O indeciso foi esquecido

 

O indeciso foi esquecido – O Bastidor

Os candidatos desperdiçaram o primeiro bloco, o horário nobre do debate, com pancadaria Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress


Com candidatos irrelevantes em excesso e agressividade acima do normal, o debate da TV Globo não serviu para Lula ou Jair Bolsonaro conquistarem o eleitor indeciso, aquele que pode decidir a eleição neste domingo ou adiar para o segundo turno.   

O primeiro bloco foi o mais violento, com ataques diretos entre Bolsonaro e Lula e um festival de direitos de resposta para os dois. Foi um desperdício. Por ter começado tarde, às 22h30, o primeiro bloco era o horário nobre do debate, de maior audiência. Os candidatos entregaram ao eleitor justamente o que ele não buscava.

Bolsonaro teve a ajuda de dois candidatos, Luiz Felipe D’Ávila, do Novo, e Padre Kelmon, do PTB. Ambos trataram o presidente como aliado, não como adversário: fizeram perguntas fáceis para o presidente se promover; D’Ávila quase se desculpou por fazer uma pergunta menos suave.

Quando perguntado duramente por Simone Tebet sobre vacinas, Bolsonaro abaixou a cabeça. Apanhou bastante devido ao orçamento secreto e, como nos debates anteriores, se esquivou de responsabilidade.

Como esperado, Lula foi atacado por todos sobre corrupção em seu governo. Desta vez, respondeu aos ataques, em especial os de Bolsonaro. Conseguiu estabelecer uma tabelinha com Simone Tebet para bater em Bolsonaro no tema meio ambiente.

Lula mostrou despreparo ao cair em uma armadilha prevista desde o início, ao aceitar uma provocação do padre Kelmon. Num dos momentos mais tristes do debate, os dois bateram boca com os microfones silenciados. O erro pode custar muito caro a Lula. As redes bolsonaristas têm um presente para reforçar sua fake news de que Lula persegue religiosos.

Apesar de extremamente virulento com Lula no primeiro bloco, Bolsonaro tentou falar com eleitores que não seus cativos seguidores. Citou o Auxílio Brasil e a redução do preço da gasolina. No último bloco, não respondeu a Soraya Thronicke o que considera “eleições limpas” para aceitar o resultado nas urnas e se tomou vacina contra covid. Em vez disso, mostrou que ela pediu e ganhou cargos no governo federal.  

Ciro Gomes evitou a postura dos debates anteriores, que lhe renderam a pecha de linha auxiliar de Bolsonaro. Também foi menos agressivo com Lula. Por outros erros, sai da campanha menor do que entrou.

Simone Tebet teve o melhor desempenho entre todos os candidatos nos três debates. Demonstrou firmeza ao enfrentar Lula e Bolsonaro nas perguntas, teve jogo de cintura e fez perguntas pertinentes sobre os temas colocados. Tebet sai da campanha maior do que entrou.

Leandro Loyola
leandro@obastidor.com.br
Publicada em 30/09/2022 às 01:41 
https://obastidor.com.br/politica/o-indeciso-foi-esquecido-4250

Postagens mais visitadas deste blog