Atacado tem primeira retração desde 2002 O setor teve em 2015 o pior desempenho dos últimos 13 anos. As lojas dos chamados 'atacarejos' impediram que a redução no faturamento do setor atacadista fosse ainda maior.
O setor
atacadista obteve um faturamento de R$ 218 bilhões em 2015.
Por Guilherme Balza
Considerando
a inflação acumulada no ano passado, o número representa uma queda real
de 6,8% no faturamento na comparação com 2014.
É a primeira vez desde
2002 que o setor tem retração, segundo estudo da Associação Brasileira
de Atacadistas e Distribuidores, feito em parceria com a Nielsen.
O estudo
foi elaborado a partir dos resultados de 544 grupos atacadistas e
distribuidores de todo o país. Em faturamento, essas empresas
representam cerca de 40% do mercado atacadista brasileiro.
O
presidente da ABAD, José de Egito Lopes Filho, afirma que a recessão, o
aumento no desemprego e a queda no consumo provocam a retração do setor.
A queda só
não foi maior porque as empresas que adotam o modelo de atacado de
autosserviço, conhecido como ‘atacarejo’, tiveram aumento real superior a
2% no faturamento mesmo com a recessão.
Em geral,
as lojas de atacarejo possuem menos variedade de produtos.
Em
contrapartida, o preço nestas lojas é mais baixo do que o praticado no
varejo.
Outro fator que explica o crescimento do atacarejo é o aumento
da inflação, fenômeno que tem provocado a volta das compras mensais no
supermercado.
Nos
últimos dez anos, o setor atacadista vinha apresentado crescimento médio
anual de quase 10%.
A expectativa do setor é que em 2016 os resultados
sejam parecidos com os do ano passado.