Pesquisar este blog

sábado, 16 de janeiro de 2016

Mogi das Cruzes - Show de abertura do Festival de Verão, com Pedro Mariano, será no Cemforpe


Ingressos para o show com Pedro Mariano podem ser trocados por doações a partir de segunda


Buscando atender à maior plateia o possível, a Secretaria Municipal de Cultura definiu nesta quinta-feira (14/01) a alteração do local onde será realizado o show de abertura do Festival de Verão Mogi das Cruzes 2016, com o músico Pedro Mariano. 

A apresentação, que seria no Theatro Vasques, acontecerá no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica, que fica na rua Antenor Leite da Cunha, nº 55, na Vila Nova Mogilar. Com isso, a capacidade de público mais do que dobra – o Vasques comporta 300 pessoas, enquanto o Cemforpe acomoda 750. 

O sistema de distribuição de ingressos está mantido e acontecerá, a partir da próxima segunda-feira (14/01), no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, mediante a doação de latas de leite em pó, no horário das 8h às 17h.
Ingressos para o show com Pedro Mariano podem ser trocados por doações a partir de segunda

O show com o cantor Pedro Mariano será a atração de abertura do Festival de Verão 2016 e os ingressos devem ser trocados por latas de leite em pó a partir de segunda-feira

O show com o cantor Pedro Mariano será a atração de abertura do Festival de Verão 2016 e os ingressos devem ser trocados por latas de leite em pó a partir de segunda-feira



Os mogianos interessados em assistir ao show de abertura do Festival de Verão Mogi das Cruzes 2016, com o cantor Pedro Mariano, devem fazer, a partir da próxima segunda-feira (18/01), a doação de uma lata de leite em pó, diretamente no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, das 8h às 17h. O processo de troca do alimento pelos ingressos está previsto para se estender até a quarta-feira (20/01), porém será encerrado assim que os ingressos estiverem esgotados. A apresentação será no dia 21 de janeiro, a partir das 20h30, no Cemforpe. A Secretaria de Cultura pede apenas para que as pessoas fiquem atentas à data de validade dos produtos doados.

Pedro Camargo Mariano, ou simplesmente Pedro Mariano é um cantor brasileiro, filho da cantora Elis Regina e do pianista César Camargo Mariano, irmão da cantora Maria Rita, meio-irmão do produtor João Marcelo Bôscoli, do instrumentista Marcelo Mariano e da produtora Luísa Camargo Mariano. A princípio, tentou a vida como arquiteto, mas acabou optando pela profissão que sua mãe havia previsto desde cedo para ele: a de cantor. Começou cantando em shows de escola e gravando jingles, até que, no ano de 1995, iniciou efetivamente sua carreira musical, com sua primeira gravação em CD no projeto João Marcello Bôscoli & Cia.

Desde então, o músico passou a fazer importantes participações em CDs, DVDs e projetos de destaque, como o Som Brazil Cazuza, em 1999, o DVD Roupa Acústico 2, em 2006, além de ter tido, em 2004, a canção “A Medida da Paixão” incluída na trilha sonora da novela de maior audiência nacional à época. Em 2005, o músico assinou contrato com uma grande gravadora e lançou material em comemoração aos seus dez anos de carreira, com participações especiais de artistas como Luciana Mello e Sandy Leah.

Os lançamentos não pararam mais. Um, inclusive, totalmente inédito e do ano de 2007, rendeu a ele a indicação ao prêmio Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. Em 2008, gravou participação no DVD do projeto "Um Barzinho, um Violão- Novela 70" com a música "Beijo Partido", de Toninho Horta. Em 2009, lançou o CD Incondicional e excursionou com a turnê, cumprindo outro papel, o de inaugurar seu próprio selo.

Em 2011, dois anos depois de conquistar sua independência dentro do universo fonográfico, fez chegar às lojas 8, seu oitavo álbum e o primeiro totalmente realizado pelo seu próprio selo. No ano de 2012, o músico fez um resgate às suas origens e lançou o projeto Elis Por Eles, uma homenagem a sua mãe Elis Regina, concebida por vozes apenas masculinas e marcantes. Já em 2013, Pedro Mariano colocou em prática um grande sonho: gravar um CD e DVD ao vivo, acompanhado de uma orquestra. Ao longo dos 20 anos de carreira, que completou agora em 2015, lançou um total de nove álbuns.

Festival de Verão 2016

O Festival de Verão Mogi das Cruzes 2016 começa no dia 21 de janeiro e vai oferecer, até o dia 31 deste mês, shows musicais, exposições de arte, feira de artesanato, contação de história, encontros de literatura, roda de choro e também hip hop. É uma programação eclética, que visa entreter pessoas de todas as idades no período de férias escolares e verão, sempre com entrada gratuita. Outros destaques da programação são show com a cantora Luana Camarah, banda Pedra letícia, Comunidade Samba Mogi, Big Charles and a Little Band, Gui Cardoso e Ubaldo Waru e os Guerrilheiros de Jah. (LMS)
  Programação
  
Festival de Verão Mogi das Cruzes 2016
Data
Horário
Local
Atração
21 a 31 de janeiro
Centro Cultural
Exposição “Entre muros e miragens” - Galo
21 jan
Quinta-feira
20h30
Cemforpe
Show musical com Pedro Mariano
22 jan
Sexta-feira
20h30
Centro Cultural
Brega sim, Trash não” - Big Charles and a Little Band – música
23 jan
Sábado
10h às 15h
Praça Oswaldo Cruz
Feira de artesanato
16h
Biblioteca Municipal
Asas de Serpente, cauda de Dragão” - Cia. Duo Encantado – contação de história
17h
Parque Centenário
Palco Rock – Luana Camarah
20h30
Theatro Vasques
A Exceção e a Regra” - TWL Ousadia – teatro
20h30
Centro Cultural
Show “Não sei Pousar” - Gui Cardoso – música
24 jan
Domingo
11h
Centro Cultural
De bem com o Planeta” - Cia. Duo Encantado – contação de história
13h às 18h
Parque Centenário
Palco Samba – Roda de Samba com a Comunidade do Samba Mogi
26 jan
Terça-feira
19h
Casarão do Carmo
Sarau Entremeio Literário
28 jan
Quinta-feira
19h
Casarão do Carmo
Retorno da Roda de Choro do Seu Julinho
20h30
Centro Cultural
Pialito em: A Fita” - Márcio Pial – Humor – clown
29 jan
Sexta-feira
20h30
Centro Cultural
Show “Matuto Baião” - forró
19h
Casa do Hip Hop
Arena MC Especial
30 jan
Sábado
20h30
Theatro Vasques
Show musical Piano Solo com André Mehmari
16h
Parque Centenário
Palco Pop Rock – Show Pedra Letícia
10h às 15h
Praça Oswaldo Cruz
Feira de artesanato
31 jan
Domingo
14h e 16h
Parque Centenário
Palco Reggae – 14h - “Reggae Resistência” - Ubaldo Waru e Guerrilheiros de Jah
16h - “Até todos estarem livres” - O Clã Root

Programa Avança Mogi ultrapassa a própria meta e atinge a marca das 123 obras

Programa Avança Mogi ultrapassa a própria meta e atinge a marca das 123 obras 
 
O prefeito Marco Bertaiolli conduziu, na manhã desta quinta-feira (14/01), uma apresentação no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), com um balanço de todas as ações executadas ao longo dos últimos anos pela atual Administração e suas diversas Secretarias, bem como com uma projeção do que será executado até o final de 2016. A somatória de feitos, oficialmente denominada programa Avança Mogi, inicia 2016 superando a própria meta, estipulada anos atrás, de entregar 100 obras em quatro anos. Hoje, já são 123 obras em Mogi das Cruzes no total, sendo 92 executadas e 31 em andamento.
Veja a apresentação do Avança Mogi
“Já era difícil e audaciosa a meta de 100 obras, mas ainda assim conseguimos adicionar mais 23 a esta conta, o que significa que vamos entregar 23% a mais do que havíamos estipulado como meta em 2013. Isso prova que assumimos a responsabilidade de tornar essa cidade a melhor que ela pode ser. Claro que não vivemos um paraíso na terra, mas precisamos reconhecer e nos orgulhar de nossas conquistas e ter em mente que 2016 será mais um ano de muito trabalho. Para isso, novamente, precisamos atuar juntos, em parceria e focados nos nossos objetivos”, destacou o prefeito.

 Programa Avança Mogi ultrapassa a própria meta e atinge a marca das 123 obras 
 
O chefe do Executivo mogiano lembrou ainda que, apesar de 2015 ter sido um ano de bastante pessimismo econômico, Mogi das Cruzes conseguiu fechar o exercício com um superávit de R$ 5 milhões, graças aos esforços e cortes de gastos que foram feitos de forma pulverizada por todas as Secretarias. Esta saúde financeira, como frisou o prefeito, é a garantia de que a cidade terá mais um ano de conquistas, obras e avanços. “Foi um superávit de 0,1%. Ou seja, uma linha tênue, porém muito importante, pois significa que fechamos o ano com as contas em dia e poderemos dar sequencia ao Avança Mogi em 2016”, concluiu.
A apresentação do Avança Mogi foi subdividida em 10 eixos estruturantes, que são os vetores do desenvolvimento do município. A primeira exibida foi a Educação, que em Mogi das Cruzes já se tornou referência com importantes feitos, como o prêmio da melhor merendo do Estado de São Paulo e o programa de Expansão de Creches, adotado como modelo pelo governador Geraldo Alckmin. Entre 2009 e 2016, a área da Educação chegará ao total de 77 novas unidades educacionais, sendo 66 creches/escola (2009/2016), 6 CEMPREs, 4 novos prédios de Educação Infantil e Fundamental e o novo prédio-sede da Secretaria de Educação.

Na Saúde, também foram muitas as conquistas apresentadas. A começar pelo número total de unidades, que saltou de 38 em 2008 para as 67 que serão completadas até o final do ano. As próximas unidades que serão entregues são a USF do Jardim Planalto, ampliação da UBS de Braz Cubas, o Centro do Bem Estar Animal, a UBS da Vila Lavínia, a unidade de acolhimento da Vila São Francisco, o CAPS AD, o Centro de Reabilitação Fisioterápico de Braz Cubas e a UPA da Kaoru Hiramatsu.

“O sistema de saúde dobrou de tamanho de 2008 para hoje. A UPA do Jardim Rodeio e Cezar de Souza, que acabamos de inaugurar, por exemplo, foi programada para atender 6 mil pessoas/mês, mas já fez, só no primeiro mês de funcionamento, 7.200 atendimentos. Isso acontece porque é um equipamento de qualidade, em que as pessoas confiam. Já identificamos, inclusive, que cerca de 30% das pessoas que procuram a UPA têm planos de saúde particulares. Ou seja, estamos fazendo o caminho inverso, no sentido de oferecer uma saúde pública de grande qualidade. E tudo isso, claro, interligado por meio do SIS”, destacou o prefeito.

Na área da Gestão, foram destacados equipamentos como a Academia da Guarda Municipal, a Escola de Governo e Gestão e a reforma do prédio-sede da Prefeitura. Já no Esporte, entraram na apresentação o Centro do Paradesporto, a reforma do Nogueirão, o Salão de Esportes da Vila Jundiaí, a Praça do Nove de Julho, a Praça dos Aposentados, o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) e as próximas entregas, que são a Praça da Liberdade, a cobertura da quadra do Centro Esprtivo de Sabaúna, a Praça de Esporte do Jardim Santos Dumont e o Parque da Cidade.

As conquistas na área da Assistência Social, como a nova Casa da Criança, a Vila Dignidade e o Centro Dia do Idosos, também foram citados pelo prefeito, que apresentou ainda os avanços em obras de urbanização, habitação, cultura, saneamento básico e mobilidade urbana. No que tange ao saneamento básico, vale destacar as obras de esgotamento sanitário do Botujuru e a construção da adutora de Cezar de Souza/ Sabaúna e a do Jardim São Pedro, além da implantação do coletor-tronco do Ribeirão Ipiranga. Essas obras, somadas a todas as outras já executadas pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) ao longo dos últimos naos, vão garantir que Mogi das cruzes chegue ao final de 2016 com um índice de tratamento de 71% - no início da década passada esse índice era de apenas 5%.

A última obra apresentada e que é um verdadeiro divisor de águas para Mogi das Cruzes, é a abertura da passagem subterrânea na praça Sacadura Cabral. “O nosso desafio é que o primeiro túnel esteja pronto em 2016 e é o túnel mais importante, porque dá o escoamento do trânsito da área central. Já o segundo ficará para 2017, mas independente de andamento de obras, os recursos já estão garantidos. Em valores hoje, esta é a maior obra já contratada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes”, finalizou o prefeito.

Palestra
Após a apresentação do Avança Mogi, todo o público presente no Cemforpe pôde acompanhar a palestra “Ética e Serviço Público”, que foi ministrada pelo Historiador brasileiro e professor doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Karnal é pós-doutorado pela Unam, do México (Universidad Nacional Autónoma de México) e pelo CNRS de Paris e atua há 17 anos com atividades de consultoria em conteúdo e curadoria para exposições artísticas e históricas (LMS)

Região tem só 35% dos leitos que necessita

Mogi das Cruzes
Dados do Ministério da Saúde mostram que o Alto Tietê dispõe de apenas 35% do número mínimo de leitos hospitalares necessários para atender satisfatoriamente a população.

 A situação regional é ainda mais grave que a de Mogi das Cruzes, mostrada ontem em O Diário, onde a densidade é de 65% do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O próprio Ministério da Saúde trabalha com a necessidade mínima de 2,5 a 3 leitos para cada mil habitantes. No Brasil, essa taxa é de 2,3, em média. Em Mogi, chega a 1,95, enquanto o Alto Tietê trabalha com a densidade de apenas 1,07.

Com isso, o déficit nas 10 cidades da Região (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano) é de pelo menos 3.043 leitos. 

Mesmo considerando a taxa mínima preconizada pelo Ministério da Saúde, de 2,5 leitos para cada mil habitantes, o débito do poder público e também da iniciativa privada é de 2.255 vagas para o atendimento de saúde.

O maior déficit numérico está em Itaquaquecetuba.

 A cidade tem 353 mil habitantes, mas apenas 224 leitos disponíveis. Deveria possuir 1.058, mas há apenas 21% do necessário. Biritiba Mirim aparece na lista sem nenhum leito hospitalar para os 31 mil moradores. Em Mogi das Cruzes, faltam 446 leitos. A Cidade possui 828 vagas, mas deveria ter 1.274. Dessas 828, há ainda 263 para atendimento de toda a Região, no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.

Não faltam apenas vagas em hospitais públicos. A rede particular de saúde também fica devendo leitos para a Região. Na Grande São Paulo, metade da população tem algum tipo de plano de saúde. No Alto Tietê, são 762 vagas privadas para uma população de 1,5 milhão de habitantes. Mogi das Cruzes ainda é responsável por quase a metade desse quinhão, com 362 leitos particulares disponíveis aos segurados. O déficit, então, é de 1.602 leitos hospitalares. 

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirma que para a população SUS-dependente, a oferta de vagas é de 2,2 leitos na rede pública para cada mil habitantes no Alto Tietê. 

A conta considera os leitos disponíveis na cidade de Guarulhos que, para fins de regulação hospitalar, também faz parte da Região. (Danilo Sans)

Poá - Isenção do IPTU para vítimas de enchentes é aprovada em Poá

 Foi aprovado ontem, na Câmara de Poá, o projeto de Lei 1/2016 para isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) às vítimas da enchente que aconteceu no último sábado. 

A sessão extraordinária teve início às 9h30 e reuniu comerciantes da área central que perderam mercadorias e equipamentos de trabalho, e famílias que tiveram suas casas alagadas. Além disso, os vereadores aprovaram o projeto de lei para isenção da taxa do lixo.
O objetivo é diminuir as contas pagas pelos poaenses que estão passando por dificuldades. 

O próximo passo é o encaminhamento dos projetos à Prefeitura da cidade para que sejam sancionados pelo prefeito Marcos Borges (PPS), que se reuniu ontem com donos de prédios afetados pelas enchentes (leia mais na página 8 Região).

Durante a sessão na Câmara, os vereadores também realizaram requerimentos, que serão encaminhados à Prefeitura, solicitando que não haja reajuste no ônibus, o que já está decido pelo prefeito, conforme divulgado no DS, ontem. Além disso, a Casa de Leis, também apresentou o requerimento solicitando a isenção da cobrança da água e esgoto aos poaenses. Os requerimentos não possuem forma de lei e são pedidos que podem ou não ser atendidos pela administração da cidade.

Ao fim da sessão, os comerciantes se exaltaram com os vereadores na câmara. Segundo eles, as medidas tomadas não são suficientes. “Eu vim aqui para pedir por meus direitos e cadê eles? Ninguém faz uma lei a favor do comerciante”, comentou o comerciante Amaury Coelho.

A comerciante Lana Sampaio explicou que as medidas não são o suficiente. “Eu perdi R$ 15 mil com a enchente. Mas sou uma das que menos perderam. Do que adianta essas medidas? E se voltar a chover e eu perder tudo de novo? Cadê propostas para melhorar a situação do município”, opinou.

O presidente da Câmara de Poá, Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, comentou sobre outras medidas. “Estamos estudando o ressarcimento dos munícipes. Esses comerciantes estão em sua razão, muitos perderam tudo. É difícil imaginar o que é perder o colchão em que se dorme. A câmara está acompanhando a situação e trabalhando para ajudar”.

Diário de SuzanoCRUMA
Os trabalhadores da Cooperativa de Reciclagem Unidos do Meio Ambiente (Cruma), que tiveram seu galpão incendiado na última segunda-feira também estiveram na sessão. Pensando nesses trabalhadores, os vereadores realizaram requerimento pedindo que o Cruma fosse apoiado com a aquisição de um novo caminhão de coleta para a cooperativa, além de investimento para recuperar ou galpão ou encontrar um novo local.

Mogi das Cruzes - Fechamento da maternidade do Ipiranga deve impactar o Alto Tietê


Fechamento da maternidade do Ipiranga deve impactar o Alto Tietê

 O fechamento da maternidade do Hospital Ipiranga, em Mogi das Cruzes, deve impactar diretamente os serviços de outras maternidades da região. Esta é a opinião de Kátia Aparecida dos Santos, diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores Públicos na Saúde do Estado de São Paulo (Sindsaúde).
 
Para ela, por mais que o público da maternidade Ipiranga seja, na maioria dos casos, de poder aquisitivo alto e façam os atendimentos por meio de convênios ou particular, ninguém irá para outra região fazer os exames de pré-natal e muito menos o parto. 

A opção, segundo ela, deve ser as maternidades dos hospitais públicos.

 “O fechamento (da maternidade) do Ipiranga em Mogi vai refletir em toda rede de maternidades do Alto Tietê.

 Nenhuma grávida vai fazer todos os procedimentos durante a gravidez em algum lugar distante só pela questão do convênio. Com certeza, grande parte da demanda vai optar pelo serviço público dentro da região”, falou Kátia.

A diretora também destacou que essa não é uma situação nova para a saúde do Alto Tietê. 

Além do encerramento das atividades da maternidade do Ipiranga, desde 2010, duas unidades que atendiam gestantes foram fechadas em Suzano (Campos Salles e São Sebastião). 

A maternidade do Hospital Osíris Florindo Coelho, em Ferraz, também permaneceu sem atividades por aproximadamente um ano. “Esse é um problema antigo. A cada maternidade que fecha as portas, o problema se agrava. Toda a região sentiu quando as outras maternidades foram fechadas. A situação só irá melhorar com a construção de um Hospital Maternidade referência”, disse Kátia.

A maternidade do Hospital Ipiranga, em Mogi das Cruzes, encerrou suas atividades ontem. Os atendimentos que eram feitos por lá foram transferidos para a maternidade do Hospital Ipiranga de Arujá, localizado na Avenida Melvin Jones, 90, no Centro da cidade. 

Diário de SuzanoOs motivos que levaram ao fechamento da unidade de Mogi não foram divulgados pela Rede Ipiranga.

Carnês do IPTU começam a ser distribuídos - Arujá Biritiba Ferraz de Vasconcelos Guararema Itaquaquecetuba Mogi das Cruzes Poá Salesópolis Santa Isabel Suzano

Municípios oferecem descontos para pagamento à vista.
Em cinco cidades, previsão de arrecadação é de R$ 217,5 milhões.

 

Jamile SantanaDo G1 Mogi das Cruzes e Suzano

 As prefeituras do Alto Tietê já iniciaram a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU) para 2016. Em alguns casos, o vencimento do pagamento à vista é em janeiro. 

Praticamente todos os municípios oferecem descontos e possibilidade de parcelamento. Biritiba Mirim, Santa Isabel e Salesópolis não responderam aos questionamentos do G1.

Em sete municípios, serão distribuídos 461,1 mil carnês (Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano).

A previsão de arrecadação somadas as cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes é de R$ 217,5 milhões. Suzano e Poá não divulgaram essa informação.

Cada município segue seu próprio cronograma de envio e vencimento das parcelas e descontos dos carnês do IPTU. Nas cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano, o reajuste do tributo varia de 9,49 a 10,4%. Confira o cronograma de entrega na tabela:
  •  
IPTU 2016 - Alto Tietê
 Quando começa a distribuição?Quantos carnês serão distribuídos?Quando vence a primeira parcela?Tem parcelamento?Tem desconto à vista?Qual foi o reajuste aprovado?
Arujá Na semana do dia 18/01 27,1 mil carnês Dia 27/01 para cota única e 10/03 a primeira parcela Em até oito vezes 5% para quem não tem débitos 9,93% de acordo com IPCA/IBGE
Biritiba Não informou
Ferraz de Vasconcelos Desde dezembro de 2015 43 mil carnês Dia 20/01 para cota única e 20/02 a primeira parcela Em até 11 parcelas 10% 9,49% de acordo com o IPCA
Guararema A partir de fevereiro 11 mil carnês A primeira parcela vence em 10/03 Em até 10 parcelas 5% 10,4% de acordo com IPCA/IBGE
Itaquaquecetuba A partir do dia 20/01 99 mil carnês A primeira parcela vence dia 15/02 Em até 11 parcelas 10% 9,93% de acordo com o IPCA
Mogi das Cruzes A partir da segunda quinzena de janeiro 145 mil carnês Dia 11/02 para cota única e a partir do dia 12/02 a primeira parcela Em até 6 parcelas 5% para pagamento à vista e mais 5% para imóveis sem débitos anteriores 9,93% de acordo com o IPCA
Poá A partir de fevereiro 33 mil carnês Dia 20/03 Em até 10 vezes 5%  9,93% com base no IPCA/IBGE
Salesópolis Não informou
Santa Isabel Não informou
Suzano Desde dezembro 103 mil carnês 15/03 Não informou 5% 9,6% de acordo com o IPCA
 
 

Ouvido, Garganta cuidados, Dr. Cícero Matsuyama, otorrinolaringologista do Hospital Cema, desvenda os mitos e verdades

EVITE DE INSERIR OBJETOS NO OUVIDO
http://www.marilei.com.br/mitos-e-verdades/
Click na imagem para ouvir reportagem


quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Propostas para resgatar economia passam pelo comércio exterior



A presidente Dilma Rousseff se reunirá amanhã com o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, para discutir uma das poucas saídas que se pode vislumbrar neste momento para a recuperação da economia brasileira: o incremento das relações comerciais com o exterior. O ministro informou ao blog que as propostas nessa área são encaradas pelo governo como um dos principais vetores da estratégia para resgatar o país da recessão econômica. Ele acredita que tem executado todos os movimentos possíveis na busca de novos mercados para produtos brasileiros, dentro dos limites impostos pelos vínculos ao Mercosul.

As dificuldades enfrentadas pela economia chinesa, a que se atrelou fortemente o Brasil no período de elevação dos preços das commodities, caracterizam um novo momento nas relações com o exterior. O ministro mencionou a ideia de redimensionar o comércio com a China, na tentativa de agregar maior valor às exportações brasileiras. Um exemplo disso seria o esforço de exportar o óleo de soja processado e não apenas a matéria-prima, como acontece hoje. Ele argumentou que a forte demanda chinesa no ciclo de maior expansão de sua economia influenciou não apenas o Brasil, mas também outros países produtores de commodities.

Na sua visão, o principal fator que impactou de maneira negativa o comércio exterior brasileiro no passado recente foi a apreciação do real diante do dólar, que retirou competitividade dos produtos nacionais. Esse cenário foi particularmente danoso, segundo ele, para as exportações de manufaturados, na medida em que o potencial do país em commodities agrícolas garantiu sua capacidade de continuar a competir nessa área no mercado internacional. No ano de 2015, na esteira da desvalorização de quase 50% do real, a balança comercial brasileira recuperou o terreno superavitário, que deve se ampliar neste ano.

Monteiro alinhou a série de iniciativas articuladas pelo Ministério do Desenvolvimento para reposicionar a política comercial brasileira e promover novos acordos bilaterais e multilaterais, que possam ampliar os mercados para produtos e serviços ofertados pelo país. A pasta que comanda está envolvida também nas difíceis negociações em torno de um acordo de livre comércio entre os países do Mercosul e da União Europeia, que já se estendem por dezesseis anos. Apesar dos percalços enfrentados, ele acredita que será possível avançar na troca de ofertas entre os dois lados ainda neste primeiro trimestre do ano.

As limitações impostas pelo Mercosul aos movimentos brasileiros em direção a outros países e blocos comerciais têm sido contornadas pelos Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI), que o ministro classifica como iniciativas de “última geração”. A motivação principal é promover a internacionalização de empresas brasileiras e atrair novos investimentos estrangeiros para o país. Em 2015, foram assinados acordos desse tipo com México, Colômbia, Chile, Angola, Moçambique e Malaui. Junto com o Mercosul, por sua vez, planejam-se novos passos em direção ao Canadá.

Com os países sul-americanos da costa do Pacífico, há um esforço de maior aproximação, como demonstra o acordo automotivo assinado com a Colômbia. Em termos mais amplos, a negociação de um cronograma de desgravação tarifária está sendo discutida não só com os colombianos, mas também com o Peru – no caso do Chile, a desgravação já é uma realidade. Nas brechas do Mercosul, é possível estabelecer com esses países acordos de serviços, de compras governamentais e promoção de investimentos.

No caso do México, a segunda economia da América Latina, os esforços envolveram a renovação do acordo automotivo e a ampliação da cobertura do acordo de cooperação econômica. Os Estados Unidos, que representam o maior mercado para as exportações de produtos manufaturados brasileiros, foram alvo de negociações voltadas para a convergência regulatória. Como lembrou Monteiro, as tarifas norte-americanas já são bastante baixas – cerca de 3%, em média – e os obstáculos ao ingresso de mais produtos brasileiros concentram-se nas chamadas barreiras não tarifárias.

Críticas
O professor da Universidade de Brasília (UnB) Renato Baumann, especialista em relações internacionais, reconhece os esforços que têm sido feitos pelo Ministério do Desenvolvimento e também pelo Ministério da Agricultura para a negociação de novos acordos comerciais. Mas alerta que as mudanças desencadeadas pela redução do ímpeto da economia chinesa representam uma nova realidade, que precisará ser enfrentada pelo país. Na sua avaliação, a aposta do governo brasileiro na economia chinesa, nos últimos anos, foi excessiva e acompanhada de uma postura negligente na busca de novos mercados. “Perdemos o bonde”, afirmou.

A expectativa de Baumann é que a economia chinesa ainda mantenha um ritmo significativo de crescimento, da ordem de 6% ao ano, mas longe da era dourada em que se expandiu ao ritmo de dois dígitos. O especialista lamenta também que o país não tenha conseguido avançar na integração produtiva em âmbito regional. Mesmo com a resistência de países vizinhos à maior presença brasileira, teria sido possível, segundo ele, construir uma agenda de interesses comuns. Em outras palavras, as críticas ao chamado imperialismo brasileiro, frequentes nos países sul-americanos, poderiam ser atenuadas com propostas que favorecessem todas as partes.

A competitividade na economia global, como ele ensina, está muito associada à complementaridade das cadeias produtivas, algo que passou ao largo da estratégia do governo brasileiro nos últimos anos. O Vietnã e o Camboja , por exemplo, estabeleceram acordos vantajosos para se integrar à cadeia produtiva chinesa, com ganhos para suas economias. Esse novo tempo certamente exigirá do Brasil um esforço adicional para se manter à tona como um país viável e promissor. Ainda mais no momento em que a crise econômica brasileira aprofunda-se e conecta-se a um ambiente externo muito menos favorável do que em anos recentes.


http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/blog/img/logo_g1.png por Beth Cataldo

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Desenhos - aventuras com os kratts grudados em um tubarão



Desenhos - Aventuras com os Kratts (HD Português)


Desenhos - Aventuras com os Kratts (HD Português) -


Suzano decreta estado de emergência na saúde e prorroga intervenção

Suzano decreta hoje estado de emergência na área da saúde. A decisão está sendo publicada, no DS, por meio de documento, assinado pelo prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB).

 No decreto em que está declarada a manutenção da situação emergencial, o tucano afirma que decidiu prorrogar a intervenção na Santa Casa de Misericórdia por três meses, ou seja, até 12 de abril deste ano. O objetivo é buscar a normalização na saúde, já que a unidade é a única que presta atendimento no serviço público hospitalar.

Uma das justificativas é de que há “a subsistente necessidade da administração municipal em preservar o equilíbrio e regularidade dos serviços de saúde em virtude do risco de vida da população fixa e flutuante do município, evitando prejuízo irreparável, caso providências urgentes não sejam adotadas para sanar o problema, tendo em vista que não há outro local disponível em curto espaço de tempo que possa atender as necessidades”.

O decreto também frisa que atualmente a instituição possui quatro convênios em vigência , entre eles, o do Pronto-Socorro (PS), da Santa Casa Sustentável e do Pró-Santa Casa. Além disso, o documento reafirma que é de responsabilidade do Poder Público ofertar serviços públicos com qualidade.

Uma das justificativas dada pela Prefeitura para a prorrogação da intervenção é que a unidade “não possui um quadro de estabilidade operacional e financeira, tampouco administrativa”. E explica que mesmo após ter sanado todos os problemas é necessário que haja um período de transição.

 “A única forma de assegurar o pleno funcionamento da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, sem que represente risco de desassistência à população de Suzano e região é a manutenção do estado de intervenção por parte da administração municipal, mantendo-se sob sua gestão de controle técnico, administrativo e financeiro”, explica o documento.

Diário de SuzanoINTERVENÇÃO
A intervenção na Santa Casa teve início em 2009, após determinação do Ministério Público (MP). Em agosto de 2013, Tokuzumi cancelou a intervenção.
Porém, em janeiro de 2014, o procedimento foi retomado após publicação de novo decreto da Prefeitura.

Itaquaquecetuba - Concurso - Fotográfico

Vendas de PCs no mundo têm maior queda da história, aponta consultoria

Para IDC, smartphones e tablets estão entre os 'vilões' do deslize em 2015.
Com recuo de 10,4%, venda fica abaixo dos 300 mi pela 1ª vez desde 2008.

Do G1, em São Paulo

 A venda de computadores em 2015 caiu 10,4% em todo o mundo, segundo informações da consultoria IDC divulgadas nesta terça-feira (12). 

Com 277,5 milhões de unidades comercializadas no ano passado, o mercado de PCs ficou abaixo das 300 milhões de aparelhos pela primeira vez desde 2008 e teve o maior recuo da história, afirma a consultoria que há mais de 50 anos acompanha o mercado de tecnologia.

Até o ano de 2015, o maior recuo anual havia sido o registrado em 2013, de 9,8%. A diminuição nas vendas de computadores foi percebida também pela firma de análise Gartner. A intensidade, no entanto, foi menor, de 8%. 

Devido a diferenças metodológicas, as duas consultorias, embora mostrem o mesmo cenário, apresentam dados diferentes. Por isso, segundo a Gartner, o ano passado fechou com 288,7 milhões de unidades vendidas.

Segundo a IDC, a derrapada ocorreu porque os computadores continuam a enfrentar dois obstáculos: a concorrência com smartphones e tablets, além do maior ciclo de vidas dos computadores vendidos. 

O primeiro fator faz com que o consumidor prefira aparelhos móveis, dava a facilidade para funções costumeiramente executadas nos PCs. O segundo faz com que o tempo de troca seja maior.

A queda foi intensificada porque a compra de máquinas em 2014 foi amplificada, dado o fim do suporte da Microsoft ao Windows XP, o que levou os consumidores a procurarem novos PCs para rodarem versões mais atuais do sistema operacional. Além disso, afirma a consultoria, o lançamento gratuito do Windows 10, em 2015, prorrogou a busca para 2016.

No ano passado, a chinesa Lenovo foi a maior vendedora, com 57,1 milhões de unidades no mundo. HP (53,5 milhões), Dell (39 milhões), Apple (20,7 milhões) e Acer (19,6 milhões) completam o top cinco. Entre as maiores fabricantes, só a dona do Mac conseguiu registrar avanço, de 6,2%, de acordo com a IDC.

Já a Gartner inclui a Asus, com 21,1 milhões de unidades, em quarto lugar, à frente da Apple no top cinco. Ainda assim, a empresa norte-americana é apontada como a única a aumentar suas vendas.

Brasil
Os dados referentes a todo o ano de 2015 no mercado brasileiro só saem em março. O relatório sobre o terceiro trimestre, porém, aponta queda de 37% em relação ao mesmo período anterior, o maior deslize trimestral em 10 anos. 


Por isso, a expectativa da consultoria é que as vendas no Brasil encolham 37% no ano.

PATs do Alto Tietê têm mais de 200 vagas para esta semana Oportunidades são para sete cidades da região. Motorista de ônibus, cozinheiro e serralheiro são algumas das vagas.

PAT de Ferraz tem vagas para serralheiros
(Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)

 Serralheiro é uma das ocupações com vagas na cidade. (Foto:  Reginaldo dos Santos/EPTV)
 
As unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do Alto Tietê oferecem mais de 200 oportunidades de emprego nesta semana, segundo a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho. As unidades funcionam das 8h às 17h.

 Os interessados devem levar carteira de trabalho, CPF, RG e PIS a um dos postos.

Em Mogi das Cruzes, há 10 oportunidades para motorista de ônibus urbano.

 A empresa pede a conclusão do curso de transporte coletivo e o ensino fundamental completo. Duas vagas estão disponíveis para costureira em geral. É preciso ter um ano de experiência. 

Cozinheiros, que tenham concluído o ensino médio podem se candidatar a uma oferta.

Ainda há oportunidades na área de vendas para homens e mulheres. A empresa pede mulheres, com experiência. 

Mulheres com ensino fundamental completo podem se candidatar ao cargo de auxiliar de cozinha. Há também uma oportunidade para mulheres trabalharem com atendente de lanchonete. Experiência é uma exigência.

Homens que trabalharem com operador de prensa podem se candidatar a uma vaga. Além dessa, tem oportunidade para padeiro. Outras duas vagas estão disponíveis para tapeceiro de móveis. Ambas as ofertas pedem experiência no cargo.

Na cidade de Itaquaquecetuba há oportunidade para gerente de supermercado. Quem trabalha como supervisor de vendas comercial podem concorrer a duas vagas. Para motorista de caminhão também tem uma oferta.

O PAT de Santa Isabel tem 10 vagas para auxiliar de enfermagem, com experiência e ensino técnico completo. A unidade tem também duas oportunidades para supervisor de vendas comercial e outras duas para empregado doméstico de serviços gerais. 


O candidato deve ter experiência na área. Outras vagas são para açougueiro, auxiliar de pessoal e gerente de loja e supermercado. Onze vagas estão disponíveis para auxiliar de serviços de alimentação. É preciso ter experiência.

Ferraz de Vasconcelos disponibiliza uma vaga para cozinheiro geral. Não é necessário ter experiência. O candidato precisa apenas de ensino fundamental completo. Para vendedor em domicílio são ofertadas 10 vagas para aqueles que têm experiência na área. Há duas oportunidades há para serralheiro.

A unidade do PAT de Arujá oferece 10 oportunidades para controlador de entrada e saída com ensino fundamental completo e experiência. Para trabalhador de manutenção de edificações é ofertada uma vaga. A empresa exige experiência e ensino fundamental completo.

Suzano disponibiliza uma vaga para atendente de lanchonete. Os candidatos devem ter entre 18 e 45 anos e ensino fundamental completo. Na cidade tem ainda outra oportunidade para serralheiro, com experiência na área e ensino fundamental completo.

Em Poá são oferecidas 20 oportunidades para motorista de ônibus urbano com experiência. A unidade tem, também, duas vagas para marceneiro e uma para mestre de obras. O contratante exige ensino fundamental completo e experiência.


Por meio do cadastro no programa Emprega São Paulo, do governo estadual, é possível ver todas as vagas disponíveis.

Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) no Alto Tietê

 
Arujá
Endereço: Rua Professor João Feliciano, 75, Bairro Barbosa
Informações: 4653-4057

Ferraz de Vasconcelos
Endereço: Avenida Américo Trufeli, 60, Conjunto Residencial José C. Moriel
Informações: 4676-7773

Itaquaquecetuba
Endereço: Estrada de Santa Isabel , 1.100, Monte Belo
Informações: 4754-1424

Mogi das Cruzes
Endereço: Avenida Cândido Xavier de Almeida Souza, 117, Centro Cívico
Informações: 4699-1900

Poá
Endereço: Rua 26 de Março, 72, Centro, Poá
Informações: 4639-7854

Santa Isabel
Endereço: Praça Fernando Lopes, n° 32/34 - Centro.
Informações: 4657-4452

Suzano
Endereço: Rua Washington Luis, 185, Centro
Informações: 4742-7107

Vendas de imóveis até novembro têm pior resultado desde 2004 em SP

De janeiro a novembro de 2015, foram vendidos 17.283 imóveis, diz Secovi.
Apesar do resultado, mês de novembro foi o segundo melhor do ano.

 

As vendas de imóveis residenciais novos em São Paulo somaram 2.473 unidades em novembro - uma alta de 122,4% sobre outubro, segundo pesquisa do Sindicato da Habitação (Secovi).

Aluguel de imóveis em São Paulo. Imóvel, imobiliária, apartamentos, casas. -HN- (Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas)De janeiro a novembro, vendas de imóveis tiveram pior resultado desde 2004. (Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas)
 
De acordo com o levantamento, novembro foi o segundo melhor mês do ano passado em vendas, ficando atrás apenas de junho, quando foram vendidas 2.588 unidades.

Apesar do resultado positivo nessa base de comparação, no ano, de janeiro a novembro, as vendas somaram 17.283 imóveis, representando uma queda de 5,7% em relação ao mesmo período de 2014.

 Segundo o Secovi, esse foi o pior acumulado registrado desde 2004.

VENDAS DE IMÓVEIS NO ANO
em unicades
23.81028.32436.61532.84735.83235.86928.31626.95833.31921.57617.2832005201020150k10k20k30k40k
*dados de 2015 são até novembro Fonte: Secovi-SP
No entando, na comparação com novembro do ano passado, o resultado foi negativo. A retração chegou a 17,2%.

"A conjunção de fatores econômicos e institucionais vem influenciando negativamente o mercado imobiliário desde 2014. Essa situação somente será amenizada se houver clara intenção do governo de recolocar a economia nos eixos, possibilitando a volta da confiança e dos investimentos", avalia Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, em nota.

Os imóveis de dois dormitórios seguem liderando as vendas, representando 45,5% do total comercializado em novembro de 2015, seguidos pelos imóveis de 1 dormitório, com 33,6%, de 3 dormitórios, com 18,2%, e de 4 ou mais dormitórios, com 2,7%.

saiba mais
 O Valor Global de Vendas (VGV) foi de R$ 1,3 bilhão, volume 107,2% superior ao de outubro de 2015 e 23,1% inferior a novembro de 2014.

Lançamentos
De acordo com dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio) citados pelo Secovi, novembro foi o mês com mais lançamentos em 2015. Foram lançadas 3.446 unidades - volume 94,8% superior ao mês de outubro.


Em relação ao mesmo mês de 2014, foi registrada queda de 47,5%. Já o acumulado de janeiro a novembro de 2015 totalizou 18.510 unidades lançadas, volume 35% inferior ao mesmo período do ano anterior.

Os imóveis de 2 dormitórios participaram com 43,8% do total lançado no mês, seguidos pelos de 1 dormitório, com 41,3%; de 3 dormitórios, com 11,9%; e de 4 ou mais dormitórios, com 3%.

 

Memes do Pato arrependido

 


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page