"Lula fez muito pela economia e fará de novo", diz Henrique Meirelles
Ex-presidente do Banco Central explica por que decidiu apoiar Lula no primeiro turno
247 – O ex-ministro Henrique Meirelles, que também presidiu o Banco Central durante oito anos no governo Lula, explicou, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, por que decidiu apoiar o ex-presidente já no primeiro turno.
"Sou movido por resultados. O governo Lula criou 10 milhões de empregos, a média de crescimento foi de 4,5% ao ano e o Brasil foi o país que mais rapidamente saiu da crise de 2008. Além disso, houve muita responsabilidade fiscal e controle da inflação. Se Lula fez uma vez, pode fazer de novo", afirma.
Na entrevista, Meirelles defendeu o polêmico teto de gastos, contestado por Lula, e disse que o auxílio Brasil é uma política social necessária que deve ser mantida.
"Apesar da opinião de Lula sobre o teto de gastos, mantive o apoio, até porque o crescimento brasileiro sob Bolsonaro está muito baixo", afirma.
Segundo Meirelles, a reação do mercado a Lula vai depender muito do que ele anunciar.
Meirelles também falou sobre o quadro global.
"O cenário internacional será desafiador. Haverá uma recessão internacional em 2023, mas o Brasil tende a ser menos afetado", aponta.
"No primeiro governo Lula, políticas fiscal e monetária caminharam na mesma direção. Hoje, o Banco Central está sozinho no controle da inflação", acrescentou.