Atacado tem primeira retração desde 2002 O setor teve em 2015 o pior desempenho dos últimos 13 anos. As lojas dos chamados 'atacarejos' impediram que a redução no faturamento do setor atacadista fosse ainda maior.

O setor atacadista obteve um faturamento de R$ 218 bilhões em 2015. 
 Por Guilherme Balza

Considerando a inflação acumulada no ano passado, o número representa uma queda real de 6,8% no faturamento na comparação com 2014.

 É a primeira vez desde 2002 que o setor tem retração, segundo estudo da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, feito em parceria com a Nielsen.

O estudo foi elaborado a partir dos resultados de 544 grupos atacadistas e distribuidores de todo o país. Em faturamento, essas empresas representam cerca de 40% do mercado atacadista brasileiro.

O presidente da ABAD, José de Egito Lopes Filho, afirma que a recessão, o aumento no desemprego e a queda no consumo provocam a retração do setor.

A queda só não foi maior porque as empresas que adotam o modelo de atacado de autosserviço, conhecido como ‘atacarejo’, tiveram aumento real superior a 2% no faturamento mesmo com a recessão.

Em geral, as lojas de atacarejo possuem menos variedade de produtos.

 Em contrapartida, o preço nestas lojas é mais baixo do que o praticado no varejo. 

Outro fator que explica o crescimento do atacarejo é o aumento da inflação, fenômeno que tem provocado a volta das compras mensais no supermercado.

Nos últimos dez anos, o setor atacadista vinha apresentado crescimento médio anual de quase 10%.

 A expectativa do setor é que em 2016 os resultados sejam parecidos com os do ano passado.

Postagens mais visitadas deste blog