Poá é líder no País em gestão fiscal, aponta Índice Firjan

Campeã
Dívidas liquidadas elevaram a arrecadação, afirma Testinha
Daniel Carvalho

´Prefeitura está capacitada para receber recursos´

Dat
Para o prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, a quitação de dívidas públicas foi um dos principais motivos que levaram o município a conquistar a primeira colocação no Índice Firjan de Gestão Fiscal. Informado pelo Dat sobre os resultados da pesquisa, o pedetista comemorou a excelente posição e ressaltou os investimentos que vêm sendo feitos na cidade com a boa arrecadação dos recursos públicos.

"O que elevou nossa posição foi a quitação de dívidas públicas, o que tornou a prefeitura mais capacitada para receber os recursos, tanto do governo do Estado, quanto do governo federal. O que proporcionou também a questão de grandes investimentos foram os pregões eletrônicos para aquisição de material escolar, uniformes, medicamentos. Isso fez com que a prefeitura pudesse também utilizar bem os recursos", destacou o pedetista.


INSS
Entre as dívidas citadas pelo prefeito Testinha destaca-se o fim do pagamento dos débitos do governo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que vinha se acumulando de gestões anteriores. Segundo a secretária da Fazenda de Poá, Leondir Casagrande Xidieh, estas dívidas foram quitadas. Isso permitiu que as receitas orçamentárias crescessem ano a ano até 2011, último ano analisado pela Firjan. Se em 2008, a arrecadação poaense foi de R$ 199 milhões, três anos depois saltou para R$ 304 milhões, embora em 2012, houve uma queda de 7% em relação ao ano anterior.

Região
Na região, cinco cidades, além de Poá, conseguiram avançar nos rankings estadual e nacional, sendo que Suzano foi a que mais conquistou posições, quando comparados os anos de 2010 e 2011. No primeiro estudo, a cidade estava na 1961ª posição nacional e na 350ª no ranking do estado. Em 2011, o município passou a ocupar a 1402ª no ranking nacional e a 236ª posição estadual.
Conseguiram avançar também Arujá, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Itaquaquecetuba, sendo que a última elevou posições só no estadual.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog