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sábado, 28 de setembro de 2013
Obra do Rodoanel Leste - Família cobra rapidez no pagamento de indenização
Moradores da rua Maracanã, em Itaquá, aguardam o valor definido para deixar a área
Lailson Nascimento
De Itaquá
De Itaquá
Erick Paiatto
Moradora, que teve sua casa desapropriada em função das obras, não tem dinheiro para comprar outro imóvel
Uma moradora do Jardim São Jerônimo, em Itaquaquecetuba, procurou o Dat ontem para reclamar sobre a demora do pagamento da indenização que deve receber em função da desapropriação do seu imóvel para as obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas. Desempregada, Maria Aparecida Alves da Silva afirma não ter para onde ir e que por isso ainda aguarda o pagamento para sair do local.
O problema da moradora tem sido recorrente e já foi registrado também em Calmon Viana, Poá, e no Jardim Monte Cristo, em Suzano.
Na residência de Maria, localizada no número 355 da rua Maracanã, moram suas duas filhas e o marido Salim Pereira Teodorate, que está afastado do trabalho e recebe um salário mínimo, equivalente a R$ 678. Segundo o casal, a casa foi comprada há cerca de três anos e eles possuem os documentos que comprovam a posse da propriedade
Na mesma via, resta apenas mais uma casa, já que todas as outras foram demolidas para dar espaço ao Rodoanel. O vizinho, que preferiu não se identificar, declarou que, na próxima semana, deve sair do imóvel que ocupa.
"Nós não temos para onde ir, porque até agora não recebemos o dinheiro que nos é de direito. O problema é que, se sairmos daqui, não temos para onde ir. Estão nos tratando pior do que cachorros", destacou a mulher.
Desapropriações
A preocupação da moradora de Itaquá tem se repetido desde o início das obras do anel viário. Para executar os trabalhos, o consórcio SPMar, responsável pela execução do projeto, tenta um acordo amigável com os proprietários. Quando isso não acontece, o caso segue para a Justiça, onde um magistrado aponta o valor de indenização e a concessionária deposita o dinheiro em juízo. Após o depósito, é a própria Justiça quem decide sobre a liberação da indenização, como é o caso de Maria, que aguarda o valor para comprar outro imóvel.
Procurada, a assessoria de Imprensa da SPMar declarou, em nota, que "o valor da desapropriação do imóvel da moradora já foi determinado por um juiz".
A concessionária já fez o depósito em juízo, conforme manda a lei. "Neste momento aguarda a liberação do documento de imissão na posse e a desocupação do imóvel a ser realizada por um oficial de Justiça".
O Dat tentou entrar em contato com a advogada da família prejudicada, Silvia Ferreira Pinheiro Godoy, que estaria atuando por meio da Defensoria Pública de Itaquá, mas não a encontrou até o fechamento desta edição.
O problema da moradora tem sido recorrente e já foi registrado também em Calmon Viana, Poá, e no Jardim Monte Cristo, em Suzano.
Na residência de Maria, localizada no número 355 da rua Maracanã, moram suas duas filhas e o marido Salim Pereira Teodorate, que está afastado do trabalho e recebe um salário mínimo, equivalente a R$ 678. Segundo o casal, a casa foi comprada há cerca de três anos e eles possuem os documentos que comprovam a posse da propriedade
Na mesma via, resta apenas mais uma casa, já que todas as outras foram demolidas para dar espaço ao Rodoanel. O vizinho, que preferiu não se identificar, declarou que, na próxima semana, deve sair do imóvel que ocupa.
"Nós não temos para onde ir, porque até agora não recebemos o dinheiro que nos é de direito. O problema é que, se sairmos daqui, não temos para onde ir. Estão nos tratando pior do que cachorros", destacou a mulher.
Desapropriações
A preocupação da moradora de Itaquá tem se repetido desde o início das obras do anel viário. Para executar os trabalhos, o consórcio SPMar, responsável pela execução do projeto, tenta um acordo amigável com os proprietários. Quando isso não acontece, o caso segue para a Justiça, onde um magistrado aponta o valor de indenização e a concessionária deposita o dinheiro em juízo. Após o depósito, é a própria Justiça quem decide sobre a liberação da indenização, como é o caso de Maria, que aguarda o valor para comprar outro imóvel.
Procurada, a assessoria de Imprensa da SPMar declarou, em nota, que "o valor da desapropriação do imóvel da moradora já foi determinado por um juiz".
A concessionária já fez o depósito em juízo, conforme manda a lei. "Neste momento aguarda a liberação do documento de imissão na posse e a desocupação do imóvel a ser realizada por um oficial de Justiça".
O Dat tentou entrar em contato com a advogada da família prejudicada, Silvia Ferreira Pinheiro Godoy, que estaria atuando por meio da Defensoria Pública de Itaquá, mas não a encontrou até o fechamento desta edição.
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Poá abre inscrição para 74 vagas em quatro cursos do Pronatec
Estão abertas inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Poá.
A iniciativa é da Secretaria de Indústria e Comércio.
São quatro cursos técnicos oferecidos:
Realidade, Química e Poesia; Pneumática Industrial; Desenho Técnico Mecânico; e Modelagem 3D.
As inscrições podem ser feitas até as 17 horas desta segunda-feira.
De acordo com a supervisora do Pronatec em Poá, Marineide Lourenço da Silva, o edital de Processo Seletivo Simplificado chegou à Secretaria na manhã de ontem, informando que existem 74 vagas disponíveis.
"Para os cursos de Pneumática Industrial, Desenho Técnico Mecânico e Realidade, Química e Poesia, é necessário ter o Ensino Fundamental completo.
Para Modelagem 3D o candidato deve ter cursado Desenho Técnico Mecânico ou ter experiência na área de projetos, além de conhecimento básico em informática (Windows e Excel)", destacou, complementando que a idade mínima para os cursos é 16 anos.
Os interessados em se inscrever devem comparecer à Secretaria de Indústria e Comércio, situada na Rua Vinte e Seis de Março, nº 72, Centro, para retirar uma ficha de inscrição e levar para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Suzano (local onde serão realizados os cursos), localizado na Avenida Mogi das Cruzes, nº 1.501, em Suzano.
O telefone 4639-2908 está disponível para quem quiser obter mais informações.
"São cursos ótimos e que serão realizados em um local que oferece a estrutura necessária para que os alunos tenham o melhor ensino.
Os interessados devem correr, pois tenho certeza de que a procura será grande", afirmou a secretária de Indústria e Comércio, Adriana Borges.
Com base em pedidos, EMTU vai executar melhorias no transporte
Prefeituras da região têm até o dia 18 de novembro para apresentar suas reivindicações sobre o serviço prestado
Lailson Nascimento
De Suzano
De Suzano
Erick Paiatto
Reunião entre secretários e membros da EMTU aconteceu na sede do Condemat
Os secretários de Transporte e Mobilidade Urbana das prefeituras da região têm até o dia 18 de novembro para apresentar propostas de melhorias na área de transporte coletivo à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Com base nestes pedidos, a estatal pretende formular um cronograma de melhorias para a região. O prazo foi definido ontem, durante reunião entre técnicos da estatal e membros do Grupo de Trabalho (GT) de Mobilidade Urbana do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em Suzano.
Conforme o Dat apurou, a EMTU estipulou prazo de 54 dias para que os municípios do Alto Tietê produzam um estudo contendo as necessidades do transporte coletivo intermunicipal. As cidades que já tiverem as reivindicações poderão enviar as propostas antes do prazo estipulado.
Para o coordenador do GT, Nobuo Aoki Xiol, que também é secretário de Transportes de Mogi das Cruzes, a intenção da EMTU representa um avanço para o Alto Tietê. "Fomos surpreendidos com essa notícia. A possibilidade de interferência da estatal, de acordo com as necessidades de cada município, representa um avanço, porque a voz da região passa a ser ouvida em relação à questão operacional", destacou o chefe da pasta.
Reunião
Conforme o Dat havia divulgado na edição de ontem, técnicos da EMTU entregaram a Pesquisa de Origem e Destino (P/D) realizada em 2007 em toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e não os dados de 2012, como era esperado pelos membros do grupo de trabalho, que aguardavam ainda um estudo exclusivo do Alto Tietê.
Apesar do "desencontro de informações", Xiol acredita que a pesquisa irá ajudar a quem ainda não deu início ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana. "Nós tínhamos a informação de que o estudo seria entregue hoje. Apesar de isso não ter ocorrido, a pesquisa de 2007 dá algum norteamento, principalmente para quem ainda não deu início aos trabalhos". Segundo a EMTU, os resultados da P/D de 2012 serão divulgados até o fim deste ano.
Tarifa
Outro assunto abordado no encontro foi a intenção de unificar a metodologia utilizada para cálculo de tarifa na região. "Recebemos a proposta de uniformizar essas discussões. Cada município tem as suas particularidades, mas alguns custos, como valor de veículo e de combustível poderão obedecer a uma mesma tabela, já que estamos na mesma região. Com isso, criaremos uma rede de transporte que irá atender a todos e será mais transparente", finalizou Xiol.
Conforme o Dat apurou, a EMTU estipulou prazo de 54 dias para que os municípios do Alto Tietê produzam um estudo contendo as necessidades do transporte coletivo intermunicipal. As cidades que já tiverem as reivindicações poderão enviar as propostas antes do prazo estipulado.
Para o coordenador do GT, Nobuo Aoki Xiol, que também é secretário de Transportes de Mogi das Cruzes, a intenção da EMTU representa um avanço para o Alto Tietê. "Fomos surpreendidos com essa notícia. A possibilidade de interferência da estatal, de acordo com as necessidades de cada município, representa um avanço, porque a voz da região passa a ser ouvida em relação à questão operacional", destacou o chefe da pasta.
Reunião
Conforme o Dat havia divulgado na edição de ontem, técnicos da EMTU entregaram a Pesquisa de Origem e Destino (P/D) realizada em 2007 em toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e não os dados de 2012, como era esperado pelos membros do grupo de trabalho, que aguardavam ainda um estudo exclusivo do Alto Tietê.
Apesar do "desencontro de informações", Xiol acredita que a pesquisa irá ajudar a quem ainda não deu início ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana. "Nós tínhamos a informação de que o estudo seria entregue hoje. Apesar de isso não ter ocorrido, a pesquisa de 2007 dá algum norteamento, principalmente para quem ainda não deu início aos trabalhos". Segundo a EMTU, os resultados da P/D de 2012 serão divulgados até o fim deste ano.
Tarifa
Outro assunto abordado no encontro foi a intenção de unificar a metodologia utilizada para cálculo de tarifa na região. "Recebemos a proposta de uniformizar essas discussões. Cada município tem as suas particularidades, mas alguns custos, como valor de veículo e de combustível poderão obedecer a uma mesma tabela, já que estamos na mesma região. Com isso, criaremos uma rede de transporte que irá atender a todos e será mais transparente", finalizou Xiol.
Suzano - Faculdade Piaget - Concessão de bolsas começa a ser definida
FacPiaget
Membros da Piaget e da prefeitura se reuniram ontem; comissão será formada para tratar dos detalhes
A Faculdade Piaget e a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deram início ao processo de definição de critérios para a concessão de bolsas de estudos gratuitas para estudantes de baixa renda que queiram ingressar no ensino superior em 2014. As normas para os candidatos serão publicadas em edital próprio.
A presidente da Unipiaget Brasil (mantenedora da faculdade), Lucia Marques Pereira, o diretor-geral da faculdade, Marcus Rodrigues, e o diretor administrativo e financeiro, Jorge Kowalski Salvarani, se reuniram com a secretária de Educação, Maria da Penha Gelk, e a secretária-adjunta, Teresa Lúcia dos Anjos Brandão, para tratar das bolsas gratuitas que a Piaget ofertará no próximo ano letivo.
Uma comissão será oficialmente nomeada nos próximos dias, composta por representantes da faculdade, da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Educação, com a tarefa de estabelecer os critérios de seleção dos candidatos. Após esta etapa, haverá a publicação oficial do edital, que, segundo ficou estabelecido na primeira reunião, terá algumas alterações em relação ao último concurso, quando a Piaget, no início de suas atividades, concedeu as primeiras bolsas de estudos gratuitas.
"Nosso objetivo é ampliar ainda mais os critérios de inclusão para atribuir bolsas para atender a população carente de Suzano, aquelas pessoas que realmente precisam, querem cursar uma faculdade, mas não têm condições de pagar os estudos", disse o diretor-geral. O número de bolsas gratuitas será definido com base no total de alunos matriculados no primeiro semestre de 2014, após o início das aulas. "Esperamos oferecer bolsas em todos os nossos nove cursos e períodos", acrescentou a presidente da mantenedora.
A Piaget também deu início ao planejamento da campanha de vestibular de 2014. Detalhes como datas, requisitos e outras informações serão divulgados no próximo mês. A instituição, credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), oferece nove cursos de graduação nos períodos matutino e noturno.
São eles: Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Administração, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Farmácia e Nutrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4746-7090.
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Revista britânica questiona se Brasil ‘estragou tudo’ Publicação aponta que crescimento econômico está travado. Em 2009, 'The Economist' afirmara que Brasil havia 'decolado'.
menor, a de 2009
(Foto: Reprodução/The Economist)
Do G1, em São Paulo
Quatro anos após afirmar que o Brasil estava “decolando”, a revista britânica “The Economist” se pergunta, na reportagem de capa de sua edição de 28 de setembro para a Ásia e América Latina (clique aqui para ler a reportagem, em inglês), se o país “estragou tudo”. (Na edição para Estados Unidos e Europa, a capa da publicação fala sobre "a nova face do terrorismo").
Em novembro de 2009, uma reportagem de capa de 14 páginas afirmava que o Brasil estava em alta, tendo sido um dos últimos a entrar na crise financeira mundial de 2008 e um dos primeiros a sair.
"Sua economia está crescendo novamente a uma taxa anualizada de 5%. E o crescimento deve acelerar nos próximos anos, quando novas grandes reservas de petróleo em águas profundas começarem a produzir e enquanto os países asiáticos ainda têm fome pela comida e minerais do solo vasto e rico do Brasil", diz a "Economist" à época.
Já na publicação deste ano a revista aponta que o crescimento econômico está travado, e se pergunta se a presidente Dilma Rousseff conseguirá “religar os motores”.
Segundo a “Economist”, desde a reportagem de 2009, o país “voltou à Terra”. Com o crescimento de 0,9% registrado no PIB de 2012 e os protestos iniciados em junho, “os maiores em uma geração”, “muitos agora perderam a fé na ideia de que seu país estava em direção à órbita e diagnosticaram mais um voo de galinha”, diz a revista.
A publicação, no entanto, afirma que há desculpas para a desaceleração. “Todas as economias emergentes perderam ritmo. Alguns dos motores por trás do crescimento anterior do Brasil – os ganhos com o fim da hiperinflação e a abertura comercial, a alta dos preços das commodities e os grandes aumentos no crédito e no consumo – já terminaram de render”.
O Brasil, no entanto, fez muito pouco nos anos de crescimento, diz a revista, apontando que o setor público são um peso muito grande para a iniciativa privada, e que o país tem a estrutura tributária mais onerosa do mundo.
“Esses problemas têm se acumulado ao longo de gerações. Mas Dilma Rousseff tem sido relutante ou incapaz de enfrentá-los, e criou mais problemas interferindo mais que o pragmático Lula. Ela assustou investidores para longe de projetos de infraestrutura e minou a reputação brasileira de retidão macroeconômica ao pressionar o presidente do Banco Central a cortar as taxas de juros”, diz a reportagem.
A “Economist” aponta que Dilma deve concorrer à reeleição no próximo ano, e que ainda tem tempo para iniciar as reformas necessárias.
“O Brasil não está fadado a falhar: se Dilma Rousseff pisar no acelerador ainda há uma chance de que ele decole”.
Em entrevista à Rádio CBN, Michael Reid, editor de seção América da revista britânica, avalia que os protestos pelo país há dois meses mostraram a frustração com os serviços oferecidos pelo governo. Clique aqui para ouvir a entrevista
Críticas a Mantega
Em edições mais recentes, revista britânica vem criticando a condução da economia brasileira e especialmente o desempenho de Guido Mantega à frente do Ministério da Fazenda.
Em edições mais recentes, revista britânica vem criticando a condução da economia brasileira e especialmente o desempenho de Guido Mantega à frente do Ministério da Fazenda.
Em dezembro de 2012, a "Economist" afirmava que Dilma deveria demitir Mantega, pois suas previsões excessivamente otimistas haviam feito os investidores perderem a fé.
Em junho, a revista voltou à carga, em um texto que ironizava o fato de Mantega ter se tornado "indemitível" após a primeira reportagem, e pediu a Dilma que segurasse o ministro "a todo custo".
“Foi amplamente reportado no Brasil que nossa impertinência teve o efeito de tornar o ministro ‘indemitível’. Agora vamos tentar outra coisa. Nós pedimos à presidente que o mantenha a todo custo: ele é um sucesso”, diz o texto publicado na edição com data de 8 de junho da revist
Frankenstein Jr Contra o monstro de massa (Dublado em Português)
Frankenstein Jr Contra o monstro de massa (Dublado em Português)
Cadela cruza cidade do interior de SP com carne na boca para dar a filhotes
Cadela atravessava cidade com carne na boca para dar aos filhotes.
História comoveu moradores de Ariranha, no noroeste de SP.
Marcos LavezoDo G1 Rio Preto e Araçatuba
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Deputado André do Prado será Cidadão Mogiano
Daniel Carvalho
Entrega do título de Cidadão Mogiano a deputado foi aprovada
A Câmara Municipal aprovou durante a sessão de ontem a entrega do título de Cidadão Mogiano ao deputado estadual André do Prado (PR). O projeto, aprovado por unanimidade, foi apresentado pelos vereadores Emerson Rong e Rinaldo Sadao Sakai, ambos do PR.
Prado nasceu em 7 de julho de 1969, em Guararema. Ele se formou no curso de Análise de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Ingressou na política em 1992, convidado pelo amigo Marcio Alvino, atual prefeito de Guararema, para disputar uma vaga à Câmara de Vereadores na cidade vizinha.
Foi eleito vereador por duas legislaturas - 1992/1996 e 1996/2000. O republicano também foi eleito vice-prefeito de Guararema, em 2000. Quatro anos depois conquistou o cargo de prefeito.
Prado assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo em 2011, sendo o único candidato do PR a sair vencedor nas eleições estaduais de 2010. Conquistou 86.346 votos, distribuídos em 386 municípios. Atualmente é o 4º vice-presidente nacional da legenda. (C.L.)
Prado nasceu em 7 de julho de 1969, em Guararema. Ele se formou no curso de Análise de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Ingressou na política em 1992, convidado pelo amigo Marcio Alvino, atual prefeito de Guararema, para disputar uma vaga à Câmara de Vereadores na cidade vizinha.
Foi eleito vereador por duas legislaturas - 1992/1996 e 1996/2000. O republicano também foi eleito vice-prefeito de Guararema, em 2000. Quatro anos depois conquistou o cargo de prefeito.
Prado assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo em 2011, sendo o único candidato do PR a sair vencedor nas eleições estaduais de 2010. Conquistou 86.346 votos, distribuídos em 386 municípios. Atualmente é o 4º vice-presidente nacional da legenda. (C.L.)
Suzano - Tokuzumi pede melhorias no entorno da estação
Secoi Suzano
Tokuzumi e Carminha levaram pedidos ontem à CPTM
Em reunião realizada na manhã de ontem, em São Paulo, o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) solicitou à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) melhorias no entorno da futura estação para evitar danos no trânsito. A entrega das obras do novo local de embarque e desembarque dos passageiros deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.
Acompanhado da secretária de Assuntos Urbanos, Carmem Lúcia Lorente, a Carminha, Tokuzumi disse ao diretor de planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, e ao gerente de projetos civis, Osvaldo Fonte Basso, que o ideal seria que o projeto fosse revisto em alguns trechos das vias do centro de Suzano afetadas.
A meta do prefeito é que a rua Dr. Prudente de Moraes e o trecho final da rua General Francisco Glicério sejam totalmente refeitos, com faixas de rolamento adequadas ao fluxo de veículos, além de calçadas com acessibilidade, ciclovias e possíveis áreas de recuo.
"Essa foi mais uma reunião bastante produtiva. Temos grandes avanços pela frente, principalmente no que se diz à mobilidade urbana, sendo que pretendemos dar uma maior vazão aos veículos que passam pela Prudente de Moraes e também pela avenida Major Pinheiro Fróes", afirmou Tokuzumi. "Faremos outra reunião em breve para que possamos acertar mais questões importantes, como a definição das áreas que irão ocupar o bicicletário e outras benfeitorias que irão complementar a nova estação".
Apesar disso, a Prefeitura de Suzano não informou se a CPTM deverá acatar totalmente os pedidos e fazer a revisão do projeto nem quando essas intervenções poderiam ocorrer.
Ainda na reunião, Tokuzumi mostrou aos diretores da companhia os detalhes do projeto de implantação do passe livre para estudantes, bem como da modernização no transporte municipal. "Vamos providenciar também os trabalhos para que a partir de 2014, com a nova estação em funcionamento, a população tenha condições de fazer a integração dos trens com o transporte municipal e os estudantes possam utilizar todas as benfeitorias que estão previstas no local", comentou Silvestre.
Acompanhado da secretária de Assuntos Urbanos, Carmem Lúcia Lorente, a Carminha, Tokuzumi disse ao diretor de planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, e ao gerente de projetos civis, Osvaldo Fonte Basso, que o ideal seria que o projeto fosse revisto em alguns trechos das vias do centro de Suzano afetadas.
A meta do prefeito é que a rua Dr. Prudente de Moraes e o trecho final da rua General Francisco Glicério sejam totalmente refeitos, com faixas de rolamento adequadas ao fluxo de veículos, além de calçadas com acessibilidade, ciclovias e possíveis áreas de recuo.
"Essa foi mais uma reunião bastante produtiva. Temos grandes avanços pela frente, principalmente no que se diz à mobilidade urbana, sendo que pretendemos dar uma maior vazão aos veículos que passam pela Prudente de Moraes e também pela avenida Major Pinheiro Fróes", afirmou Tokuzumi. "Faremos outra reunião em breve para que possamos acertar mais questões importantes, como a definição das áreas que irão ocupar o bicicletário e outras benfeitorias que irão complementar a nova estação".
Apesar disso, a Prefeitura de Suzano não informou se a CPTM deverá acatar totalmente os pedidos e fazer a revisão do projeto nem quando essas intervenções poderiam ocorrer.
Ainda na reunião, Tokuzumi mostrou aos diretores da companhia os detalhes do projeto de implantação do passe livre para estudantes, bem como da modernização no transporte municipal. "Vamos providenciar também os trabalhos para que a partir de 2014, com a nova estação em funcionamento, a população tenha condições de fazer a integração dos trens com o transporte municipal e os estudantes possam utilizar todas as benfeitorias que estão previstas no local", comentou Silvestre.
Poá - Testinha se apoia em dados da Firjan para ficar no cargo
Dados que apontam Poá com a melhor gestão fiscal do País podem servir de argumento em processo no TSE
Fábio Miranda
De Poá
De Poá
Erick Paiatto
" Acredito que seja difícil o TSE votar pela minha cassação após verem que fui eleito o melhor administrador fiscal por uma entidade tão conceituada como a Firjan"
O administrador sofre um processo de cassação que agora tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O denúncia começou a ser julgada em 2008 e ficou conhecido como o "caso da cor laranja" quando o prefeito foi acusado de pintar os prédios públicos com as cores de campanha na primeira gestão.
O pedetista aponta que o posto de melhor administrador fiscal do Brasil pode servir como defesa no julgamento e, com isso, fazer com que os juízes do TSE votem a favor da permanência de Testinha à frente do Executivo de Poá. "Para falar a verdade, estou preocupado com a cidade, mas acredito que seja difícil o TSE votar pela minha cassação após verem que fui eleito o melhor administrador fiscal por uma entidade tão conceituada como a Firjan", argumentou.
Testinha alega que não causou qualquer prejuízo à cidade e, por isso, confia em um julgamento justo. "Com todos esses dados será que eles irão me cassar? A cidade não teve nenhum prejuízo com as tintas, não prejudiquei o erário do município. A vontade é ficar e continuar melhorando. Nossas contas estão em dia", afirmou.
Refis
É por manter as contas em dia que a cidade não terá, neste ano, o Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O prefeito acredita que esse tipo de iniciativa não traz muitos benefícios a Poá e que acaba, na verdade, premiando o mau pagador.
A ideia, segundo o próprio Testinha, é fazer justamente o contrário: premiar quem paga as contas em dia. "Estamos estudando ainda, como fazer isso, mas será premiado quem paga as contas em dia. Talvez colocaremos em prática ainda neste ano", anunciou.
Embora tenha dito que a premiação possa ocorrer ainda em 2013, a chefe da Dívida Ativa do município, Cláudia de Abreu Mazieiro, informou que há grande probabilidade desse projeto ficar para o ano que vem.
Futuro
Contas sanadas, provável permanência no cargo e primeiro lugar em administração fiscal turbinam a carreira política do pedetista a ponto de alçar voos maiores na carreira política.
Testinha avisou aos jornalistas presentes que aspira novos desafios políticos e não pretende parar agora, mas preferiu a cautela antes de anunciar qualquer nova concorrência a outro cargo público. "O futuro a Deus pertence, não sei o dia de amanhã, mas não vejo porque parar. Nunca pensei em ser vereador, muito menos prefeito e fizemos um trabalho bom e posso dizer que vontade de continuar eu tenho", concluiu o pedetista.
SPMar é notificada para liberação de córrego
Testinha esteve no local e verificou que sob a passagem feita pela empresa sobre o córrego para entrada e saída de caminhões do canteiro central, foram colocadas duas tubulações de pequeno porte que retêm a água.
"Em dias de fortes chuvas, a água ficará retida aqui e retornará rumo à cidade, causando inúmeros problemas, por isso já notificamos a empresa para que coloquem nesta área aduelas de grande porte para que se resolva esse problema de forma preventiva", disse.
De acordo com o pedetista, a prefeitura irá acompanhar de perto o caso para verificar se as modificações solicitadas serão atendidas pela empresa.
De acordo com o pedetista, a prefeitura irá acompanhar de perto o caso para verificar se as modificações solicitadas serão atendidas pela empresa.
"Acredito que tudo se resolverá o mais rápido possível e, assim, evitaremos danos à cidade e aos munícipes.
A administração municipal tem um bom relacionamento com a empresa, portanto não creio que terá problemas sobre isso", concluiu o prefeito, que esteve no local, acompanhado pelas secretárias Gizele Dias (Serviços Urbanos) e Claudete Bezerra Canada (Meio Ambiente).
Itaquaquecetuba - Transporte público de Itaquá ganha 30 ônibus
Coletivos substituirão os mais antigos; frota atual é de 94 veículos nas linhas e dez reservas
Fábio Miranda
Da Redação
Da Redação
Osvaldo Birke/AIPMI
Novos coletivos da CS Brasil são maiores que os atuais e poderão transportar até 82 passageiros cada um
A Prefeitura de Itaquaquecetuba receberá da concessionária CS Brasil, na tarde de hoje, 30 novos ônibus, que começarão a circular em breve em todas as linhas municipais do transporte público. O prefeito Mamoru Nakashima (PTN) é quem oficializará a entrega.
Os coletivos não aumentarão a quantidade da frota atual, calculada em 94 veículos e mais dez de reserva, mas antecipará uma renovação que estava marcada para ocorrer somente no ano que vem.
Para o secretário municipal de Transportes, Dalton Luiz Dename, o objetivo é dar um transporte de qualidade à população, e colocar novos ônibus nas ruas é somente uma parte do processo. "A intenção é fazer com que a concessionária ofereça o melhor serviço possível na cidade, seja com novos ônibus e com atendimento de qualidade aos usuários".
Em agosto, durante uma entrevista concedida ao Dat, o secretário havia comentado sobre os benefícios que os novos coletivos trarão para a cidade. "Substituiremos os ônibus que são chamados de ´micrões´, garantindo espaço 6,7% maior nos novos coletivos", informou na ocasião. De acordo com a prefeitura, os novos modelos terão capacidade para levar até 82 passageiros. Ainda segundo a administração municipal, os coletivos possuem acesso facilitado para pessoas com deficiência e rodarão em todas as 35 linhas de Itaquá.
Em nota, a Julio Simões, empresa que controla a CS Brasil, comentou a entrega dos ônibus e as principais características dos modelos. "Os carros, todos da marca Mercedes-Benz, medem 12,5 metros de comprimento e são maiores do que os antigos, que tinham nove e 11 metros. Com isso, é possível oferecer mais lugares e, por consequência, mais conforto aos usuários".
O comunicado ainda explica que os ônibus têm GPS e são equipados com motores Euro 5, menos poluidores que os coletivos com motorização antiga.
A entrega dos novos modelos à administração municipal está marcada para as 14 horas, no Largo Luiz Gonzaga, conhecido como Largo da Feira, na Vila São Carlos.
Os coletivos não aumentarão a quantidade da frota atual, calculada em 94 veículos e mais dez de reserva, mas antecipará uma renovação que estava marcada para ocorrer somente no ano que vem.
Para o secretário municipal de Transportes, Dalton Luiz Dename, o objetivo é dar um transporte de qualidade à população, e colocar novos ônibus nas ruas é somente uma parte do processo. "A intenção é fazer com que a concessionária ofereça o melhor serviço possível na cidade, seja com novos ônibus e com atendimento de qualidade aos usuários".
Em agosto, durante uma entrevista concedida ao Dat, o secretário havia comentado sobre os benefícios que os novos coletivos trarão para a cidade. "Substituiremos os ônibus que são chamados de ´micrões´, garantindo espaço 6,7% maior nos novos coletivos", informou na ocasião. De acordo com a prefeitura, os novos modelos terão capacidade para levar até 82 passageiros. Ainda segundo a administração municipal, os coletivos possuem acesso facilitado para pessoas com deficiência e rodarão em todas as 35 linhas de Itaquá.
Em nota, a Julio Simões, empresa que controla a CS Brasil, comentou a entrega dos ônibus e as principais características dos modelos. "Os carros, todos da marca Mercedes-Benz, medem 12,5 metros de comprimento e são maiores do que os antigos, que tinham nove e 11 metros. Com isso, é possível oferecer mais lugares e, por consequência, mais conforto aos usuários".
O comunicado ainda explica que os ônibus têm GPS e são equipados com motores Euro 5, menos poluidores que os coletivos com motorização antiga.
A entrega dos novos modelos à administração municipal está marcada para as 14 horas, no Largo Luiz Gonzaga, conhecido como Largo da Feira, na Vila São Carlos.
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Poá é líder no País em gestão fiscal, aponta Índice Firjan
Campeã
Dívidas liquidadas elevaram a arrecadação, afirma Testinha
Daniel Carvalho
´Prefeitura está capacitada para receber recursos´
Para o prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, a quitação de dívidas públicas foi um dos principais motivos que levaram o município a conquistar a primeira colocação no Índice Firjan de Gestão Fiscal. Informado pelo Dat sobre os resultados da pesquisa, o pedetista comemorou a excelente posição e ressaltou os investimentos que vêm sendo feitos na cidade com a boa arrecadação dos recursos públicos.
"O que elevou nossa posição foi a quitação de dívidas públicas, o que tornou a prefeitura mais capacitada para receber os recursos, tanto do governo do Estado, quanto do governo federal. O que proporcionou também a questão de grandes investimentos foram os pregões eletrônicos para aquisição de material escolar, uniformes, medicamentos. Isso fez com que a prefeitura pudesse também utilizar bem os recursos", destacou o pedetista.
INSS
Entre as dívidas citadas pelo prefeito Testinha destaca-se o fim do pagamento dos débitos do governo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que vinha se acumulando de gestões anteriores. Segundo a secretária da Fazenda de Poá, Leondir Casagrande Xidieh, estas dívidas foram quitadas. Isso permitiu que as receitas orçamentárias crescessem ano a ano até 2011, último ano analisado pela Firjan. Se em 2008, a arrecadação poaense foi de R$ 199 milhões, três anos depois saltou para R$ 304 milhões, embora em 2012, houve uma queda de 7% em relação ao ano anterior.
Região
Na região, cinco cidades, além de Poá, conseguiram avançar nos rankings estadual e nacional, sendo que Suzano foi a que mais conquistou posições, quando comparados os anos de 2010 e 2011. No primeiro estudo, a cidade estava na 1961ª posição nacional e na 350ª no ranking do estado. Em 2011, o município passou a ocupar a 1402ª no ranking nacional e a 236ª posição estadual.
Conseguiram avançar também Arujá, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Itaquaquecetuba, sendo que a última elevou posições só no estadual.
Na região, cinco cidades, além de Poá, conseguiram avançar nos rankings estadual e nacional, sendo que Suzano foi a que mais conquistou posições, quando comparados os anos de 2010 e 2011. No primeiro estudo, a cidade estava na 1961ª posição nacional e na 350ª no ranking do estado. Em 2011, o município passou a ocupar a 1402ª no ranking nacional e a 236ª posição estadual.
Conseguiram avançar também Arujá, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Itaquaquecetuba, sendo que a última elevou posições só no estadual.
Mais de 4 mil alunos terão aulas de reforço
Mais de 4 mil alunos terão aulas de reforço
Projeto da Secretaria de Estado da Educação prevê que as atividades suplementares ocorram aos sábados
Lailson Nascimento
Da Redação
Da Redação
Divulgação
Objetivo é ampliar oportunidades de aprendizagem em momentos diferenciados
Pelo menos 4,7 mil estudantes da rede estadual de ensino no Alto Tietê devem participar do projeto "Reforço aos Sábados". Lançado no início do mês, o programa tem o objetivo de recuperar eventuais defasagens de aprendizado e atrair alunos que quiserem reforçar o conteúdo desenvolvido em aulas regulares. Em todo o Estado, 146 mil alunos foram indicados para participar das aulas de reforço, o que permite apontar que 3,21% são da região.
Desde o início do mês, as escolas da rede estadual abrem as portas, aos sábados, para oferecer as aulas de reforço. O programa de revisão pedagógica tem a participação direta dos professores, que são responsáveis por organizar o conteúdo e as classes, de acordo com a demanda e necessidade dos alunos. Todas as disciplinas são oferecidas. Docentes que participarem vão receber adicional pelas horas trabalhadas. O modelo de reforço será oferecido até o fim do semestre letivo.
Os horários das turmas são definidos pelas unidades escolares participantes, e as aulas podem ocorrer em um ou mais sábados por mês. Do total de alunos indicados para participar do projeto, cerca de 4,7 mil estudantes da região aderiram ao reforço, segundo informações da assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação.
"O objetivo do ´Reforço aos Sábados´ é ampliar ainda mais as oportunidades de aprendizagem e aproveitar um momento diferenciado, fora da rotina escolar. Esta iniciativa está alinhada aos outros programas de reforço e recuperação contínuos da secretaria, que respeita os ritmos dos alunos e as características de cada comunidade escolar", afirma o secretário da Educação Herman Voorwald.
A indicação levou em conta a "Avaliação da Aprendizagem em Processo" e outros mecanismos pedagógicos, como o conselho de classe. Até o fim de 2013, todas as escolas deverão, a fazer a indicação dos alunos que precisam participar. Entretanto, o programa é aberto a todos os estudantes, matriculados entre o 5º ano do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio, que quiserem participar. Em ambos os casos, é necessário apresentar autorização dos pais.
Desde o início do mês, as escolas da rede estadual abrem as portas, aos sábados, para oferecer as aulas de reforço. O programa de revisão pedagógica tem a participação direta dos professores, que são responsáveis por organizar o conteúdo e as classes, de acordo com a demanda e necessidade dos alunos. Todas as disciplinas são oferecidas. Docentes que participarem vão receber adicional pelas horas trabalhadas. O modelo de reforço será oferecido até o fim do semestre letivo.
Os horários das turmas são definidos pelas unidades escolares participantes, e as aulas podem ocorrer em um ou mais sábados por mês. Do total de alunos indicados para participar do projeto, cerca de 4,7 mil estudantes da região aderiram ao reforço, segundo informações da assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação.
"O objetivo do ´Reforço aos Sábados´ é ampliar ainda mais as oportunidades de aprendizagem e aproveitar um momento diferenciado, fora da rotina escolar. Esta iniciativa está alinhada aos outros programas de reforço e recuperação contínuos da secretaria, que respeita os ritmos dos alunos e as características de cada comunidade escolar", afirma o secretário da Educação Herman Voorwald.
A indicação levou em conta a "Avaliação da Aprendizagem em Processo" e outros mecanismos pedagógicos, como o conselho de classe. Até o fim de 2013, todas as escolas deverão, a fazer a indicação dos alunos que precisam participar. Entretanto, o programa é aberto a todos os estudantes, matriculados entre o 5º ano do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio, que quiserem participar. Em ambos os casos, é necessário apresentar autorização dos pais.
domingo, 22 de setembro de 2013
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