Pesquisar este blog

sábado, 6 de julho de 2024

Datafolha: Rejeição a padrinhos pode mudar voto de 56% em SP

 


Datafolha: Rejeição a padrinhos pode mudar voto de 56% em SP

Ana Luiza Albuquerque, da Folhapress

Mais da metade dos eleitores da cidade de São Paulo (56%) admite mudar o voto para prefeito se o candidato for apoiado por um político rejeitado por eles, indica pesquisa Datafolha.

No total, 37% mudariam o voto com certeza e 19% talvez mudassem. Dizem que não mudariam o voto 41%, e 2% não souberam responder.

O instituto realizou 1.092 entrevistas em toda a cidade de São Paulo, de terça (2) a quinta (4). 

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

O Datafolha mediu a influência de quatro padrinhos políticos nas eleições para prefeito na cidade: do presidente Lula (PT), do ex-
presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Entre eles, Bolsonaro é que o mais afasta os eleitores –65% afirmam que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo ex-presidente. Esse índice era de 61% ao fim de maio.

O apoio de Bolsonaro levaria 16% dos eleitores a escolher com certeza seu indicado, enquanto outros 16% dizem que essa é uma possibilidade.

O Datafolha mostra que boa parte dos eleitores, 40%, ainda não sabe qual candidatura Bolsonaro apoiará em São Paulo. Outros 27% afirmam, corretamente, que o ex-presidente endossará a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Mencionam Pablo Marçal (PRTB) como candidato de Bolsonaro 11%.

Até a entrada do influenciador na disputa, Nunes planejava contar com o apoio do ex-presidente (e com os votos de seus eleitores) sem grudar a imagem à dele, para evitar herdar sua rejeição.

Porém, com o aparecimento do ex-coach, que ameaça roubar os votos da direita, o prefeito foi pressionado a amarrar sua pré-candidatura a Bolsonaro, aceitando como vice o ex-Rota Ricardo Mello Araújo (PL), indicado pelo ex-presidente.

O apoio do governador Tarcísio de Freitas, considerado por aliados de Nunes seu principal cabo eleitoral, levaria 17% dos eleitores a votar com certeza em um candidato endossado por ele -outros 30% admitem a possibilidade. Não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado por Tarcísio, porém, 48% dos eleitores.

O governador tem manifestado publicamente que Nunes é seu favorito, rasgando elogios ao prefeito e falando em sinergia entre as gestões estadual e municipal. A pesquisa mostra que 36% dos eleitores sabem que Tarcísio apoiará o emedebista na disputa, enquanto 35% ainda não sabem quem ele endossará.

Já o apoio de Lula, padrinho político de Guilherme Boulos (PSOL), levaria 23% dos eleitores a votar com certeza em um candidato endossado por ele, e outros 28% a considerar fazê-lo.

O endosso do petista, por outro lado, afasta 45% dos entrevistados. Quase metade dos eleitores, 48%, sabe que o presidente apoia a pré-candidatura do deputado do PSOL.

O endosso do vice-presidente Geraldo Alckmin, ex-governador do estado, levaria 15% dos eleitores a escolher o candidato apoiado por ele, e 34% a considerar a possibilidade. Outros 47% dizem que não votariam de jeito nenhum em um candidato endossado por Alckmin.

Apenas 7% dos eleitores, porém, sabem que o vice-presidente apoia a deputada federal Tabata Amaral (PSB) na disputa. A pesquisa mostra que 24% dos eleitores acreditam que ele endossará Boulos e, 13%, que ele estará com Nunes. Outros 39% não souberam responder.

Datafolha em outras capitais

No Rio de Janeiro, 61% disseram que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo governador Cláudio Castro (PL); 57%, em um apoiado por Bolsonaro; e 46%, em um endossado por Lula.

Mais da metade dos cariocas, 54%, não sabem qual candidato Castro e o ex-presidente irão apoiar. Já o endosso de Lula ao prefeito Eduardo Paes (PSD) é reconhecido por 42% dos eleitores, enquanto 38% não sabem qual o candidato do presidente.

Em Belo Horizonte, 60% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum no candidato de Bolsonaro, 53%, no de Lula, e 48%, no do governador Romeu Zema (Novo). A mesma porcentagem de eleitores, 22%, diz que votaria com certeza em quem o ex-presidente e em quem o petista apoiarem. A maioria não sabe qual o candidato de cada um dos três para a prefeitura.

No Recife, 67% dos eleitores rejeitam um candidato apoiado por Bolsonaro, 13% dizem que talvez votem nele, e 16%, que votariam com certeza. Já o endosso da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), levaria 59% dos eleitores a rejeitar o candidato apoiado por ela. No caso do presidente Lula, 58% admitem votar em um candidato endossado por ele, e 38% rejeitam essa possibilidade. 

https://iclnoticias.com.br/datafolha-rejeicao-padrinhos-56-eleitor-sp/

Catástrofe Milei faz consumo de carne bovina na Argentina cair abaixo dos níveis de 1914

 


Consumo retrocedeu mais de 100 anos desde que o neofascista chegou ao poder

247 – O consumo de carne bovina na Argentina está projetado para atingir uma mínima histórica em 2024, com uma estimativa de 44,8 kg per capita. Esta marca é a menor desde o início dos registros em 1914, conforme relatado pela Bolsa de Comércio de Rosário em um relatório de mercado divulgado na última sexta-feira (5), de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo. O cenário econômico desafiador na Argentina, marcado por inflação de três dígitos e recessão, tem levado a população a optar por alternativas mais acessíveis, como frango e carne de porco. Segundo o relatório, em 2024, quase 2 kg de carnes alternativas poderão ser comprados pelo preço de 1 kg de carne bovina.

A economia argentina sofre com o aumento da pobreza e do desemprego, desafios que foram exacerbados pelas medidas de austeridade implementadas pelo governo do presidente neofascista Javier Milei. Desde sua posse em dezembro, Milei revogou o congelamento dos preços da carne bovina que havia sido imposto pelo governo anterior. Esta decisão é parte de um contexto em que o consumo de carne no país deverá diminuir 9% em relação ao ano anterior, alcançando o menor nível desde 2011.

Adicionalmente, a redução no consumo interno tem impulsionado os produtores a focar mais nas exportações. Um relatório separado da Bolsa de Comércio de Rosário indica que os volumes de exportação de carne bovina de janeiro a maio deste ano cresceram 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

https://www.brasil247.com/americalatina/catastrofe-milei-faz-consumo-de-carne-bovina-na-argentina-cair-abaixo-dos-niveis-de-1914-mvk17tw9

Robô humanoide começa a operar na manutenção de ferrovia japonesa

 

Robô humanoide começa a operar na manutenção de ferrovia japonesa

Brasília (DF) 04/07/2024 - O novo robô humanoide apresentado pela West Japan Railway foi projetado para fazer manutenção das linhas, especialmente para trabalhar em altura a cortar ramos ou pintar armações metálicas.
Foto: Robot humanóide West Japan Railway/ X

Publicado em 04/07/2024 - 09:23 Por Carla Quirino - Repórter da RTP* - Tóquio

RTP

O novo robô humanoide apresentado pela West Japan Railway foi projetado para fazer manutenção de linhas férreas, especialmente para trabalhar em altura, cortar ramos ou pintar armações metálicas. Tem alcance vertical de 12 metros e pode usar vários acessórios para transportar objetos até 40 quilos. 

O equipamento parece saído de um filme de desenhos animados da série Transformers, dos anos 80, mas é real, atual e está a serviço das estradas de ferro japonesas.

Depois de dois anos de testes, a empresa West Japan Railway (JR West) apresentou o robô montado em um caminhão, que vai operar na área de manutenção e inspeção das linhas, a partir deste mês de julho.

Ele é controlado remotamente por um técnico no solo, que usa óculos com ligação às câmaras instaladas na "cabeça" do robô, no lugar dos olhos, semelhante aos do Wall-E (filme da Disney/PIXAR). Quando o trabalhador vira a cabeça, o robô faz o mesmo. Também há som captado pelo aparelho que chega ao operador, para ter maior proximidade do trabalho a ser executado.

O peso dos objetos levantados pode ser sentido por meio de alavancas de controle. Esses "membros" podem ser equipados com garras, lâminas ou pincéis e apresentar sensibilidades diferentes que vão do uso de uma motosserra à pintura de sinais nas barras metálicas das linhas.

“O operador dirige o robô a partir da cabine, próximo do solo, para que ele possa trabalhar com segurança em tarefas no ar”, disse o presidente da JR West, Kazuaki Hasegawa.

A empresa desenvolveu a máquina com uma startup de robótica local e destaca que as novas tecnologias podem ser usadas para combater a escassez de mão de obra numa sociedade japonesa envelhecida e melhorar a segurança no trabalho, protegendo os funcionários de quedas ou choques elétricos.

Kazuaki argumenta que “o aumento do uso de robôs é importante para enfrentar os desafios do trabalho de manutenção e garantir operações ferroviárias estáveis e sustentáveis”.

O equipamento pode reduzir as horas de trabalho de manutenção em cerca de 30%. Ele deve melhorar também a segurança das tarefas quando é necessário operar em ambientes perigosos, no meio de cabos elétricos

*É proibida a reprodução deste conteúdo. 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-07/robo-humanoide-comeca-operar-na-manutencao-de-ferrovia-japonesa 





Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

 

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado 


TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica

Publicado em 06/07/2024 - 08:15 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília


A exatos três meses para o primeiro turno das eleições municipais 2024, começa a valer uma série de proibições aos candidatos – sobretudo aos que ocupam cargos públicos. A maioria das vedações está prevista na Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para o pleito. De acordo com o calendário eleitoral, a partir deste sábado (6), entram em vigor as seguintes restrições:

- contratação de shows artísticos: fica proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos na realização de inaugurações de obras públicas ou divulgação de prestação de serviços públicos.

- presença em inaugurações: candidatos não podem comparecer a inaugurações de obras públicas.

- veiculação de nomes, slogans e símbolos: sites, canais e outros meios de informação oficial não podem conter nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens ou outros elementos que permitam identificar autoridades, governos ou administrações, cujos cargos estejam em disputa na campanha eleitoral.

- transferência de recursos: servidores e agentes públicos ficam proibidos de realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios e dos estados aos municípios, sob pena de nulidade absoluta. A lei abre exceção para situações de emergência e de calamidade pública e quando há obrigação formal preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado.

- publicidade institucional e pronunciamento: fica vedado o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente. Além disso, passa a ser proibida a publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública.

- nomeação ou exoneração: até a posse dos eleitos, fica vedado nomear, contratar, remover, transferir ou exonerar servidor público. A exceção fica por conta de cargos comissionados e funções de confiança. No caso de concursos públicos, é permitida a nomeação dos aprovados nos certames homologados até 6 de julho.

Cessão de funcionários

Também a partir deste sábado, órgãos e as entidades da administração pública direta e indireta podem ceder funcionários à Justiça Eleitoral, em casos específicos e de forma motivada, quando solicitado pelos tribunais eleitorais.

Neste caso, o prazo vale até 6 de janeiro de 2025 para as unidades da Federação que realizarem apenas o primeiro turno das eleições municipais e até 27 de janeiro para os locais onde houver segundo turno.

Edição: Valéria Aguiar 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2024-07/eleicoes-municipais-restricoes-entram-em-vigor-partir-deste-sabado

Entenda como funciona a contribuição concomitante para o INSS

 

Entenda como funciona a contribuição concomitante para o INSS


Trabalhadores que possuem mais de uma atividade e contribuem para o INSS em cada um dos vínculos empregatícios — a chamada contribuição concomitante — precisam ficar atentos aos valores descontados.

A soma do percentual a ser recolhida mensalmente pelos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não deverá ultrapassar o parâmetro limitado ao teto previdenciário, que hoje está em R$ 7.786,02.

Isso porque, o que extrapolar desse patamar não será considerado para futuro cálculo de aposentadoria ou de beneficio por incapacidade. A contribuição máxima equivale atualmente a R$ 908,86 — faixa de 14%.

Mas quem trabalha em dois ou mais locais com carteira assinada, ou faz o recolhimento como contribuinte individual, e recebe menos do que o teto terá os valores considerados para o calculo dos benefícios.

Por exemplo, um segurado que em um emprego ganha R$ 4 mil por mês e noutro recebe R$ 2 mil, fica abaixo do teto. Sendo assim, ele deve descontar com base no salário de R$ 6 mil. Assim, os valores das remunerações concomitantes do exemplo citado serão considerados para o cálculo da aposentadoria e de benefícios desse segurado.

Em um outro exemplo, quem, por ventura, ganhe acima do teto de R$ 7.786,02 em um emprego e em outra atividade receba R$ 3 mil, terá o desconto de R$ 908,86 da primeira atividade e mais R$ 258,82 referentes à segunda ocupação formal. Mas se ele informar ao outro empregador que contribui no teto, não será descontado.

No entanto, essa outra contribuição não será considerada no cálculo futuro de aposentadoria e outros benefícios, pois os valores dos salários de contribuição são limitados ao teto previdenciário.

Como evitar desconto desnecessário?

O coordenador de Gestão de Benefícios (Coben) da Superintendência Regional do INSS no Estado do Rio de Janeiro, Flávio Souza, orienta que quem tem dois empregos formais precisa informar aos empregadores a respeito dessa condição. Ele explica que isso deve ser feito para evitar que a soma que ultrapassar o teto, se for o caso, deixe de ser descontada.

“Isso (informar ao empregador) vale para qualquer tipo de vínculo, seja contribuinte individual ou com carteira assinada”, afirma Flávio Souza.

O coordenador da Coben lembra que a contribuição concomitante ocorre quando uma pessoa tem mais de um emprego ao mesmo tempo ou que exerce simultaneamente uma atividade como empregado e outra como autônomo ou empresário.

Flávio Souza ressalta que as contribuições serão atualizadas quando do pedido de aposentadoria, benefícios em geral, entre eles o auxílio por incapacidade temporária, desde julho de 1994 e usados os critérios de concessão para cada benefício, caso o segurado venha a dar entrada no pedido de concessão.

E se por um acaso um trabalhador tenha feito contribuições concomitantes que passaram do teto previdenciário? Como devem proceder?

O coordenador explica que é possível pedir devolução dos últimos cinco anos que foram descontados a mais. No caso deve ser feito um Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP) via site da Receita Federal.

Tabela de contribuição do INSS 2024

https://iclnoticias.com.br/como-funciona-contribuicao-concomitante-ao-inss/

Justiça do Trabalho condena Ypê por 'live' a favor de Bolsonaro para funcionários em 2022

 

Justiça do Trabalho condena Ypê por 'live' a favor de Bolsonaro para funcionários em 2022


O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), em Campinas (SP), condenou na última quinta-feira (4) a Química Amparo, dona da marca de detergentes Ypê. A condenação foi por uma “live” a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha de 2022.

A dona da Ypê foi condenada por assédio eleitoral. Segundo a sentença, a Química Amparo fica proibida “de fazer propaganda eleitoral a favor de qualquer candidato a cargo político”. Ainda cabe recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

De acordo com o Uol, nenhuma punição foi ainda aplicada à empresa ou aos donos da Química Amparo. A decisão do TRT-15, caso julgada favorável no TST, poderá determinar multa de R$ 100 mil se a Ypê voltar a fazer propaganda política a funcionários.

Justiça: 2ª instância

A sentença é de segunda instância. Em dezembro de 2023, a Química Amparo já havia sido condenada pela Vara do Trabalho de Amparo, município onde fica a fábrica da Ipê.

“Apesar do conteúdo aparentemente informativo, a exibição da live teve o propósito de influenciar o voto dos empregados da empresa, tendo ocorrido no mesmo dia em que se iniciou a propaganda eleitoral do segundo turno. O palestrante apontou diversos números sugerindo que a manutenção do então governo era a melhor opção para o país”, diz a nova sentença de condenação.

Fábrica da Ipê na cidade de Amparo, em São Paulo (Foto: Divulgação)

“Sugestão” de voto

A “sugestão” de voto em Jair Bolsonaro teria ocorrido após o primeiro turno das eleições de 2022. O Ministério Público do Trabalho (MPT) destaca que a empresa promoveu “palestra voltada a persuadir os trabalhadores”.

Procurada, a Química Amparo não quis comentar a sentença e informou ser “apartidária” e “não comenta processos judiciais em curso”.

Doação

Os donos da Ypê fizeram doações à campanha de Bolsonaro em 2022. Três membros da família Beira, que integram o conselho de sócios, doaram, juntos, R$ 1 milhão a Jair Bolsonaro.

As doações repercutiram nas redes sociais durante as eleições. Apoiadores de Bolsonaro aprovaram a atitude e promoveram a marca. Já os eleitores de Lula incitaram boicote à marca.

https://iclnoticias.com.br/justica-trabalho-condena-ype-live-a-bolsonaro/

Cientistas desenvolvem novo método de combetar o câncer utilizando nanorrobôs

 

Cientistas desenvolvem novo método de combetar o câncer utilizando nanorrobôs


Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, desenvolveram um estudo de combate ao câncer utilizando nanorrobôs. Nos testes, a tecnologia conseguiu eliminar células cancerígenas de camundongos e apresentaram uma redução de crescimento dos tumores de até 70%.

Segundo a pesquisa, publicada na revista acadêmica Nature Nanotechnology nesta segunda-feira (1), os nanorrobôs são capazes de matar as células cancerígenas.

A “arma letal” está guardada dentro da estrutura nanométrica e é exposta apenas no microambiente do tumor, evitando que as células saudáveis sejam atacadas.

Os cientistas já haviam desenvolvido trabalho semelhante anteriomente. Nele, as estruturas mostravam ser capazes de organizar os chamados “receptores de morte” na superfície das células.

O líder do estudo e professor do Departamento de Bioquímica Médica e Biofísica do Instituto Karolinska, Björn Högberg, explicou a utilização dos nanorrobôs.

“Se você o administrasse como um medicamento, ele começaria a matar células no corpo indiscriminadamente, o que não seria bom. Para contornar esse problema, escondemos a arma em uma nanoestrutura construída a partir de DNA”, disse.

A técnica de estruturação em nanoescala usando DNA — chamada de origami de DNA — é uma pesquisa de Högberg e sua equipe há anos. A novidade desenvolvida no sistema foi a implementação do “interruptor de segurança”, que se ativa ao se deparar com células cancerígenas.

Foto: Renato Araujo/Agência Brasília

O gatilho da “arma letal” é o pH baixo, fator característico do microambientes que envolve as células cancerígenas. De acordo com os estudos, a arma é ativada quando identifica um pH igual ou inferior a 6,5, matando as células danificadas.

Conseguimos esconder a arma de tal forma que ela só pode ser exposta no ambiente encontrado dentro e ao redor de um tumor sólido”, conta. “Isso significa que criamos um tipo de nanorrobô que pode mirar e matar especificamente células cancerígenas”, completa.

Cientistas: redução de 70%

Os testes foram feitos em camundongos com câncer de mama. Parte dos roedores recebeu doses do nanorrobô normalmente, enquanto outros ganharam apenas uma versão inativa do robô.

O grupo que foi medicado com a ferramenta ativa, que apresentou uma redução de 70% no crescimento do tumor em comparação com o outro grupo.

Segundo Yang Wang, pesquisador do Departamento de Bioquímica Médica e Biofísica do Intituto Karolinska e um dos cientistas do projeto, o próximo passo é investigar se os robôs funcionam em modelos de câncer mais avançados.

Objetivo é usar em casos que se assemelham mais à doença humana real e descobrir possíveis efeitos colaterais antes de avançar para a etapa de testes em humanos.

Os cientistas afirmaram ainda que a pesquisa também pretende investigar se é possível tornar o nanorrobô mais direcionado, aumentando o da estrutura em células de câncer. Os pesquisadores também afirmaram que pretendem patentear o produto.

https://iclnoticias.com.br/cientistas-tratamento-cancer-utiliza-nanorrobos/:

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Produtos de supermercado dicas de Compras e Utilidades

 

O Governo Federal trabalha todos os dias para melhorar a vida dos brasileiros. No último ano e meio, o salário mínimo voltou a ter aumento acima da inflação, o investimento voltou à indústria, o desemprego caiu a níveis históricos e, graças a diversas políticas públicas, mais de 20 milhões de pessoas deixaram de passar fome. A roda-gigante da economia está girando e isso é bom pra todo mundo!


 

Sempre !

 


Todo mundo quer viver bem!

O presidente Lula tem um compromisso de uma vida toda de luta para que todos tenham condições de uma vida digna.

É papel do Estado estender a mão às pessoas em situação de vulnerabilidade social e cuidar delas com muito respeito e empatia.

Em Diadema, no Grande ABC Paulista, visitei as obras do Centro Educacional Unificado, o famoso CEU, que vai atender 1,8 mil alunos da creche ao Ensino de Jovens e Adultos. O Quarteirão da Educação vai receber quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas, teatro e cinema para atender a população local. Vai impulsionar a educação no município e também o lazer e a cultura. Uma parceria bem-sucedida do governo federal com o prefeito da cidade, @filippioficial.

 







Memes do Pato arrependido

 


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page