Crise na construção civil acirra disputa entre os fabricantes, Portal DCI:

A crise na construção civil acirrou a disputa por market share entre os fabricantes de materiais. Para sair na frente, o investimento em novos produtos é uma das principais apostas das empresas.

“Estamos buscando mais espaço, uma parcela de mercado maior. O varejo está melhor que em 2017 e a expectativa é grande. Estamos preparados para investir na produção e ter mais mix”, afirma o coordenador de marketing da Condor, Daniel Coutinho, que fabrica materiais para pintura imobiliária.

Segundo empresas do setor ouvidas pela reportagem do DCI, a construção de novos empreendimentos só deve gerar demanda a partir de 2019
 
“As grandes obras não estão ocorrendo. Começando esse ano, só vai ter impacto para acabamento, pisos e portas no ano que vem”, explica o diretor da Tecnoportas, Marcos Favaretto.

Essa estagnação fez com que a indústria de materiais de construção desse maior atenção ao varejo. 
 
Pequenas reformas, adiadas durante a crise, agora começam a gerar demanda. 
 
“Nós nos voltamos ao varejo e ao exterior, exportando para a América Latina. A projeção de crescimento do varejo é superior ao do setor como um todo, mas não chega aos dois dígitos”, conta o diretor comercial da Roca Brasil, Sergio Melfi.

A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) é de crescimento de 1,5% das vendas em 2018, interrompendo uma sequência de três anos de quedas. Já a entidade que reúne os varejistas do setor, a Anamaco, prevê avanço de 8,5%, em 2018 sobre o resultado do ano passado.

“As reformas estão andando mais do que os novos empreendimentos. O varejo está melhorando e esperamos crescer em 2018”, avalia o subgerente de marketing da fabricante de ferramentas Makita, Khalyl Streich.

Vacas magras
Em meio a esse cenário de vacas magras, fabricantes apostam em novos produtos e soluções para se sobressair à concorrência e entrar em novos mercados.

“É uma estratégia para sobreviver diante da crise. As empresas conseguem passar pelo momento de instabilidade ao investir em inovação e na ampliação de seus portfólios. É preciso diversificar para não ter todos os ovos na mesma cesta”, explana a coordenadora de marketing da Pilkington e Blindex no Brasil, Glória Cardoso.

(Portal DCI - Impresso - 04/05/2018)
 http://observadordomercado.blogspot.com.br/

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