Programa Avança Mogi ultrapassa a própria meta e atinge a marca das 123 obras

Programa Avança Mogi ultrapassa a própria meta e atinge a marca das 123 obras 
 
O prefeito Marco Bertaiolli conduziu, na manhã desta quinta-feira (14/01), uma apresentação no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), com um balanço de todas as ações executadas ao longo dos últimos anos pela atual Administração e suas diversas Secretarias, bem como com uma projeção do que será executado até o final de 2016. A somatória de feitos, oficialmente denominada programa Avança Mogi, inicia 2016 superando a própria meta, estipulada anos atrás, de entregar 100 obras em quatro anos. Hoje, já são 123 obras em Mogi das Cruzes no total, sendo 92 executadas e 31 em andamento.
Veja a apresentação do Avança Mogi
“Já era difícil e audaciosa a meta de 100 obras, mas ainda assim conseguimos adicionar mais 23 a esta conta, o que significa que vamos entregar 23% a mais do que havíamos estipulado como meta em 2013. Isso prova que assumimos a responsabilidade de tornar essa cidade a melhor que ela pode ser. Claro que não vivemos um paraíso na terra, mas precisamos reconhecer e nos orgulhar de nossas conquistas e ter em mente que 2016 será mais um ano de muito trabalho. Para isso, novamente, precisamos atuar juntos, em parceria e focados nos nossos objetivos”, destacou o prefeito.

 Programa Avança Mogi ultrapassa a própria meta e atinge a marca das 123 obras 
 
O chefe do Executivo mogiano lembrou ainda que, apesar de 2015 ter sido um ano de bastante pessimismo econômico, Mogi das Cruzes conseguiu fechar o exercício com um superávit de R$ 5 milhões, graças aos esforços e cortes de gastos que foram feitos de forma pulverizada por todas as Secretarias. Esta saúde financeira, como frisou o prefeito, é a garantia de que a cidade terá mais um ano de conquistas, obras e avanços. “Foi um superávit de 0,1%. Ou seja, uma linha tênue, porém muito importante, pois significa que fechamos o ano com as contas em dia e poderemos dar sequencia ao Avança Mogi em 2016”, concluiu.
A apresentação do Avança Mogi foi subdividida em 10 eixos estruturantes, que são os vetores do desenvolvimento do município. A primeira exibida foi a Educação, que em Mogi das Cruzes já se tornou referência com importantes feitos, como o prêmio da melhor merendo do Estado de São Paulo e o programa de Expansão de Creches, adotado como modelo pelo governador Geraldo Alckmin. Entre 2009 e 2016, a área da Educação chegará ao total de 77 novas unidades educacionais, sendo 66 creches/escola (2009/2016), 6 CEMPREs, 4 novos prédios de Educação Infantil e Fundamental e o novo prédio-sede da Secretaria de Educação.

Na Saúde, também foram muitas as conquistas apresentadas. A começar pelo número total de unidades, que saltou de 38 em 2008 para as 67 que serão completadas até o final do ano. As próximas unidades que serão entregues são a USF do Jardim Planalto, ampliação da UBS de Braz Cubas, o Centro do Bem Estar Animal, a UBS da Vila Lavínia, a unidade de acolhimento da Vila São Francisco, o CAPS AD, o Centro de Reabilitação Fisioterápico de Braz Cubas e a UPA da Kaoru Hiramatsu.

“O sistema de saúde dobrou de tamanho de 2008 para hoje. A UPA do Jardim Rodeio e Cezar de Souza, que acabamos de inaugurar, por exemplo, foi programada para atender 6 mil pessoas/mês, mas já fez, só no primeiro mês de funcionamento, 7.200 atendimentos. Isso acontece porque é um equipamento de qualidade, em que as pessoas confiam. Já identificamos, inclusive, que cerca de 30% das pessoas que procuram a UPA têm planos de saúde particulares. Ou seja, estamos fazendo o caminho inverso, no sentido de oferecer uma saúde pública de grande qualidade. E tudo isso, claro, interligado por meio do SIS”, destacou o prefeito.

Na área da Gestão, foram destacados equipamentos como a Academia da Guarda Municipal, a Escola de Governo e Gestão e a reforma do prédio-sede da Prefeitura. Já no Esporte, entraram na apresentação o Centro do Paradesporto, a reforma do Nogueirão, o Salão de Esportes da Vila Jundiaí, a Praça do Nove de Julho, a Praça dos Aposentados, o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) e as próximas entregas, que são a Praça da Liberdade, a cobertura da quadra do Centro Esprtivo de Sabaúna, a Praça de Esporte do Jardim Santos Dumont e o Parque da Cidade.

As conquistas na área da Assistência Social, como a nova Casa da Criança, a Vila Dignidade e o Centro Dia do Idosos, também foram citados pelo prefeito, que apresentou ainda os avanços em obras de urbanização, habitação, cultura, saneamento básico e mobilidade urbana. No que tange ao saneamento básico, vale destacar as obras de esgotamento sanitário do Botujuru e a construção da adutora de Cezar de Souza/ Sabaúna e a do Jardim São Pedro, além da implantação do coletor-tronco do Ribeirão Ipiranga. Essas obras, somadas a todas as outras já executadas pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) ao longo dos últimos naos, vão garantir que Mogi das cruzes chegue ao final de 2016 com um índice de tratamento de 71% - no início da década passada esse índice era de apenas 5%.

A última obra apresentada e que é um verdadeiro divisor de águas para Mogi das Cruzes, é a abertura da passagem subterrânea na praça Sacadura Cabral. “O nosso desafio é que o primeiro túnel esteja pronto em 2016 e é o túnel mais importante, porque dá o escoamento do trânsito da área central. Já o segundo ficará para 2017, mas independente de andamento de obras, os recursos já estão garantidos. Em valores hoje, esta é a maior obra já contratada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes”, finalizou o prefeito.

Palestra
Após a apresentação do Avança Mogi, todo o público presente no Cemforpe pôde acompanhar a palestra “Ética e Serviço Público”, que foi ministrada pelo Historiador brasileiro e professor doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Karnal é pós-doutorado pela Unam, do México (Universidad Nacional Autónoma de México) e pelo CNRS de Paris e atua há 17 anos com atividades de consultoria em conteúdo e curadoria para exposições artísticas e históricas (LMS)

Postagens mais visitadas deste blog