Catástrofe no RS: governo pede apoio das plataformas no enfrentamento às fake news


As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos mecanismos já usados por cada uma delas nesse esforço

Fake news (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

247 - Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediram nesta sexta-feira (10) a representantes das principais plataformas de redes sociais que atuam no Brasil a colaboração para conter a propagação de informações falsas sobre a catástrofe climática no Rio Grande do Sul. As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos mecanismos já usados por cada uma delas nesse esforço.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, "a iniciativa parte da constatação de aumento volumoso de distribuição de notícias falsas em meio à tragédia e dos impactos danosos que isso produz sobre os esforços de salvamento: abala a atuação das forças de segurança, atrapalha a prestação de serviços públicos emergenciais e resulta até em ameaças à segurança física de agentes e voluntários".


"Estamos lidando com um fenômeno novo", afirmou o advogado-geral da União, Jorge Messias, ao apresentar as linhas gerais do protocolo de intenções. "Pedimos às plataformas uma atuação mais intensiva em relação à tragédia do Rio Grande do Sul. Nós temos identificado nos últimos dias um aumento muito significante de conteúdos desinformado acionais", afirmou.

Realizada na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília, a reunião contou também com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secom da Presidência da República, entre outros órgãos. 

https://www.brasil247.com/regionais/sul/catastrofe-no-rs-governo-pede-apoio-das-plataformas-no-enfrentamento-as-fake-news