Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Professores fazem manifestação em São Paulo

Professores fazem manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Lívia Machado/G1)
Professores fazem manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Lívia Machado/G1)


Lívia Machado 
Do G1 São Paulo
Durante a tarde, a categoria realizou uma assembleia na Avenida Paulista e optou por voltar a negociar reajuste salarial com a Secretaria da Educação antes de decretar a greve.

 "Pela educação, professor fazendo greve e estudante ocupação". 

Calendário de mobilizações
Durante assembleia realizada na Av. Paulista, os professores aprovaram um calendário de mobilizações, que prevê uma paralisação no dia 10 de maio. 


Os professores também vão para a Assembleia Legislativa de São Paulo no dia 17 de maio, para cobrar abertura da CPI para investigar a fraude da merenda.

No próximo dia 23, a categoria tem uma rodada de negociações com o Secretário Estadual da Educação, José Renato Nalini. 

A categoria reclama da falta de reajuste salarial e pede melhores condições de trabalho. Os professores também protestam contra a máfia da merenda.

"Não dá mais. Dois anos sem reajuste. Não vamos admitir zero de reajuste", afirmou Maria Izabel, presidente da Apeoesp.


No dia 24, após a negociação com a Secretaria, os professores fazem um ato na Praça da República para votar a greve.

Ocupação do Centro Paula Souza
 
Os estudantes de escolas da rede estadual de ensino de São Paulo e de Etecs (Escolas Técnicas)  ocupam a sede do Centro Paula Souza, na região Central de São Paulo, desde a tarde de quinta-feira (28).


 Mais alunos chegaram na manhã desta sexta.

Os alunos receberam também a visita da superintendente do Centro Paula Souza que pede a desocupação do prédio administrativo. 

Os funcionários não puderam entrar no prédio para trabalhar.

Os alunos protestam contra a máfia da merenda escolar, os problemas com merendas nas Etecs e Fatecs e os cortes nos repasses para a educação.

Concurso
 
O governo de São Paulo autorizou, por meio de despacho do governador Geraldo Alckmin, a realização de dois processos seletivos simplificados para um total de 3.061 vagas na Secretaria da Educação. 


Os despachos foram divulgados no "Diário Oficial do Estado de São Paulo" desta quinta-feira (28).

Governo de São Paulo autoriza concursos para 3.061 vagas Todas as oportunidades são para a Secretaria de Educação. Contratação será temporária, pelo prazo máximo de 12 meses.

O governo de São Paulo autorizou, por meio de despacho do governador Geraldo Alckmin, a realização de dois processo seletivos simplificados para um total de 3.061 vagas na Secretaria da Educação. 

Os despachos foram divulgados no "Diário Oficial do Estado de São Paulo" desta quinta-feira (28).

 O processo SE-38-16 autoriza a contratação por tempo determinado de 990 agentes de organização escolar e 71 agentes de serviços escolares.

O processo SE-059-2016 autoriza a contratação por tempo determinado de 2000 professores, sendo 500 PEB e 1.500 PEB II.

As autorizações são em caráter excepcional, comprovada a necessidade temporária de excepcional interesse público. 

A contratação será pelo prazo máximo de 12 meses.

A realização dos processo seletivos devem observar as disponibilidades orçamentárias e obdecer os demais preceitos legais e regulamentares.

Ainda não há informações sobre o prazo para a publicação dos editais.

  Do G1, em São Paulo

Bilionário chinês paga viagem para a Espanha a 2,5 mil funcionários No ano passado, ele já havia levado 6 mil empregados para a França. Informação foi divulgada pelo jornal 'El País'.

Em 2015, Li Jinyuan pagou viagem à França para mais de 6 mil funcionários (Foto: VALERY HACHE / AFP PHOTO)
Em 2015, Li Jinyuan pagou viagem à França para mais de 6 mil funcionários (Foto: VALERY HACHE / AFP PHOTO)

Um ano após pagar uma viagem para a França para 6 mil empregados de sua empresa, o magnata chinês Li Jinyuan decidiu custear outra viagem de férias para funcionários.

 Do G1, em São Paulo
 Desta vez, ele convidou 2,5 trabalhadores para uma viagem de férias à Espanha. As informações foram publicadas pelo jornal "El Pais" nesta sexta-feira (29).

Segundo a publicação, Li Jinyuan arcou com o custo de 7 € milhões (cerca de R$ 27 milhões), incluindo transporte e hospedagem em 1.650 quartos.

 Os passageiros desembarcam no aeroporto de Madri no dia 4 de maio, em mais de 20 vôos. 

Ficam na cidade até 8 de maio, quando seguem para Barcelona para os últimos dois dias da viagem de férias.

O Li Jinyuan é o fundador de um conglemerado internacional, o Grupo Tiens. Ainda de acordo com o "El Pais", a viagem à Espanha faz parte da comemoração do aniversário do grupo.

 "A história, a cultura, a magnífica diversidade geográfica e gastronômica da Europa em geral, e da Espanha em particular, fazem com que seja o lugar ideal para que o Grupo Tiens celebre este grande evento", disse Li Jinyuan.

O empresário chinês Li Jinyuan pagou quatro dias de férias na França para os seus funcionários (Foto: AFP Photo/Valery Hache)
No ano passado, o empresário chinês Li Jinyuan pagou quatro dias de férias na França para os seus funcionários (Foto: AFP Photo/Valery Hache)

É o maior grupo turístico que já visitou a França (Foto: AP Photo/Lionel Cironneau)
Foi o maior grupo turístico que já visitou a França (Foto: AP Photo/Lionel Cironneau)

Temer faz costuras para ter votos no Congresso que Dilma não teve - Renata Lo Prete

Já está construída a ida de Henrique Meirelles para a Fazenda e a ocupação de ministérios importantes por uma parcela do PMDB, como Romero Jucá no Planejamento e Moreira Franco para uma secretaria que cuidará de concessões.

Além disso, vários ministérios são negociados com os partidos do centrão. Por isso, é bom não esperar muito da promessa de uma drástica redução de pastas e cargos.

Visivelmente, Michel Temer tem ideia de fazer uma sinalização para o mercado, com indicação de nomes de corte claramente liberal na tentativa de provoca ruma reação imediata positiva na economia.

Contas de energia elétrica terão bandeira tarifária verde em maio Isso significa que não haverá cobrança extra para os clientes. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, a decisão foi tomada devido ao período de chuvas positivo e à recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

Lâmpadas de LED ou fluorescentes são mais econômicas (Crédito: Shutterstock)
Lâmpadas de LED ou fluorescentes são mais econômicas
Crédito: Shutterstock
 Resultado de imagem para cbn
 

A uma semana da votação, clima no Planalto é melancólico

Dilma Rousseff durante evento oficial em BrasíliaNeste ambiente e enquanto o governo esperneia e insiste no discurso de golpe, a postura do vice-presidente Michel Temer foi de trabalhar. Ele faz articulações partidárias e escolhe nomes para ter a equipe pronta em um eventual governo.

a

 

ITA - Conheça os cursos on-line gratuitos oferecidos pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), criado em 1950, oferece 10 cursos gratuitos por meio da plataforma de ensino on-line Coursera.

 O serviço conta com 12 milhões de usuários e dispõe de mais de mil cursos de instituições renomadas do mundo todo.

Os professores que comandam as aulas virtuais são todos do ITA, instituto de ensino superior do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).






Confira cada um dos cursos e faça sua inscrição:
1. Introdução ao Controle de Sistemas
2. Controle Usando a Resposta em Frequência
3. Arquitetura de Software em Projetos Ágeis
4. Desenvolvimento Ágil com Padrões de Projeto
5. Desenvolvimento Ágil com Java Avançado
6. Projeto Final: Aplicativo para Web com Componente Gamificado
7. Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software
8. Técnicas Avançadas para Projeto de Software
9. TDD – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes
10.  Orientação a Objetos com Java

catracalivre.com.br/

Site oferece bolsas de estudo em milhares de cursos no Brasil - Já conhece o Quero Bolsa? O site concentra milhares de ofertas em mensalidades de universidades espalhadas pelo Brasil todo, com bolsas que variam de 10% a 80%. Além disso, há a possibilidade de conseguir bolsas integrais. As bolsas valem para todo o período do curso. Você pode escolher uma faculdade de sua região e o curso de seu interesse.

Caso a instituição que deseja não tenha oferta de bolsas, você pode negociar o seu desconto, informando a faculdade o que pretende estudar e o quanto pode pagar de mensalidade. O Quero Bolsa faz essa ponte e tenta uma proposta.
Ficou interessado? Veja neste passo a passo como se inscrever e conseguir sua bolsa.

How to baloons1Quero Bolsa

Encontre seu curso


Visite as páginas de faculdade ou faça uma busca para encontrar o seu curso ideal, com um preço que você pode pagar.
Baloon1
How to baloons2Quero Bolsa

Garanta sua vaga


Se houver vagas disponíveis, você pode fazer sua inscrição e garantir sua bolsa na hora. Com uma contribuição única você faz a sua pré-matrícula e reserva sua vaga.
Baloon2
How to baloons3Quero Bolsa

Estude com desconto


Leve o cupom de pré-matrícula na faculdade e matricule-se com desconto até o fim do curso.


 Quero Bolsa





















Médicos elegem as 12 maiores mentiras que os brasileiros acreditam Entre elas está que dormir logo depois de comer causa indigestão, bebida gelada causa pneumonia e dor de garganta, andar descalço causa gripe, é preciso dormir oito horas, tomar banho depois de comer faz mal e água com açúcar acalma os nervos.

Aqui eles desvendam as crenças mais ouvidas nos consultórios e fora deles

POR BRUNA STUPPIELLO -


Andar descalço causa gripe e resfriado? Álcool corta o efeito do antibiótico? Celular causa câncer? Médicos gabaritados contam para a gente as maiores crenças que ouvem nos consultórios e revelam a verdade sobre elas. Veja quais são:

2.Dormir logo após comer causa indigestão

É mito! "Muito pelo contrário, quanto menos atividades a pessoa faz após as refeições, mais o corpo consegue se empenhar em realizar uma boa digestão", explica o clínico geral Abrão José Cury Junior, presidente do departamento científico de Clínica Médica da Associação Paulista de Medicina. "A soneca, inclusive, ajuda a melhorar a qualidade de vida", ressalta o especialista.

1.Bebida gelada causa pneumonia ou dor de garganta

Você provavelmente já ouviu de sua mãe: "não tome gelado que você vai ficar com dor de garganta". Bom, saiba que bebidas geladas (ou sorvete) não causam dor de garganta, pneumonia ou gripe. "Não tem nada a ver, esses problemas são causados por vírus ou bactérias. No entanto, há pessoas que têm problemas de origem alérgica relacionados ao frio", destaca o clínico geral Alfredo Salim Helito, do Hospital Sírio Libanês. Alguns quadros clínicos que podem ser desencadeados devido ao frio são: sinusite e asma, ambas doenças respiratórias, e até mesmo a urticária por exposição a temperaturas baixas.

5.Andar descalço causa gripe

É mito! Andar descalço não aumenta o risco de uma pessoa ter gripes e muito menos pneumonia. "As causas dessas doenças são vírus e bactérias, portanto não há relação", afirma o clínico geral e infectologista Paulo Olzon, professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

4.É preciso dormir 8 horas

Mais um mito derrubado, agora você já pode dormir tranquilo. "Cada um possui uma quantidade de horas que precisam dormir para reparar o organismo. Existem pessoas que precisam de menos de oito horas, enquanto há aquelas que necessitam de mais de 8 horas", observa a clínica geral Bertha Furlan Polegato, professora da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp).Veja os benefícios de uma boa noite de sono aqui.

6.Tomar banho depois de comer faz mal

Mais uma crença popular derrubada. "O problema está em ir para a sauna depois de comer, pois isto leva a uma vasodilatação e a pessoa fica com a pressão baixa. Os exercícios também não são orientados, pois o corpo precisa focar na digestão", afirma Abrão José Cury Junior.

3.Água com açúcar acalma os nervos

A água com açúcar, infelizmente, não serve como calmante natural. "E ainda não proporciona nenhum benefício para a saúde", diz o clínico geral Alfredo Salim Helito, do Hospital Sírio Libanês. Quando ingerido, o açúcar se transforma em energia para o organismo, sem qualquer efeito sedativo. A sensação de calma pode ocorrer se a pessoa costuma sempre recorrer aos doces em momentos de ansiedade e nervosismo e se sente melhor depois disso, mas isso seria um efeito psicológico e não da água com açúcar em si.

7.Tomar ar gelado entorta a boca

A ideia de que receber uma rajada de ar gelado quando saímos de um ambiente mais quente, como um banho, pode entortar a boca também é falsa. A lenda é de que o choque térmico, como sair do banho quente e abrir a geladeira, levaria à esta paralisia. "Isto nunca foi comprovado cientificamente, não passa de um mito", afirma o clínico geral e nutrólogo Roberto Navarro. 


Entre as reais causas da paralisia facial temos: infecção ou inflamação no nervo facial, trauma na cabeça, infarto, problemas de ouvido, hipertensão, diabetes, doença de Lyme, Guillain-Barré e Síndrome de Ramsay-Hunt.

8.Existem substâncias "milagrosas"

Pílula do câncer, chá que trata o diabetes, chá que emagrece....As pessoas adoram eleger substâncias capazes de resolver questões de saúde rapidamente. "A verdade é que não existem milagres para solucionar problemas de saúde, mas sim tratamentos comprovados e mudanças de hábitos", alerta Bertha Furlan Polegato.

9.Celular causa tumor no cérebro

O uso frequente do celular não é capaz de causar tumor no cérebro, pelo menos é o que se sabe até agora sobre o assunto. Muita gente acredita que a radiação emitida pelos celulares poderiam levar ao câncer. "Não há nada comprovado cientificamente assim como também nunca foi provado que o celular perto do coração pode causar arritmia", diz Alfredo Salim Helito.

10.Ler em locais mais escuros prejudica a visão

Ler em ambientes mais escuros não irá prejudicar a sua visão (mas também não vai facilitar a leitura, é fato). "Não se perde a visão em função disso", defende Paulo Olzon. A única coisa que pode ocorrer é a pessoa ter dificuldades para enxergar por causa da pouca luz, mas mesmo que ela 'aperte' os olhos a visão não será afetada. Assistir televisão também não prejudica a visão.Veja como proteger a saúde dos seus olhos aqui.

11.Micro-ondas provoca câncer

"Esquentar comidas no micro-ondas ou mesmo ficar na frente do micro-ondas não tem relação com câncer. Isso é um mito, o micro-ondas não aumenta o risco de câncer", explica Paulo Olzon. Não existem estudos que comprovem isso, especialmente porque o que faz com que o alimento aqueça é nada mais, nada menos do que água. O micro-ondas caseiro só pode operar em uma certa frequência, a 2450 megahertz. Como funciona: em uma molécula de água que tem o positivo e o negativo, as micro-ondas fazem com que a molécula (de água) vibre. E é esse mecanismo que produz calor e aquece o alimento. Saiba mais sobre os mitos e verdades sobre o micro-ondas aqui.

12.Álcool corta o efeito dos antibióticos

Misturar bebidas alcoólicas e antibióticos pode cortar o efeito do medicamento ou mesmo causar uma grande reação no organismo? Não! "Isso é um mito. Claro que se a pessoa está doente é melhor se resguardar e evitar o álcool, mas isso não quer dizer que se ela beber terá grandes problemas de saúde", explica Alfredo Salim Helito.

Provável governo Temer deve afastar PSDB das áreas centrais Área econômica ficaria atribuída ao PMDB, partido do vice-presidente.

Jornais trazem a informação de que José Serra teria sido convidado para o Itamaraty e que o órgão seria fortalecido com a responsabilidade de cuidar do comércio exterior.

O país tentou esse tipo de solução no passado de duas formas diferentes:

passar o comércio exterior integralmente para o instituto ou, ao contrário, afastar completamente a área do Itamaray.

Na verdade, nenhuma das duas funcionou muito bem. 
 

Dilma: acusação de crime é 'ridícula' Durante evento em Brasília, a presidente alegou que o que fez foi garantir programas sociais e voltou a dizer que sofre 'golpe'

Dilma Rousseff durante evento oficial em Brasília

Serra poderia fazer um bom trabalho no Itamaraty Seu interesse, no entanto, é por cargo que lhe dê dimensão política interna. Ele teria condição de fazer trabalho importante para o país

José Serra

Geraldo Alckmin - Kennedy Alencar entrevista o governador Geraldo Alckmin -




Kennedy Alencar entrevista Michel Temer - SBT Brasil - 28/04/2016

O vice-presidente da República, Michel Temer, concedeu uma entrevista exclusiva ao repórter Kennedy Alencar na tarde desta quinta-feira (28). 

Temer disse que, se assumir a presidência, não se candidatará a um novo mandato e que apoia o fim da reeleição. Ele também aponta como prioridade colocar a economia nos trilhos.



Foi a primeira entrevista do vice-presidente a uma emissora de TV desde que a Câmara dos Deputados aprovou a continuidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff.



Ao descartar reeleição, Temer ajuda a fechar aliança com PSDB A declaração de que não será candidato em 2018 e que apoiaria o fim da reeleição são vistas pelo PSDB com simpatia, porque, de certa forma, organizam um pouco a fila no partido, que tem três nomes que gostariam de disputar a Presidência.

Papa diz que Trump não é cristão por suas opiniões sobre imigração Donald Trump diz que questionar fé é 'vergonhoso'. Pré-candidato disse que construirá muro entre México e EUA caso seja eleito

Do G1, em São Paulo
O Papa Francisco disse em (18/02/2016) que o pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump "não é cristão" por causa de sua opinião sobre imigração. 
Combinação de fotos mostra o Papa Francisco e o candidato republicano às eleições dos EUA, Donald Trump (Foto: Max Rossi/Lane Hickenbottom/Reuters/Arquivo)
Combinação de fotos mostra o Papa Francisco e o pré-candidato republicano às eleições dos EUA, Donald Trump (Foto: Max Rossi/Lane Hickenbottom/Reuters/Arquivo)
 
Mais tarde, Trump respondeu às afirmações do pontífice dizendo que se o Estado Islâmico atacasse o Vaticano, o Papa iria desejar que ele fosse o presidente dos Estados Unidos.

Em conversa com repórteres durante seu voo do México à Roma, Francisco foi questionado sobre Trump e suas ideias, como a de construir um muro entre o México e os Estados Unidos caso se torne presidente.

Durante sua campanha, Trump disse que construiria o muro para combater a imigração ilegal. Também disse que deportaria milhares de imigrantes ilegais caso ganhe as eleições.

"Uma pessoa que pensa apenas em construir muros, onde quer que seja, e não em construir pontes, não é um cristão", disse Francisco em resposta a uma pergunta sobre as opiniões de Trump. "Isso não está no evangelho".


 Perguntado sobre se os americanos católicos deveriam votar em alguém com as ideias de Trump, o Papa disse: "Não vou me envolver nisso.

 Digo apenas que esse homem não é cristão se ele disse coisas como essas. Devemos ver se ele disse as coisas dessa maneira e nisso dou o benefício da dúvida", afirmou.

O Papa Francisco encerrou nesta quinta sua visita ao México, onde criticou em sua última missa, em cidade na fronteira com os Estados Unidos, as políticas de imigração que forçam muitas pessoas a ilegalmente ficar nas mãos de cartéis de drogas e de contrabandistas de pessoas.

'Vergonhoso'


 Em resposta à declaração do Papa, Donald Trump disse que é "vergonhoso" que um líder religioso questione a fé de uma pessoa e que, se o grupo extremista Estado Islâmico atacasse o Vaticano, o Papa iria desejar que ele fosse o presidente dos Estados Unidos.

"Se e quando o Vaticano for atacado pelo Estado Islâmico, o que todo mundo sabe que seria o seu troféu final, prometo a vocês que o Papa desejaria e rezaria para que Donald Trump fosse presidente, porque isso não aconteceria.


 O Estado Islâmico seria erradicado ao contrário do que está acontecendo agora com nossa conversa, nenhuma ação política", diz o comunicado.

"Sou orgulhoso de ser cristão e como presidente não vou permitir que o cristianismo seja constantemente atacado e enfraquecido, ao contrário do que está acontecendo agora com o nosso atual presidente", afirma Trump na nota.

O pré-candidato republicano também acusou do governo do México de fazer "comentários depreciativos" sobre ele para o Papa Francisco, "porque eles querem continuar explorando os Estados Unidos, tanto no comércio como na fronteira".

"O Papa só ouviu um lado da história - ele não viu o crime, o tráfico de drogas e o impacto econômico negavito que as atuais políticas têm sobre os Estados Unidos", diz.

Eu adoro o papa Francisco - Arnaldo Jabor | O Comentário de Arnaldo Jabor



Economistas são unânimes de que Brasil não escapa de aumento de impostos A análise é que o rombo a ser deixado pela presidente Dilma é tão profundo que é impossível superá-lo apenas com corte de gastos.

Brasil fecha 1º tri com 11 milhões de desempregados, novo recorde da Pnad Contínua


Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira
RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil fechou o primeiro trimestre deste ano com taxa de desemprego de 10,9 por cento, 11,1 milhões de desempregados e renda em baixa, em meio ao cenário de recessão econômica e crise política.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira, mostrou piora da taxa de desemprego, que havia ficado em 9,0 por cento no quarto trimestre, renovando mais uma vez a máxima da série histórica iniciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012.

O quadro de forte deterioração do mercado de trabalho fica ainda mais claro quando se compara com o primeiro trimestre do ano passado, quando a taxa de desemprego foi de 7,9 por cento.

No trimestre encerrado em fevereiro, a taxa havia passado de dois dígitos pela primeira vez, a 10,2 por cento.

"Não houve no primeiro trimestre deste ano efetivação de temporários.

O mercado de trabalho é reflexo da conjuntura e, como ela está desfavorável, há impacto direto no emprego", o coordenador da pesquisa no IBGE, Cimar Azeredo.

No trimestre passado, o número de desempregados chegou ao novo recorde de 11,089 milhões, alta de 22,2 por cento sobre o quarto trimestre.

 Em relação a um ano antes, o salto foi de 39,8 por cento, o que representa 3,155 milhões de pessoas a mais procurando emprego.

Já a população ocupada, segundo a Pnad Contínua, mostrou queda de 1,7 por cento no primeiro trimestre sobre o quarto e de 1,5 por cento sobre igual período de 2015, ou 1,384 milhão de pessoas a mais sem trabalho em relação ao ano passado.

O rendimento médio da população ocupada, informou ainda o IBGE, apresentou avanço de 0,3 por cento no primeiro trimestre sobre o período anterior, mas queda de 3,2 por cento sobre os três primeiros meses de 2015, para 1.966 reais.

No primeiro trimestre do ano, foram fechadas 319.150 vagas formais de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho.

A pesquisa Focus do Banco Central, que ouve semanalmente uma centena de economistas, mostra que a expectativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) sofra contração de 3,88 por cento este ano.

Santander Brasil faz acordo com Hyundai para formar banco e corretora de seguros


Agência do Santander no Rio de Janeiro.    07/10/2009         REUTERS/Sergio Moraes/File PhotoSÃO PAULO (Reuters) - O Santander Brasil firmou acordo para formar uma joint venture com a Hyundai a fim de constituir o Banco Hyundai Capital Brasil e uma corretora de seguros, informou em comunicado nesta sexta-feira.



Subsidiária do Santander, a Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento terá 50 por cento da joint venture, enquanto a Hyundai Capital terá 25 por cento e a Hyundai Motor Brasil terá os 25 por cento restantes.

A corretora de seguros fornecerá produtos e serviços financeiros para o financiamento de automóveis e de corretagem de seguros para os consumidores e concessionárias da Hyundai no Brasil.

A conclusão da operação está sujeita à obtenção de autorização de reguladores.

Ministério da Saúde promove neste sábado Dia D de Vacinação contra a Gripe

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil

Recife - Airton Fernandes Rocha recebeu hoje a imunização contra a gripe H1N1 (Sumaia Villela/Agência Brasil)
Recife - Airton Fernandes Rocha recebe a vacina contra a gripe H1N1 (Sumaia Villela/Agência Brasil)Sumaia Villela/Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente amanhã (30), data escolhida pelo Ministério da Saúde como Dia D de mobilização em todo o país. 

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

O público-alvo, de acordo com o Ministério da Saúde, totaliza 49,8 milhões de pessoas.

 A meta é imunizar pelo menos 80% dessa população, considerada de risco para complicações por gripe. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também estão entre os grupos que vão receber a dose.

“A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde. 

Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. 

Têm prioridade os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”, informou o ministério.

Desde o início de abril, o governo federal envia aos estados doses contra a gripe.

 Até o momento, 22 estados decidiram antecipar a vacinação. Nas quatro primeiras remessas (até 22 de abril), os estados receberam 30,7 milhões de doses – 57% do total a ser enviado para a campanha deste ano. 

Estão previstas ainda mais duas remessas com o restante do quantitativo para as próximas semanas.

Serão distribuídos, ao todo, 54 milhões de doses que protegem contra três subtipos do vírus da gripe – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. Em todo o país, 65 mil postos de vacinação funcionam durante a campanha, que segue até o dia 20 de maio e conta com a participação de 240 mil profissionais de saúde.

Pessoas com doenças crônicas devem apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. 

Já pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde devem se dirigir aos postos onde estão registrados para receber a dose, sem a necessidade de prescrição médica.

Ainda de acordo com o ministério, a vacina contra a gripe é segura e reduz complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.

 Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Até 16 de abril, foram registrados 1.635 casos de influenza de todos os tipos no Brasil, sendo 83% (1.365) pelo vírus H1N1, além de 230 mortes. 

A Região Sudeste concentra o maior número de casos (976) de infecção por H1N1, sendo 883 no estado de São Paulo.

Outros estados que registraram casos este ano foram: Santa Catarina (102), Goiás (62), Rio de Janeiro (44), Minas Gerais (44), Pará (42), Distrito Federal (36), Rio Grande do Sul (32), Bahia (32), Paraná (30), Mato Grosso do Sul (14), Pernambuco (11), Alagoas (6), Ceará (6), Rio Grande do Norte (6), Espírito Santo (5), Mato Grosso (4), Paraíba (3), Amapá (1) e Sergipe (1).

Com relação ao número de mortes, São Paulo registrou 119, seguido por Santa Catarina (20), pelo Rio de Janeiro (17), Rio Grande do Sul (13), por Goiás (11), Minas Gerais (10), pela Bahia (8), pelo Pará (6), Paraná (4), Distrito Federal (3), por Mato Grosso do Sul (3), Mato Grosso (3), pelo Rio Grande do Norte (3), Ceará (3), por Alagoas (2), Pernambuco (1), pela Paraíba (1), pelo Amapá (1) e Espírito Santo (1).

Edição: Graça Adjuto

Desemprego cresce para 10,9% e atinge 11 milhões de pessoas

Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil
 
A taxa de desocupação atingiu 10,9% no trimestre móvel encerrado em março último, resultado 1,9 ponto percentual acima da taxa de 9% do trimestre fechado em dezembro de 2015 e 3 pontos percentuais a mais que no mesmo trimestre de 2015, quando o desemprego estava em 7,9%. 

Esta é a maior taxa de desemprego da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) iniciada em 2012.

Os dados foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A população desocupada chegou a 11,1 milhões de pessoas, aumentando 22,2% (2 milhões de pessoas), em relação ao número de desempregados do período imediatamente anterior (outubro a dezembro de 2015).

No confronto com igual trimestre do ano passado, o número de desemprego subiu 39,8%, o que significa um aumento de 3,2 milhões de pessoas desocupadas.

Os dados do IBGE indicam que, no trimestre encerrado em março último, a população ocupada do país estava em 90,6 milhões de pessoas, apresentando uma redução de 1,7%, quando comparada com o trimestre de outubro a dezembro de 2015. 

Em comparação com igual trimestre do ano passado, houve queda de 1,5% na população ocupada, representando menos 1,4 milhão de pessoas.
 
Edição: Kleber Sampaio

Menstruação no espaço - Como as astronautas lidam com a menstruação no espaço?

Menstruação já foi considerada impedimento para mulheres serem astronautas

BBCBRASILO corpo humano passa por muitas mudanças no espaço: Os músculos se debilitam, o coração muda de forma e tamanho, há perda de densidade óssea… Mas há algo que permanece igual: a menstruação.

Independente da existência ou não de gravidade, o ciclo menstrual da mulher funciona da mesma forma – seja na Terra ou no espaço.

"Como o fluxo de sangue menstrual não é afetado pela ausência da gravidade, ele não flui de volta para o corpo", escreveu recentemente a ginecologista espacial Varsha Jain no site acadêmico The Conservation, do King’s College, de Londres.

Mas, a que se deve isso? Ela responde à BBC:
"O hormônio folículo estimulante, responsável por ativar o ciclo menstrual, não é afetado em viagens espaciais."

A pesquisadora, membro do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Instituto Nacional para Pesquisa de Saúde do Reino Unido, conta que já foram feitos diversos estudos sobre o tema na Terra, baseados na simulação do ambiente espacial.

Jain afirma que pesquisas realizadas com animais enviados ao espaço obtiveram resultados similares.
Mas os cientistas ainda não conseguiram determinar o motivo pelo qual esse hormônio permanece inalterado enquanto o resto do corpo precisa se adaptar ao fato de estar flutuando.




As mulheres que já foram ao espaço nunca relataram problemas com a menstruação
 

O que se sabe é que o fato de não haver nenhuma mudança no ciclo menstrual nesse caso prova que ele não depende da gravidade.

Talvez porque, como sugere Jain, "o corpo sabe que precisa se livrar daquilo".

Mas, para a especialista, essas são boas notícias. "Quanto menos o corpo mudar no espaço, melhor."

Empoderamento

No passado, a menstruação era vista como um impedimento para que mulheres fossem astronautas.
"Alguns argumentavam que a menstruação poderia afetar a habilidade da mulher", escreveu recentemente Adam Cole, jornalista científico da rede americana National Public Radio.

Nos anos 1940, foi provado que isso não estava certo. "Mas a ideia não morreu ali", acrescentou.
Outras teorias a respeito da menstruação no espaço falavam sobre os efeitos da microgravidade e como o sangue poderia subir pelas trompas de Falópio e chegar ao abdômen, causando dor e outros problemas de saúde.

"Mas, na realidade, ninguém fez experimentos para comprovar se isso era um problema, então não havia dados que sustentassem ou negassem esses temores", afirmou o jornalista.


"Até onde sabemos, e pelo que nos contam as astronautas, as mulheres que menstruaram no espaço garantem que nunca tiveram problemas por isso", esclareceu Jain.

Para a ginecologista, uma vez comprovado que o período menstrual não é um impedimento para ir ao espaço, o fato de ter de lidar com o fluxo de sangue em um ambiente sem gravidade pode ser uma situação que muitas mulheres astronautas preferem evitar.

"Para a sorte delas, hoje já existem formas de segurar a menstruação."

Não há um consenso sobre recomendar a suspensão completa da menstruação no período em que a astronauta estiver no espaço, mas Jain afirma que a maioria dos especialistas sugere que não há efeitos a longo prazo para a saúde da mulher caso ela opte por isso.

"Isso é importante, pois se trata de empoderar as mulheres", afirma a especialista.

"Se as astronautas podem escolher não menstruar durante períodos longos de tempo (enquanto estão no espaço), outras mulheres, com trabalhos específicos na Terra, poderiam fazer o mesmo."

Porém, o fato de que a menstruação não é afetada no espaço é uma questão que deve ser levada em conta para missões de longa duração, como uma viagem a Marte.

Independente de a mulher escolher menstruar ou não, a nave precisa ter um espaço adequado tanto para pílulas e produtos higiênicos caso elas optem por continuar menstruando.

A primeira mulher a ir ao espaço foi Valentina Tereshkova, em 1963

As tartarugas do deserto que obrigaram a Marinha dos EUA a mudar seus planos

 
BBCBRASIL
Conseguir obrigar o corpo de infantaria da Marinha dos Estados Unidos a sair em retirada não está ao alcance de muitos.

Fazê-lo sem qualquer confronto militar é no mínimo surpreendente.

E que os responsáveis por esta mudança de planos sejam tartarugas do deserto que levam dias para cobrir apenas 1,5 km de distância é impressionante...e possível.

A infantaria da Marinha dos EUA usa terrenos onde há condições semelhantes a situações de guerra para treinamentos. 

O deserto é um deles.

É o caso da base que a Marinha tem em Twentynine Palm, um povoado do condado de San Bernardino, no deserto de Mojave, na Califórnia.

NPSA ideia era ampliar a base para organizar uma missão especial de formação e treinamento com tanques e armas pesadas durante todo o mês de agosto.









No entanto, a presença na área de mais de 1.000 tartarugas do deserto fez o Exército reconsiderar os planos.
No início de março, foi anunciado um projeto de US$ 50 milhões para transportar por ar cada uma dessas tartarugas a uma reserva federal na localidade vizinha de Barstow.
Mas o medo de prejudicar os animais fez o projeto ser suspenso, pelo menos até que uma alternativa seja encontrada

NPS
Além dos treinamentos militares, espécie é ameaçada por atropelamentos e excesso de predadores

Tartarugas ameaçadas

Também contribuiu para o cancelamento do projeto o pedido do Centro de Diversidade Biológica, que mostrou preocupação com o impacto que a transferência poderia ter sobre esses animais já vulneráveis.

Tartarugas do deserto adultas podem pesar quase 7 kg e medem cerca de 25 centímetros de comprimento, embora alguns possam passar dos 35 centímetros.

Eles passam a maior parte de sua vida escondido em buracos, dos quais saem para comer e se reproduzir.

Nas últimas décadas, o número de exemplares diminuiu a tal ponto que as organizações de conservação soaram um alarme e em 1990 o Serviço Americano de Pesca e Fauna Silvestre (USFWS, na sigla em Inglês) adicionou o animal à lista de espécies ameaçadas.


Esta qualificação oficial obriga as agências federais a trabalharem em conjunto para estabilizar sua população.

"Nas últimas três décadas, perdemos até 90% da população de tartarugas do deserto", disse à BBC Mundo Debra Hughson, chefe do escritório de Ciência e Recursos da Reserva Nacional de Mojave.

Hughson explica que a espécie está ameaçada por uma combinação de fatores, dos quais cita:
- A superpopulação de corvos
- Atropelamentos por carros
- A presença de predadores, como coiotes, raposas e até cães abandonados
- Doenças respiratórias
- Plantas invasoras que produzem problemas nutricionais
- Operações militares
Sem dúvida, a atividade humana, especialmente o tráfego rodoviário, é uma das maiores ameaças para a espécie.

As tartarugas do deserto andam longas distâncias em busca de água e comida e atravessam rodovias que cruzam seu território.

 Eles também se sentem atraídas pelas poças que se formam no asfalto durante as tempestades.

Por isso, os conservacionistas estão pedindo aos motoristas que respeitem os limites de velocidade e se certifiquem de que não haja tartarugas atravessando a estrada, especialmente durante o tempo chuvoso.

A transferência dos animais para outro habitat poderia ser o fim da espécie.

"O nosso papel principal," diz Hughson, "é proteger o habitat das tartarugas de outras ameaças para manter uma população estável e, com sorte, conseguir um crescimento".

"Colaboramos com o Bureau de Gestão das Terras para colocar cercas em estradas e evitar impactos diretos de veículos, reduzindo a mortalidade produzida por atropelamentos ".

 Futuras negociações

Por sua vez, os militares não descartam fazer seu treinamento no local.

O porta-voz da base de Twentynine Palms, capitão Justin E. Smith, disse por e-mail que a missão "não terá um impacto negativo nas tartarugas do deserto."
Segundo ele, a Marinha "vai obedecer todas as exigências ambientais"


O treinamento de agosto será de grande escala, com três batalhões operando com munição real e na situação extrema do calor do deserto, disse Smith.

Especialistas da USFWS e representantes da Marinha irão se reunir para ver como esta "missão de guerra" pode ser realizada sem que os soldados coloquem suas botas ou tanques em cima das tartarugas.

Qual a origem do termo ‘república de bananas’, usado pelo 'Guardian' para se referir ao Brasil?

Getty
Segundo a ONU, a Ásia é a maior produtora de bananas, seguida por América e África
Em um artigo para marcar o início do período de 100 dias que antecede os Jogos Olímpicos, o jornal britânico The Guardian afirmou nesta semana que o Rio de Janeiro “entra na reta final olímpica parecendo mais uma clássica república de bananas do que uma economia emergente moderna a ponto de assumir seu lugar entre as principais do mundo".
 
BBCBRASIL
A publicação enumera no texto alguns problemas do Brasil, como a queda drástica do PIB, o processo de impeachment e os escândalos de corrupção, e locais, como a poluição na Baía da Guanabara, a morte de 11 trabalhadores nas construções olímpicas e a queda de parte da ciclovia Tim Maia.

Mas, de onde veio a expressão “república de bananas” – trocada na versão online do artigo por "uma república latino-americana da velha escola" –, usada de forma pejorativa para se referir a países da América Latina e Caribe? A resposta passa pelo histórico de violência da região.

Ficção que virou realidade

O termo foi cunhado pelo escritor americano William Sydney Porter, conhecido como O. Henry, no conto O Almirante, de 1904

A história do conto se passa na Anchuria, país fictício descrito pelo autor como “uma pequena república de bananas”. Acredita-se, porém, que Porter tenha se inspirado em Honduras, onde morava quando escreveu a história.

À época, o uso dessa fruta em particular para rotular países inteiros tinha uma base real.

“Até o fim do século 19 e começo do século 20, as empresas americanas, sendo que a mais simbólica era a United Foods (hoje Chiquita), começaram a fazer plantações de bananas em série e criariam enclaves modernos em repúblicas da América Central”, disse à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, o historiador Luis Ortega, professor da Universidade de Santiago do Chile.


Segundo ele, as “repúblicas de bananas” eram literalmente os países tropicais produtores de bananas e, com isso, dependentes da renda de empresas americanas.

Mas, como explica Ortega, o termo acabou ganhando um significado mais amplo ao migrar para os estudos políticos.

A expressão passou a fazer referência a países marcados pela monocultura e dotados de instituições governamentais fracas e corruptas, nos quais uma ou várias empresas estrangeiras tem o poder de influir nas decisões nacionais.

Para Ortega, que viveu por dez anos na Grã-Bretanha, o que chama a atenção é que os anglo-saxões não aplicam a expressão a países que estejam fora da América Latina e do Caribe.


Em seu livro Bananas: How the United Fruit Company Shaped the World (“Bananas: Como A United Fruit Company Moldou o Mundo”, em tradução livre), o jornalista Peter Chapman afirma que, ao se instalar na região, esta e outras empresas concordavam em construir estradas, ferrovias e portos em troca de terras onde a banana seria produzida.

O truque era que, às vezes, os serviços instalados só beneficiavam as próprias companhias e seus negócios de exportação de bananas.

Mas isso não é o pior. Para citar alguns exemplos, há também o “o envolvimento da companhia em uma invasão em Honduras, um massacre na Colômbia e um sangrento golpe de Estado na Guatemala”, segundo a editora do livro, a Grove Atlantic.

Sobre a Guatemala, um executivo da United Fruit disse a Chapman que “a Guatemala foi eleita como sede das primeiras atividades de desenvolvimento da companhia porque, quando entramos na América Central, o governo da Guatemala era o mais fraco, corrupto e flexível da região”, de acordo com o jornal The New York Times.


E o Brasil?

Para Ortega, aplicar o termo “república de bananas” ao Brasil é incorreto e leviano.

“Por exemplo: uma pessoa pode estar a favor ou contra o impeachment, uma pessoa pode acreditar ou não em toda a história de corrupção que cerca o caso Petrobras. 

Mas, em qualquer caso, as instituições estão funcionando”, afirmou o historiador chileno.

Ele acrescenta que, em uma "república de bananas", diante do “primeiro sinal de instabilidade” já teriam matado o presidente ou teria ocorrido um golpe de Estado.

“O que está acontecendo no Brasil é um caso de crise política, mas que estão tentando resolver de acordo com as instituições.”

Memes do Pato arrependido

 


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page