Pesquisar este blog

sábado, 11 de maio de 2024

Feliz dia das Mães

 Feliz dia das Mães 💖 



O navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, da @marinhaoficial, atracou em Rio Grande na tarde deste sábado (11), trazendo um robusto suporte: 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, duas estações de tratamento de água com capacidade para produzir 20 mil litros de água potável por hora, 38 viaturas, 24 embarcações e três helicópteros. É o Governo Federal, também por meio da Marinha do Brasil, levando solidariedade às vítimas das intensas chuvas no Rio Grande do Sul. O Brasil está unido em apoio ao povo gaúcho. Ajude a compartilhar a verdade.

 O Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, da @marinhaoficial atracou há pouco em Rio Grande trazendo:


➡️ 1.350 militares
➡️ 154 toneladas de donativos
➡️ 2 estações de tratamento de água com capacidade de produzir 20 mil litros de água potável POR HORA.
➡️ 38 viaturas
➡️ 24 embarcações
➡️ 3 helicópteros


Noite de sábado (11) começa com tempo quente na cidade

 

11/05/2024 18:02 - Sábado

Capital tem noite com termômetros marcando 26,8°C e umidade relativa do ar em torno dos 50%, de acordo com as estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo. A próxima madrugada deve registrar mínima média de 18°C.


A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade de São Paulo em estado de ATENÇÃO para altas temperaturas, desde o dia 26/04/2024. 


Os dados do CGE mostram ainda que a capital paulista completou hoje 23 dias sem registro de chuvas significativas.

O dia termina sem previsão de chuva.

Tendência para os próximos dias:  

O ar seco e quente mantém o início da próxima semana com predomínio de sol e temperaturas elevadas. Atenção com os baixos índices de umidade, próximos de 30% no período da tarde. A combinação de tempo seco e falta de chuva dificulta a dispersão dos poluentes e facilita a propagação de queimadas e incêndios. 

No domingo (12), sol forte e sensação de calor. Mínima de 18°C e máxima de 29°C. A umidade estará em declínio oscilando entre 85% ao amanhecer e 32% no meio da tarde.

Na segunda-feira (13), o cenário se repete. Amanhecer com temperatura de 20°C e tarde quente com máxima de 30°C. Os menores índices de umidade se aproximam dos 30%. 

https://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=48663

VAMOS JUNTOS! 🇧🇷🙏 Rio Grande do Sul

 






























Em 5 dias, os Correios entregaram 1.400 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul. Somente uma empresa 100% pública, gigante como o Brasil, consegue integrar o País. É a solidariedade e a união trabalhando pela reconstrução de um estado. É o Brasil de mãos dadas com o povo gaúcho! Contribua espalhando a verdade.

 


"É a maior operação logística que a empresa já fez", diz Fabiano Silva, presidente dos Correios, sobre envio de donativos ao RS

Operação não seria possível se a empresa tivesse sido privatizada: "se tivéssemos sócios privados, como iríamos explicar uma ação como essa?", questiona o presidente

Ver essa foto no Instagram
247 - Em entrevista à TV 247 neste sábado (11), o presidente dos Correios, Fabiano Silva, afirmou que a entrega de donativos ao Rio Grande do Sul "é a maior operação logística que a empresa já fez", em resposta a um cenário "desolador" que assola o estado, castigado por fortes chuvas, enchentes e, a partir deste final de semana, pelo frio. 
Segundo Silva, tão logo tomaram conhecimento da gravidade da situação do Rio Grande do Sul, "nós, nos Correios, tomamos medidas imediatas. Todas as nossas agências foram colocadas à disposição para captar doações. Já arrecadamos 3 mil toneladas de doações e já entregamos 1,4 mil toneladas em cinco dias". 

O presidente contou que, além da solidariedade do povo brasileiro, que "tem este sentimento muito latente", os servidores dos Correios têm apresentado um "total" comprometimento com a causa. Ele relatou que motoristas dos Correios sediados no Nordeste têm se oferecido para ir até São Paulo para, depois, levar carretas com donativos ao povo gaúcho. Além disso, disse Silva, servidores aposentados têm se apresentado como voluntários para ajudar na logística. "O nível de engajamento é impressionante", classificou.

Fabiano Silva também falou sobre o papel dos Correios diante de situações como esta: "os Correios têm uma função social. Somos o agente integrador nacional. É a única empresa que teria a capacidade de realizar tal tarefa. Não podemos perder tempo. Nós entregamos cidadania para o povo brasileiro". 

Ele ainda comentou acerca da sanha privatista que avançou sobre os Correios nos últimos anos, e salientou que uma operação como a atual, de socorro às vítimas do Rio Grande do Sul, não seria possível se a empresa tivesse sido vendida. "Se tivéssemos sócios privados, como iríamos explicar uma ação como essa?", questionou. "A empresa é estratégica e ligada à segurança nacional" e, por isso, não pode ser privatizada, opinou. De acordo com o presidente, os Correios, que vinham sendo "sucateados" pelo governo Jair Bolsonaro (PL), ganharam no governo Lula (PT) a missão de se modernizar.

Ainda sobre a operação de envio de ajuda ao Rio Grande do Sul, Fabiano Silva afirmou que esta não tem data para acabar, elogiou o trabalho feito "em muita harmonia" com as Forças Armadas e criticou as fake news: "estão atrapalhando demais". 

Ele garantiu que a empresa busca meios para "ampliar a ajuda" à população gaúcha, mas salientou que os caminhões carregados com donativos "têm uma carga limite e isso tem de ser respeitado".

https://www.brasil247.com/brasil/e-a-maior-operacao-logistica-que-a-empresa-ja-fez-diz-fabiano-silva-presidente-dos-correios-sobre-envio-de-donativos-ao-rs

Em Itaquaquecetuba a saúde é prioridade sempre! Vamos inaugurar a Upinha na Vila Virginia para cuidar exclusivamente de casos de dengue e sintomas de gripe, que nesta época do ano tem um crescimento significativo em todo o país. O espaço contará com dois consultórios médicos, banheiros, enfermaria e farmácia, para que os pacientes sejam medicados e sigam o tratamento em casa, com toda a tranquilidade.

 Aqui em Itaquá a saúde é prioridade sempre! Vamos inaugurar a Upinha na Vila Virginia para cuidar exclusivamente de casos de dengue e sintomas de gripe, que nesta época do ano tem um crescimento significativo em todo o país.

O espaço contará com dois consultórios médicos, banheiros, enfermaria e farmácia, para que os pacientes sejam medicados e sigam o tratamento em casa, com toda a tranquilidade.

Tempestade solar provoca auroras austral e boreal nos hemisférios Sul e Norte

 ICL - Notícias

Tempestade solar provoca auroras austral e boreal nos hemisférios Sul e Norte

Agência de Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos informou que fenômeno é o maior em 20 anos

A mais forte tempestade solar dos últimos vinte anos atingiu a Terra na noite desta sexta-feira (10). Foram registradas auroras austral e boreal nos hemisférios Sul e Norte.

De acordo com a agência de Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), a tempestade geomagnética foi do tipo “severo” — G4. É o segundo nível mais alto em uma escala que vai até o G5 — “extremo”.

Aurora austral na Argentina (Reprodução Redes Sociais)

Tempestade solar: Argentina e Chile

Na Argentina, a tempestade solar provocou raríssima aurora austral. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, o fenômeno pôde ser visto em Ushuaia, no extremo sul do país.

No Chile, a tempestade geomagnética foi observada na região de Los Lagos e na Patagônia.

Aurora austral também foi registrada no Chile (Reprodução Redes Sociais)

Na Europa, houve aurora boreal em Budapeste, na Hungria, e em Reix, na Suíça, e em Londres, no Reino Unido, além de Portugal. Nos Estados Unidos, o estado do Massachussets foi contemplado pelo fenômeno.

Aurora boreal em Stonehedge, Reino Unido (Reprodução Redes Sociais)

Segundo o Metsul Meteorologia, a tormenta solar “é resultado da chegada da primeira das seis ejeções de massa coronal lançadas em direção à Terra pela mancha solar gigante AR3664, e que atingiu hoje o campo magnético do nosso planeta”.

Aurora boreal em Vila Pouca de Aguiar, Portugal (Reprodução Redes Sociais)

https://iclnoticias.com.br/tempestade-solar-auroras-austral-e-boreal/

Desoneração: Governo e Congresso fecham acordo e imposto volta a partir de 2025


Desoneração: Governo e Congresso fecham acordo e imposto volta a partir de 2025 - ICL Notícias


A equipe econômica do governo do presidente Lula (PT) e o Congresso Nacional chegaram a um acordo sobre a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores. O acordo prevê a retomada da cobrança tributária de forma gradual, a partir de 2025.

A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista coletiva. Segundo ele, as alíquotas ficarão da seguinte forma:

  • 2024: sem cobrança de alíquotas
  • 2025: 5% de cobrança
  • 2026: 10% de cobrança
  • 2027: 15% de cobrança
  • 2028: 20% de cobrança

“Nós vamos respeitar o prazo de 2027 que foi objeto de deliberação do Congresso, com a diferença de que, a partir do ano que vem, começa o que a gente chama de ‘phase out’ — a cada ano você tem uma reoneração gradual até 2027. Em 2028, todo o sistema de folha de pagamento fica no mesmo patamar, sem nenhum tipo de diferença de setor para setor”, afirmou Haddad.

Desoneração

Haddad informou que será enviada uma medida de compensação ao Congresso (MarceloCamargo/ Agência Brasil)

Haddad informou ainda que será enviada uma medida de compensação ao Congresso. De acordo com a regra atual, as empresas podem substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%. A alíquota varia de acordo com o setor e o serviço prestado.

Pela proposta aprovada pelo Congresso no ano passado, esses valores valem até 31 de dezembro de 2027.

Indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário estão entre os setores que podem aderir a esse modelo.

https://iclnoticias.com.br/desoneracao-governo-e-congresso-fecham-acordo/

Sob alerta de cheia da Lagoa dos Patos, RS tem chuva forte no fim de semana


Uesley Durães e Eduardo Baszczyn
Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo

Moradores dos arredores da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, estão sendo orientados a evacuar as áreas e buscar locais seguros, sob risco de "elevação significativa". As chuvas se intensificarão neste fim de semana.

O que aconteceu

A Defesa Civil fez uma série de orientações aos moradores da região, incluindo evacuação ordenada. Cidades gaúchas importantes estão situadas próxima à Lagoa dos Patos na região Sul do estado, como Pelotas e Rio Grande. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), afirmou que a estimativa é que até 100 mil moradores sejam afetados na cidade de 325.685 habitantes.

Mudança dos ventos provocou a decisão. De acordo com a Defesa Civil, a partir do monitoramento meteorológico, houve a constatação de uma mudança na direção dos ventos, o que dificulta o escoamento das águas da Lagoa dos Patos. Nesta semana, águas já haviam chegado às casas de cidades do Sul.

Quem mora em regiões próximas à Lagoa, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações, deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer. Não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade. Em caso de emergência, ligue 190/193.

Nota da Defesa Civil

Chuvas vão persistir, segundo Defesa Civil. Em previsão, o órgão informou que, no sábado (11), a previsão é de chuvas em todas as áreas. No domingo (12), um sistema de baixa pressão e o fluxo de umidade vindo do Norte do país vão manter as chuvas intensas em toda a metade norte do estado —e os ventos se encarregarão de guiar as águas ao sul gaúcho.

Depois das chuvas, o frio

As temperaturas devem ter queda acentuada a partir de segunda-feira (13). A mudança é causada pela passagem de uma frente fria e a chegada de uma massa de ar frio e seco.


Mínimas de 3 ºC e 4 ºC. A previsão é para algumas localidades, como em pontos da campanha e da serra gaúcha. Nessas regiões, os termômetros não devem ultrapassar os 13 ºC.

Porto Alegre terá mínima de 8 ºC. Além disso, de acordo com o Inmet, a previsão indica também a possibilidade de geada, especialmente nas áreas de fronteira com o Uruguai.

Temporais já deixaram 126 mortos

Subiu para 126 o número de mortes confirmadas pela Defesa Civil. Há 756 feridos e 141 pessoas desaparecidas. O total de afetados pelos temporais no estado chegou a 1.951.402.

De acordo com o órgão, cerca de 339 mil pessoas estão desalojadas e 71.409 ocupam abrigos, em todo o estado. Quase 10 mil animais já foram resgatados.

Dos 497 municípios do estado, 441 foram afetados pelas inundações, o que corresponde a 89%. As informações são do último balanço da Defesa Civil.

Imóveis terão isenção na conta de água

Isenção às famílias soma R$ 100 milhões. O acordo firmado entre o governo do Rio Grande do Sul e a Defensoria Pública do estado possibilitou que mais de 906 mil imóveis afetados pelas enchentes tenham isenção nas contas de água.


A medida vai alcançar consumidores de 64 municípios. A solução, que envolve ainda o Ministério Público e a Aegea Corsan, que presta serviço de saneamento para os gaúchos, vai auxiliar moradores que tiveram suas residências alagadas ou que ficaram sem abastecimento.

Abrigos para mulheres e crianças

Após denúncias de abusos e prisões de suspeitos de estupro, mulheres e crianças terão abrigos exclusivos. A informação foi divulgada ao UOL News pelo ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio de Almeida.

O Tribunal de Justiça do RS, juntamente com o governo do RS, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, vai estabelecer um abrigo específico para crianças e também para mulheres.

Silvio de Almeida, ministro dos Direitos Humanos e Cidadania

Desde o início da semana, seis homens foram presos suspeitos de cometer abusos sexuais dentro de abrigos no Rio Grande do Sul.

Guaíba deve voltar a subir

O rio Guaíba deve voltar a ultrapassar os 5 metros. As mudanças mais significativas devem ser sentidas no domingo (12), segundo o governo do Rio Grande do Sul. Na manhã desta sexta-feira (10), o rio chegou a ficar abaixo dos 5 metros.


A diminuição no nível do Guaíba foi de 59 centímetros em cinco dias, mas ele continua dois metros acima da cota de inundação. Na segunda-feira (6), a altura da água atingiu 5,32 metros —o maior nível registrado até agora.

29 trilhões de litros de água no Guaíba

Aproximadamente 14 trilhões de litros de água já foram parar no Guaíba. Com a previsão de volta das chuvas para os próximos dias, até 17 de maio, a quantidade pode atingir 29 trilhões de litros, de acordo com o IPH-UFRGS (Instituto de Pesquisas Hidrológicas).

Para efeito de comparação, a Usina de Itaipu tem os mesmos 29 trilhões de litros previstos para o Guaíba

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/05/10/sob-alerta-de-cheia-da-lagoa-dos-patos-rs-tem-chuva-forte-no-fim-de-semana.htm

Catástrofe no RS: governo pede apoio das plataformas no enfrentamento às fake news


As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos mecanismos já usados por cada uma delas nesse esforço

Fake news (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

247 - Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediram nesta sexta-feira (10) a representantes das principais plataformas de redes sociais que atuam no Brasil a colaboração para conter a propagação de informações falsas sobre a catástrofe climática no Rio Grande do Sul. As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos mecanismos já usados por cada uma delas nesse esforço.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, "a iniciativa parte da constatação de aumento volumoso de distribuição de notícias falsas em meio à tragédia e dos impactos danosos que isso produz sobre os esforços de salvamento: abala a atuação das forças de segurança, atrapalha a prestação de serviços públicos emergenciais e resulta até em ameaças à segurança física de agentes e voluntários".


"Estamos lidando com um fenômeno novo", afirmou o advogado-geral da União, Jorge Messias, ao apresentar as linhas gerais do protocolo de intenções. "Pedimos às plataformas uma atuação mais intensiva em relação à tragédia do Rio Grande do Sul. Nós temos identificado nos últimos dias um aumento muito significante de conteúdos desinformado acionais", afirmou.

Realizada na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília, a reunião contou também com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secom da Presidência da República, entre outros órgãos. 

https://www.brasil247.com/regionais/sul/catastrofe-no-rs-governo-pede-apoio-das-plataformas-no-enfrentamento-as-fake-news

O que está por trás da onda de fake news sobre o RS

 

Nada é aleatório.
Inundação. Nada é aleatório. Créditos: Conceição Oliveira, a partir de Felipe Pena
Por Luiz Carlos Azenha
POLÍTICA10/5/2024 · 12:50


Um olhar detalhado sobre as fake news espalhadas pelo bolsonarismo depois da tragédia do Rio Grande do Sul revela uma inteligência política e uma eficácia não só para disseminar determinadas ideias, mas para bloquear outras.

O ponto central, para a qual quase todas as mentiras convergem, é o fracasso do Estado em todas as suas dimensões para salvar vidas, o que estaria sendo feito pelos "cidadãos de bem". Aliás, o Estado não apenas não faz sua parte, como atrapalha.

A Boatos.Org fez uma lista das fake news mais disseminadas. No topo aparece a falsa notícia de que caminhões com ajuda humanitária estariam sendo barrados antes de entrar no Rio Grande do Sul.

A Aos Fatos registrou:

Não é verdade que a Sefaz (Secretaria da Fazenda) do governo do Rio Grande do Sul esteja exigindo nota fiscal e impedindo a entrada de caminhões com mantimentos doados a vítimas da enchente no estado, como alegam publicações nas redes. Em nota, a secretaria negou que veículos estejam sendo retidos em postos fiscais.

BOLSONARO, O ANTI-ESTADO

Mas, como isso pode ajudar Jair Bolsonaro? Em 2018, ele se elegeu como o anti-establishment, o zé ninguém que luta contra tudo e contra todos, inclusive "poderes ocultos".

Na tragédia do Rio Grande do Sul, há vários episódios em que meias verdades passam a circular em grupos de WhatsApp, por conta de reclamações pontuais sobre a ajuda oferecida pelos governos federal, estadual e locais.

Em seguida, os temas com potencial de exploração política são capturados por personalidades bolsonaristas, que as disseminam em escala industrial.

Eliara Santana, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas e que faz o pós-doutorado na Unicamp mergulhada nas redes bolsonaristas, afirma:

Eles vão em pontos-chave, como a história das multas aos caminhões com doações. Que o SBT tratou de espalhar. Era discurso reiterado que o Estado sob o PT mantinha “indústria de multas”. Essa ideia de um Estado neoliberal ao extremo está presente nessas fakes. Tudo gira em torno do funcionamento institucional.

Os bolsonaristas também parecem interessados em detonar o Exército, numa espécie de vingança contra a falta de ação dos militares para apoiar com tropas o golpe de 8 de janeiro.

Seu alvo principal, no entanto, é o governo Lula. Na lista das fake news mais populares até agora está a de que Lula proibiu a entrega de donativos aos atingidos pelas enchentes até sua chegada ao Rio Grande do Sul.

AJUDA DA MÍDIA COMERCIAL

A Folha de S. Paulo também contribuiu com o bolsonarismo, ao disseminar em título a meia verdade de que o governo Lula teria descartado a ajuda do Uruguai nos resgates.

Na verdade, o Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari 2, organizado pelas Forças Armadas, informou ao Uruguai que já dispunha de barcos, drones e aeronaves adequados para fazer os resgates.

Um helicóptero do Ministério da Defesa do Uruguai, no entanto, foi autorizado a operar no Brasil para fazer salvamentos.

A Folha de S. Paulo cravou que o governo Lula rejeitou oferta de ajuda do Uruguai, manchete rapidamente capturada por órgãos bolsonaristas como a Gazeta do Povo, do Paraná, e amplamente disseminada.

Curiosamente, a Folha não escolheu escrever: "Militares brasileiros rejeitam oferta do Uruguai", mas sim governo Lula.

Meias verdades com endosso da mídia comercial tem um potencial muito maior de disseminação.

Afirma Eliara Santana:

O ataque calculado, sistematizado e sistemático à funcionalidade do Estado, às instituições — isso é desestabilizador e não aleatório, pelo contrário. É um modus operandi para solapar o estado democrático de direito. A rapidez na construção de narrativas e a costura fina delas. Não são boatos loucos, estapafúrdios, é relato de desinformação, mentira, construído e bem construído. Ou seja, o ecossistema [bolsonarista] sobrevive.

Além disso, as fake news suscitam um debate que serve como cortina de fumaça para impedir as discussões relevantes sobre a tragédia, como a crise climática e o impacto da especulação imobiliária e do agronegócio nela.

A mesma cortina de fumaça encobre a inação de deputados e senadores bolsonaristas, que nada fizeram sobre as repetidas tragédias ambientais no estado.

Do hospital, o próprio Jair Bolsonaro sintetizou a campanha de seus seguidores para tumultuar o socorro ao Rio Grande do Sul, referindo-se ao Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), do governo Lula:

A problematização do clima realizada pela organização é pura desinformação como meio para atingir um fim. Tudo orquestrado pelos gigantes que exigem dos outros o que não cumprem. Ou seja, inviabilizam o desenvolvimento de países com potencial, garantindo aos líderes destas repúblicas a sua manutenção no poder sob o custo de escravizar ainda mais seu próprio povo. No final quem paga por tudo isso é o contribuinte, com aumento de impostos, desemprego e mais dependência ainda do estado. Feito!

Em resumo, Bolsonaro não se importa com a destruição ambiental, diz que gente de fora está mantendo Lula artificialmente no poder -- um ataque às instituições brasileiras -- e sustenta que se trata apenas de uma conspiração, da qual Lula participa, para "escravizar o povo".

Além de estar em linha com as teorias de conspiração sobre as quais se assenta o renascimento do neofascismo no mundo, a postagem de Bolsonaro apenas confirma a estratégia do ecossistema bolsonarista denunciada por Eliara Santana. 

https://revistaforum.com.br/politica/2024/5/10/que-esta-por-tras-da-onda-de-fake-news-sobre-rs-158606.html

Lula agradece apoio do Uruguai na busca por desaparecidos no Rio Grande do Sul

 Em fake news grotesca, a Folha de S. Paulo acusou o governo de recusar ajuda dos uruguaios nas operações de resgate no RS. Governo não somente aceitou como agradeceu o aporte

Memes do Pato arrependido

 


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page