Pesquisar este blog

sábado, 2 de julho de 2016

Os professores da Piaget, Paulo Eduardo Ribeiro e Alexandre Scherrer, e o aluno Cláudio Alves dos Santos foram entrevistados pela jornalista Marilei Schiavi


Projeto de marketing social de alunos é destaque em programa de rádio

Trabalho de faculdade da turma do 5º semestre de Administração ganhou corpo e saiu da teoria para a aplicação prática em prol de entidade.


Os professores da Piaget, Paulo Eduardo Ribeiro e Alexandre Scherrer, e o aluno Cláudio Alves dos Santos foram entrevistados pela jornalista Marilei Schiavi, na Rádio Metropolitana, emissora em Mogi das Cruzes. 

Ao vivo, no programa “Radar Noticioso”, eles falaram sobre projetos de marketing social desenvolvidos pela turma do 5º semestre de Administração com entidades e Organizações Não Governamentais (ONGs). 

A entrevista foi ao ar na manhã do dia 29 de junho.

No programa, o estudante Cláudio dos Santos divulgou o Festeja, evento que ele e os estudantes da Piaget planejaram e irão realizar no em prol do Centro de Convivência de Suzano, que atende pessoas com deficiência intelectual.

Os alunos da Piaget desenvolveram um projeto para a entidade como parte da disciplina de Marketing, do professor Scherrer.

O projeto ganhou corpo e saiu da teoria para a aplicação prática em benefício da comunidade.

A festa será no sábado, 2 de julho, das 13h às 19h, voltada às famílias suzanenses, com bingo, pipoca, refrigerante, entre outros, e os convites estão à venda por R$ 10. 

Antes, na sexta, os estudantes realizarão um pedágio em frente à instituição para reforçar a divulgação do evento e a venda dos convites.

O Centro de Convivência fica na avenida Antonio Marques Figueira, 2.222, na Vila Figueira, e o telefone da entidade é o (11) 4744-5050.

Na entrevista, os professores falaram sobre a integração do ensino teórico com a prática e também a comunidade, com a inserção dos estudantes da Piaget no dia a dia da cidade. 

Como trabalho de conclusão do semestre, os alunos escolheram três entidades para o desenvolvimento de projetos de marketing social: o Centro de Convivência, o Motoclube Lakraios, de Itaquá (com a participação também do Motoclube Dragões, de Suzano) e a aldeia de Índios Guarapajus.

Os projetos foram apresentados pelos grupos no auditório com a presença, no dia, de representantes e integrantes das três entidades. 

O trabalho de um dos grupos continua com a realização, e a consolidação do que foi planejado, do evento do Centro de Convivência, no sábado.

“Preparamos os alunos não só para ler a teoria, aprender em sala de aula, mas para aplicar os conceitos de responsabilidade social também na prática, na vida”, disse o professor Paulo Eduardo Ribeiro, coordenador dos cursos de Administração e de Gestão de RH da Piaget. 

“Os alunos provaram que é possível tornar um projeto realidade e, principalmente, fazer a diferença na vida das pessoas. Isso não tem preço”, comentou o professor de Marketing, Alexandre Scherrer, que, nesse semestre, propôs aos grupos que, diferentemente de outros semestres, focados mais no meio empresarial, dessa vez desenvolvessem projetos de marketing voltados para o social e que, ao final, também pudessem ser colocados em prática na comunidade local.
O estudante Cláudio dos Santos lembrou que a iniciativa teve o apoio de patrocinadores e da direção da Piaget e destacou os ensinamentos dos professores e o empenho e envolvimento de todos os colegas do grupo no projeto do Festeja, além da recepção e do entusiasmo e envolvimento da direção do Centro de Convivência, desde que ele e os colegas levaram a proposta de realizar o Festeja. 

“É muito gratificante”, comentou.

A jornalista Marilei Schiavi, que dedicou parte do programa à divulgação do evento beneficente, elogiou a iniciativa. “São alunos muito aplicados nos estudos e no que fazem. Estão de parabéns”, afirmou.

Mogi recebeu mais duas escolas; sendo uma na Granja Anita, em César de Souza, e outra na Porteira Preta



60 Creches/Escola de Educação Infantil entregues. 9 mil alunos em período integral.

Uma marca histórica para a nossa cidade. 

Obrigado à família da Professora Maria Helena Chermann, homenageada na creche de número 60, e à família da Professora Helena Brasil de Rezende, que deu nome à creche número 59 que inauguramos de manhã em Cezar de Souza. 

Esta é a árvore da Educação, de onde colhemos os bons frutos do futuro.

Obrigado a todos da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura em geral que nos ajudaram a construir este sonho. 

Investir em Educação é ter a certeza de um futuro melhor, porque lugar de criança é na escola.

Piaget de Suzano - Enfermagem é o novo curso da Piaget de Suzano aprovado pelo MEC

Faculdade passa oferecer vagas do novo curso por meio de provas agendadas e no último vestibular que realizará no mês de julho.

A Faculdade Piaget de Suzano abre, neste segundo semestre, o curso de Enfermagem, que acaba de ser aprovado e autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). 

São 120 vagas divididas em dois períodos, sendo 60 para manhã e 60 à noite, a serem preenchidas por meio de provas agendadas e no último vestibular da temporada, que ocorrerá em julho.

Também para o segundo semestre a Piaget abriu Pedagogia e Gestão de Recursos Humanos. Com eles, a instituição, que mantém o ritmo de crescimento, passa a oferecer 12 cursos de ensino superior no seu campus em Suzano.

Enfermagem vem para somar à grade de cursos da área de saúde na Piaget. 

Tem como objetivo formar enfermeiros generalistas que irão atuar em todos os níveis de atenção à saúde, ao longo do ciclo de vida, à família, grupos e comunidade, com o desenvolvimento dos conhecimentos técnico-científicos, com competências técnicas, relacionais e éticas, bem como aptos à resolução de problemas complexos, ao trabalho em equipe e à gestão dos serviços de enfermagem e saúde.

Profissionais de Enfermagem podem atuar em serviços da rede de saúde (atenção básica e atenção hospitalar), clínicas, no atendimento domiciliar, em escolas, serviços de auditoria, centros de pesquisa, empresas, entre outros.

O curso tem duração de cinco anos.

A coordenadora é a professora Neide Feijó, doutora, mestre e graduada em Enfermagem pela USP, com pós-doutorado em Saúde Mental pela Universidade do Porto (Portugal).

Neide Feijó atua no ensino de Enfermagem, principalmente na coordenação de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, além de funções de direção e pesquisa em instituições de ensino superior em Portugal e no Brasil, e é diretora acadêmica da faculdade em Suzano.

A Piaget tem promoção para ingressantes no período da manhã, como descontos especiais e estacionamento gratuito para o segundo semestre. 

A instituição também tem o PPP, que é o programa próprio de parcelamento da instituição, além do Fies, com 82 vagas e inscrições abertas até 29 de junho, convênio com empresas e sindicatos, Escola da Família, entre outros.

Além de Enfermagem, Pedagogia e Gestão de RH, a Piaget tem vagas abertas para Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Administração, Ciências Contábeis, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Estética e Cosmética. As provas podem ser agendadas pelo telefone (11) 4746-7090.

Funcionários da Santa Casa terão 60% de desconto nos cursos da Piaget



Faculdade fez convênio com o hospital em Suzano.
Funcionários da Santa Casa terão 60% de desconto nos cursos da Piaget

Os funcionários e seus dependentes diretos terão desconto a partir do segundo semestre.



Funcionários da Santa Casa de Suzano poderão estudar na Piaget com desconto de 60%.

A instituição e o hospital estabeleceram convênio que prevê o benefício, válido também para familiares diretos dos colaboradores.

Em contrapartida, estudantes da Piaget terão a oportunidade de fazer estágio na Santa Casa local.

A partir de agora, os interessados deverão prestar o vestibular do dia 23 de julho e, a partir da aprovação, solicitar o desconto no ato da matrícula.

Será preciso comprovar vínculo com o hospital, que pode ser por meio de carta emitida pelo departamento de RH.

O desconto poderá ser solicitado também por funcionário que esteja estudando em outra instituição e queira transferência para a Piaget.

Pelo convênio, o desconto, em folha de pagamento do funcionário do hospital, vale para as mensalidades de todos os cursos e períodos. 

A Piaget abriu três novas opções de graduação nesse meio de ano: 

Enfermagem, Pedagogia e Gestão de Recursos Humanos, e tem também Administração, Ciências Contábeis, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Estética e Cosmética. Os cursos funcionam de manhã e à noite.

As inscrições para o vestibular de 23 de julho terão início na segunda-feira pela internet (www.faculdadepiaget.com.br) ou pessoalmente no campus. Quem não quiser esperar, pode fazer a prova agendada; nesse caso, basta ligar para (11) 4746-7090.

Para os alunos da Piaget, o convênio vem como incentivo a mais para as atividades práticas, que terão início neste segundo semestre. Eles poderão estagiar em vários setores na Santa Casa.

O diretor-geral da Piaget, Marcus Rodrigues, disse que faz parte da missão da instituição contribuir para o desenvolvimento das cidades e das comunidades nas quais o Instituto Piaget instala seus centros universitários e a Piaget de Suzano também segue essa diretriz. 

“Os alunos terão a oportunidade de aprimorar conhecimentos e ter contato direto com a comunidade na qual vão se inserir profissionalmente, além de prestar serviços à população”, comentou.

A Piaget tem parceria com várias empresas, associações, sindicatos, entre outros, de Suzano e região, para que colaboradores possam ter descontos que vão de 50% a 60%, conforme o contrato.

Entre os conveniados estão: Prefeitura e Câmara de Suzano (por meio da Associação dos Funcionários Públicos do Legislativo e do Executivo Suzanense), Suzano Papel e Celulose, Grupo Gusmão dos Santos, Mitutoyo Sul-Americana, Sindicato dos Metalúrgicos, entre outros.

CPTM perde 3,1 milhão de passageiros nas linhas 11 e 12 Procura por Bilhete do Desempregado cresceu 31% no período Queda pode ser atribuída à crise e ao desemprego.

 

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano com informações da TV Diário
O número de passageiros que usa o transporte público vem caindo.

É que se não tem emprego, não há necessidade de pegar ônibus ou trem, todos os dias.

É o que mostra os dados da CPTM, que perdeu nas linhas 11-Coral e 12-Safira, 3,1 milhão de passageiros entre janeiro e maio deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

Cerca de 3.600 pessoas perderam o emprego nos cinco primeiros meses do ano em todo o Alto Tietê. 

Isso significa que vinte e quatro pessoas foram demitidas por dia entre os meses de janeiro a maio. 

Reflexos de uma recessão econômica que vem judiando dos brasileiros e que já foi comparada, por alguns economistas, com a pior das crises: a de 1929.

“Muita gente sendo demitida, recebendo Seguro Desemprego. Está complicado” disse o bancário Benevides Ribeiro.

O desemprego gera consequências em uma economia com menos postos de trabalho. Um dos reflexos está no setor de transporte coletivo. 

Os trens das linhas 11- Coral e 12-Safira, da CPTM, por exemplo, transportaram de janeiro a maio deste ano, comparando com os mesmos meses de 2015, cerca de 3.150.000 pessoas a menos.

Gente que perdeu o emprego e por isso não precisa mais andar de trem todos os dias.

Foi o que aconteceu com o vendedor Marconi Nascimento. Antes de perder o emprego ele ia pra Mogi das Cruzes de trem todos os dias.

Agora usa o transporte umas duas vezes na semana pra procurar trabalho. “Tem que pedir dinheiro emprestado para poder ir atrás de trabalho. Minha rotina diminuiu bastante”.

O que  aumentou nos últimos meses foram os pedidos do Bilhete do Desempregado. Uma isenção que a CPTM dá por 90 dias pra quem perdeu o emprego.

E esse número de solicitações cresceu 31% de janeiro a maio deste ano, comparando com o mesmo período de 2015.  Neste ano, já foram registradas 19.749 solicitações. No mesmo período do ano passado, 15.025.

Só as linhas que atendem o Alto Tietê foram responsáveis, este ano, por 9.125 passagens para desempregados. E pra quem anda de ônibus a situação não é muito diferente.
Esta empresa de ônibus atua em três cidades do Alto Tietê.

Segundo o coordenador operacional, Alexandre Parizi,comparando os meses de janeiro a maio de 2016 com o mesmo período de 2015 houve uma queda de quase 7% no número de pessoas transportadas. “Podemos atribuir uma boa parte a questão do desemprego.

O empregador a nível de investimento, contrata menor. O empregado não consegue arrumar ou posto rapidamente”, disse
Reflexos de uma economia que parou.

De um país que hoje possui cerca de 11 milhões de desempregados. Mas que também tem gente que sempre acredita.

Que não deixa de confiar que a vida vai melhorar. “Não era difícil assim. Hoje não sobre dinheiro pra nada”, disse Maria Helena Machado.

Sobre o Bilhete do Desempregado da CPTM, o benefício só vale para quem perdeu o emprego há no mínimo um mês e no máximo 180 dias, desde que a pessoa tenha registro em carteira de pelo menos 6 meses contínuos de trabalho.

Fatecs Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba - Mais de 2,1 mil disputam 520 vagas

 Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Mais de 2,1 mil estudantes devem realizar o vestibular da Faculdades Técnicas do Alto Tietê (Fatecs), neste domingo (3), segundo o Centro Paula Souza (CPS). 

Ao todo, as unidades localizadas em Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba oferecem 520 vagas em nove cursos. 

Os locais de prova podem ser consultados pela internet.

De acordo com o CPS, responsável pela instituição, a unidade de Mogi foi a que recebeu o maior número de inscrições: cerca de 1,3 mil para as 280 vagas oferecidas, o que corresponde a uma demanda de 4,78 candidatos por vaga. 

Já na Faculdade de Itaquaquecetuba a demanda é de 3,25: 779 candidatos para as 240 vagas.

Concorrência
Além disso, os cursos mais concorridos estão na Fatec mogiana. 


O curso de análise e desenvolvimento de sistemas para o período noturno recebeu 353 inscritos. 

Já o de gestão empresarial na modalidade de ensino a distância (EAD) tem 287 candidatos.
O curso de gestão também é o mais procurado em Itaquaquecetuba.

São 226 candidatos para o período noturno. No entanto, o mesmo curso oferecido para o período vespertino é o menos concorrido, com 62 concorrentes. 

Também no período vespertino, a modalidade de agronegócio foi a menos procurada em Mogi, tendo 74 candidatos.

Exame
No dia da prova os portões serão abertos às 12h15 e fechados às 13h, quando deve começar a aplicação do exame com duração de cinco horas. 


O Centro orienta que os alunos levem caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto nº 2, borracha e o original de um documento de identidade com foto.

Os candidatos deverão elaborar uma redação além de responder 54 questões de múltipla escolha. 

Deste total, 40 abordam temas comuns do ensino médio, como biologia, física, matemática, entre outros. 

Outras cinco questões envolvem raciocínio lógico e as nove restantes abrangem conteúdo multidisciplinar.

O gabarito oficial será divulgado no dia 3 de julho, a partir das 18h30, no site do vestibular da Fatec.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Coletivo vai percorrer as ruas de Mogi em busca de cliques fotográficos Evento acontece na manhã deste sábado (9). Participantes poderão experimentar fotografar com câmera analógica.

 

Maiara Barbosa 
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Os detalhes da arquitetura, das pessoas e as cores de Mogi das Cruzes estarão na mira de lentes de fotógrafos que irão se reunir na manhã deste sábado (2) para fazer um passeio pela área central. 

Um grupo de fotógrafos convoca as pessoas que se interessam por fotografia para trocarem dicas e experiências durante uma saída fotográfica.

A ideia do coletivo Everyday Mogi é retratar cenas do cotidiano que, muitas vezes passam despercebidos pelos olhares de quem anda pelo Centro sempre com pressa. O fotógrafo Pedro Chavedar, um dos organizadores da saída, explica que o tema será livre e vale qualquer tipo de equipamento. “Pouquíssimas vezes falamos sobre técnicas, isso é de cada um.

 Se você queria uma foto desfocada, esse era o seu propósito. Vale é a sua percepção, o seu sentir e o seu olhar. Não importa se você está fotografando com um celular, com uma câmera compacta ou profissional.”

 Para a terceira edição do evento, Chavedar diz que haverá duas novidades: os participantes poderão experimentar o desafio de fotografar com uma câmera analógica e, depois, poderão trocar em si algumas fotos. “Nós vamos levar a câmera analógica e deixar a disposição para quem quiser fotografar. A intenção é que os participantes façam uma foto com ela e fique na imaginação o clique. 

A pessoa não vai poder ver na hora o resultado do cliquei porque é uma câmera com filme de 32 poses que será revelado só depois. Além de incentivar as pessoas a revelarem suas fotos, queremos mostrar como a analógica pode ser um aprendizado para você pensar antes de sair por ai clicando.”

Para participar, é preciso fazer uma inscrição pelo e-mail everydaymogi@gmail.com, com o título "3ª Saída Fotográfica". Os participantes devem informar o nome, a idade, como conheceram o coletivo e o tipo de fotografia que mais gostam de fazer (rua, paisagem, esporte, casamento, etc).

Cada participante pode levar também uma foto que já registrou revelada no tamanho 20 x 30 para trocar com o restante do grupo no final da saída.
A saída será às 9h na Rua Olegário Paiva, ao lado do Centro Cívico.

 O trajeto vai passar pela feira do Shangai, o Largo do Bom Jesus, o Largo do Rosário, a Praça Oswaldo Cruz e a Catedral de Sant´Anna, além de outras ruas que ficam na região central.

No final, cada participante deve escolher apenas uma foto e enviar por e-mail para o coletivo. As fotos produzidas durante a saída irão compor uma galeria nas redes sociais.

JUNJI ABE - Nem sempre, as coisas ocorrem com a agilidade que desejamos. Mas, o importante é que os benefícios vieram, como resultado de emendas que apresentamos enquanto deputado federal, em prol da população de Mogi das Cruzes.



Hoje 71 famílias foram beneficiadas com a entrega de mais 13 escrituras e de 58 títulos de legitimação de posse da Vila Municipal, do CDHU da Vila Cléo e da Vila Paulista da Estação. 

A regularização fundiária da Vila Paulista é o resultado do trabalho do deputado Junji Abe que, mediante nosso pedido, garantiu emenda parlamentar para a região. 

E da mesma forma lançamos hoje o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), iniciativa que beneficiará 4mil crianças e jovens mogianos com atividades esportivas. 

Também é fruto de um pedido dos vereadores mogianos e igualmente garantida pelo intermédio do então deputado Junji junto ao Ministério dos Esportes.

Alerta na educação básica - É uma afronta que o Plano Nacional de Educação - Por:: Junji Abe

É uma afronta que o Plano Nacional de Educação (PNE) tenha completado dois anos (25/06) com apenas um dos 21 objetivos de curto prazo atingidos – criação de um fórum para acompanhar a evolução salarial dos professores. Enquanto deputado federal, participei da discussão e aprovação da matéria. Reclamei bastante que as metas eram tímidas demais. Mesmo assim, não foram cumpridas. Fica a triste constatação de que a nossa “Pátria Educadora” não passa de um bordão publicitário.
O plano fixou as diretrizes das políticas de educação para o Brasil até 2024. Para se ter ideia do rombo social decorrente do descumprimento do PNE, vale dizer que 100% das crianças de 4 e 5 anos deveriam estar matriculadas na pré-escola até 2016. O ano deverá fechar com 700 mil pequenos fora da escola. Na prática, significa que o País avançou míseros 0,1% na oferta de vagas para esse nível da educação infantil desde 2013. O atendimento era de 87,9%. Passou a 88%.

Se esse quadro já é ruim, fica pior diante da incapacidade de resposta à demanda por vagas em creches. Segundo o PNE, até 2024, pelo menos 50% das crianças de 0 a 3 anos de idade têm de estar matriculadas. Hoje, nada menos que 2,5 milhões de brasileirinhos não têm acesso ao serviço. Nos últimos três anos, a ampliação de vagas foi seminula frente às necessidades.

Se a nação está em débito absoluto em duas modalidades básicas de ensino, o tão festejado período integral nas escolas tende a ser utopia na maior parte do País. O PNE prevê que, até 2024, seja oferecido em 50% das escolas públicas, atendendo a pelo menos 25% dos alunos da educação básica. A média nacional de estabelecimentos funcionando em tempo integral gira em torno de 5%. Nas regiões Sul e Sudeste, o percentual também não ultrapassa 10%.

Mogi das Cruzes é uma feliz exceção no cenário nacional. Nossa Cidade cumpriu, com nove anos de antecedência, a meta do PNE que trata do período integral. Já em 2015, 51% dos estudantes em 68% da rede escolar municipal eram atendidos em tempo integral. É um fato que me deixa feliz, considerando que dei o pontapé inicial para este modelo de ensino implantando, em 2008, o primeiro Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Dra. Ruth Cardoso para que meu sucessor iniciasse o trabalho.

Da mesma forma, os mogianos podem se orgulhar dos avanços na educação infantil. O atendimento para alunos de 4 a 5 anos havia sido universalizado em 2015 e as vagas em creches já respondiam a 49,7% da demanda até o ano passado. O PNE estabelece o percentual de 50% até 2024. Aliás, vaga em creche é um problema crônico. Por mais unidades que se abra, parece nunca ser o bastante para garantir a acolhida do público, sempre crescente.

Quando cheguei à Prefeitura, em 2001, havia 32 instituições. A falta de vagas em creches era uma das reclamações mais comuns da população. Também não havia escolas em número suficiente nem para oferecer ensino fundamental, obrigando os pais a ficarem acampados na frente das unidades na expectativa de conseguir matricular os filhos. Resolvemos o problema com a construção de prédios e reforma dos existentes para aumentar em mais de 70% o número de vagas, além de modernizar a rede escolar com recursos multimídia e espaços poliesportivos.

Já a implantação de creches exigia uma solução criativa. A Prefeitura sofre limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal para investimentos, custeio e folha de pagamentos como meio de assegurar o equilíbrio fiscal, financeiro e orçamentário do Município. Buscamos parcerias com organizações da sociedade civil organizada. Deu certo. Assim, ampliamos em 134% a rede de creches, instalando 43 novas unidades. Meu sucessor deu continuidade ao processo, viabilizando o resultado atual.

Esses e outros avanços, contudo, nada seriam sem um elemento fundamental que se chama ensino de qualidade. Atingir esse objetivo implica garantir o acesso do aluno à unidade escolar, motivar seu desenvolvimento em um ambiente seguro, atendido por profissionais valorizados, professores qualificados para uma ação pedagógica cada vez mais eficiente numa rede escolar perfeitamente integrada com a comunidade – com suas necessidades e anseios –, dotada de estrutura física e operacional apropriadas, em sintonia com os avanços tecnológicos, com recursos aplicados de forma racional.

Grandes obras são importantes. Mas, investir em educação de qualidade é fundamental. Não traz resultados imediatos, mas garante à criança as oportunidades de que precisa para ser um cidadão consciente, participativo e preparado para enfrentar o mundão aqui fora, incluindo a competição no mercado de trabalho.

Isso faz toda diferença num Brasil que, lamentavelmente, amarga o 83º lugar entre 130 países pesquisados na mais recente edição do "Relatório Sobre o Capital Humano", estudo do Fórum Econômico Mundial sobre o êxito das nações em preparar seu povo para criar valor econômico. Dono da 8ª maior economia do mundo, nosso País tem mais de 35% do capital humano subdesenvolvido.

O Brasil aparece pior que os outros países da América Latina e Caribe de menor desenvolvimento relativo, como Uruguai (60º), Costa Rica (62º), Bolívia (77º) e Paraguai (82º). Cuba detém a 36ª posição e lidera na região.

 A Finlândia encabeça o ranking beneficiando-se de uma população jovem bem educada, da melhor educação primária e da maior taxa de ensino superior completo na faixa de 25 a 54 anos. Noruega e Suíça completam o trio de melhores.
O péssimo desempenho brasileiro no estudo reflete a má qualidade da educação básica. Aquilo que puxou a performance do País para baixo foi o preparo dos jovens de 0 a 14 anos, o 100º entre 130 países.

Pesaram demais a capacidade de o aluno sair bem preparado do ciclo primário de ensino (98º lugar), e a qualidade da educação primária (118º lugar). 

 Exatamente por isso, Mogi das Cruzes precisa manter a trajetória ascendente das melhorias no setor. Quem quer que sejam os próximos prefeitos, têm obrigação de dar sequência a um trabalho iniciado há mais de 15 anos. 

A sociedade mogiana não admitirá interrupções nem retrocesso.  

Junji Abe é líder rural, foi deputado federal pelo PSD-SP (fev/2011-jan/2015) e prefeito de Mogi das Cruzes (2001-2008).

Cunha recebia 80% da propina paga em esquema na Caixa, diz delator Delação de Fábio Cleto embasou pedido de prisão de doleiro ligado a Cunha. Em nota, peemedebista negou ter recebido 'qualquer vantagem indevida'.


Mariana Oliveira e Lucas Salomão 
TV Globo e do G1, em Brasília


O ex-dirigente da Caixa Fábio Cleto, um dos delatores da Operação Lava Jato, afirmou em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) que o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ficava com 80% da propina paga em suposto esquema para a liberação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal.

A informação foi citada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual pediu a prisão do doleiro Lúcio Funaro, alvo da Operação Sépsis, uma nova etapa da Operação Lava Jato. Preso na ação, ele é apontado por delatores da Lava Jato e pela Procuradoria-Geral da República como operador de propina no esquema ligado a Cunha.

Por meio de nota divulgada pela assessoria Cunha negou ter cometido irregularidades. "Desconheço a delação, desminto os fatos divulgados, não recebi qualquer vantagem indevida, desafio a provar e, se ele cometeu qualquer irregularidade, que responda por ela", afirmou o presidente afastado da Câmara.
Na delação, Cleto afirmou que a propina paga representava 1% do valor dos contratos com recursos do Fundo de Investimentos do FGTS. Deste valor, segundo o ex-dirigente da Caixa, 80% era repassado a Cunha; 12% ficava com Lúcio Funaro; 4% ficava com ele próprio e os outros 4% eram repassados ao empresário Alexandre Margotto. Segundo o delator, Lúcio Funaro utilizava as empresas de Margotto para movimentar valores.

"Que na prática, então, do valor total da propina informada, a divisão era a seguinte: 80% para Eduardo Cunha, 12% para Lúcio Bolonha Funaro, 4% para o depoente [Fábio Cleto] e 4% para Alexandre Margotto; Que era Funaro o responsável por repassar a Margotto os valores que lhe eram devidos; [...] Que sabe que Funaro se utilizava das contas e empresas de Margotto para movimentar valores", diz termo da delação.

Até a última atualização desta reportagem, o G1 e a TV Globo não tinham conseguido contato com as defesas de Lucio Bolonha Funaro, Fabio Cleto e Alexandre Margotto.

Indicação
No mês passado, Cunha afirmou que deu apoio à indicação de Cleto pela bancada do PMDB do Rio de Janeiro,. Em dezembro do ano passado, Cleto foi exonerado da Caixa por determinação da atualmente presidente afastada Dilma Rousseff.


Na delação, o ex-dirigente afirma que, logo que assumiu o posto de vice da Caixa, foi convidado a se encontrar com Cunha em um apartamento em Brasília. Nesta reunião, segundo a delação, o peemedebista disse ter "grande interesse" no FI-FGTS, e que caberia a Cleto encaminhar demandas de acordo com os interesses de Cunha.

"Que nesta primeira reunião, Eduardo Cunha disse que o grande interesse dele era no Fundo de Investimento FI-FGTS, onde empresas privadas tomam recursos para obras de infraestrutura; que nesta reunião, Eduardo Cunha disse que apresentaria demandas para o depoente e cabia ao depoente analisar e encaminhar de acordo com os interesses de Cunha", diz o termo de delação de Fábio Cleto.

De acordo com investigadores, Fabio Cleto informava os nomes das empresas que pediam financiamento com recursos do FGTS a Lúcio Funaro, que procurava as empresas e pedia propina para agilizar a liberação do dinheiro. Segundo Cleto, Cunha também negociava propina diretamente com as empresas.
"Que depois de aprovadas as operações, Eduardo Cunha confirmava ao declarante [Cleto] se havia sido cobrada propina e qual valor. [...] Que Funaro informou sobre o pagamento de propina logo após a posse do depoente na CEF, bem no início; Que Eduardo Cunha também confirmou o pagamento de propina para o depoente", diz trecho do termo de delação de Fábio Cleto.

"Que as pessoas responsáveis por negociar a propina com as empresas era Lúcio Bolonha Funaro e Eduardo Cunha, [...] que variava quem solicitava a propina a depender da proximidade com a empresa; Que quem tivesse mais proximidade com a empresa ficaria encarregado de solicitar a propina; Que, de qualquer forma, em todos os casos, Funaro e Cunha estavam acertados e alinhados em relação à solicitação de propina; [... ] Que nesta época, portanto, o declarante recebia orientações de corno proceder e agir dentro da CEF tanto de Eduardo Cunha quanto de Lúcio Bolonha Funaro", relatam os investigadores em outro termo de delação.

o que é o fundo FI-FGTS Fundo aplica recursos do trabalhador em projetos de infraestrutura. PF investiga suposto esquema de propina para liberação de financiamentos.

Do G1, em São Paulo
O FI-FGTS é um fundo de investimento bilionário administrado pela Caixa Econômica Federal que aplica recursos do trabalhador em projetos de infraestrutura.

O Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) foi criado em 2007 com o objetivo de "proporcionar a valorização das cotas por meio da aplicação de seus recursos na construção, reforma, ampliação ou implantação de empreendimentos de infra-estrutura em rodovias, portos, hidrovias, ferrovias, energia e saneamento".

O FI-FGTS usa recursos do FGTS, mas não os das contas vinculadas (onde os patrões depositam as parcelas mensais do FGTS).

Pela regra atual, a correção das contas do fundo de garantia é feita com base na taxa referencial, mais juros de 3% ao ano – uma rentabilidade bem inferior em relação a maioria das aplicações financeiras, abaixo até mesmo da caderneta de poupança.

 Dessa forma, o governo consegue utilizar o dinheiro depositado e não sacado pelos trabalhadores para financiar a construção de moradias e obras de infraestrutura e de saneamento, além de fundos de investimento como o FI-FGTS.

Embora seja administrado pela Caixa Econômica Federal, é o Conselho Curador do FGTS, formado por integrantes do governo, quem autoriza as liberações e os montantes a serem aplicados pelo fundo.

Patrimônio de mais de R$ 31 bilhões
O patrimônio do FI-FGTS somou R$ 31,9 bilhões no final de 2015, segundo último relatório disponível.


 O total de investimentos por meio de ações sem cotação em bolsa, debêntures não conversíveis em ações e cotas de fundos de investimentos alcançou R$ 21,65 bilhões.

Entre os projetos que receberam investimentos do fundo estão a Sete Brasil, empresa criada para construir e administrar as sondas do pré-sal e que acabou entrando em recuperação judicial após ser impactada pela operação Lava Jato.

Nas demostrações financeiras de 2015, os auditores da KPMG informaram que do total de R$ 21,65 bilhões em investimentos do FI-FGTS, R$ 4,12 bilhões "são provenientes de entidades que fazem parte e/ou estão relacionadas a grupos de empresas que se encontram em processo de investigação" no âmbito da Lava Jato.

Operação investiga pagamento de propina
A Operação Sépsis, deflagrada nesta sexta-feira (1) pela Polícia Federal, tem como alvo um suposto esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal.


A operação teve como base delações do ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal Fábio Cleto e de Nelson Mello, ex-diretor da empresa Hypermarcas.

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, afirmou que o banco revisará todas as operações de empresas apontadas por Cleto na delação. Por meio de nota oficial, a Caixa informou que não houve prejuízo ao FI-FGTS.

O FI-FGTS conta com um Comitê de Investimento, composto por 12 membros indicados pelo Conselho Curador, a quem cabe deliberar sobre propostas de investimento e acompanhar as diretrizes a serem seguidas pelo FI-FGTS, com relação a sua política de investimentos.

 Veja a atual composição
Leia abaixo a íntegra de nota divulgada pela Caixa Econômica Federal sobre o FI-FGTS:

Nota de Esclarecimento sobre o FI-FGTS
A Caixa Econômica Federal, administradora do FI-FGTS nos termos da Lei nº 11.491/2007, lamenta que, apesar de sua rígida estrutura de governança e de qualidade técnica dos investimentos, um suposto esquema possa ter se utilizado de informações encaminhadas aos membros dos órgãos deliberativos do fundo, para obtenção de vantagens escusas.

Como instituição pública, comprometida com os mais altos padrões de governança e transparência e por meio de seu respeitoso quadro profissional, a CAIXA informa que continuará auxiliando todas as investigações e buscará ressarcimento de todos os prejuízos que porventura tenham ocorrido.

A CAIXA esclarece ainda que as notícias divulgadas até o momento indicam que não houve qualquer prejuízo direto ao FI-FGTS e, portanto, ao FGTS, de forma que não há impacto aos recursos alocados no fundo.

Por fim, a CAIXA tem segurança que este fato isolado não reflete, de forma alguma, a postura de uma instituição que possui funcionários e órgãos de governança reconhecidos como de mais alto padrão pelo mercado.

Pedágios de Itaquaquecetuba e Guararema terão novos valores Reajuste vale para todas as rodovias estaduais a partir desta sexta (1º). Em Guararema valor passa ser de R$ 3,20 e, em Itaquaquecetuba, R$ 3,50.

  Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano, com informações da TV Diário

Os valores cobrados pelos pedágios em Guararema e em Itaquaquecetuba da Rodovia Ayrton Senna forão reajustados a partir da 0h desta sexta-feira (1º).

O reajuste é de 9,32% e vale para todas as rodovias estaduais, segundo a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

No Alto Tietê, na Rodovia Ayrton Senna, os veículos de passeio na praça de pedágio de Itaquaquecetuba, vão pagar R$ 3,50.

 Antes a cobrança era de R$ 3,20. No pedágio de Guararema, o valor de R$ 3 passa para R$ 3,20.

O reajuste anual é baseado no IPCA acumulado nos últimos 12 meses, de acordo com o que é estipulado nos contratos de concessão.

No trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, o aumento será de R$ 2,20 para R$ 2,40.

 A tarifa de pedágio das motos é a metade do valor cobrado para os carros de passeio.

VEJA OS PREÇOS DAS NOVAS TARIFAS DE PEDÁGIO NAS ESTRADAS DE SP
As tarifas da Rodovia Presidente Dutra não serão reajustadas. 

A cobrança na praça de pedágio de Arujá e de Guararema continua sendo de R$ 3,10.

O telefone para mais informações para os motoristas que passam pela CCR Nova é o 0800 017 3536.

 Já o telefone para informações da Ayrton Senna é o 0800 777 0070.

Preço da passagem de ônibus interestaduais sobe no Alto Tietê Rodoviária de Mogi tem linhas para Minas e Rio. Na próxima aumento é da tarifa intermunicipal.

 Do G1 mogi das Cruzes e Suzano com informações da TV Diário
Com a chegada das férias de julho, os moradores do Alto Tietê que vão viajar para outros estados devem ficar atentos.

 É que o preço das passagens dos ônibus que fazem linhas interestaduais e internacionais subiu. 

O aumento nesses casos foi de 9,04%.

 A Rodoviária de Mogi das Cruzes tem apenas duas linhas para fora do estado.

Quem vai para Belo Horizonte, em Minas Gerais, antes pagava R$ 109,68, agora tem que desembolsar R$ 118,91. 

Para o Rio de Janeiro, a passagem saltou de R$ 83,99 para R$ 90,77.

 O auxiliar administrativo, Eduardo Matsuda, afirma que a população sofre com esses aumentos. 

“População tá tomando prejuizo. 

É a comida, aluguel subiu, pedágio subiu. 

Não sei até quando vamos acompanhar isso?”

A partir desta sexta-feira (1º), os pedágios no Alto Tietê já estão mais caros. 

No Alto Tietê, na Rodovia Ayrton Senna, os veículos de passeio na praça de pedágio de Itaquaquecetuba, vão pagar R$ 3,50.

Antes a cobrança era de R$ 3,20. 

No pedágio de Guararema, o valor de R$ 3 passa para R$ 3,20. 

O reajuste anual é baseado no IPCA acumulado nos últimos 12 meses, de acordo com o que é estipulado nos contratos de concessão.

Outro aumento que está programado para 5 de julho é o das tarifas intermunicipais. 

O passageiro que quiser ir para outra cidade vai desembolsar 9,56% a mais em cima da tarifa que paga atualmente.

 “As coisas estão difíceis.

 Tá tudo aumentando, o feijão e arroz. 

E agora para viajar é uma vez por ano e olhe lá”, afirma a diarista Juliana Gomes.

Produção industrial tem variação nula em maio Comparação é com o mês de abril, após crescimentos de 1,4% março e 0,2% em abril. Em relação a maio do ano passado, o total da indústria teve uma queda de 7,8%, a 27ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

POÁ - PREFEITO MARCOS BORGES ACOMPANHA ÚLTIMOS DETALHES DA OBRA DO TEATRO MUNICIPAL

A entrega do Teatro Municipal acontecerá até o dia 30 de julho. A informação foi repassada ao prefeito Marcos Borges que fez mais uma vistoria no local
 
“Sensação de dever cumprido”. 

Esta foi a definição emocionada do prefeito Marcos Borges após conferir os últimos detalhes da obra do Teatro Municipal.

 A visita ao prédio ocorreu na tarde da última quarta-feira (29/06) quando o prefeito acompanhou a retirada dos  tapumes que cercavam toda a área, substituídos por gradis de ferro.

Acompanhado e vários secretários municipais, o prefeito aproveitou a oportunidade e percorreu todas as dependências do novo equipamento que ficará subordinado à Secretaria de Cultura. 

O local que está recebendo os últimos retoques, como as instalações das cadeiras, passará em breve por uma limpeza completa e deverá ser entregue à população até o final do mês de julho.

Para o prefeito o novo equipamento cultural será uma referência para toda a região já que o prédio do Teatro Municipal possui toda a modernidade, acessibilidade e infraestrutura. 

“A população poderá contar com mais esta melhoria até o dia 30 de julho, que é o prazo que a empresa responsável pela execução das obras determinou para que o prédio esteja totalmente concluído para uso”, afirmou o prefeito.

“Estamos satisfeitos por saber que os nossos artistas terão um espaço adequado para mostrar os seus talentos através das várias artes que propagam a cultura de nosso País”, declarou o prefeito durante a visita ao local.

TEATRO     
O Teatro Municipal terá a capacidade para 596 pessoas. O local oferece acessibilidade total com disposição de elevadores e rampas, camarins e equipamentos de iluminação e sonorização de última geração.

Para o prefeito Marcos Borges, a sensação de dever cumprido se dá ao fato de que mesmo com o País em crise, o município conseguiu dar prosseguimento com a obra que estava paralisada quando ele assumiu a Prefeitura em outubro de 2014.

“Foi um compromisso que fizemos ao assumir o comando da cidade em dar sequência nas obras que estavam paralisadas.

 Por este motivo, é grande a satisfação em verificar que dentro de pouco tempo a cidade irá contar em definitivo com mais um equipamento”, concluiu o Prefeito.

POÁ - Marcos Borges quer bater hoje o recorde de inaugurações em um só dia




O governo do prefeito Marcos Borges deverá bater um recorde nesta quinta-feira em comparação com as prefeituras de outras cidades do Alto Tietê.

 A prefeitura quer entregar nada mais, nada menos que seis obras e serviços no decorrer deste dia 30. 

A assessoria do prefeito explicou na tarde de ontem que serão inaugurados dois equipamentos de Saúde, dois da Educação, mais uma praça e a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nesta quinta-feira, dia 30. 

O primeiro espaço a ser entregue será o Centro de Especialidades Médicas ‘Vereador Luisinho Reis’, no Centro, às 9 horas. 

O espaço contará com as seguintes especialidades: cardiologista, urologista, reumatologista, endocrinologista, vascular, neurologista, dermatologista, otorrino, oftalmologista, entre outros. 

Às 10 horas será entregue a Creche ‘Vereador Antônio Massa’, que vai atender 100 crianças, na Vila Jade.

 Às 11 horas, será a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que funcionará na Chácara Florestan Fernandes, no Jardim Nova Poá, onde diversos projetos ambientais serão desenvolvidos. 

Já às 13 horas, o Centro de Saúde II (CSII), no Centro da cidade, será reaberto à população após ampla reforma para melhor atender os pacientes. 

Às 15 horas vai ser a vez do Pólo de Atendimento Educacional Multidisciplinar (PAEM), que oferecerá atendimento com psicólogas e psicopedagogas às crianças da rede municipal de ensino.

 Às 19 horas, será inaugurada a Praça dos Trabalhadores, no bairro Vila Santa Helena, na Rua Presidente Rodrigues Alves.

 A Praça será o terceiro deste segmento a ser entregue esta semana pela Prefeitura de Poá e conta com quadra society, playground e pista de caminhada/corrida.

Memes do Pato arrependido

 


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page