Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

João Doria - Anunciamos hoje a ampliação do programa “Mulheres de Peito”. Vamos dobrar o número de carretas itinerantes no Estado, passando de quatro para oito. Investimento na prevenção do câncer de mama e nos cuidados com a saúde da mulher

Com taxa Selic a 5% ao ano, está na hora de rever estratégias - Poupança, Tesouro Selic, CDBs e fundos DI perdem. Ativos reais como fundos imobiliários, ações e imóveis ganham com a queda dos juros no país.



Redução da taxa básica de juros 'serve como estímulo ao consumo e investimento' - Carlos Alberto Sardenberg explica que, com a Selic em queda, a tendência é de diminuição dos juros do crédito imobiliário, por exemplo. Além disso, segundo ele, as pessoas vão começar a gastar mais em vez de deixar o dinheiro parado e perdendo valor, já que, aplicando na renda fixa, a tendência é de prejuízo, se o cenário de inflação com juros baixos for mantido.

O coordenador do Grupo Etapa, João Pitoscio Filho, fala sobre a reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio.

A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: ENTENDA!







Fatecs terão três novos cursos superiores de tecnologia em 2020 - Unidades de Ourinhos, Lins e Tatuapé vão oferecer vagas em Ciência de Dados, Gestão da Qualidade e Design de Produto, respectivamente

O Vestibular 2020 das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) terá vagas para três novos cursos: Ciência de Dados, Gestão da Qualidade e Design de Produto com ênfase em Processos de Produção e Industrialização. 

A partir de 2020, portanto, serão 80 cursos superiores de tecnologia oferecidos pelo Centro Paula Souza, responsável pela administração das Fatecs e Etecs no Estado de São Paulo.

O Vestibular para o primeiro semestre de 2020 tem ao todo 15.565 vagas, distribuídas entre as 73 Fatecs, localizadas em todas as regiões do Estado. As inscrições podem ser feitas até 11 de novembro, às 15 horas, pelo site www.vestibularfatec.com.br.
Ciência de Dados
Fatec Ourinhos (40 vagas)

Nove em cada dez rankings de carreira apontam a profissão de cientista de dados como uma das mais promissoras no mundo. A explicação para esse interesse está no fato de a tecnologia gerar um volume de informações muito grande nas organizações que, se for tratado de forma inteligente, gera valor e oportunidades de negócios.
Para o coordenador do novo curso da Fatec Ourinhos, Sidney Ferrari, o momento é favorável porque os primeiros cursos de formação superior ainda estão surgindo e, além da falta de gente especializada, o volume de dados cresce de forma exponencial. “Nosso curso vai proporcionar conhecimentos e habilidades exigidos pela Indústria 4.0”, afirma. “A ideia é atender candidatos de São Paulo e até de outros Estados”, complementa o professor.
No processo seletivo são oferecidas 40 vagas para o período noturno. O curso reúne conhecimento integrado e multidisciplinar das áreas de computação, estatística, marketing e psicologia. Empresas como IBM e Microsoft são parceiras da unidade e estão apoiando a implantação do novo curso.
A partir do segundo semestre, os alunos terão acesso a laboratórios específicos para práticas de Inteligência Artificial e Machine Learning. No sexto semestre, estão previstos workshops para estudo de casos reais de empresas que serão parceiras nessas atividades.
Gestão da Qualidade
Fatec Lins (40 vagas)

Além dos cursos superiores de Logística e Gestão da Produção Industrial, a Fatec Lins vai disponibilizar aos candidatos a graduação tecnológica de Gestão da Qualidade a partir do próximo semestre. O Vestibular oferece 40 vagas para o período noturno.
“O novo curso atende à demanda da região, um polo de produção de tecido e plástico biodegradável”, afirma a coordenadora de projetos da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS, Marinês Perez. A formação tecnológica na área de qualidade capacita profissionais para monitorarem o processo de produção, identificando falhas e necessidade de adequação às normas técnicas dos órgãos certificadores.
Para viabilizar as atividades práticas, a Fatec de Lins montou dois laboratórios de metrologia equipados com balança digital, paquímetro digital para medição de chapas de aço, calibrador para conferência de embalagem tridimensional, traçador de altura para medição de equipamento vertical, entre outros instrumentos para medição e calibração que conferem o cumprimento de normas técnicas.
Design de Produto com ênfase em Processos de Produção e Industrialização
Fatec Tatuapé (40 vagas)

A partir de 2020, a Fatec Tatuapé, localizada na zona leste da capital, vai oferecer o curso de Design de Produto com ênfase em Processos de Produção e Industrialização, no período da manhã, com 40 vagas. Para o coordenador de projetos do eixo tecnológico de Produção Cultural e Design, André Guilles, o mercado é carente desses profissionais porque existem apenas cursos de bacharelado que oferecem uma formação mais conceitual e menos prática.
“O curso visa oferecer ao tecnólogo uma capacidade de execução bem consolidada para que possa sair com domínio de diversas técnicas e softwares de impressão em 3D para desenvolver projetos, protótipos, modelagens e croquis”, explica Guilles.
Segundo o coordenador, o design é uma atividade imprescindível para as marcas que querem disputar o mercado internacional. “Sem investimento em design não é possível ser competitivo no exterior. O Brasil tem uma tradição forte na área, somos referência”, diz.

Entidades, parlamentares e até aliados repudiam fala de Eduardo sobre ‘novo AI-5’

Parlamentares de oposição vão pedir a cassação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) pelas declarações proferidas nesta quinta-feira (31), sobre a possibilidade de se editar um novo AI-5 no país. 
  • Por Jovem Pan
Em entrevista à jornalista Leda Nagle, ele afirmou que, “se a esquerda radicalizar”, “um novo AI-5” poderia ser decretado para contê-la.
De acordo com o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ), houve quebra de decoro parlamentar por parte do filho do presidente da República. “Ele abusa das prerrogativas que tem, usa a imunidade que tem para ameaçar a democracia e invocar atos autoritários dos quais o Brasil não quer se quer se recordar mais. Um passado do qual nós não sentimos saudades”, garantiu.
Já o líder do PSOL, Ivan Valente (SP), afirmou que vai apresentar uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) por apologia à ditadura militar e incitação ao crime.
Em entrevista à Jovem Pan, o líder da oposição do Senado Federal, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), criticou a família do presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Eu advirto aqueles que assim pensarem e aqueles que assim ameaçarem. Eles não pensem que aqui é uma Venezuela ou é uma ditadura de direita. Não pensem, o senhor Jair Bolsonaro e seus filhos, que podem fazer o que querem aqui.”
Em nota, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também condenou a declaração. Para ele, “é lamentável que um agente político, eleito com o voto popular, instrumento fundamental do Estado Democrático de Direito, possa insinuar contra a ferramenta que lhe outorgou o próprio mandato”. Ainda segundo ele, é um “absurdo ver um agente político, fruto do sistema democrático, fazer qualquer tipo de incitação antidemocrática”.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reforçou a ideia de uma possível punição à Eduardo. Ele classificou as declarações como “repugnantes”, do ponto de vista democrático, e que tem que ser “repelidas com toda a indignação possível” pelas instituições. O deputado concluiu que a “apologia reiterada à instrumentos da ditadura é passível de punição pelas ferramentas que detém as instituições democráticas brasileiras. Ninguém está impune a isso. O Brasil jamais voltará aos anos de chumbo”.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, também repudiou a posição do deputado. “Um ataque à Constituição, ao Estado Democrático de Direito, uma afronta às liberdades, como a liberdade de imprensa, e o culto ao autoritarismo e a um passado que não pode regressar jamais”, disse.
O coro foi engrossado até por alguns parlamentares do próprio PSL, partido de Eduardo. Para o líder da legenda no Senado, Major Olímpio (SP), é “impensável defender atos como o fechamento do Congresso Nacional e cassação de juízes”. O deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) disse que algo como o AI-5 não cabe nos dias de hoje.”Se houver radicalização, se houver pertubação da ordem pública, é preciso combater com energia. O AI-5 não cabe mais nos tempos atuais. É preciso buscar o entendimento, a convergência de ideias. A democracia está ai para isso”, afirmou
Outro lado
Por outro lado, a deputada Alê Silva, também do PSL, disse, nas redes sociais, que se “o Brasil voltasse a um estado de guerra”,  talvez “não haveria outra possibilidade se não um AI-5”. Para o deputado Bibo Nunes (PSL-RS), a fala de Eduardo se deu na “condicional”, sem afirmar que apoia, necessariamente, uma medida como essa.
“Não foi taxativo, ele não afirmou, não chamou de volta o AI-5. Quem está chamado e praticando, praticamente igual aos termos do AI-5, é a oposição, que pediram a cassação de Eduardo Bolsonaro. Isso sim é chamar o AI-5. É acabar com a liberdade de expressão”, disse.
*Com informações do repórter Levy Guimarães –

O porteiro e o AI-5 exumados. Por que não descansam em paz? - Návio da Libéria pode ter causado vazamento de óleo no Nordeste, efeito AI-5 e mais!

João Doria - Inauguramos a nova sede da FATEC de Santana de Parnaíba, que contou com investimentos da Prefeitura e do Governo do Estado. Investimento para qualificar e preparar nossos jovens para o mercado de trabalho. Os depoimentos deste vídeo são a prova de que estamos no caminho certo e nos motivam a trabalhar ainda mais.

João Doria - Vim pessoalmente conferir a 28ª Operação Rodovia Mais Segura. Quase 20 mil policiais militares estão em 1.857 pontos estratégicos do Estado desde a meia noite para ações de fiscalização e combate ao crime. Desde janeiro, essas megaoperações nas rodovias já apreenderam quase 4 toneladas de drogas e mais de 1.650 veículos roubados foram recuperados.


João Doria - Entregamos hoje 40 novos ônibus para a Região Metropolitana de Campinas. Os veículos são modernos e contam com itens de conforto e acessibilidade, como ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB. Transporte público de qualidade no padrão que a população merece.



João Doria - No Governo de São Paulo, segurança pública é prioridade absoluta. Integração das polícias, planejamento e coragem para fazer o que precisa ser feito no combate ao crime e proteção do cidadão de bem.


João Doria -

Jair Messias Bolsonaro - ‪- O Ministério da Infraestrutura , junto com o DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e o Exército Brasileiro,está semana, seguem as obras de reparos e pavimentação de asfalto em todo país, com velocidade acelerada. Como por exemplo, nas BR101/RJ, BR116/RS, BR304/RN, BR153/TO, BRs273 e 158/PR, BR316/PE e BR419/MS.‬

Jair Messias Bolsonaro - Resumo de Viagem - De volta ao Brasil, após viagem de negócios pela Ásia e Oriente Médio, segue a live de quinta-feira sobre assuntos da semana. - Bolsonaro esculacha com Rede Globo


quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Jornalista Marilei Schiavi - Entrevista ao Vivo ao Diário de Suzano


Delegado Boigues diz que ‘chupins’ não terão vez na prefeitura de Itaquá

O delegado de polícia e pré-candidato ao cargo de prefeito em Itaquá pelo PP, Eduardo Boigues, afirmou em sua participação no “Café na Redação” (na terça-feira, 29 ) que no caso de ele ser eleito para comandar a prefeitura (a partir de janeiro de 2021 ) os empresários e/ou políticos oportunistas que investem em campanhas eleitorais para obter vantagens financeiras durante todo o mandato não terão vez.
Boigues foi questionado a esse respeito em razão de avaliações que correm nos bastidores da política em Itaquá e região sobre como será ou seria a relação de ‘delegado prefeito’ com lideranças políticas e empresariais que investem nas campanhas para depois cobrar a fatura.
Avalia-se que Boigues perderá apoio financeiro na campanha de 2020 em razão do temor que os ‘investidores’ já estariam revelando de não poder recuperar (com lucros) os investimentos de campanha. Boigues garantiu que a sua tolerância será zero.
“Estou elaborando um programa de governo focado em tornar a gestão eficiente e atender as necessidades da população que está abandonada em Itaquá. As pessoas querem projetos sérios, querem transparência e comprometimento”.
“Vou falar com as pessoas olhando nos olhos sobre como vamos fazer a vida delas melhorar por meio da prestação de bons serviços públicos e logo no início (da campanha) deixarei bem claro que em nosso time não haverá espaço para aqueles que querem se servir do governo. As coisas vão mudar em Itaquá. No caso de o povo nos dar a oportunidade de assumir a prefeitura, será o governo quem servirá as pessoas e a cidade”, destacou o delegado.

Mais de 34 mil alunos do Alto Tietê vão realizar o Enem 2019 - Provas serão aplicadas nos dois primeiros domingos de novembro em todo o País

O Alto Tietê terá 34.215 pessoas realizando o Exame Nacional do Ensino Médio de 2019, o Enem, que ocorre nos dois primeiros domingos de novembro - dias 3 e 10. As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um braço do Ministério da Educação (Mec).
Por Fernando Barreto - da Região
 
De acordo com os dados analisados pelo DS, Mogi das Cruzes é a cidade com mais candidatos cadastrados para o exame. Serão 10.648 pessoas de Mogi fazendo o Enem. 

Apesar do elevado número, os dados de Salesópolis, Biritiba- Mirim e Guararema estão somados aos de Mogi.
 
Em seguida aparece Suzano, com 6.658 pessoas cadastradas no Enem 2019 e que vão realizar a prova nos respectivos dias. 

Itaquaquecetuba vem em seguida, com 5.528 pessoas cadastradas.

Ferraz de Vasconcelos e Poá fecham o quadro das principais cidades da região. 

Serão 4.291 e 3.044 alunos, respectivamente, realizando o exame.
 
Arujá e Santa Isabel fecham a região, com 2.724 e 1.322 alunos cadastrados para fazer o Enem nos dias 3 e 10 de novembro.
 
Exame
 
No dia 3 de novembro, primeiro domingo do mês, os candidatos vão realizar uma prova de "Linguagens, códigos e suas tecnologias", uma redação e a prova de "Ciências humanas e suas tecnologias".
 
Nesse dia a duração da prova será de 5h30, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. O término do exame será às 19h. A orientação do Inep é de que os alunos conheçam o caminho e o local do exame antes do dia da prova, para evitar atrasos. O horário a ser seguido é o de Brasília.
 
No segundo dia de prova, realizado no dia 10 de novembro, os candidatos vão realizar uma prova de "Matemática e suas tecnologias" e uma de "Ciências da Natureza e suas tecnologias". A duração do exame nesse dia é menor, sendo de 5 horas.
 
A abertura dos portões também será às 12h, com fechamento às 13h. O término do exame está marcado para às 18h30.
 
O Inep exige, há pelo menos três anos, o uso de apenas caneta esferográfica preta e com material transparente. Além de apresentar um documento original com foto.
 
Acesso
 
A prova do Enem é uma porta de entrada para alunos ingressarem em universidades públicas e particulares. Para que o candidato entre em uma universidade federal ou estadual, ele precisa se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.
 
Para as universidades particulares os candidatos têm duas opções de programas, o ProUni e o Fies.
O ProUni, ou Programa Universidade para Todos, permite que os candidatos ganhem bolsas de 100% ou 50% em faculdades particulares. O Fies, ou Financiamento Estudantil, dá bolsas para alunos, e ao concluir a graduação a pessoa devolve o valor ao governo federal.
Libras
 
O Inep promove desde 2017 um exame direcionado aos candidatos portadores de deficiência auditiva. Segundo informações passadas pelo instituto, "o Enem em Libras marca um esforço do instituto para garantir que seus editais, provas, cartilhas, campanhas e demais materiais de seus exames e avaliações sejam acessíveis".

Jair Messias Bolsonaro - fez uma transmissão ao vivo.

Jair Messias Bolsonaro - - Bahia: concessão da Ferrovia Oeste-Leste, trecho Caetité-Ilhéus. Segundo leilão de ferrovia de nosso Governo previsto para primeiro semestre de 2020. Variação dos transportes modais favorece à toda sociedade, desde barateamento dos produtos a consumidores e produtores. . Ministério da Infraestrutura ( Capitão Tarcísio Gomes de Freitas)

Jair Messias Bolsonaro -- A Baia de Angra dos Reis pode ser a nossa "Cancún". - O prazer de servir à Pátria juntamente com os demais Poderes não tem preço. - A lado do povo faremos do Brasil uma grande Nação.

Prefeitura de SP regulamenta uso e credenciamento de patinetes

Diário Oficial da Prefeitura de São Paulo publicou hoje (31), a Resolução n° 22, do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) com a regulamentação do credenciamento das Operadoras de Tecnologia de Micromobilidade (OTM), para a exploração do serviço de compartilhamento de patinetes elétricas acionadas por meio de plataformas digitais.
A resolução traz as premissas da política que a prefeitura decidiu adotar para atender as características do modal patinetes elétricas – velocidade máxima de 20km/h em ciclovias e ciclofaixas, uso de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral, incorporados ao equipamento. E, também, define que tais equipamentos são destinados somente para o uso individual, sendo vedada a condução de passageiros e animais, bem como cargas acima de 5kg.
As prestadoras do serviço de compartilhamento de patinetes elétricas terão prazo de 60 dias, contados a partir de 1º de novembro de 2019, para se adequarem à nova regulamentação. O serviço de compartilhamento por plataforma digital de patinetes elétricas será prestado apenas por empresa previamente credenciada pela Prefeitura como OTM.
Entre as condições de credenciamento, a Resolução estabeleceu que é necessário apresentar apólice do seguro de responsabilidade civil contratado para cobrir eventuais danos aos usuários e causados a terceiros, inclusive ao patrimônio público, decorrentes do uso das patinetes. O credenciamento terá validade de um ano (12 meses).
A disponibilização das patinetes vai variar, segundo grupos previamente estabelecidos pela prefeitura, porque a Administração decidiu que adotaria uma política favorável à democratização da disponibilização dos serviços de aluguel de patinetes em todas as regiões da cidade.

Democratização das patinetes

Por exemplo, a quantidade de patinetes estabelecidas para o Grupo 2 não poderá ser inferior a 20% da quantidade de patinetes a serem disponibilizadas para o Grupo 1. Já a quantidade de patinetes do Grupo 3 não poderá ser inferior a 10% da quantidade de patinetes a serem disponibilizadas para o Grupo 1. E, no Grupo 4 não poderá ser inferior a 5%.
De acordo com a Resolução, o CMUV poderá limitar a quantidade máxima de patinetes por operadora por distrito da cidade. A análise dos impactos da operação na segurança do viário, a capacidade das vias e logradouros públicos e a compatibilidade com outros modais de transporte existentes definirão o limite.
A circulação das patinetes somente será permitida nas: ciclovias e ciclofaixas, vias com velocidade máxima permitida de até 40 km/h, ruas destinadas para lazer previstas no Programa Ruas Abertas. A velocidade máxima permitida da patinete é 20 km/h, sendo que nas primeiras 10 corridas de cada usuário, a velocidade máxima deverá ser reduzida para 15 km/h. Fica vedada a circulação e utilização das patinetes para menores de 18 anos. Também não será permitido aos usuários a livre devolução das patinetes elétricas fora das estações ou fora dos pontos permitidos para estacionamento.

Estacionamento de patinetes

De acordo com a Resolução, as estações só podem ser implantadas em áreas aprovadas pela Secretaria de Subprefeituras (SMSUB), em vias providas de ciclovias ou ciclofaixa (independentemente da velocidade regulamentada) e sem ciclovia ou ciclofaixa (com velocidade menor ou igual a 40 km/h). Somente será autorizada estação da OTM em locais devidamente demarcados. Também é vedado possuir dois módulos na mesma estação.
Os estacionamentos, de utilização comum, onde o usuário poderá deixar patinetes após usá-la, serão permitidos em vias com ciclovias ou ciclofaixa, independente da velocidade regulamentada. Ou em vias sem ciclovia ou ciclofaixa, com velocidade menor ou igual a 40km/h,  nas seguintes condições: sobre calçadas com largura superior a 2,5m, na faixa de serviço; em praças, ilhas e canteiros centrais, não devendo interferir na circulação de pedestres, resguardada uma área com largura mínima de 1,50m, para o deslocamento livre de pedestres; e, na pista, observados os locais devidamente sinalizados para este fim. Dependendo do grupo, o prazo é 3 horas ou 6 horas para retirar e levar a patinete para a estação.
A Resolução diz que é expressamente vedado o estacionamento de patinetes elétricas: sobre ciclovias e ciclofaixas, em gramado e jardim públicos, defronte à faixa de travessia de pedestres ou guia rebaixada de entrada e saída de veículos e ainda de pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade. Ao todo são 10 pontos onde será proibido estacionar patinetes.
Ficou definido, ainda, que o credenciamento não gera direito a estacionamento ou à instalação de estações na cidade. Será necessário que a empresa peça autorização específica por meio do pagamento do Termo de Permissão de Uso (TUP) para a Secretaria de Subprefeituras para colocação das estações em espaço público.
Haverá ainda a cobrança de preço público pelos serviços de aluguel de patinetes. Nos primeiros 90 dias, enquanto prepara e entrega toda documentação no CMUV, cada OTM pagará R$ 30,00 por patinete. Uma vez concluída a etapa do credenciamento o preço público cobrado será de R$ 0,20 por viagem realizada. A tabela da regressividade da Resolução estabelece que: o Grupo 1 não tem; no Grupo 2 a regressividade é 30%; no grupo 3 será de 40% e, por fim, no Grupo 4 de 50%.
A verificação dos serviços e do cumprimento dos deveres das empresas credenciadas na prestação de serviços de compartilhamento de patinetes elétricas será realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego e pela Secretaria de Subprefeituras. Os órgãos vão notificar ao CMUV e, em caso de confirmação de descumprimento contratual, após a defesa da OTM, o secretário Executivo do comitê penalizará contratualmente a empresa, conforme estabelecido no Anexo V da Resolução do CMUV.

Uso de capacete

A publicação da Resolução n° 22 do CMUV torna sem efeito a Regulamentação Provisória à respeito de patinetes elétricas (Decreto n° 58.750, de 13 de maio de 2019) e a ação judicial que proíbe a prefeitura de exigir o uso de capacete para os usuários de patinetes. Diante dos novos fatos, o prefeito Bruno Covas determinou que a Procuradoria Geral do Município protocole uma Ação Declaratória solicitando à Justiça que conceda à Administração da cidade a possibilidade de regulamentar o uso de capacete para os condutores de patinetes. O pedido da prefeitura está baseado nos casos, reais, de morte e graves acidentes ocorridos em São Paulo, no Brasil e no exterior.
Edição: Valéria Aguiar - Por Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil  São Paulo

Operação Papiro investiga empresas por fraude em comércio de papel em SP - A operação busca alvos em cinco cidades: São Paulo, Santa Branca, Arujá, Santa Isabel e Santo André. A arquitetura da fraude contempla dois grupos de empresas com finalidades diferentes.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento e a Polícia Civil deflagraram nesta quarta-feira (30) a Operação Papiro. 
O objetivo é desmantelar fraude fiscal estruturada envolvendo empresas que comercializam papel utilizando-se de forma irregular da imunidade tributária prevista na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional (CTN). 
A estimativa é que 16 empresas tenham simulado operações com papel como se fossem utilizá-lo na impressão de livros, jornais e periódicos, porém, deram destinação diversa a esse papel, deixando assim de recolher R$ 20 milhões aos cofres paulistas, no período de 2015 a 2019.
O papel destinado à impressão de livros, jornais e periódicos possui imunidade prevista na Constituição Federal (artigo 150) e no CTN (artigo 9º). Dessa forma, quando utilizado com essa finalidade, não há incidência de impostos, inclusive do ICMS, na comercialização desse papel.
Participam da ação 53 agentes fiscais de renda e 12 policiais civis da Divisão de Crimes Contra a Fazenda do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania da Polícia Civil (DPPC) para executarem trabalhos em 18 alvos, além de promotores do Grupo de Atuação Especial contra a Sonegação Fiscal do Ministério Público do Estado (GAESF), no cumprimento de dois Mandados de Busca e Apreensão nos municípios de Arujá e São Paulo.
Como é o esquema
A operação busca alvos em cinco cidades: São Paulo, Santa Branca, Arujá, Santa Isabel e Santo André. A arquitetura da fraude contempla dois grupos de empresas com finalidades diferentes.
O primeiro grupo realiza compra de papel com imunidade tributária simulando aplicação na produção de livros, jornais e/ou periódicos. Posteriormente, estas empresas simulam vendas do papel com o destaque dos tributos para o segundo grupo de empresas. Nessas supostas operações, apesar de destacado, o imposto não é recolhido, visto que essas empresas utilizam-se de créditos frios ou simplesmente declaram e não pagam o imposto.
Por fim, as empresas desse segundo grupo realizam a venda do papel com destaque dos tributos para clientes finais, sem que o imposto tenha sido efetivamente recolhido em nenhuma etapa, ganhando assim vantagem competitiva.
Os desvios do produto não tributado para outras finalidades constituem ato ilegal e prática de concorrência desleal. A operação objetiva apreender livros, documentos fiscais, controles paralelos e realizar cópia e autenticação de arquivos digitais, de forma a ampliar o conjunto probatório a ser utilizado nas esferas fiscal e penal, no sentido de desarticular a fraude, desqualificar as empresas simuladas e as pessoas interpostas e responsabilizar os articuladores e beneficiários do esquema.

Taxa de desemprego no Brasil cai para 11,8%, revela IBGE - O contingente de desocupados soma 12,5 milhões de pessoas, uma diminuição de 251 mil pessoas. Já a população ocupada atingiu 93,8 milhões, um aumento de 459 mil pessoas.

A taxa de desocupação no Brasil fechou o trimestre móvel encerrado em setembro em 11,8%, uma leve queda em relação tanto ao trimestre anterior, finalizado em junho, quando 12% da população estavam sem trabalho, quanto ao trimestre que acabou em setembro do ano passado (11,9%).
Os dados foram apresentados hoje (31), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
O contingente de desocupados soma 12,5 milhões de pessoas, uma diminuição de 251 mil pessoas. Já a população ocupada atingiu 93,8 milhões, um aumento de 459 mil pessoas.
A população fora da força de trabalho permaneceu estável, com 64,8 milhões de pessoas. 
Já a taxa de subutilização ficou em 24%, uma redução de 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, somando 27,5 milhões de pessoas que gostariam de trabalhar mais horas do que atualmente.
A população desalentada, que são pessoas que desistiram de procurar trabalho, soma 4,7 milhões de pessoas, um recuo de 3,6%.
Edição: Kleber Sampaio - Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro

Loterias da Caixa poderão ter preços reajustados a partir de janeiro - A Mega-Sena, cuja a aposta simples, com seis dezenas marcadas, o apostador paga atualmente R$ 3,50, passará para R$ 4,50.

O Ministério da Economia autorizou a Caixa Econômica Federal a reajustar, a partir de 1º de Janeiro de 2020, os preços de suas loterias, conforme portaria nº 8.061 da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria, da Secretaria Especial de Fazenda, do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31). 
O reajuste das loterias da Caixa poderá ser feito a partir de 1º de janeiro de 2020 - Wilson Dias/Agência Brasil

Novos preços

Mega-Sena, cuja a aposta simples, com seis dezenas marcadas, o apostador paga atualmente R$ 3,50, passará para R$ 4,50.

Dupla-sena: a aposta simples, ou mínima, passa a custar R$ 2,50
Lotofácil: a aposta simples, ou mínima, passa a custar R$ 2,50
Lotomania: a aposta única passa a custar R$ 2,50
Quina: a aposta simples, ou mínima, passa a custar R$ 2
Os jogos de prognósticos esportivos serão também majorados:
Loteca: a aposta simples, ou mínima, passa a custar R$ 1,50, passando, em consequência, a aposta múltipla mínima obrigatória, que compreende um prognóstico duplo, a custar R$ 3.
Lotogol: a aposta simples, ou mínima, passa a custar R$ 1,50.
Timemania: a aposta única passa a custar R$ 3.
De acordo com a portaria, a cobrança de novo preço somente poderá a ser feita após divulgação ostensiva nos veículos de comunicação do país e também pela internet, com antecedência mínima de três dias úteis da data de início da cobrança.
Edição: Aécio Amado - Por Agência Brasil  Brasília

Caixa lança aplicativo financeiro para clientes de baixa renda

A Caixa lançou um aplicativo financeiro chamado “CAIXA Tem”, no qual clientes de baixa renda e beneficiários de programas sociais vão poder fazer pagamentos de contas, transferências e consultas sociais relacionadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e ao Bolsa Família.
Segundo o banco, a plataforma é mais simples que similares e tem baixo consumo do pacote de dados. “O app foi desenvolvido para possibilitar a inclusão financeira e ampliar o acesso aos serviços da Caixa por pessoas que têm celulares mais simples”, diz a Caixa em nota.
Para utilizar o aplicativo, o usuário insere o CPF e a mesma senha que utiliza para realizar transações. 

O produto é visualmente parecido com o WhatsApp e permite a transferência de recursos com a leitura de QR Code, navegação por comando de voz e leitura das conversas em voz alta. 

O app estará disponível na versão Beta, inicialmente para 10 mil clientes, no sistema Android.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que o novo aplicativo considera o perfil do público. 

“Boa parte desses clientes utiliza serviços específicos da Caixa, como os de consulta e pagamento de benefícios sociais. O ‘Caixa Tem’ foi pensado para facilitar ainda mais o acesso a esses serviços, com operações mais simples e alinhadas às reais necessidades da população mais humilde”, acrescentou.
Edição: Graça Adjuto -  Por Agência Brasil  Brasília

Crescimento de 2020 será o dobro do deste ano, afirma Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (30) que o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) em 2020 será de pelo menos o dobro do resultado deste ano. 
De acordo com o ministro, a economia brasileira deverá encerrar o ano corrente com crescimento de pouco menos de 1% e. em 2020, esse número será de 2% ou 2,5%.
“É a primeira vez que você tem essa combinação de crescimento com inflação descendo”, disse o ministro ao participar de evento promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, na capital paulista. 
“O crescimento econômico está começando lento, mas, seguramente, já vai ser mais do que o dobro no ano que vem, do que neste ano”, destacou Guedes.
O ministro ressaltou que, além das reformas que o governo conseguiu realizar, muitos acordos comerciais saíram do papel. 
“O Mercosul estava parado há oito anos; andou; [o acordo com] a União Europeia estava parado há 20 anos, andou; a própria [reforma] previdenciária andou; quebramos o monopólio de distribuição e exploração de gás, e isso vai derrubar [o preço da] energia, e nós vamos industrializar o país em cima de energia barata”, afirmou.
Guedes informou que, em uma semana, deverá avançar no Congresso Nacional a chamada Medida Provisória (MP) do Saneamento, que trata de investimentos privados no setor. 
“Virá uma onda de investimentos em saneamento. A privatização dos investimentos em saneamento irá realmente trazer saneamento para as cidades brasileiras”, ressaltou.
Edição: Nádia Franco - Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil  São Paulo

Memes do Pato arrependido

 


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page