Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Males causados pelo uso do Refrigerante (Palestra)


Reforma na Previdência corta o principal buraco nas contas públicas O rombo é exponencial e dobra a cada ano. A reforma é essencial, mas precisa ser passada aos estados. Os governos Lula e Dilma aceleram os gastos públicos e irresponsáveis das estatais e permitiram que os estados também elevassem os gastos.

Carlos Alberto Sardenberg

Eclipse da Lua pode ser visto hoje em todo o Brasil

A chegada da lua cheia, nesta sexta-feira (10), será marcada por um fenômeno conhecido como eclipse penumbral. 

Ele poderá ser visto em todo o Brasil e em países da Ásia, Europa, África, do Oriente Médio e das Américas do Sul e do Norte.

O eclipse penumbral é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra e resulta em uma variação do brilho da lua que dificilmente é notada.

A sombra projetada pela Terra tem duas partes denominadas umbra e penumbra

A umbra é uma região em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é uma região em que apenas parte da iluminação é bloqueada.

Em Brasília e nas demais cidades em que está em vigor o horário de verão, o fenômeno tem início previsto para as 20h34. 

A fase máxima do eclipse está prevista paras as 22h44 de hoje.

Amanhã (11), será a vez de o cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdušáková passar relativamente próximo à Terra. 

Segundo o Observatório Astronômico de Lisboa, em Portugal, o cometa percorre uma órbita elítica de período curto, cruzando a órbita da Terra a cada 5,25 anos.

Desta vez, ele passará a uma distância de 12.431.583 quilômetros da Terra, ou seja, 32 vezes a distância da Terra à Lua. A passagem do cometa, no entanto, só poderá ser vista por meio de um telescópio.

De acordo com o observatório português, o cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdušáková foi descoberto em 5 de dezembro de 1948 por Minoru Honda

Posteriormente, foi detectado por Antonín Mrkos e Ludmila Pajdušáková em placas fotográficas, do Observatório Skalnate Pleso, na Eslováquia.
 
van Richard - Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto

Rolgaciano reforça pedido sobre Delegacia da Mulher Segundo a ONU Mulheres, a cada 15 segundos uma mulher sofre agressão física no Brasil e a cada uma hora e meia uma vítima desse tipo de violência morre

Foto: Gisele Santos/Divulgação
Segundo a ONU Mulheres, a cada 15 segundos uma mulher sofre agressão física no Brasil e a cada uma hora e meia uma vítima desse tipo de violência morre.
Diante desses dados, ontem, o presidente do PTN-Podemos, vereador Rolgaciano Fernandes, esteve no Palácio dos Bandeirantes para reiterar e protocolar, nas mãos do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o pedido para a implantação da Delegacia da Mulher em Itaquaquecetuba
O parlamentar também solicitou a vinda da carreta móvel do programa "Mulheres do Peito", que oferece exame de mamografia, gratuitamente.
A entrega do ofício foi realizada durante a assinatura de convênio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que repassa recursos para os municípios visando reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020.
O vereador pretende, com a implantação do equipamento, melhorar a eficácia e o impacto dos direitos das mulheres que procuram a justiça e que, através desta, buscam acabar com a violência
"Os índices de violência contra a mulher em toda a região são alarmantes e se tornam ainda mais preocupantes se levarmos em consideração que a grande maioria das vítimas não registra ocorrência e sofre calada. 
A chegada da Delegacia da Mulher na cidade contribuirá muito para que elas se sintam mais seguras".
http://www.portalnews.com.br

Trens reformados do metrô de SP são mais caros que os novos e apresentam mais problemas

Trem da 'frota K' descarrilou na estação Itaquera do metrô
Crédito: Emerson Santos / Fotoarena / Agência O Globo

A informação é do Ministério Público, que acompanha a situação da 'frota K' desde 2013, quando uma reportagem da CBN apontou que estes trens tiveram 700 falhas técnicas no período de um mês. Para o órgão, a 'frota K' está fadada ao fracasso.

Por Larissa Calderari - http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo
O Promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social Marcelo Milani é categórico: a chamada 'frota K', formada a partir de trens reformados é cara e ineficiente.

'Ela não vai funcionar nunca, porque vão acontecer outras falhas. Os trens estão fadados ao fracasso', explica o promotor.

O Ministério Público acompanha desde 2013 a situação desses trens. 

Na época, um levantamento obtido com exclusividade pela CBN mostrou que os trens dessa frota, que circulam pela linha 3-Vermelha, apresentaram quase 700 falhas técnicas em um mês.

Em 2014, foi aberto um inquérito questionando o valor das reformas dos trens da linha 1-Azul e 3-Vermelha do metrô. 

O MP ainda trabalha nos valores gastos pelo metrô, mas segundo o promotor, já é possível afirmar que os trens reformados acabaram custando mais caro do que é gasto na compra de novos.

 Ao Ministério Público, o governo e o metrô entenderam que ao invés de comprar trens novos, reformar os já existentes teria um custo muito inferior.

Além disso, as frotas reformadas têm outros problemas: alguns dos trens têm mais de 40 anos e foram fabricados por empresas que nem existem mais. Isso tudo encarece a manutenção deles e impede que eles sejam modernizados. 

No fim, segundo Marcelo Milani, a ausência das plantas originais dos trens inviabiliza uma reforma com baixo custo.

'Essa frota foi pulverizada por consórcios de reforma. Mas as plantas originais dos trens têm 40 anos. Então as empresas responsáveis pelo projeto não estão mais no mercado. Estamos reformando um trem que não têm as plantas de sua construção. 

É preciso abrir todo o trem e reformá-lo inteiro. 

Isso gera um custo enorme e problemas', explica Milani.

O sindicato dos metroviários afirmou que já fez diversas denúncias ao Ministério Público relatando, inclusive com documentos, as falhas da 'frota K' e os riscos que ela pode representar à segurança do Sistema.

Em nota, o metrô disse que os 25 trens da 'frota K' passam pelos mesmos processos de manutenção de todas as composições e apresentam desempenho semelhante às demais frotas.

A reportagem da CBN pediu um posicionamento ao metrô e até o fechamento da matéria não obteve resposta.

Tecnologia 5G não é mais ficção Atualmente, grandes empresas investem no desenvolvimento das ferramentas necessárias. Entre as grandes companhias que abraçaram o projeto, estão a Ericsson, a Samsung e a AT&T.



Rentabilidade de imóveis de luxo é menor que a de apartamentos pequenos Não se apegue a apartamentos superiores a R$ 1 milhão como um bom investimento de longo prazo. Ele dificilmente será rentável caso queira alugá-lo. Prefira não ter dívidas. Isso sim traz segurança até nas piores crises.

Mauro Halfeld

Cachorro invade linha 3-Vermelha do metrô de SP e afeta circulação Um trecho da via foi desligado para que os agentes possam retirar o animal dos trilhos. Por isso, os trens circulam com velocidade reduzida em algumas estações da Zona Leste da capital paulista.

Resultado de imagem para cbn

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Reforma do ensino médio - Conheça os principais pontos

Novas diretrizes para o ensino médio foram aprovadas ontem no Senado e aguardam sanção presidencial  Tomaz Silva/Arquivo/Agência Brasil
Aprovado na noite de ontem (8) pelo Senado, o texto da reforma do ensino médio segue para sanção do presidente Michel Temer. 

A medida provisória manteve todos os eixos do texto final aprovado pela Câmara. 

Saiba como ficou a proposta de reforma do ensino médio:

O que é a reforma do ensino médio?
É um conjunto de novas diretrizes para o ensino médio implementadas via medida provisória e apresentadas pelo governo federal em 22 de setembro de 2016. Para não perder a validade, o texto precisava ser aprovado em até 120 dias (4 meses) pelo Congresso Nacional.

Quando a reforma começa a valer?
As mudanças podem começar a ser implementadas a partir de 2018, de acordo com o texto da MP, no segundo ano letivo subsequente à data de publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas pode ser antecipado para o primeiro ano, desde que com antecedência mínima de 180 dias entre a publicação da Base Nacional e o início do ano letivo. 

A BNCC encontra-se em discussão no Ministério da Educação e ainda terá de ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). 

A expectativa é que a Base seja definida até o fim de 2017.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que não há um prazo máximo para que todas as escolas estejam no novo modelo e que espera que haja uma demanda dos próprios estados para acelerar o processo.

Quais são as principais mudanças?
O currículo deve ser 60% preenchido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – no texto original da MP a expectativa era que 50% fossem preenchidos pela base. Os 40% restantes serão destinados aos chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo. 

O projeto prevê que os alunos poderão escolher a área na qual vão se aprofundar já no início do ensino médio. 

As escolas não são obrigadas a oferecer aos alunos todas as cinco áreas, mas deverão oferecer ao menos um dos itinerários formativos.

No conteúdo optativo, o aluno poderá se concentrar em uma das cinco áreas abaixo:
1. linguagens e suas tecnologias
2. matemática e suas tecnologias
3. ciências da natureza e suas tecnologias
4. ciências humanas e sociais aplicadas
5. formação técnica e profissional


Profissionais de notório saber podem dar aula?
A permissão para que professores sem diploma específico possam dar aulas no ensino técnico e profissional foi mantida.

Como fica a carga horária?
A proposta também estabelece uma meta de ampliação da carga horária para pelo menos mil horas anuais. O prazo para que a nova carga horária seja implantada em todas as escolas de ensino médio é de, no máximo, cinco anos. O governo federal deve oferecer apoio financeiro.

Qual será a língua estrangeira oferecida: inglês ou espanhol?

O inglês passa a ser a língua estrangeira obrigatória a partir do sexto ano do ensino fundamental. 

Antes da reforma, as escolas podiam escolher se a língua estrangeira ensinada aos alunos seria o inglês ou o espanhol. Se a escola oferecer mais de uma língua estrangeira, a segunda língua, preferencialmente, deve ser o espanhol, mas isso não é obrigatório.

Que alterações foram feitas pelo Congresso Nacional?
Quando passou pela Câmara, a medida recebeu emenda restabelecendo a obrigatoriedade das disciplinas de educação física, arte, sociologia e filosofia na Base Nacional Comum Curricular, que estavam fora do texto original. 

A oposição no Senado tentou obstruir a votação e apresentou diversas sugestões de emenda para tentar modificar o texto, mas elas foram rejeitadas pela maioria do plenário.
Quais foram os questionamentos quanto à reforma?

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) divulgaram um manifesto contra a MP do Ensino Médio. O documento repudia a iniciativa do governo federal de promover, por meio de medida provisória, uma reforma sem debate ou consulta à sociedade.

No fim do ano passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual afirma que a medida provisória de reforma do ensino médio é inconstitucional.

A secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, defendeu a urgência de uma reforma como justificativa para a edição de uma MP e ressaltou que a questão é discutida há anos.

Já o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que a MP prevê a flexibilização do ensino médio com o objetivo de torná-lo mais atraente para o jovem.

Líria Jade – Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo

Retiradas de investimentos da poupança e do Tesouro Direto atingiram o maior nível dos últimos três anos

Desde 2014, os resgates do Tesouro triplicaram e os saques da poupança superaram as aplicações em R$ 40 bilhões. O fluxo negativo representa muito bem um cenário de crise econômica e desemprego, em que sobra cada vez menos dinheiro para investir. Agora, o governo deve reduzir o juro pago pelo Tesouro Direto e já tem gente preocupada com o destino desse investimento.

Por Renata Colombo
Pra quem nunca foi adepto de deixar dinheiro debaixo do colchão, mas tinha uma 'sobrinha' pra guardar, a poupança era o melhor destino: rendia pouco, mas de um jeito seguro.

Só que quando a inflação começou a subir, o cenário mudou: o 'cofrinho' dos brasileiros passou a dar prejuízo. Isso tudo, aliado à crise econômica, levou a um saque recorde da poupança: nos últimos dois anos se retirou mais do que aplicou, tanto que o saldo de 2016 foi negativo em R$ 40 bilhões.

Quem ainda tem algum dinheiro sobrando fez seu cofrinho no Tesouro Direto, a compra de títulos do governo: o rendimento é baseado na taxa básica de juros, que vinha nas alturas até o ano passado, rendendo até 14%.

Mas os saques também aumentaram: os brasileiros resgataram do tesouro direto no ano passado o triplo do retirado em 2014. O saque anual subiu dos R$ 2,4 bilhões para os R$ 7,6 bilhões.

Uma tendência que pode continuar se as previsões do governo se confirmarem: a equipe econômica quer levar a Selic a um dígito até o fim do ano, o que assustou os investidores felizes.

A avaliação do professor do laboratório de finanças da Fia, Alexandre Cabral, é que o tesouro tanto não vai acabar que lançou novos pacotes de investimento a longo prazo esta semana. 

Por outro lado, o rendimento deve cair mesmo. 

Mas o impacto vai ser o mesmo em outros fundos de renda fixa.

'Se você for investir até R$ 30 mil, o Tesouro Direto continua muito melhor. Se o investimento for por volta de R$ 50 mil, o Tesouro Selic dá retorno maior que a renda fixa', explica Alexandre.

E a verdade é que quem tira dinheiro da poupança e do tesouro direto dificilmente vai aplicar em outro lugar. 

Para o economista André Perfeito, o pano de fundo desta movimentação é a crise e o desemprego. O investidor que resgatou seus rendimentos precisou do dinheiro mesmo para usar.

Ele comenta que 'estamos num momento de 'desalavancagem', ou seja, pegando recursos líquidos para honrar as dívidas e ficarmos leve. Depois este dinheiro vai chegar no consumo'.

Para os especialistas, num futuro não tão próximo pode ser que os investimentos sofram uma migração.

Mas isso deve começar só a partir do ano que vem. 

Uma possibilidade é apostar em fundos de
multimercado, que mesclam rendimentos com base em juros, moedas e ações. 

Isso, claro, pra quem tiver dinheiro pra investir.
 http://cbn.globoradio.globo.com

 

Itaquaquecetuba - Bairros de Itaquá recebem ações de limpeza

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, através da Secretaria de Serviços Urbanos, está ampliando os serviços de manutenção nos bairros da cidade. Atividades como capinação, pintura de guias, retiradas de entulhos e limpeza de córregos estão sendo feitas em vários pontos do município.

Nos últimos dois dias está sendo realizado um grande mutirão de limpeza no Jd. Odete, com o recolhimento de materiais que estão ocupando parte das calçadas, prejudicando a passagem de pedestres.

De acordo com o prefeito Dr. Mamoru Nakashima, os serviços deverão ser estendidos a todos os bairros. 

“Vamos atender todo o município com estes serviços, dividimos várias equipes para poder realizar um grande mutirão que atinja o máximo possível de bairros em um curto espaço de tempo”, disse.

O secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Akira, fez um apelo para que a população não jogue entulho nas calçadas e outros locais.

“Esse entulho jogado nas calçadas, próximo a bueiros e margens de córrego é o grande causador de alagamentos durante as chuvas e são difíceis de serem retirados pelas equipes de limpeza, por isso, pedimos a colaboração da população”, falou Akira.

Bairros como Vila Virgínia, Jd. Anita, Vila Virgínia, Campo Limpo, Lagoa da Prata, além do Parque Ecológico e Estrada do Pinheirinho, estão recebendo os serviços e melhorias.

Itaquaquecetuba. - Convênio garante verba de R$ 4,5 mi para melhoria de vias em Itaquá

O prefeito de Itaquaquecetuba. Dr. Mamoru Nakashima, esteve reunido no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo com o secretário da Casa Civil, Samuel Moreira, o secretário Executivo do Conselho de Orientação do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), Widerson Tadeu Anzelotti e com Mário Sérgio Matsumoto, subsecretário de Assuntos Parlamentares, para definir a vinda de uma verba de R$ 4,5 milhões que será utilizada para recuperar ruas e avenidas da cidade.

Durante o encontro Mamoru ressaltou a importância da liberação deste dinheiro que é de suma importância para a cidade. “Nossas vias estão com muitos problemas, principalmente após um mês de janeiro com tantas chuvas que pioraram a situação, essa verba será fundamental para recuperar o asfalto e tapar buracos”, comentou Mamoru.

O secretário de Planejamento, Roberto Kimura, também esteve presente à reunião e disse essa verba faz parte do convênio Fumefi 2017.  “Agora teremos uma nova reunião para definir os locais que serão beneficiados por esta verba”, comentou Kimura.

O prefeito Dr. Mamoru Nakashima disse que a Prefeitura também irá investir para resolver os problemas dos buracos nas ruas da cidade.

“Iremos promover o recapeamento de diversas ruas e avenidas da cidade, como Avenida Brasil, Ítalo Adami, Estrada do Campo Limpo, Estrada do Mandi, Eldorado, Cambará, Vital Brasil, São Roque e Estrada dos Índios, todas estão na programação”, disse o prefeito.

Alckmin assina parceria para diminuir acidentes Até o final do ano, R$ 100 mi serão destinados para 52 municípios, incluindo Mogi e Itaquá

O governador Geraldo Alckmin assinou ontem, no Palácio dos Bandeirantes, parcerias que ampliarão o número de convênios do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito - programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020. 
 
Nesta primeira fase estão contempladas 13 cidades. 
 
Na região do Alto Tietê foram assinados convênios com Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba
 
A parceria também foi assinada com Botucatu, Diadema, Guaratinguetá, Itu, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Pindamonhangaba, Ribeirão Pires, Salto e Taubaté.
 
"Esse dinheiro vai ajudar a salvar vidas, evitar acidentes, melhorar a infraestrutura e educar para podermos avançar mais", comentou Alckmin sobre as iniciativas para reduzir mortes no trânsito
Foto: Alexandre Carvalho/A2img
 
"Podem acompanhar, mês a mês, porque vamos reduzir o número de acidentes, feridos e mortos, celebrando a vida", enfatizou o governador.
 
O objetivo desses convênios é fornecer auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária em cada um dos municípios selecionados e dar apoio financeiro para a realização de ações para reduzir mortes no trânsito.
 
Com o início da parceria serão realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ação contendo medidas preventivas e de melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização. 
 
Além disso, nesses municípios, é proposta a criação de um Comitê de Segurança de Trânsito, com representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema (Polícias Militar e Civil; Setores de Engenharia de Tráfego, Fiscalização e Educação para o Trânsito; Unidades de Saúde e Hospitais; SAMU; Corpo de Bombeiros; Detran.SP; DER e Concessionárias Rodoviárias).
 
Segundo o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga -SP) -, ferramenta técnica que contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas, apenas nessas 13 cidades, 542 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em 2016, sendo a maioria homens (78,97%).
http://www.portalnews.com.br/

Junji Abe e importância da atuação do Condemat - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê em parceria com a Frente Parlamentar de Deputados Estaduais do Alto Tietê.


Mais da metade dos médicos recém-formados é reprovada em teste do Cremesp

Mais da metade dos médicos recém-formados no estado de São Paulo (56,4%) é considerada inapta para o exercício da profissão nos exames de avaliação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), feitos no ano passado.

Em comparação a 2015, houve aumento de 8,3 pontos percentuais na taxa de reprovação.
Foram avaliados 2.677 novos profissionais ante 2.726, em 2015. 

Do total de avaliados no ano passado, 1.511 não conseguiram a margem de acerto mínimo na prova aplicada pela Fundação Carlos Chagas (FCC). 

Para serem aprovados, os médicos precisam dar a resposta correta a, no mínimo, 60% das 120 questões. 

Em 2015, a taxa de reprovação chegou a 48,1% (1.312 candidatos).

No ano passado, 1.166 (43,6%) dos avaliados obtiveram a média necessária para aprovação. Em 2015, 1.414 candidatos (51,9%) passaram no teste do conselho.

O levantamento do Cremesp mostra que, na comparação entre as escolas públicas e privadas, prevalece um desempenho mais baixo entre os avaliados vindos de cursos particulares.

Em 2015, 73,6% dos profissionais oriundos de escolas públicas tinham sido aprovados, taxa que caiu 62,2%, no ano passado. Já o percentual de aprovados entre os egressos de escolas privadas caiu de 41,2% para 33,7%.

Segundo o Cremesp, a avaliação foi feita com os formandos de 30 das 46 escolas médicas em atividade no estado. As demais escolas foram abertas há menos de seis anos e, portanto, ainda não apresentavam turmas de graduados no período do exame.

O teste do Cremesp consiste na identificação do conhecimento básico na área. Os avaliados têm de responder a 120 questões em cinco horas. Para ser considerado apto ao exercício profissional, o candidato deve responder corretamente a, no mínimo, 72 questões.

O pior desempenho foi na área de saúde pública e epidemiológica, com média de acertos de 49,1. 

Na pediatria, a média chegou a 53,3 e na obstetrícia, 54,7. 

Muitos dos candidatos não foram capazes de interpretar imagem para diagnosticar e administrar a condução terapêutica para problemas básicos de saúde como casos de hipertensão e doenças respiratórias. 

Segundo o Cremesp, 80% dos recém-formados erraram a conduta no tratamento de paciente idoso e 75% demonstraram não saber identificar as principais características e conduta em caso de paciente com problemas respiratórios.

Obrigatoriedade

Na avaliação do presidente do Cremesp, Mauro Gomes Aranha de Lima, a piora no desempenho reflete uma situação “sistêmica” no país e a “ausência de um exame obrigatório de avaliação” que pudesse fazer um aperfeiçoamento do curso de medicina. Além do exame obrigatório, ele defende o impedimento do exercício legal da profissão até que as lacunas de conhecimento sejam preenchidas.

Para Aranha de Lima, o teste é fundamental porque é a partir dele que o profissional vai demonstrar se é capaz de desenvolver o raciocínio clínico, identificando as doenças mais prevalentes na população.

Segundo ele, o interesse do Cremesp não é deixar a população insegura, mas sim sensibilizar os governantes e legisladores para que tornem o exame obrigatório para todo o país e para que novos critérios de fiscalização sejam adotados pelo Ministério da Educação (MEC).

Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo

Sem alterações, Senado aprova MP do Ensino Médio e texto vai a sanção

O plenário do Senado aprovou hoje (8) a Medida Provisória que trata da Reforma do Ensino Médio. 

O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 13 contrários e seguirá agora para sanção do presidente da República, Michel Temer. 

A MP não sofreu alterações em relação ao texto final da Câmara dos Deputados.

Entre as principais mudanças estão a ampliação de 50% para 60% a composição do currículo da etapa de ensino preenchido pela Base Nacional Comum. 

Os 40% restantes serão destinados aos chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. 

O projeto prevê que os alunos poderão escolher a área na qual vão se aprofundar já no início do ensino médio.

Quando passou pela Câmara, a medida recebeu emenda restabelecendo a obrigatoriedade das disciplinas de educação física, arte, sociologia e filosofia na Base Nacional Comum Curricular, que estavam fora do texto original. 

A oposição no Senado tentou obstruir a votação e apresentou diversas sugestões de emenda para tentar modificar o texto, mas elas foram rejeitadas pela maioria do plenário.

Foi mantida ainda a permissão para que profissionais com notório saber, ou seja, sem formação acadêmica específica para lecionar, possam dar aulas no ensino técnico e profissional. 

Isso permitirá, por exemplo, a um engenheiro dar aulas de matemática ou física e não mais necessariamente um professor com licenciatura nessas áreas.

Craga horária
A proposta também estabelece uma meta de ampliação da carga horária para pelo menos mil horas anuais no prazo máximo de cinco anos para todas as escolas do ensino médio, com apoio financeiro do governo federal.

 
Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil
Edição: Amanda Cieglinski

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Médicos formados em SP em 2016 não sabem interpretar um Raio-X - A constatação é do Conselho Regional de Medicina do estado, que divulgou o balanço do exame aplicado aos egressos de cursos públicos e particulares. O índice de reprovação no ano passado foi de 56,4%, número 8,3% superior ao de 2015. A reprovação, porém, não impede que o médico formado possa atuar.

Médicos avaliam exames de Raio-x
Crédito: Flickr / Comseventhflt
OUÇA REPORTAGEM - http://cbn.globoradio.globo.com  = 80% dos médicos formados em SP não sabem interpretar um Raio-X

Desemprego ainda puxa o Brasil para baixo Mesmo com a leve melhora da economia, a perspectiva de queda do desemprego ainda está distante. Com isso, o consumo das famílias permanece baixo. O número de pessoas endividadas também é alto.

Carlos Alberto Sardenberg

Vale a pena usar o FGTS para usar na compra de um carro seminovo? Procure modelos de automóveis mais baratos. Eles se desvalorizam com grande rapidez e podem destruir a sua riqueza. Pior ainda é pagar juros para comprar um carro. Esta combinação acaba virando perversa.



Aluno corta redes sociais e passa em nove universidades de medicina Ângelo Cavalcante, de Suzano, gabaritou em química e biologia na Fuvest. Aluno vai estudar na USP, mas passou em instituições públicas e particulares.

Ângelo Cavalcanti, de Suzano, foi aprovado em nove universidades de medicina. Ele também gabaritou em química e biologia na Fuvest (Foto: Angelo Cavalcanti/ Arquivo Pessoal)
Ângelo Thomaz Duarte Cavalcante, de 20 anos, ficou ‘desaparecido’ do ambiente digital no último ano.

Desativou suas contas nas redes sociais e restringiu as saídas de fim de semana com os amigos

Cortou até o celular. 

Tudo isso por um objetivo: ser aprovado em medicina na Universidade de São Paulo (USP).

E o esforço valeu a pena.  

Além da USP, Angelo foi aprovado em outras oito universidades de medicina, sendo quatro públicas e gabaritou nas disciplinas de biologia e química na Fuvest. 

O morador de Suzano é o primeiro da família a estudar em uma universidade pública e a cursar medicina.

O segredo, segundo ele, foi tomar uma atitude dolorida, mas bem simples: 


Sair das redes sociais e cortar o celular. 

“Eu resolvi ficar bem focado nos estudos. 

Não foi fácil, porque eu só estudava. 

Cortei celular, desativei minhas contas nas redes sociais e quase parei de sair de casa. 

A rotina era de 14 horas de estudo ou mais, mas valeu a pena”, contou.

O morador de Suzano fez o ensino médio na Etec Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes, que apesar de pública, seleciona seus alunos por meio de um exame. 

Quando terminou, há dois anos, já engatou no cursinho

“Eu já sabia que queria fazer medicina desde os 16. Eu tinha outras opções, mas conforme fui crescendo, fui tendo certeza de que não me vejo fazendo outra coisa. 

Meus pais me deram condições para que eu só estudasse. Em casa tem um ambiente legal para o estudo, então tudo favorece”, detalhou.

A rotina era pesada: cursinho a partir das 7h20 até as 13h30, pausa para voltar para casa, almoçar e descansar, e cara nos livros a partir das 15h30 até 23h30 em alguns dias. 


“Peguei um ritmo legal de estudos. Então fazia essa rotina de segunda a sábado e descansava aos domingos. 

 Nos domingos que eu precisava estudar, fazia isso em um horário reduzido”, disse. 

A lista de aprovação contempla nove universidades, sendo: USP, Unifesp, Unicamp, Federal de Goiânia, Unicid, PUC Sorocaba, PUC Campinas, Anhembi Morumbi e Santa Casa.

Na PUC Sorocaba, foi aprovado em 1° lugar e ganhou uma bolsa de 50%. Na unidade, o aluno também gabaritou em matemática.


Na Fuvest, prova que lhe deu acesso à USP, Ângelo gabaritou em Biologia e Química na 2° fase. 

Na Unicamp, gabaritou em Física. “Estudei com mais afinco essas matérias porque são as três disciplinas obrigatórias e mais exigidas no currículo pra medicina: biologia, química e física

Dei atenção para as demais matérias também, mas foi bom acertar todas as questões nessas com mais peso pra carreira”, disse. 

Na Unicid, além de ter ficado em 3° lugar, tirou 9,2 em redação.

Angelo ainda aguarda detalhes sobre alguns vestibulares, mas já escolheu onde vai estudar e, por enquanto, qual carreira dentro da medicina seguir.

Vou pra USP que é o meu sonho

O resultado saiu dia 2 (de fevereiro), mas a ficha nem caiu ainda. Penso em ser cirurgião, mas pode ser que a convivência na área me faça mudar de ideia”, disse.
Angelo Cavalcanti, de Suzano, listando as universidades em que foi aprovado. (Foto: Angelo Cavalcanti/ Arquivo Pessoal)Ângelo Cavalcanti, de Suzano, listando as universidades em que foi aprovado. (Foto: Angelo Cavalcanti/ Arquivo Pessoal)
 

Temer diz que vai pleitear mais recursos para merenda escolar

Ao anunciar nesta quarta-feira (8)  o reajuste do complemento dado a estados e municípios para o pagamento da merenda escolar, o presidente Michel Temer disse que em alguns meses vai pleitear novo aumento

"Ele [aumento] é fundamental para aqueles que utilizam a merenda", afirmou. 

Este é o primeiro reajuste em sete anos – o último tinha sido em 2010.

Neste ano, o governo vai liberar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), R$ 465 milhões a mais, que beneficiarão 41 milhões de estudantes. 

O valor possibilitará reajuste de até 20% no valor diário por estudante.

O novo valor será pago a partir de fevereiro.

"A merenda escolar forma melhor o ser humano. Alimentado, raciocina melhor e participa ativamente da sociedade", disse Temer. 

"Fora a parte da responsabilidade fiscal, não deixamos de lado a responsabilidade social", acrescentou.

Para este ano, o orçamento total para o programa é de R$ 4,15 bilhões, sendo R$ 1,34 bilhão destinado à aquisição de alimentos procedentes da agricultura familiar.

 O reajuste foi feito com base na inflação do ano passado e foi inferior ao de 2010, quando os repasses para a merenda aumentaram 37%. Antes de 2010, o programa estava sem reajuste desde 2006. 

"É uma base de comparação que não procede, uma vez que corresponde a períodos diferentes", disse o ministro da Educação, Mendonça Filho. 

Segundo o ministro, o reajuste já estava previsto no Orçamento de 2017, aprovado pelo Congresso Nacional.

Complementação
O Pnae foi implantado em 1955. São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (infantil, fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o Poder Público).

Pelo Pnae, a União transfere recursos a estados e municípios de acordo com a modalidade de ensino. O valor da complementação é repassado por aluno/dia, explica o Ministério da Educação. 

O maior reajuste dado este ano foi para os estudantes do ensino fundamental e médio, que receberam 20% no valor per capita diário. Esse grupo corresponde a 71% dos atendidos pelo programa. As demais etapas receberam reajuste de 7%.

Confira os reajustes da merenda por dia letivo para cada aluno, de acordo com a etapa e modalidade de ensino:

Creches: de R$ 1,00 para R$ 1,07
Pré-escola: de R$ 0,50 para R$ 0,53
Escolas indígenas e quilombolas: de R$ 0,60 para R$ 0,64
 

Ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos: de R$ 0,30 para R$ 0,36
 

Ensino integral: de R$ 1,00 para R$ 1,07
 

Alunos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado no contraturno: de R$ 0,50 para R$ 0,53
 
 
Pedro Peduzzi e Mariana Tokarnia - Repórteres da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto

Governo anuncia reajustes para a merenda escolar

Reajustes anunciados nesta quarta-feira são os primeiros na merenda escolar em 7 anos Arquivo/Agência Brasil
Os valores repassados pela União a estados e municípios para a complementação da merenda escolar terão agora seu primeiro reajuste após sete anos. 

O aumento está sendo anunciado neste momento pelo presidente Michel Temer e pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em cerimônia no Palácio do Planalto. 

Os R$ 465 milhões a mais, a serem liberados por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em 2017, beneficiarão 41 milhões de estudantes.

O reajuste será de 20% para alunos dos ensinos fundamental e médio, público que representa 71% dos atendidos pelo programa. 

Os demais terão aumento médio de 7%. Esses percentuais referem-se ao reajuste per capita/refeição a ser aplicado. 

O orçamento do Pnae para 2017 é de R$ 4,15 bilhões. Desse total, R$ 1,24 bilhão têm como destino a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares. 

“O acesso à alimentação de qualidade, à merenda, é uma condição indispensável para um bom aprendizado. 

Desde 2010 o valor da merenda não tinha qualquer reajuste repassado para os governos estaduais e municipais”, disse o ministro, ao abrir a cerimônia.

Segundo o Ministério da Educação, os repasses aos municípios serão corrigidos acima de 10%. Para os destinados a municípios com até 20 mil habitantes, os repasses terão aumento de 15%. 

“Eles passarão a receber R$ 231 mil, enquanto os municípios com até 50 mil habitantes receberão R$ 429 mil [12% de reajuste]”, informou o ministro Mendonça Filho. 

Esses valores têm como referência 200 dias letivos por ano e serão repassados a cada 20 dias letivos.

Municípios com até 100 mil habitantes receberão R$ 993,4 mil; e os com até 500 mil habitantes, R$ 2,83 milhões, o que corresponde a reajustes de 12% e 13% respectivamente.

O Pnae transfere recursos suplementares a estados e municípios, ao Distrito Federal e a escolas federais, com o objetivo de suprir as necessidades nutricionais dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e comunitárias conveniadas.
 
Pedro Peduzzi e Mariana Tokarnia – Repórteres da Agência Brasil
Edição: Nádia Franco

Itaquaquecetuba - Prefeitura de Itaquaquecetuba está realizando obras de recapeamento asfáltico na Rua Piracicaba


A Prefeitura de Itaquaquecetuba está realizando obras de recapeamento asfáltico na Rua Piracicaba, uma importante via que liga os bairros Monte Belo e Manoel Feio, dando acesso à estação de trem.


Os trabalhos que iniciaram na manhã de segunda, 6, estão sendo feitos numa força tarefa promovida pela administração, com o objetivo de encerrar o mais rápido possível a execução do serviço e evitar transtornos prolongados no trânsito.

O secretário municipal de Obras, Eduardo Akira, comentou que outras vias importantes receberão melhorias. 

 “Iremos promover o recapeamento de diversas ruas e avenidas da cidade, como Avenida Brasil, Ítalo Adami, Estrada do Campo Limpo, Estrada do Mandi, Eldorado, Cambará, Vital Brasil, São Roque e Estrada dos Índios, todas estão na programação”, disse Akira.

O prefeito Dr. Mamoru Nakashima disse que a Prefeitura também irá investir para resolver os problemas dos buracos nas ruas da cidade.


“As chuvas de janeiro atrapalharam nosso serviço, os trabalhos estão intensificados a partir deste mês, o objetivo é tapar mais de mil metros de buracos por dia. 
Os bairros com vias em piores condições já estão sendo catalogados pela Secretaria de Serviços Urbanos e terão prioridade de atendimento, assim como as principais avenidas e estradas que cortam a cidade”, comentou Nakashima.

Recapeamento da Piracicaba próximo a estação Manoel Feio, com a redução das chuvas no mês de fevereiro conseguiremos fazer a manutenção necessária nas ruas, estradas e avenidas da cidade, vamos em frente!(prefeito Dr. Mamoru Nakashima)

Inflação pelo IPCA é a mais baixa para os meses de janeiro desde 1979

Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil
A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o mês de janeiro deste ano em 0,38%. 

Com o resultado, divulgado hoje (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada pelo IPCA nos últimos 12 meses é de 5,35%, ficando abaixo dos 6,29% dos 12 meses encerrados em dezembro do ano passado.

A inflação é a menor para os meses de janeiro de toda a série histórica, iniciada em dezembro de 1979 – ou seja, em quase quatro décadas.
 
Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Itaquaquecetuba - Veja quais lojas estão confirmadas no Itaquá Garden Shopping

O mais aguardado centro de convivência do Alto Tietê, o Itaquá Garden Shopping, já tem data de inauguração definida: 25 de abril de 2017.
 
Com área de influência para cerca de 750 mil consumidores, o Itaquá Garden Shopping está localizado entre a Estrada do Mandi e Rod. Gov. Mário Covas, a cinco minutos do centro de Itaquaquecetuba. 

Ao todo, são 46 mil m² de área construída, dos quais 31 mil m² inteiramente dedicadas às lojas. 

Serão cinco lojas âncoras, cinco mega lojas, um supermercado, quatro salas de cinema com tecnologia 3D e uma com 4D. 

221 lojas satélites, sete lojas de serviços, dois restaurantes, 22 opções de fast-food e mais de mil vagas de estacionamento.

A expectativa é que o novo mall, com área de influência para 750 mil consumidores, movimente R$ 250 milhões em vendas anualmente e gere cerca de três mil empregos, entre diretos e indiretos.

Entre as marcas confirmadas estão:
http://www.itaquanews.com.br

Senado aprova MP que reestrutura a Empresa Brasil de Comunicação

Sede da EBC em BrasíliaArquivo/Agência Brasil
O plenário do Senado aprovou hoje (7) por 47 votos a 13 o relatório do senador Lasier Martins (PDT-RS) sobre a Medida Provisória 744/2016, que trata da reestruturação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

O texto seguirá para sanção do presidente Michel Temer.

Uma das mudanças na gestão da empresa determinadas na MP foi a extinção do Conselho Curador. 

O texto aprovado hoje prevê a substituição do colegiado por um Comitê Editorial e de Programação, que terá 11 integrantes e será responsável, entre outras coisas, “por deliberar sobre os planos editoriais propostos pela diretoria para os veículos da EBC, na perspectiva da observância dos princípios da radiodifusão pública” e por “deliberar sobre alterações na linha editorial da programação veiculada pela EBC”.

A forma de indicação do presidente da EBC também mudou. 

O titular cargo continuará sendo indicado pelo presidente da República, mas agora terá que passar por aprovação do Senado. Além disso, o presidente da EBC não terá mais mandato de quatro anos, ou seja, poderá ser demitido a qualquer momento.

Oposição
As mudanças foram criticadas por senadores de oposição, que defenderam o modelo anterior, criado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O relator, no entanto, alegou que as alterações na EBC buscam “diminuir custos e buscar mais eficiência para essa empresa de comunicação, que entendemos ser importante para o governo, ser importante para o Brasil, mas precisa de novos métodos de controle, métodos de acompanhamento, métodos de fiscalização quanto aos gastos”.

Comunicação pública
Criada em 2007, a EBC é gestora da TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional e do Sistema Público de Rádio, composto por oito emissoras: rádios Nacional AM do Rio de Janeiro e Nacional AM de Brasília, Nacional FM de Brasília, rádios MEC AM e MEC FM do Rio de Janeiro, Rádio Nacional da Amazônia e das rádios Nacional AM e FM do Alto Solimões.

A EBC também presta serviços ao governo federal por meio da NBR, que faz transmissões dos atos do Poder Executivo e produz o programa A Voz do Brasil, entre outros.

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil
Edição: Luana Lourenço

Memes do Pato arrependido

 


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page