Com base em pedidos, EMTU vai executar melhorias no transporte


Prefeituras da região têm até o dia 18 de novembro para apresentar suas reivindicações sobre o serviço prestado
Lailson Nascimento
De Suzano
Erick Paiatto
Reunião entre secretários e membros da EMTU aconteceu na sede do Condemat
Dat
Os secretários de Transporte e Mobilidade Urbana das prefeituras da região têm até o dia 18 de novembro para apresentar propostas de melhorias na área de transporte coletivo à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Com base nestes pedidos, a estatal pretende formular um cronograma de melhorias para a região. O prazo foi definido ontem, durante reunião entre técnicos da estatal e membros do Grupo de Trabalho (GT) de Mobilidade Urbana do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em Suzano.

Conforme o Dat apurou, a EMTU estipulou prazo de 54 dias para que os municípios do Alto Tietê produzam um estudo contendo as necessidades do transporte coletivo intermunicipal. As cidades que já tiverem as reivindicações poderão enviar as propostas antes do prazo estipulado.
Para o coordenador do GT, Nobuo Aoki Xiol, que também é secretário de Transportes de Mogi das Cruzes, a intenção da EMTU representa um avanço para o Alto Tietê. "Fomos surpreendidos com essa notícia. A possibilidade de interferência da estatal, de acordo com as necessidades de cada município, representa um avanço, porque a voz da região passa a ser ouvida em relação à questão operacional", destacou o chefe da pasta.

Reunião
Conforme o Dat havia divulgado na edição de ontem, técnicos da EMTU entregaram a Pesquisa de Origem e Destino (P/D) realizada em 2007 em toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e não os dados de 2012, como era esperado pelos membros do grupo de trabalho, que aguardavam ainda um estudo exclusivo do Alto Tietê.

Apesar do "desencontro de informações", Xiol acredita que a pesquisa irá ajudar a quem ainda não deu início ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana. "Nós tínhamos a informação de que o estudo seria entregue hoje. Apesar de isso não ter ocorrido, a pesquisa de 2007 dá algum norteamento, principalmente para quem ainda não deu início aos trabalhos". Segundo a EMTU, os resultados da P/D de 2012 serão divulgados até o fim deste ano.


Tarifa
Outro assunto abordado no encontro foi a intenção de unificar a metodologia utilizada para cálculo de tarifa na região. "Recebemos a proposta de uniformizar essas discussões. Cada município tem as suas particularidades, mas alguns custos, como valor de veículo e de combustível poderão obedecer a uma mesma tabela, já que estamos na mesma região. Com isso, criaremos uma rede de transporte que irá atender a todos e será mais transparente", finalizou Xiol.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog