto das maiores cidades tem mais problema de acidentes. Em todo o trajeto faremos o recapeamento, acostamentos e trechos de terceira faixa e obras de artes, como trevos, passarelas, enfim para dar segurança às pessoas e evitar acidentes.
 Essa obra começa hoje (ontem). A segunda obra é a ligação de Guararema com a Dutra. Estamos licitando hoje (ontem). Depois de contratada tem um prazo de sete meses para ser concluída. É uma obra menor e mais rápida".
Participaram do evento os prefeitos de Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Arujá, Biritiba Mirim e Poá, Marcio Alvino (PR), Marco Bertaiolli (PSB), Hélio Buscarioli (PSDB), Abel Larini (PR), Carlos Alberto Taino Junior (PSDB), o Inho, e Francisco Pereira Sousa (PDT), o Testinha, respectivamente. 
Os deputados André do Prado (PR) e Hélio Nishimoto (PSDB) também estiveram presentes, além do secretário estadual de Logísticas e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, e o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni.

Mogi das Cruzes - Universidade ambiental vai oferecer 10 cursos

Parque Municipal
A previsão é de que as aulas sejam oferecidas a partir do primeiro semestre do ano que vem. Compensações financiarão a implantação
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Parque sediará a universidade, que oferecerá, inicialmente, dez cursos livres à comunidade
A Universidade Aberta do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, que será instalada nas dependências do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, vai iniciar as atividades com dez cursos livres. Todos gratuitos. Quatro deles serão voltados ao público em geral (Biodiversidade, Estudo de Campo, Estudo Fotográfico da Biodiversidade, e Água Fonte da Vida). Outros três serão de extensão, para profissionais que já contam com graduações (Introdução à Botânica I e II, e Metodologia da Educação Científica). Educação Ambiental e Científica, Metodologia e Aplicação de Projetos de Educação Ambiental e Iniciação em Botânica completam a lista e terão como púbico alvo os educadores.

A previsão é de que as aulas sejam oferecidas a partir do primeiro semestre do ano que vem. As obras necessárias no parque, a compra de equipamentos e a contratação dos professores serão custeadas por meio de compensações ambientais das companhias Petrobrás e Furnas, que juntas destinarão ao município quase R$ 500 mil.
A administração municipal vai arcar somente com a manutenção do local e o salário do grupo de gestores do parque. Além de reformar as salas existentes no parque, dois laboratórios (biologia e morfologia ambiental) serão construídos. O modelo adotado em Mogi seguirá os padrões da Universidade Natural de Curitiba, capital do Paraná.

A secretária municipal de Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, contou que a oferta dos cursos foi "feita para atender toda a população". "Como se trata de cursos livres, é importante que a pessoa sinta prazer ao frequentar as aulas. Aprender temas relacionados ao meio ambiente não pode ser uma tortura. É evidente que as aulas irão enriquecer o currículo, mas não apenas isso", filosofou.
No próximo dia 6 de junho, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) encaminha à Câmara Municipal o projeto que criará oficialmente a instituição de ensino. Os preparativos necessários serão executados até o fim deste ano e já no segundo semestre haverá o período de inscrições.
Inicialmente, a universidade terá capacidade de receber até 400 alunos, 10 vagas por curso, nos períodos da manhã e tarde, em dias de semana e eventualmente aos sábados e domingos. Eles terão entre 20 e 40 horas/aula.

Apesar de estabelecer um número inicial, a Prefeitura tem intenção de ampliar este número e atingir a marca de 600 estudantes. "Até mesmo esta meta pode ser ultrapassada conforme o amadurecimento da universidade", ponderou a secretária.


Equipe
Os professores contratados virão de universidades renomadas, como destacou Maria Inês. "Temos uma parceria com a Universidade de São Paulo - Leste (USP-Leste) que também vai nos fornecer profissionais", disse.

Além da infraestrutura para o pleno funcionamento da instituição, a secretária revelou que o transporte até o parque também será oferecido. "A Secretaria Municipal de Transportes estuda desenvolver uma linha que ligue os terminais ao parque. Outros aspectos estão sendo igualmente pensados como a segurança, que hoje é feita 24 horas pela Guarda Municipal, mas que poderá ser intensificada, caso haja necessidade", adiantou. "A instalação da universidade é mais um passo para o resgate do parque municipal que, aos poucos, volta a fazer parte do cotidiano dos mogianos, que viram o local fechado por 20 anos", afirmou Maria Inês.

Mogi das Cruzes - Fazendo Mogi virar cidade turística

Turismólogo paulistano veio para Mogi com a missão de criar atrações que tragam pessoas de fora para se divertir e investir no município
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
Ele está ajudando a colocar Mogi das Cruzes no mapa dos roteiros de turismo do País. O paulistano Fábio Barbosa, de 40 anos, é o primeiro coordenador de Turismo da Prefeitura de Mogi e, com a sua equipe, está preparando uma série de investimentos no setor. O turismólogo acredita que o potencial do município é grande quando o assunto é a beleza natural da cidade, que ainda tem como aliada a proximidade com a capital.

Com o desafio de ajudar a preparar a cidade para receber uma das 31 seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014, o coordenador se empolga ao falar das vantagens do município que adotou como lar. Com a missão de desenvolver a cidade na área de turismo, contou que sua relação com a profissão ocorreu por acaso, mas que hoje é apaixonado pelo que faz.
Ele diz que o turismo é um dos setores que mais se desenvolverão nos próximos anos. Isso porque ajudou a criar um plano de desenvolvimento turístico do município e acredita que a área tem de ser olhada pelo ângulo do negócio. "Mogi para Mogianos", "Expresso Turístico" e as atividades de aventuras são alguns dos atrativos que Barbosa conseguiu trazer para a cidade. O objetivo do coordenador agora é investir no turismo náutico, aproveitando os rios e as represas que o município dispõe, e, em longo prazo, criar um espaço de turismo náutico na rodovia Mogi-Bertioga.

Mogi News: O que te levou a escolher o turismo como profissão?
Fábio Barbosa: Eu me formei pela Universidade Paulista (Unip), em São Paulo. O turismo foi uma oportunidade, pois tinha acabado de sair do quartel, servi ao Exército no Batalhão de Guardas e estava um pouco sem rumo. Um colega acabou me influenciando e, por ser muito aventureiro, sempre gostei muito de passear e viajar, prestei vestibular para Turismo e passei. Acabei sem querer descobrindo uma área que se encaixou no meu perfil. É o que gosto e faço há 20 anos.


MN: Como Mogi entrou na sua vida?
Barbosa: Foi um trabalho acadêmico que começou no ano de 2000. Trabalhava em uma universidade de São Paulo e tive a oportunidade de conhecer Sabaúna, onde existia uma linha de trem abandonada. Como já mexia há muito tempo com trens, vim visitar, gostei e levei o projeto para a universidade. Ele foi aprovado e comecei a trabalhar com alunos na disciplina de planejamento turístico. Depois de um ano e meio trabalhando, nós criamos uma entidade de preservação ferroviária, com a comunidade e com as pessoas de Mogi e região que gostam de trem. Acabei ficando conhecido e vindo trabalhar na Prefeitura de Mogi entre 2002 e 2004, para desenvolver o turismo na cidade. Depois, voltei para São Paulo.


MN: Qual é o potencial turístico de Mogi?
Barbosa: Mogi é uma cidade próxima de São Paulo e nunca foi voltada para o desenvolvimento turístico. O município tem 720 mil quilômetros quadrados, possui áreas de preservação enormes e conta com acesso rodoviário fácil. Existe uma pesquisa do Ministério do Turismo, feita com a Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura, que diz que a maior paixão do brasileiro é a água. Mesmo Mogi não sendo litoral, o que não falta aqui é água. Temos duas represas e uma terceira que é dividida com Biritiba Mirim. Além disso, potencial para desenvolver o turismo náutico. E temos ainda o voo livre e outros atrativos de turismo de aventura.


MN: Mogi é uma referência para o turismo de aventura?
Barbosa: Fazemos corrida de aventura, escalada. A gente só perde em uma coisa para a "capital da aventura", que é Brotas, que são as cachoeiras. Mogi não tem cachoeira. Temos corredeiras, rios belíssimos, como o Itatinga, que é um dos mais transparentes do Estado, além do rio Grande, que tem águas cristalinas e já é explorado na Fazenda Rio Grande. Estamos vendendo a cidade com esse potencial, como na Adventure Sport Fair. Os empresários estão nos procurando e, por meio deles, trazemos eventos para a cidade.


MN: Mogi pode ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo. Como está a preparação?
Barbosa: Existe um comitê municipal da Copa do Mundo, em que participam as secretarias de Esportes, Planejamento e Urbanismo e Transportes e a Coordenadoria de Turismo. Dentro desta comissão, participa o Paradise Golf & Lake Resort, que tem um contrato com a Federação Internacional de Futebol (Fifa). Participamos constantemente de reuniões com a Fifa e com o comitê paulista. A Prefeitura fará reformas para colocar o padrão Fifa no estádio Nogueirão. As 31 seleções receberão uma cartilha de todas as cidades que podem ser base e vão escolher entre elas. As chances de Mogi são boas, pela proximidade com São Paulo, com o estádio do Corinthians e com o aeroporto.


MN: Qual o grande desafio que a cidade precisa superar?
Barbosa: Nosso maior problema é a infraestrutura hoteleira. Estamos falando de hospedagem limitada na cidade. Hoje, temos durante a semana 85% de ocupação nos hotéis. Na época da Copa do Mundo, não vão sobrar nem 150 quartos. Mas empresas já estão nos procurando para investir nesta área.


MN: Qual a importância do projeto "Mogi para Mogianos"?
Barbosa: Ele foi criado em 2010. A ideia era mostrar a capacidade de Mogi para a sua própria população. Começamos com quatro roteiros: rural, ecológico, cultural e religioso. Hoje, os integramos e temos o rural e ecológico, que foram os mais procurados. Este ano, também estamos implantando o "Mogi para Mogiano" na comunidade, em que levaremos no micro-ônibus do projeto às pessoas de um bairro para outro.

MN: Como está o projeto do Expresso Turístico em Mogi?
Barbosa: Ele começou a cada 15 dias e hoje acontece uma vez por mês, porque desde outubro de 2010 a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está recuperando a linha, rede elétrica, sinalização, trilhos e dormentes. Não tem previsão para terminar e isso atrapalha o projeto diretamente. A Prefeitura já solicitou uma automotriz, vagão com tração própria. Queremos que esse veículo venha para cá todo fim de semana. Ele tem uma capacidade menor e acomoda 66 pessoas. A ideia é que ele vá direto para Sabaúna, que é o foco de turismo ferroviário de Mogi.


MN: Como está sendo desenvolvido o turismo em Sabaúna?
Barbosa: Ainda faltam atrativos em Sabaúna. Temos a pedreira de Sabaúna a 300 metros da estação e estamos conversando com o proprietário para fazer um grande espaço turístico. Precisamos de meios de hospedagem na comunidade. Temos dois projetos no Ministério do Turismo, um que revitalizará todo o centro de Sabaúna e outro que é o trem turístico para Mogi, que a Prefeitura pediu ao governo federal e estamos prestes a marcar uma reunião com eles para ver o que conseguimos fazer.

Memes do Pato arrependido

 


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