Em uma disputa de rejeições, presidente não consegue se livrar de âncora tóxica
Igor Gielow
São Paulo
Repetindo o padrão registrado desde que o Datafolha passou a fotografar as etapas desta corrida eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disputará no domingo (2) o primeiro turno com uma pesada âncora de rejeição. Dizem não votar nele de forma alguma 52% dos eleitores, ante 40% que descartam o líder da disputa, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lula e Bolsonaro em torno do púlpito do debate presidencial organizado pela TV Globo - Marcos Serra Lima - 29.set.22/G1
A partir de maio do ano passado, com a volta do petista ao páreo após a recuperação de seus direitos políticos, o instituto nunca flagrou Bolsonaro com menos de 51% de rejeição. O número é visto por aliados e adversários como tóxico demais para o presidente chegar competitivo à disputa do segundo turno.
Já a rejeição a Lula permaneceu estável, apesar do recrudescimento dos ataques contra si tanto por Bolsonaro como por outros candidatos, notadamente Ciro Gomes (PDT), na reta final da campanha. No debate final do primeiro turno, na TV Globo, o petista voltou a ser chamado de ladrão pelo presidente.
A estabilidade sugere que os agressivos embates do encontro não tiveram ressonância no eleitorado. Nem mesmo o maior escorregão de Lula, bater boca com o obscuro Padre Kelmon (PTB), linha auxiliar de Bolsonaro, não parece ter tido maior efeito. Já Bolsonaro, que encarnou seu figurino mais radical e histriônico no encontro, manteve sua legião de "haters" eleitorais declarados. O machismo de seu discurso mantém o eleitorado feminino, 52% da amostra do Datafolha, mais afastado.
O presidente tentou um pouco de tudo para reduzir isso na campanha. Ensaiou golpismo explícito ao atacar o sistema eleitoral e disse que não respeitaria qualquer resultado que não fosse sua vitória em primeiro turno, mas também reduziu a intensidade do discurso e disse que "iria para casa" se perdesse. Colocou a primeira-dama, Michelle, como talismã para atrair o voto das mulheres.
Além disso, abriu uma caixa de ferramentas econômicas, reduzindo na marra preços de combustíveis e ampliando transferências de renda. Não foi suficiente e, caso passe ao segundo turno, terá de lidar com uma competição direta de rejeições na qual Lula tem vantagem de forma contínua.
O Datafolha ouviu 12.800 pessoas em 310 cidades, com margem de erro de dois pontos, para mais ou menos. O levantamento, encomendado pela Folha e pela TV Globo, tem número BR-00245/2022 no TSE.
Em seguida, aparece o astronauta bolsonarista Marcos Pontes
Márcio França e Marcos Pontes
247 – O candidato Márcio França (PSB), da coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lidera a disputa pela vaga de São Paulo para o Senado. "A pesquisa Datafolha deste sábado (1º), véspera da votação, mostra que o ex-governador tem 45% dos votos válidos. Ele é seguido do ex-ministro Marcos Pontes (PL), que alcança 31% dos votos válidos. No levantamento anterior, de quinta-feira (29), França tinha 47%, enquanto Pontes marcava 30% dos votos válidos", aponta reportagem de Carolina Linhares, da Folha de S. Paulo.
A pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (1), mostrou o candidato do PT ao governo do estado de São Paulo, Fernando Haddad (PT), na liderança, com 39% dos votos válidos. Eram 41% no levantamento anterior, de 29/09. A pesquisa foi encomendada pela Globo e pela Folha de S.Paulo. Em segundo lugar ficou Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 31%, mesmo percentual da última pesquisa. O governador Rodrigo Garcia (PSDB) ficou na terceira colocação, com 23% (eram 22%).
Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence as eleições no primeiro turno. Caso nenhum alcance esse percentual, é realizado um segundo turno.
Foram entrevistadas 3.600 pessoas face a face entre sexta-feira (30) e este sábado (1º). A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02444/2022.
Vitória de Lula pode libertar o Brasil do fascismo e da extrema direita
Luiz Inácio Lula da Silva
247 – O Brasil pode se libertar neste domingo do fascismo. É o que aponta a pesquisa Ipec divulgada neste sábado, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 51% dos votos válidos. "O Ipec divulgou neste sábado (1º) sua mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Encomendada pela Globo, a sondagem é a última realizada pelo instituto antes do 1º turno, que acontece neste domingo (2). Em votos válidos, o resultado é este: Lula (PT): 51% (tinha 52% no levantamento anterior do Ipec, de 27 de setembro); Jair Bolsonaro (PL): 37% (tinha 34% no levantamento anterior); Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6% no levantamento anterior); Simone Tebet (MDB): 5% (tinha 5% na pesquisa anterior); Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1% no levantamento anterior); Felipe d'Avila (Novo): 1% (tinha 1% no levantamento anterior). Não é possível afirmar se haverá segundo turno, diz o Ipec", aponta reportagem do G1.
Em último discurso como candidato antes do primeiro turno da eleição, Lula diz que “ressurgir das cinzas como nós ressurgimos é motivo de muita vitória”
Luiz Inácio Lula da Silva
247 - Em sua última fala pública como candidato a presidente antes do primeiro turno da eleição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em São Paulo que a eleição pode se definir neste domingo (2), e que ele irá festejar na Avenida Paulista nos dois casos, seja este o resultado ou se for para o segundo turno.
“Essa eleição pode se definir amanhã. Estarei festejando se ganhar no primeiro turno ou se for para o segundo turno”, disse em coletiva no Hotel Jaraguá, na capital paulista, depois de uma caminhada na Rua Augusta acompanhado de Geraldo Alckmin, seu candidato a vice, Fernando Haddad, candidato do PT a governador de São Paulo, e Márcio França, candidato ao Senado.
“Se não for amanhã, temos que fazer que nem um time quando vai para a prorrogação: descansar 15 minutos e voltar para o jogo outra vez para marcar o gol que não marcamos”, completou Lula, ainda sobre a possibilidade de ir para o segundo turno. Para o ex-presidente, o PT tem motivo de celebrar nos dois casos porque “ressurgir das cinzas como nós ressurgimos é motivo de muita vitória”.
CONTINUA DEPOIS DAS RECOMENDAÇÕES
Lula também incentivou as pessoas a votar. “Amanhã é dia da gente fazer o nosso principal ato cívico”. O candidato também falou de amor, agradeceu a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann, sua esposa, Janja, e o povo brasileiro.
William Bonner precisou dar bronca no candidato Padre Kelmon (PTB) por diversas interrupções durante debate eleitoral para a Presidência Imagem: Reprodução/TV Globo
Do UOL, em São Paulo
01/10/2022 08h27
Atualizada em 01/10/2022 11h31
O jornalista e apresentador William Bonner defendeu que a regra para convidar candidatos aos debates eleitorais seja revista para "preservar o valor" do momento.
A afirmação foi publicada hoje, em uma nota enviada à coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, dois dias após Bonner mediar o debate presidencial da TV Globo, marcado por discussões e pedidos de direito de resposta.
Candidatos sem nada a perder podem se dedicar a sabotar a dinâmica previamente combinada. E não importa com qual propósito. Isso é novo e acho que exige uma abordagem nova.William Bonner, da TV Globo
Embora o jornalista não tenha citado o nome de nenhum candidato em sua manifestação, a opinião remete à bronca que ele deu no Padre Kelmon (PTB), após diversas interrupções durante falas de adversários na última quinta-feira (29).
No jornal, Bonner ponderou que, embora a experiência com debates lhe traga "algum grau de tranquilidade" sobre seu papel, o nível de tensão "tem aumentado a cada eleição".
Não é uma coincidência que isso se dê simultaneamente com o surgimento e o crescimento das redes sociais.
A intolerância belicista que elas alimentam se dissemina pra fora do universo digital, virtual.
E é claro que a política é o ambiente para a tempestade perfeita.
O jornalista também avaliou que a exigência da lei eleitoral sobre o convite a candidatos que tenham representação na Câmara poderia ser alterada.
Na visão de Bonner, o critério deveria ser mais restrito.
"Hoje, a lei eleitoral obriga as emissoras a convidar candidatos de partidos que tenham ao menos meia dúzia de parlamentares. Isso aumenta muito o número de participantes. Talvez seja o caso de estabelecer uma regra que aumente a exigência de representatividade política para que um candidato participe dos debates", afirmou.
No caso de Padre Kelmon, por exemplo, o candidato não chegou a pontuar nas pesquisas eleitorais recentes — ele entrou na disputa no começo de setembro, quando a candidatura do ex-deputado Roberto Jefferson foi indeferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Porém, Kelmon garantiu presença do debate por seu partido ter representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares. Também é necessário não ter impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
Relembre tensão entre Bonner e Kelmon no debate.
A confusão ocorreu com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no terceiro bloco do programa, quando um candidato poderia fazer questionamentos com tema livre a outro previamente escolhido.
"O senhor realmente decidiu instituir uma nova regra nesse debate. O senhor poderia olhar para mim respeitosamente? O senhor instituiu uma nova regra nesse debate! Ela não existia, eu pedi ao senhor diversas vezes. Eu vou pedir apenas que o senhor aguarde a conclusão da fala do seu oponente! E retorne ao seu assento, como fizeram todos os demais", disse o apresentador durante uma interrupção de Kelmon.
Em decisão liminar nesta sexta-feira (30), Justiça libera ato de comemoração na Avenida Paulista
247 - O diretório estadual do PT de São Paulo conseguiu aval da Justiça para usar a Avenida Paulista no próximo domingo, após o horário de votação.
Em decisão liminar nesta sexta-feira (30), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) autorizou o partido a reunir apoiadores no dia das eleições a partir das 20h30min.
A decisão é válida caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença a disputa presidencial em primeiro turno ou a eleição se estenda para o segundo turno. No entanto, a presença do ex-presidente no local é esperada apenas na hipótese de ele liquidar o pleito no domingo.
A utilização da Paulista também vinha sendo cobiçada por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que só terão direito de se manifestar em uma das mais importantes vias da capital se o ocupante do Palácio do Planalto for reeleito no domingo, cenário improvável, segundo todas as pesquisas.
Ex-presidente do Banco Central explica por que decidiu apoiar Lula no primeiro turno
Henrique Meirelles e Lula
247 – O ex-ministro HenriqueMeirelles, que também presidiu o Banco Central durante oito anos no governo Lula, explicou, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, por que decidiu apoiar o ex-presidente já no primeiro turno.
"Sou movido por resultados. O governo Lula criou 10 milhões de empregos, a média de crescimento foi de 4,5% ao ano e o Brasil foi o país que mais rapidamente saiu da crise de 2008. Além disso, houve muita responsabilidade fiscal e controle da inflação. Se Lula fez uma vez, pode fazer de novo", afirma.
Na entrevista, Meirelles defendeu o polêmico teto de gastos, contestado por Lula, e disse que o auxílio Brasil é uma política social necessária que deve ser mantida.
"Apesar da opinião de Lula sobre o teto de gastos, mantive o apoio, até porque o crescimento brasileiro sob Bolsonaro está muito baixo", afirma.
Segundo Meirelles, a reação do mercado a Lula vai depender muito do que ele anunciar.
Meirelles também falou sobre o quadro global.
"O cenário internacional será desafiador. Haverá uma recessão internacional em 2023, mas o Brasil tende a ser menos afetado", aponta.
"No primeiro governo Lula, políticas fiscal e monetária caminharam na mesma direção. Hoje, o Banco Central está sozinho no controle da inflação", acrescentou.
Ministros analisaram ações, no plenário virtual, que questionaram encontro em que o presidente fez ataques, sem provas, às urnas eletrônicas. Para Corte, investidas extrapolaram 'liberdade discursiva'.
Por Márcio Falcão e Fernanda Vivas, TV Globo
Jair Bolsonaro durante evento com embaixadores no Palácio da Alvorada — Foto: TV Brasil/Reprodução
Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram condenar o presidente Jair Bolsonaro (PL) por propaganda eleitoral antecipada, por conta da reunião com embaixadores do dia 18 de julho, em que questionou, sem provas, a segurança das urnas eletrônicas e colocou em dúvida o sistema eleitoral.
O presidente terá de pagar multa de R$ 20 mil à Justiça.
Procurado pelo g1 para comentar a condenação, o Palácio do Planalto ainda não tinha enviado manifestação até última atualização desta reportagem.
Na ocasião, Bolsonaro usou a estrutura do governo para organizar a apresentação. Ele também aproveitou o evento para atacar o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
Os ministros do TSE analisaram ações do Ministério Público Eleitoral, além de processos dos partidos Rede Sustentabilidade, PCdoB, PDT e PT.
No caso, julgado no plenário virtual da Corte Eleitoral, prevaleceu o voto da ministra Maria Claudia Bucchianeri, a relatora do tema. A ministra votou a favor da condenação e da imposição de multa.
"A deslegitimação do sistema, a partir da construção de fatos falsos, forjados para conferirem estímulos artificiais de endosso a opiniões pessoais, é comportamento que já não se insere no legítimo direito à opinião, dúvida, crítica e expressão, descambando para a manipulação desinformativa", afirmou a ministra no voto.
Segundo Bucchianeri, durante o encontro houve manipulação dos fatos com o objetivo de "angariar apoiamentos mediante indução em erro", comprometendo, assim, "o direito de todos e todas a obterem informações minimamente íntegras".
Para a magistrada, os ataques realizados na reunião colocaram o "jogo democrático" em risco e extrapolaram a "liberdade discursiva”.
Ministro do TSE determina que TV Brasil e redes sociais retirem do ar vídeo de reunião de Bolsonaro com embaixadores
Vídeos da reunião
Em agosto, o TSE manteve a decisão individual do ministro Mauro Campbell Marques para retirar, das redes sociais e da TV Brasil, os vídeos da reunião. No início do mês passado, a plataforma YouTube já havia retirado do ar a gravação da reunião.
‘Sorria’ estreia no Cinemark de Mogi das Cruzes; veja filmes em cartaz
O Cinemark do Mogi Shopping, em Mogi das Cruzes, conta com diversas opções para quem está pensando em assistir um filme neste final de semana.
Entre os principais nomes está o filme de terror ‘Sorria’, que marca a estreia do roteirista e diretor Parker Finn e tem no elenco atores como Sosie Bacon, Kyle Gallner e Jesse T. Usher. Também estão em cartaz ‘A Queda’, ‘Sistema Bruto’, ‘A Mulher Rei’, ‘Acampamento Intergaláctico’ e ‘Não se Preocupe Querida’.
Confira a seguir a relação completa de filmes em cartaz no Cinemark Mogi das Cruzes nesta sexta-feira (30), além das respectivas sinopses:
A Queda
A Queda é um agoniante filme com a produção da Lionsgate, conta a história de duas melhores amigas escaladoras Becky (Grace Fulton) e Hunter (Ginny Gardner) que decidem escalar uma antena a centenas de metros de altura. Até que se encontram presas e isoladas a quilômetros do chão, para sobreviverem será necessário usarem todos os seus dons e instintos de sobrevivência. Classificação indicativa 12 anos, contém violência, drogas e linguagem imprópria.
Sistema Bruto
Sistema Bruto é uma comédia de ação que acompanha Bruna e Rosa, duas amigas que, além de frequentarem os mais badalados bares e festas sertanejas do interior, também são apaixonadas por velocidade e adrenalina. Em uma determinada noite, as amigas fazem uma aposta com seus amigos e decidem participar de uma competição de corridas de caminhonetes. Classificação indicativa 12 anos, contém violência, drogas lícitas e linguagem imprópria.
Sorria
Em Sorria, a narrativa acompanha Rose Cotter (Sosie Bacon), uma médica que começa a viver experiências aterrorizantes e que ela não consegue explicar, após testemunhar uma série de eventos traumáticos com seus pacientes. Enquanto Rose vê sua vida ser tomada por situações de horror, ela precisará confrontar seu passado conturbado para sobreviver a essa nova realidade. Classificação Sorria 16 anos, contém violência, drogas lícitas e temas sensíveis.
A Mulher Rei
A Mulher Rei é uma história memorável da Agojie, uma unidade de guerreiras composta apenas por mulheres que protegiam o reino africano de Dahomey nos anos 1800, com habilidades e uma força diferentes de tudo já visto. Inspirado em eventos reais, A Mulher Rei acompanha a emocionante jornada épica da General Nanisca (a atriz vencedora do Oscar Viola Davis) enquanto ela treina uma nova geração de recrutas e as prepara para a batalha contra um inimigo determinado a destruir o modo de vida delas. Algumas coisa valem a luta. Classificação indicativa 14 anos, contém violência, drogas lícitas e temas sensíveis.
Acampamento Intergaláctico
Ronaldo e sua irmã viajam ao Acampamento Intergaláctico para se tornarem grandes inventores, mas lá eles descobrem um alienígena malvado que irá sabotar os seus planos. Agora viverão aventuras cheias de ciência, diversão e música para salvar o mundo. Classificação indicativa livre, contém violência.
Avatar
Avatar é a história de um ex-fuzileiro naval que se vê em apuros em um planeta hostil, repleto de formas de vida exóticas. Sendo um Avatar, uma mente humana com corpo alienígena, ele fica dividido entre os dois mundos, numa luta desesperada pela própria sobrevivência e a dos nativos. Classificação indicativa 12 anos, contém violência e drogas lícitas.
Não se Preocupe Querida
Alice (Florence Pugh) e Jack (Harry Styles) têm a sorte de viver na comunidade planejada de Victory, cidade experimental que abriga os trabalhadores do ultrassecreto Projeto Victory e suas famílias. O otimismo social da década de 1950, defendido pelo CEO da empresa, Frank (Chris Pine) — um visionário coach tanto da vida corporativa como pessoal — fundamenta todos os aspectos da vida em Victory, uma utopia no desertos. Mas quando rachaduras nessa vida idílica começam a aparecer, expondo flashes de algo muito mais sinistro à espreita, sob uma fachada sedutora, Alice não pode se furtar de questionar o que exatamente é feito no Projeto Victory e por quê. Mas quanto ela está disposta a perder para expor o que realmente acontece naquele paraíso? Classificação indicativa 16 anos, contém violência, conteúdo sexual e drogas lícitas.
Órfã 2: A Origem
A origem da aterrorizante saga de Esther é apresentada neste prequel de A Órfã, sucesso de terror. Órfã 2: A origem conta a história de Leena Klammer (Isabelle Fuhrman), paciente que orquestra uma brilhante fuga de uma clínica psiquiátrica da Estônia e foge para os Estados Unidos. Ao chegar no país, Leena assume a identidade “Esther”, a filha desaparecida de uma família rica. No entanto, sua nova vida traz algo inesperado e ela será confrontada por uma mulher (Julia Stiles) que fará o que for preciso para proteger sua família. Classificação indicativa 16 anos, contém drogas, conteúdo sexual e violência extrema.
Ingresso para o Paraíso
George Clooney e Julia Roberts se reúnem nas telonas como ex-parceiros na missão de impedir que sua filha, perdidamente apaixonada por um rapaz, repita o mesmo erro que eles cometeram antigamente. É uma comédia romântica sobre a doce surpresa de segundas chances. Classificação indicativa 12 anos, contém violência, drogas lícitas e linguagem imprópria.
A Última Chamada
No outono de 1987, um grupo de amigos de uma pequena cidade deve sobreviver à noite na casa de um casal sinistro depois que um trágico acidente os leva até a porta do casal. Classificação indicativa 16 anos, contém drogas, violência e medo.
Minions 2: A Origem de Gru
Ambientada nos anos 1970, a nova trama mostra o começo de tudo, com Gru ainda criança e antes de se tornar um supervilão. Ao tentar, sem sucesso, fazer parte do clã de vilões mais famosos do mundo – o “Sexteto Perverso” -, Gru e seus fiéis minions se envolvem em uma missão arriscada ao roubar uma pedra valiosa. Em uma confusão, Otto troca a valiosa pedra por uma pedrinha de estimação. Classificação indicativa livre, contém violência fantasiosa.
Sessões e ingressos
Os horários da sessões e a disponibilidade de ingressos podem ser consultados no site do Cinemark Mogi das Cruzes, onde é possível já garantir as entradas de forma online.
O Mogi Shopping está localizado na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, nº 1001, no Jardim Armênia, em Mogi das Cruzes.
O funcionamento é das 10h às 22h. Para mais informações, ligue para (11) 4798-8800.
Essa notícia foi atualizada em 30 de setembro de 2022 13:29
A Suzano, empresa fabricante de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com inscrições abertas para o Programa de Estágio Superior Raízes do Futuro.
São mais de 180 vagas abertas para atuação nas áreas Florestais, Industriais e Corporativas da companhia, disponíveis nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Maranhão.
O processo seletivo é online e conta com etapas de aderência de fit cultural, ou seja, avaliação do perfil do candidato com a cultural da empresa, desafios online, dinâmicas com o RH, painéis e entrevistas.
O resultado do processo seletivo será divulgado em novembro deste ano, e as atividades estão previstas para iniciar em fevereiro de 2023.
O Programa de Estágio da Suzano oferece benefícios como bolsa auxílio compatível com o mercado, dinâmicas com o RH, painéis e entrevistas, além de um plano de carreira diferenciado, com ambientações, treinamentos, encontros com mentores(as) e projetos diversos.
Para participar, é necessário ter formação entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, além de disponibilidade de atuação na localidade selecionada.
O idioma inglês não é critério de avaliação, além disso, todos os cursos são admitidos (Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo), desde que a universidade aceite a modalidade de estágio na área escolhida.
“Na Suzano, somos gente que inspira e transforma. Temos a diversidade como um pilar fundamental, pois acreditamos que a pluralidade fomenta a criatividade e a inovação.
Cultivar a diversidade nos fortalece e, por isso, esperamos atrair talentos que queiram ir além, fazer diferente e serem protagonistas de suas carreiras e da evolução da sociedade”, disse Bernardo Mansur, Gerente Executivo de Gente e Gestão da Suzano.
Como se inscrever
As inscrições para o Programa de Estágio Superior Raízes do Futuro podem ser realizadas até o dia 19 de outubro, através do site da empresa.
Em visita a Mogi das Cruzes nesta quinta-feira (29), o atual governador de São Paulo e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), confirmou que a inauguração do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT) ocorrerá em 2023.
Gerida com recursos do Governo de SP, a unidade será implantada no Complexo do Hospital Auxiliar de Suzano, onde hoje está funcionando o Hospital de Cirurgias do Estado.
“Hoje venho a Mogi das Cruzes para renovar o meu compromisso com a cidade, com o Alto Tietê, e confirmo também que o novo Hospital Regional do Alto Tietê, em Suzano, já vai funcionar a partir de 2023, ajudando todo o sistema de saúde da região.
Teremos a ampliação do AME aqui de Mogi, que passa a ser também um AME Oncológico, e a ampliação dos hospitais lá de
Ferraz de Vasconcelos e
Itaquaquecetuba, mostrando que a saúde é prioridade”, disse Rodrigo Garcia, que visitou oMercado Municipal de Mogi das Cruzesacompanhado do prefeito Caio Cunha (PODE) e outros apoiadores.
De acordo com o governo estadual, o Hospital Regional do Alto Tietê terá 195 leitos e será referência em média complexidade, com atendimentos voltados a ortopedia, cirurgia geral, saúde mental e pacientes de longa permanência.
O prédio, que possui três blocos, realizará atendimentos, cirurgias e exames, dentre eles estão tomografias computadorizadas, ultrassonografia, raio-x e análises clínicas.
Na primeira quinzena de setembro, o Governo de SP publicou o edital de contratação da Organização Social de Saúde (OSS) que irá gerir o futuro Hospital Regional do Alto Tietê.
Rio Tietê
Outra medida lembrada pelo candidato Rodrigo Garcia em visita à Mogi das Cruzes foi a assinatura de um empréstimo de R$ 500 milhões para investir na despoluição do Rio Tietê. “O programa Renasce Tietê prevê investimentos em toda a bacia do rio Tietê, aqui do Alto Tietê. Serão ligações residenciais de esgoto, um trabalho importante que dá dignidade às famílias e limpa o rio. O mesmo governo que devolveu a vida ao Rio Pinheiros vai deixar o Rio Tietê limpo nos próximos anos”, afirmou.
Segurança
Rodrigo Garcia também anunciou que, se reeleito, haverá reforço nas polícias. “Nesses cinco meses de governador eu autorizei concursos recordes nas polícias Civil e Militar.
Nós vamos ter mais de 10 mil novos policiais, homens e mulheres, nas ruas a partir de 2023.
Mas esse esforço não vai parar por aí.
Vamos continuar investindo em novos equipamentos, em inteligência.
Já autorizei a contratação do Detecta Móvel para as viaturas, sistema que vai permitir que o policial aja mais rapidamente diante de uma ocorrência em andamento”, declarou.
Depois de Mogi, Rodrigo Garcia seguiu em campanha em Guarulhos e, em seguida, na zona leste da capital.
Essa notícia foi atualizada em 30 de setembro de 2022 09:25
Presidente do TSE pede que eleitores compareçam às urnas e votem com paz e responsabilidade
"Juntos, todas as brasileiras e brasileiros na grande festa da democracia: as eleições gerais de 2022", afirmou o ministro Alexandre de Moraes 30 de setembro de 2022, 20:04Sessão plenária do TSE – 23/08/2022
247 - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, destacou nesta sexta-feira (30) a importância de os resultados das eleições serem respeitados no próximo domingo (2).
"Eleitoras e eleitores, compareçam no domingo, 2/10. Vamos todos votar com Paz, Segurança e Harmonia; Respeito e Liberdade; Consciência e Responsabilidade. Juntos, todas as brasileiras e brasileiros na grande festa da Democracia: as eleições gerais de 2022", afirmou o ministro no Twitter.
Durante o seu governo, Jair Bolsonaro (PL) fez ataques ao Judiciário ao acusar o Supremo Tribunal Federal de atrapalhar a gestão do candidato à reeleição.
Sem provas, o ocupante do Planalto acusou o TSE de não ter segurança contra fraudes em urnas eletrônicas e defendeu a participação de militares na apuração do resultado da eleição.
Partidos oposicionistas denunciaram possível tentativa de golpe.
Em razão da suspeita de fraude, o tribunal obrigou o padre a fazer prova de alfabetização, como Tiririca, alguns anos atrás
Por Joaquim de Carvalho
Padre Kelmon
No debate da Globo, a candidata a presidente pelo União Brasil Soraya Tronicke expôs o que muita gente sensata desconfia: a de que o seu concorrente Kelmon Luís da Silva Souza, do PTB, seja uma grande farsa. “O senhor não fez extrema unção porque é um padre de festa junina”, disse.
Ela não foi a primeira pessoa a suspeitar que o padre cometa fraude, a começar pela formação teológica que afirma ter. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não aceitou os diplomas de bacharel em teologia e de licenciatura em filosofia que ele apresentou como prova de alfabetização.
Emitidos por um tal Mosteiro São Basílio e São Tomé, com brasão da República do Brasil e selo de uma tal Iglesia Católica Apostólica Ortoxa del Perú, os diplomas "não contêm indicativo de registro no âmbito do sistema federal de ensino”, conforme anotou o Ministério Público Eleitoral.
Em razão disso, a exemplo do candidato Tiririca, alguns anos atrás, o padre Kelmon foi obrigado a se submeter a uma prova de alfabetização. Segundo documento juntado em seu processo de registro de candidatura, no dia 22 de agosto deste ano ele escreveu, de próprio punho:
“Declaro para fins de registro de candidatura que sou alfabetizado e cursei filosofia e teologia”.
A prova teria sido feita na presença da servidora Noeli Menezes Nogueira, no Tribunal Regional Eleitoral, em Campo Grande, o que, por si, gera estranheza.
O padre Kelmon mora em Salvador e, desde que se candidatou, usa como endereço profissional a sede do PTB em Brasília.
Se o local da prova de alfabetização fosse Cuiabá, aumentaria a desconfiança, já que a capital do Mato Grosso é o endereço da empresa de marketing para a qual a campanha do padre Kelmon destinou 97% dos recursos que obteve.
Mas, como Campo Grande é a capital do Mato Grosso do Sul, nenhum pecado relacionado à prova de alfabetização pode ser atribuído ao padre.
Seja como for, a prova de alfabetização foi juntada ao processo de registro da candidatura às 14h10 de 22 de agosto.
A prova de alfabetização do padre Kelmon(Photo: Reprodução)Reprodução
No mesmo dia, às 22 horas, seus advogados juntaram uma cópia da CNH como prova de que o padre sabe ler e escrever.
Se apresentou a CNH, por que fez a prova? O ministro ministro Carlos Horbach, do TSE, aceitou a CNH como prova de alfabetização, o Ministério Público Eleitoral não se opôs e a candidatura do padre Kelmon foi deferida.
Mas, pelos documentos apresentados, o padre Kelmon não está livre de problemas. Se os diplomas não têm lastro no sistema federal de ensino nem há indicação de endereço do Mosteiro no Brasil, os documentos podem ser falsos.
Neste caso, ao declarar que possui ensino superior completo, padre Kelmon pode ter cometido crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 299 do Código Penal.
O diploma apresentado pelo padre: sem endereço do Mosteiro e sem registro do sistema federal de ensnino(Photo: Repdodução)Reprodução
O documento de identidade juntado pelo padre para registro da candidatura também chama a atenção por uma informação errada.
O RG 50.019.293-5, emitido pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, informa que ele é nascido em Salvador, Bahia.
Só que, pela certidão de nascimento, o local onde foi registrado é o cartório de Acajutiba, a cerca de 200 quilômetros da capital baiana.
Pode ter sido um descuido do servidor que fez seu RG em São Paulo, mas o mesmo erro não ocorreu em outro registro que ele possui, o da Secretaria de Segurança da Bahia: 680746625.
Ter registro de identidade em Estados diferentes não é crime, mas é uma prática incomum.
Pode indicar que alguém esteja querendo dificultar ser localizado, sobretudo quando o local de nascimento de um documento não bate com o anterior, emitido em outro Estado.
O registro de formação universitária de Kelmon Luís da Silva Souza também chama a atenção pela inconsistência dos dados e das versões tornadas públicas, por via oblíquas.
O diploma de licenciatura em filosofia é de 20 de fevereiro de 2003 e o de bacharel em teologia, de 7 de dezembro de 2006. Apesar de supostamente terem sido emitidos com três anos de diferença, ambos apresentam as mesmas falhas.
Não têm o número do RG e ambos afirmam que é natural de Salvador, Bahia, embora, como se disse acima, sua certidão de nascimento seja de Acajutiba.
Quem assina os diplomas como diretor acadêmico do Mosteiro São Basílio e São Tomé, que funcionaria no Brasil, é Angel Ernesto Morán Vidal, cidadão peruano que já foi alvo, em seu país, de acusação feita pela imprensa de ser falso padre.
Angel Ernesto Morán Vidal, que se apresenta como arcebispo da Igreja Apostólica Ortodoxa do Peru, deu declarações esta semana para assegurar que Kelmon é, sim, padre reconhecido por sua organização.
A questão é que a organização de Angel Ernesto Morán Vidal não é reconhecida pelas igrejas ortodoxas tradicionais.
A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, a mais tradicional igreja ortodoxa no Brasil, informa em seu site que foi procurada em 2015 por Angel Ernesto. Ele manifestou "o desejo de ser aceito por ela como bispo juntamente com todo seu clero e comunidades no Peru”.
Mas as tratativas não prosperaram, depois que Dom Tito, arcebispo para as Igrejas Sirian Ortodoxas de Antioquia em missão no Brasil, verificou o trabalho de Angel, inclusive com visitas ao Peru.
"A Igreja no Brasil descobriu questões de ordem particular que impediam que Ángel Ernesto Morán Vidal fosse aceito como bispo e foi então ENCERRADO o acompanhamento do pedido de ingresso na Igreja por parte de Dom Tito e, consequentemente, por parte de toda Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia. Em outras palavras, apesar das visitas tanto no Peru, quanto no Brasil e na Síria, eles NÃO FORAM ACEITOS EM NENHUM MOMENTO na Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia”, informa o site da igreja.
A igreja mantém em sigilo as “questões de ordem particular” que impediram a aceitação da igreja peruana. Apesar disso, seus membros, como o padre Kelman, usam símbolos da Igreja Sirian Ortdoxa de Antioquia.
O próprio site informa que não pode fazer nada quanto a isso, já que, pela Constituição brasileira, há liberdade de credo, e, para ser reconhecida como religião, basta fazer registro em cartório.
"O Brasil é um país laico e com liberdade religiosa, onde as pessoas podem ir a um cartório e fundar uma igreja ou uma religião como quiserem, mesmo usando termos que historicamente identificam as Igrejas tanto no ocidente quanto no oriente por séculos, como “católica” ou 'ortodoxa'. Essas comunidades, perante a lei brasileira, não são 'igrejas falsas'. Contudo, temos o dever de esclarecer que, dentro do entendimento (e do também direito que temos de entender assim) tanto das Igrejas Orientais Ortodoxas quanto da Igreja Católica Romana, essas comunidades não são canônicas, não tem comunhão, nem 'semi-comunhão', nem 'comunhão parcial', nem são filhas, primas ou sobrinhas dessas Igrejas históricas, não estão em processos de aceitação ou qualquer coisa parecida. Temos o dever de respeitá-los como cidadãos brasileiros que exercem seu direito constitucional de liberdade religiosa, mas temos, dentro do mesmo direito, o dever que esclarecer o que, para nós, é a verdade”, destaca a igreja.
Apesar disso, Angel Ernesto faz um malabarismo retórico para tentar se ligar à igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia. Em 2019, quando foi acusada pela imprensa peruana de enganar fiéis e de cobrar por sacramentos e arrecadar recursos para construção de igrejas como se fosse a Igreja Católica Romana, o líder da organização afirmou que abraçava tradição da Igreja Síria Ortodoxa de Antioquia, mas não tinha com ela nenhum laço formal ou informal.
O que parece claro é que, diferentemente da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, a igreja de Angel e do padre Kelmon tem uma rede internacional com atuação política de extrema direita.
Tanto que a notícia sobre a suposta formação teológica do padre Kelson saiu em uma publicação latina de conteúdo extremista, que define a imprensa brasileira como “alinhada à esquerda”, o Panam Post.
“Padre Kelmon é de fato parte da Igreja Ortodoxa. Esta é a história dele”, diz o título do artigo, que apresenta foto de quando ele supostamente estudava no Mater Ecclesiae dos Legionários de Cristo, seminário instalado em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo.
O Legionários em Cristo, que surgiu no México, estaria no centro de um escândalo alguns anos depois quando se descobriu que seu fundador e principal líder, Marcial Maciel Degollado, tinha abusado de adolescentes na igreja, e, bissexual, teve mulheres e seis filhos, dois dos quais também foram vítimas de seus abusos. Era viciado em morfina, crimes que admitiu perante o Vaticano.
A reportagem do Panam Post diz que Kelmon passou três anos seminário do Legendários em Itapecerica e teria se desligado sem a ordenação. Em 2003, teria entrado no Mosteiro São Brasílio e São Tomé, dando início a seu “mergulho” na igreja ortodoxa.
O problema é que a Igreja Católica Ortodoxa do Peru, supostamente mantenedora do Mosteiro São Basílio e São Tomé, nem existia nessa época.
Além disso, a considerar verdadeiro um dos diplomas do padre Kelmon, ele teria se formado lá em 2003. Portanto, não poderia ter entrado no mosteiro nesse ano para cursar Filosofia. Ele teria que ter se matriculado pelo menos três anos antes.
A reportagem chapa branca do Panam Post informa ainda que, depois de formado pelo Mosteiro e sem ser ordenado padre, Kelmon continuou na “vida missionária”, através da associação chamada “Theotokos”, em São Paulo.
Registros na Junta Comercial mostram que, nessa época, ele criou uma empresa para fabricar jóias e bijuterias, a Jabuti, CNPJ 11.533.829/0001-76, com sede em Brasília.
Padre Kelmon pode não ter animado festa junina, como de maneira muito inteligente definiu Soraya Tronicke, mas que ele não é um padre a que se deva confessar, como disse Simone Tebet, isso está fora de dúvida.
Sua história está cheia de furos e pode esconder fatos mais sérios.
Que é um laranja, como definiu Lula, é certo. Mas seria laranja apenas de Bolsonaro?
artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.