Condemat inicia processo de mudança da presidência - Marcus Melo substituirá Rodrigo Ashiuchi no comando do Condemat em 2020

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) terá seu corpo administrativo modificado por meio de eleições no começo de dezembro, quando o então prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL) deverá passar o bastão para Marcus Melo (PSDB), chefe do Executivo mogiano, e que tem o nome indicado para a continuidade dos trabalhos frente à região.

O atual presidente do consórcio afirmou que o Condemat avançou muito nas últimas gestões, fruto da união do grupo que trabalha de forma integrada.
Os avanços começaram na estrutura da entidade, que passou a ser executiva e, com isso, reunir condições de executar projetos, inclusive com captação de financiamentos e com a criação de novas Câmaras Técnicas, das quais podem se destacar Esportes e Turismo.
"Esse formato propiciou grandes avanços que estão fortalecendo o nome do Condemat e colocando a região em papel de destaque no Estado", destacou Ashiuchi.
De acordo com o atual presidente, uma das grandes conquistas recentes é o estudo que visa o pagamento por serviços ambientais (compensação financeira) aos municípios produtores de água ou com restrições por conta dos mananciais. "O estudo está sendo executado pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), contratada no último mês de setembro pelo consórcio, com recursos obtidos junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos e beneficiará diretamente 25 municípios da região metropolitana", pontuou.
Polêmica principalmente em Mogi, a questão do transporte por aplicativo, foi discutida pelo Condemat em 2017 e 2018, mas concluiu-se não ser viável uma legislação regional, visto as particularidades de cada município.
Saúde e Esporte
"Os avanços são significativos com a contratação da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) que hoje atende pacientes de 10 municípios do Alto Tietê e a implantação de Residências Terapêuticas para pacientes psiquiátricos", disse Ashiuchi. A atuação do Condemat também resultou na ampliação das vagas de hemodiálise na região e as reformas no Hospital Regional de Ferraz.
O presidente do consórcio destacou os campeonatos esportivos realizados pelo grupo para integrar as cidades e fomentar a prática do esporte na população. "Temos o futsal, futebol, atletismo e acabamos de realizar, com sucesso, a primeira competição do voleibol com disputas no feminino e masculino".
Relações
O consórcio neste ano iniciou uma importante aproximação com a China, inclusive com acordos de cidades-irmãs, e com o continente africano, o que de acordo com seu representante "dá visibilidade para o Alto Tietê e amplia as possibilidades de intercâmbio comercial e cultural". Vale destacar que as cidades que integram o consórcio são responsáveis por 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e se torna atrativa aos investidores.
 Felipe Antonelli -

Uma história que começou há 9 anos

Fundado em abril de 2010 com a proposta de fortalecer a representatividade e a conquista de investimentos para o Alto Tietê, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) está prestes a conhecer seu novo representante, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB)

Fundado em abril de 2010 com a proposta de fortalecer a representatividade e a conquista de investimentos para o Alto Tietê, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) está prestes a conhecer seu novo representante, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB). Atualmente presidido pelo chefe do Executivo da vizinha Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), o consórcio possui pautas importantes a serem trabalhas e desenvolvidas em 2020, sendo a mais recente e impopular, a instalação de uma praça de pedágio na rodovia Mogi-Dutra (SP-88), proposta pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), por meio do programa de concessão de rodovias e que afetará diretamente municípios da região.
De acordo com a assessoria do prefeito Melo, a intenção do chefe do Executivo é dar continuidade aos trabalhos realizados pelo então representante do Condemat, com foco primordial em inibir a implantação do pedágio, na qual a rejeição foi unânime na cidade e na região.
Vale ressaltar que as eleições para a presidência do consórcio acontecem em dezembro de cada ano, e o escolhido pelos próprios prefeitos que integram o grupo, assume no dia primeiro do ano subsequente ao pleito. Melo deverá ser o sétimo representante do Condemat e terá mandato de um ano, com direito apenas a uma releição. (F.A)

Postagens mais visitadas deste blog