Atacado tem primeira retração desde 2002 O setor teve em 2015 o pior desempenho dos últimos 13 anos. As lojas dos chamados 'atacarejos' impediram que a redução no faturamento do setor atacadista fosse ainda maior.
O setor 
atacadista obteve um faturamento de R$ 218 bilhões em 2015. 
 Por Guilherme Balza
Considerando
 a inflação acumulada no ano passado, o número representa uma queda real
 de 6,8% no faturamento na comparação com 2014.
 É a primeira vez desde 
2002 que o setor tem retração, segundo estudo da Associação Brasileira 
de Atacadistas e Distribuidores, feito em parceria com a Nielsen.
O estudo 
foi elaborado a partir dos resultados de 544 grupos atacadistas e 
distribuidores de todo o país. Em faturamento, essas empresas 
representam cerca de 40% do mercado atacadista brasileiro.
O 
presidente da ABAD, José de Egito Lopes Filho, afirma que a recessão, o 
aumento no desemprego e a queda no consumo provocam a retração do setor.
A queda só
 não foi maior porque as empresas que adotam o modelo de atacado de 
autosserviço, conhecido como ‘atacarejo’, tiveram aumento real superior a
 2% no faturamento mesmo com a recessão.
Em geral, 
as lojas de atacarejo possuem menos variedade de produtos.
 Em 
contrapartida, o preço nestas lojas é mais baixo do que o praticado no 
varejo. 
Outro fator que explica o crescimento do atacarejo é o aumento 
da inflação, fenômeno que tem provocado a volta das compras mensais no 
supermercado.
Nos 
últimos dez anos, o setor atacadista vinha apresentado crescimento médio
 anual de quase 10%.
 A expectativa do setor é que em 2016 os resultados 
sejam parecidos com os do ano passado.