Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Poá - CPTM - Furto de cabos na estação de trem de Poá prejudica 22 mil passageiros

O furto de 20 metros de cabos de cobre no trecho da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de Poá prejudicou a circulação de trens em toda a extensão entre as estações Estudantes e Guaianazes, na Linha 11-Coral. Ao todo, 22 mil passageiros foram prejudicados desde o início da operação, às 4 horas, até as 14 horas, quando o serviço foi normalizado.
De acordo com a companhia, o tempo de viagem, que dura em média 40 minutos, ficou mais demorado em pelo menos 15 minutos. Algumas estações ficaram lotadas e o intervalo dos trens chegou a durar quase 30 minutos.
Os cabos utilizados na sinalização para operação foram furtados durante a madrugada, por um homem, de 29 anos, no trecho de Poá, próximo à estação. O suspeito foi detido por agentes ferroviários e encaminhado para o Distrito Policial (DP) de Ferraz de Vasconcelos, onde a ocorrência foi registrada 


Equipes de manutenção da CPTM trabalhavam até o início da tarde na recuperação do trecho. Em nota, a companhia disse que os passageiros foram informados sobre o problema pelo sistema de som dos trens, estações, redes sociais e no aplicativo para celular "Direto da CPTM".

Expo Mogi 2014, a festa em comemoração aos 454 anos da cidade, terá início nesta sexta

Expo Mogi 2014, a festa em comemoração aos 454 anos da cidade, terá início nesta sexta

A dupla Palavra Cantada é um dos grandes destaques da Expo Mogi deste ano e vai se apresentar no domingo à noite, com a Orquestra Sinfônica Jovem e dois corais


Nesta sexta-feira (29/08) terá início a quinta edição da Expo Mogi , a festa em comemoração aos 454 anos de Mogi das Cruzes, que se estende até o dia 1º de setembro. Ao longo desses quatro dias, os mogianos poderão conferir, na área do Pró-Hiper, um conjunto de atrações, desde pavilhão de exposições de empresas de diversos segmentos, até feira de artesanato, serviços de orientação a micro e pequenos empresários, exposição e venda de flores e obras de arte, mais praça de alimentação e grandes shows musicais.

A festa é realizada em parceria com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), que gerencia o pavilhão de exposições empresariais. No espaço, haverá 86 estandes e 106 marcas representadas, dos segmentos de agronegócios, comércio, indústria e serviços. O espaço tem área total de 2.500 metros quadrados e contará também com a presença de outlets. O maior objetivo deste segmento da festa é apresentar ao mercado consumidor o potencial produtivo do Alto Tietê, além de fomentar os negócios locais.

O público também encontrará na Expo Mogi 2014 uma farta praça de alimentação, comandada por 16 entidades socioassistencialistas do município. Esses grupos e associações foram selecionados com base no cadastro já existente junto ao Fundo Social de Solidariedade e à Secretaria Municipal de Assistência Social, que elenca entidades sérias e com trabalhos de reconhecido valor em âmbito municipal. Além de cuidar da estrutura das barracas que irão ocupar, todas ficarão com a verba arrecadada ao longo dos quatro dias. 

No espaço interno do prédio do Pró-Hiper, o público encontrará 82 estandes destinados à exposição das fotos do Prêmio Revela Mogi 2014, exposição e venda de artesanato (integrante do projeto Mogi Feita a Mão), flores, obras de arte, CDs, livros. Serão 185 pessoas no total trabalhando neste espaço, sendo alguns grupos organizados, como Associação Mogiana de Hip Hop, Entremeio Literário e Frontispício.

Outros serviços básicos da Prefeitura também estarão presentes na Expo Mogi 2014. É o caso do Emprega Mogi, serviço municipal de seleção e encaminhamento de candidatos ao mercado de trabalho, que terá um posto avançado dentro do pavilhão empresarial. No local, os interessados poderão deixar os currículos e receberão orientação sobre cursos. Já as equipes da Administração Municipal irão aproveitar para divulgar a mão-de-obra disponível pelo programa entre as empresas expondo na festa.

Ao lado, também haverá um estande do programa municipal, desenvolvido em parceria com o governo estadual, que garante a concessão de empréstimos a micro e pequenos empreendedores, com a menor taxa de juros praticada no mercado – apenas 0,35% ao mês. De 2001 até julho último, o programa garantiu a assinatura de 2.499 contratos com empreendedores mogianos, num total de R$ 8,3 milhões financiados. A unidade tem hoje disponibilidade de mais R$ 2,1 milhões para empréstimos.

A Expo Mogi 2014 terá ainda um apelo sócio-ambiental, com o incentivo para que as pessoas contribuam com as ações que visam reduzir o volume de lixo e incentivar a reciclagem. Para isso, caçambas do programa Recicla Mogi serão espalhadas próximo à praça de alimentação, para o despejo dos recicláveis. Alguns agentes municipais também irão orientar os visitantes sobre a iniciativa desenvolvida pela Prefeitura. 

Para garantir a segurança da festa, haverá 112 profissionais de segurança atuando diariamente, entre policiais militares, guardas municipais, agentes de trânsito, agentes de fiscalização de posturas da Prefeitura, seguranças particulares e brigadistas. Além disso, a Unidade Móvel de Monitoramento estará presente, auxiliando na fiscalização e coibição de qualquer ocorrência. A entrada com bebidas alcóolicas não será permitida. 

No que se refere ao trânsito, serão 16 agentes de trânsito atuando por dia, para garantir a orientação aos motoristas e público, principalmente na entrada e saída da festa. O estacionamento de veículos será permitido na Avenida Cívica, Rua Professor Ismael Alves dos Santos e demais vias do entorno. Haverá ainda um apoio da Secretaria Municipal da Saúde, com uma ambulância de plantão no local, para atendimentos de urgência e emergência.

Programação musical

A programação musical é um dos pontos altos da Expo Mogi 2014. A festa vai promover dois shows musicais por noite, sendo uma atração local e outra de fora Os estilos musicais variam entre rock, samba, música infantil e Música Popular Brasileira e foram selecionados para agradar aos mais diversos gostos e faixas etárias. 

Nesta sexta-feira (29/08), a apresentação de abertura fica por conta da banda Murrugas, a partir das 19 horas. Na sequência, às 21 horas, será a vez da Banda Capital Inicial, liderada pelo cantor Dinho Ouro Preto. Já no sábado (30/08), a Comunidade Samba Mogi esquenta os tamborins às 19 horas, com o melhor do samba raiz, para que o Grupo Só Pra Contrariar, do cantor Alexandre Pires, empolgue o público com o show “Tour 25 Anos”, às 21 horas. 

No domingo (31/0/8) a programação se inverte. Primeiro, às 19 horas, vai se apresentar o grupo Palavra Cantada, que é formado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit e está há 20 anos na estrada, fazendo canções infantis aclamadas pela crítica. O show terá a participação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, do coral Canarinhos do Itapety e também do coral de mil vozes, formado por crianças e jovens de instituições de ensino do município. Depois, às 21 horas, será a vez de Carlos Mello e Banda encerrarem o domingo com um repertório de MPB.

Na segunda-feira (01/09), último dia da ExpoMogi, as apresentações musicais ficam por conta do cantor mogiano de repertório romântico, Fernando Maque - às 18 horas - e da eterna “Ternurinha” Wanderléa. O último show da Expo Mogi segue a linha de anos anteriores, de uma apresentação mais voltada à família e também a pessoas da terceira idade. A rainha da Jovem Guarda fará show a partir das 19 horas e, para esta apresentação, haverá cadeiras a disposição da plateia. 

A Expo Mogi tem início às 15 horas da sexta-feira (29/08). Nos demais dias, abre a partir das 10h. Em todos os quatro dias a feira fica montada até as 22 horas. A entrada do público é totalmente gratuita e será sempre pela Avenida Cívica. (LMS)

O Mogi Shopping inaugura, no próximo sábado, a exposição "Rota da Independência: D. Pedro I na Vila de Mogy das Cruzes" que vai retratar a passagem de D. Pedro I pelo município em 1822. A curadoria é do professor e historiador Glauco Ricciele. A exposição é gratuita e seguirá até o dia 7 de setembro.

Testinha toma posse e critica vereadores de Poá

Depois de três dias fora do cargo, prefeito retomou as funções no Executivo e descartou diálogo com a Câmara: "é possível ver o veneno nos olhos"


SECOM/Poá

Testinha reuniu equipe e ressaltou que nem mesmo o vice-prefeito teve controle da Prefeitura
Cibelli Marthos
De Poá
Após ficar três dias fora do cargo, o prefeito Francisco Pereira de Sousa (SDD), o Testinha, reassumiu na manhã do dia 22/08 a administração de Poá. Emocionado, ele relembrou suas ações de governo e criticou duramente os 13 vereadores que votaram pela cassação dele em função de denúncias relacionadas à licitação das obras da Praça da Juventude. Segundo o político, é possível ver "o veneno nos olhos" dos parlamentares, mas que isso não o impedirá de comandar a cidade até o final do mandato.

Testinha chegou na prefeitura por volta das 11 horas. Minutos antes, o gabinete teve que ser aberto com a ajuda de um chaveiro porque estava trancada e o vice Marcos Borges (PPS) não teria devolvido a chave. "É muito triste isso. Deixamos tudo certo para que ele tivesse condições de assumir, mas, infelizmente, não foi assim agora", desabafou.

O prefeito disse que não retomará qualquer diálogo com a Câmara a partir de agora. "Não vou procurar mais nenhum deles porque estão todos envenenados, com raiva, dá para ver isso nos olhos deles. Sempre estivemos juntos, ajudamos a criar esses vereadores e agora não conseguimos mais reconhecê-los", destacou.

Testinha ressaltou que nem mesmo Borges teve controle da prefeitura. "Nosso servidores relataram pessoas estranhas entrando nos departamentos, tirando cópias de processos. Ele pensou que iria governar a cidade, mas quem iria mandar eram esses 13 vereadores", detalhou. O prefeito também falou sobre um possível arrependimento do vice-prefeito.

Segundo ele, o secretário de Governo, Geraldo Oliveira, presenciou Borges chorando no momento que teria sido forçado pelos parlamentares a exonerar os secretários de Administração, Romualdo Cunha, e de Assuntos Jurídicos, Francisco Siqueira, na tarde de anteontem. "Ele chegou a dizer que não sabia o que estava fazendo ali. Ele foi usado". Questionado se poderia haver uma reconciliação, Testinha descartou. 

O político fez questão de destacar ainda que não deixou de trabalhar nos dias que se manteve fora da prefeitura. "Os nossos secretários ficaram aqui e eu dei toda a assessoria para eles, visitei obras e não parei as minhas atividades". Ele também destacou que o modelo de gestão pode ser usado como exemplo e voltou a afirmar que não houve qualquer ação de má-fé no processo licitatório que resultou em cassação. "Temos a maior preocupação com isso. Adotamos o pregão eletrônico e não presencial, para evitar qualquer negociata entre os participantes do certame. Aqui não tem cabide de emprego, não tem favor, todos devem trabalhar", concluiu.

Mogi News
Essa é a segunda vez que o prefeito toma posse em menos de dois meses. Ele já havia sido cassado no final de junho em função de uma denúncia referente à cobrança da taxa do lixo sem a aprovação do Legislativo, mas retornou ao cargo no mesmo dia em que o afastamento passou a valer.

Itaquaquecetuba - Aniversário de 454 anos de Itaquá terá diversas atividades

Daniel Carvalho
Mamoru Nakashima anunciou alguns serviços que serão iniciados
Fernanda Fernandes
De Itaquá
Em comemoração ao aniversário de 454 anos de Itaquaquecetuba, o prefeito Mamoru Nakashima (PTN) anunciou alguns serviços que serão iniciados em setembro. Dentro do pacote de ações estão previstos a implantação de mais 30 academias ao ar livre, e ações para regularização fundiária de 136 áreas, que devem beneficiar cerca de 500 famílias. 
Também serão  colocadas à disposição dos moradores 100 vagas para três cursos gratuitos. As iniciativas foram anunciadas na manhã de ontem pelo prefeito de Itaquá.

O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Ronaldo Navas, adiantou que a segunda academia ao ar livre da cidade será inaugurada no Jardim Maragogipe em setembro. "Os equipamentos já estão em fase de instalação", afirmou. "Nós temos mais de 30 academias para serem inaugurada em vários bairros da cidade, mas ainda estamos na dependência de emendas parlamentares", explicou.

No mês de aniversário, o município ainda vai ter a inauguração do Ginásio de Esportes do Parque Piratininga. 
"Pretendemos inaugurar o ginásio no final de setembro e já fechamos um convênio com o Serviço Social da Indústria (Sesi) para trazer o programa ´Atletas do Futuro´, que poderão oferecer cerca de 500 vagas para os jovens desenvolverem atividades esportivas", revelou Navas.

Já o secretário municipal de Habitação, João Lima, disse que centenas de famílias que moram em áreas irregulares receberão imóveis construídos nos bairros Jardim Canaã e Morada Feliz. "Temos 136 áreas que estão no programa ´Cidade Legal´ do governo estadual para serem regularizadas. Nós já vamos entregar 500 regularizações em setembro", disse.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico divulgou que serão oferecidos no dia 5 de setembro, por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), 105 vagas para três cursos gratuitos. 
"Haverá uma equipe do Senac das 8 às 15 horas para preencher as vagas nos cursos de auxiliar de escritório, vendedor e gestor de projetos sociais", explicou a diretora de Departamento de Comércio da pasta.

Mogi News
No próximo mês também está previsto o início dos serviços do programa "Crack, É Possível Vencer". Itaquá ainda vai ganhar câmeras de monitoramento para fiscalizar o despejo irregular de entulhos. 
A programação de aniversário (comemorado em 8 de setembro) já está definida. Serão investidos R$ 80 mil em apresentações musicais da região e o Domingo no Parque Ecológico,com diversas atividades de recreação para as famílias.

Mogi descarta 60% da água tratada

Levantamento foi realizado levando em consideração dados de 2011 e 2012, Suzano e Itaquá estão no ranking


Divulgação
Mogi é a 6ª cidade em desperdício de água, revela o Trata Brasil
Fernanda Fernandes
Da redação
Três municípios do Alto Tietê estão entre as 100 cidades brasileiras que mais desperdiçaram água tratada no País em 2012. Entre eles, estão Suzano, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes que é, inclusive, campeã da região, onde foi registrado um desperdício de mais de 60% da água, ocupando a 6ª posição no ranking nacional, segundo dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil. As informações são referentes ao estudo realizado pelo Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades.

Os dados do estudo são referentes a perdas de água recorrentes de vazamentos, ligações clandestinas, erros de medição, fraudes e demais irregularidades, no qual levou em consideração os municípios com mais de 250 mil habitantes.

O desperdício chama a atenção diante da crise da água no Estado, devido a falta de chuvas e calor excessivo registrados nestes últimos meses, que está reduzindo o nível das represas. E para o Trata Brasil, os dados da pesquisa são o resultado da "pouca importância que tem sido dada a esse tema".

No município mogiano, a cada 10 litros de água produzido, seis eram perdidos. A cidade não evoluiu na redução de perdas de água entre 2011 e 2012, pois os índices apontam 0,01% de diferença neste período. No entanto, este ano, apresentou uma evolução, segundo dados do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), pois o percentual de perda caiu para 52%. 

Mogi News
Suzano e Itaquá
Além de Mogi, Suzano e Itaquaquecetuba também apresentaram índices preocupantes. O município suzanense ocupava o 17º lugar no ranking dos municípios que mais perdem água e em 2012 caiu 19 posições e passou para o 36º lugar. Foram desperdiçados 31,49% da água tratada que é distribuída no município. 
Em Itaquá, 43,18% da distribuição foi perdida, segundo aponta o SNIS em 2012. A distribuição de água e saneamento desses municípios é operada pela Sabesp que destacou a redução do desperdício.

Segundo dados atuais, este ano, o índice de desperdício em Suzano caiu para 21,84% e Itaquá foi para 33,46%.

Mogi das Cruzes - Sabesp contrata serviço para fazer chover em Represa


Caio Januario
Contratado pelo valor de R$ 3,68 milhões pela Sabesp, o serviço que fará chover na região ainda não tem data para ocorrer. De acordo com a empresa os trabalhos poderão ocorrer somente em 2015, caso as condições ideais não apareçam neste ano. Um avião terá a missão para "bombardear" as nuvens com água.
Mogi News

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Fies é opção barata para financiar faculdade no Alto Tietê Benefício tem juros de 3,4% ao ano. Estudantes começam a pagar 18 meses após formados.

Com o ano no segundo semestre, muitos estudantes já pensam no vestibular e em como pagar a faculdade. Dependendo da renda familiar, uma das opções do aluno pode ser o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os juros do Fies são de 3,4% ao ano – em comparação, as taxas para crédito consignado são de cerca de 2% ao mês. Outra característica do financiamento é o prazo de pagamento, que se inicia após 18 meses do fim do curso. A expectativa é que, após formado, o ex-estudante já esteja bem posicionado no mercado de trabalho.
O tempo para quitar a dívida é calculado da seguinte forma: o período financiado (pode ser o curso todo ou só alguns períodos), multiplicado por três e somandos mais 12 meses. 
 Ainda durante o curso, o aluno deve pagar trimestralmente o valor de R$ 50,00 referente à antecipação dos juros.
As inscrições no Fies podem ser feitas em qualquer época do ano pelo site do programa. Os alunos podem solicitar o financiamento de 50%, 75% ou 100% do valor da mensalidade.
O benefício só pode ser usado uma vez por cada estudante. O Fies também não impede que o aluno faça outro financiamento. Porém, o beneficiado não pode ter mais do que 30% de sua renda comprometida com financiamentos.
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Mogi das Cruzes - Como parte da agenda de aniversário, Bertaiolli inaugura praça e ATI no Bairro Nove de Julho

Como parte da agenda de aniversário, Bertaiolli inaugura praça e ATI no Nove de Julho

Crianças começaram a brincar na nova praça neste sábado pela manhã. Espaço proporcionará integração da comunidade e ATI estimulará a população a praticar exercícios físicos


O prefeito Marco Bertaiolli inaugurou neste sábado (23/08) pela manhã a 41ª Academia da Terceira Idade (ATI) da cidade e uma nova praça, no Jardim Nove de Julho. A entrega dos equipamentos faz parte da programação de comemoração dos 454 anos de Mogi das Cruzes. O espaço fica no final da rua Georgina Soares de Souza e é a primeira praça pública do Jardim Nove de Julho. O vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira também prestigiou a solenidade.

“Hoje podemos dizer que o Nove de Julho é um dos melhores bairros de Mogi para se viver. Ruas foram pavimentadas, implantamos o período integral e trouxemos iluminação pública para a região, que agora recebeu este novo equipamento de lazer. Em todos os bairros onde instalamos ATis, as pessoas nos relatam vários benefícios, que vão desde o convívio com a comunidade até casos em que a pressão baixou, devido aos exercícios”, disse Bertaiolli, ao lado dos secretários municipais Nilo Guimarães (Esportes e Lazer), Claudio Rodrigues (Obras) e Nilmar de Cássia Ferreira (Serviços Urbanos).

 Como parte da agenda de aniversário, Bertaiolli inaugura praça e ATI no Nove de JulhoAs obras no local tiveram investimentos de R$ 148.133,54. Além da ATI, a nova praça possui pista de caminhada, playground, iluminação ornamental, bancos e paisagismo. As intervenções fazem parte de uma série de serviços que a Administração Municipal vem realizando na região, que também conta com a preparação para a pavimentação de vias.

Além das obras na praça, a Prefeitura prepara a pavimentação das ruas Orlando Borges da Silva, Francisco Alves, Lourival Leal da Silva e uma quarta via, sem nomenclatura oficial. As equipes da SMSU já fizeram implantação de guia e sarjetas e a colocação da camada de impermeabilização, com um investimento de R$ 150 mil. Para 2015, está prevista a implantação do asfalto nestas vias que somam 960 metros de extensão, completando a pavimentação do bairro. Os trabalhos serão executados dentro do projeto de melhoria do sistema viário da cidade.

“Os trabalhos realizados com a preparação do solo e impermeabilização já garantirão melhores condições de circulação tanto para os veículos, quanto para os pedestres, prevenindo problemas causados pelas chuvas ou pelo tempo seco, que aumenta a poeira”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira.

Rodoanel Leste - Alças de acesso já começam a ganhar forma em Suzano

Previsão é de que as ligações da rodovia Henrique Eroles ao Trecho Leste sejam finalizadas no mês que vem
Cibelli Marthos
De Suzano
Daniel Carvalho
Trabalhos estão bastante adiantados no acesso à pista sentido São Paulo
As alças de acesso ao Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) pela rodovia Henrique Eroles (SP-66), em Suzano, já começam a ganhar forma. O Dat esteve no local ontem e conferiu que os trabalhos estão bastante adiantados na ligação para a pista sentido São Paulo. As pilastras de sustentação já estão instaladas. A previsão é de que todo esse serviço seja concluído em setembro.

De acordo com a assessoria de Imprensa da Concessionária SPMar, que executa o projeto do anel viário, a construção das alças "segue em ampla evolução e, no momento, está com cerca de 90% das estacas previstas já cravadas". A empresa afirmou ainda que "segue focada na entrega deste acesso, que beneficiará os munícipes de Suzano, Poá e região, visto que mobilizou mais de 120 colaboradores para a conclusão dos trabalhos".

As alças serão apenas para entrar no Rodoanel. A saída do recém-inaugurado Trecho Leste será por um novo acesso já solicitado pela Prefeitura de Suzano na estrada do Pau-a-Pique, na divisa com Ribeirão Pires. O início da construção depende do governo do Estado, que apresentará o projeto executivo.

Na inauguração da primeira etapa do anel viário, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou a instalação de uma saída dos veículos que estejam trafegando pela estrada. O novo trajeto está atrelado à duplicação da estrada dos Fernandes, que liga Suzano e Ribeirão Pires. Na região, há acesso em Itaquaquecetuba, na rodovia Ayrton Senna (SP-70), e futuramente haverá em Arujá, pela rodovia Presidente Dutra (BR-116).

DatDe acordo com o tucano, foram liberados R$ 133 milhões para duplicar a pista, cuja obra ainda precisa ser licitada. Já para a construção do trevo, o diretor executivo da SPMar, Marcos Fonseca, explicou que o projeto ainda precisaria ser realizado. A estimativa é que a execução do acesso leve um ano para ser realizada
O trecho da nova rodovia que corta Suzano, Poá e Itaquá foi entregue no dia 3 de julho. O restante da estrada, que chegará até Arujá, interligando para com a Dutra e com o Trecho Norte do Rodoanel, será concluído no final de setembro.

Memes do Pato arrependido

 


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page