“Poá ainda vai ficar melhor” - VALE A PENA LÊR DE NOVO

Cidade : Testinha: “Poá ainda vai ficar melhor”
em 19/12/2011

Notícias de Poá
Entrevista revela que prefeito quer continuar no cargo a partir de 2013 e realizar mais obras na cidade

Em entrevista ao Notícias de Poá, o prefeito Francisco Pereira de Sousa (Testinha) expressou seu desejo em continuar no governo para entregar mais obras para a cidade. Enfatizou a atuação em prol de melhores condições educacionais às crianças poaenses e a preocupação com o meio ambiente, na utilização de materiais sustentáveis em algumas obras públicas, como os bloquetes ecológicos nas vias de Calmon Viana, entre outras. O chefe do Executivo disse ainda estar satisfeito com a posição da população em relação ao seu governo e ainda sinalizou respeito à oposição política, sobre a qual disse que acaba sendo salutar a um governo democrático, dentre outros assuntos. Veja a entrevista:

Notícias de Poá: Prefeito... é sua intenção tentar a reeleição?
Prefeito: Naturalmente que eu pretendo continuar trabalhando por este povo e ainda tem muita coisa para fazer. Então, é cedo para anunciar alguma coisa, mas também não posso negar que tenho este objetivo.

NP: Como viu o afastamento do secretário Ali para o PT, ele que foi um dos principais braços de sua campanha? Dizem nos bastidores que lá na frente haverá uma composição sua com ele... 
Prefeito: Não há esta possibilidade. Houve este rompimento dele e ele se achou de repente forte e que poderia ser uma liderança forte do Partido dos Trabalhadores aqui em Poá. Achou por bem romper com o governo para tocar o projeto dele. O sonho dele é ser prefeito de Poá e a gente tem que deixar o projeto dele. Ele está fora de nossa estrutura.

NP: Como vê a oposição da Câmara de Poá, que tem pelo menos quatro vereadores opositores?
Prefeito: Olha, acho que oposição é salutar ao governo. Acho que em uma cidade sem oposição o governo se acha totalmente correto e isso não traz benefício para a cidade. Município nenhum do mundo vive assim. Mas tem que ter uma base de sustentação. Hoje tenho a maioria dos vereadores na base do governo e alguns de oposição. Tem que ter sim, porque aponta as falhas e ajuda a governar.

NP: Nesta semana, a Câmara abriu uma CEI para averiguar acusações sobre a Frente de Trabalho. Isto é bom ou ruim?
Testinha: Estamos avaliando... Minha preocupação é que esse processo venha a interromper o projeto tão importante que é o projeto social que visa melhorar a vida da população. Minha preocupação é esta.

NP: Até o final de seu mandato, em 2012, o que a população de Poá vai receber de obras, concretamente?
Prefeito: Vamos entregar a Escola Bortolozzo, a Creche da Vila Varela, o Centro da Melhor Idade, PSF da Vila Júlia, a Praça de Eventos, o campo do Água Vermelha, a Praça da Juventude, Duas UBS: Nova Poá e Jardim América, Ampliação da Escola João Pedro de Almeida, o PSF do Jardim Pereta, a revitalização total de Calmon Viana, revitalização da Vila Bandeirantes. Tudo até 2012. Isso o que dá para terminar, mas vamos iniciar muitas outras: a Creche de Calmon Viana, Piscinão, Balneário.

NP: Então, em outubro foram completados mil dias de governo. Qual sua avaliação sobre a cidade. O que já foi conquistado, o que falta...?
Prefeito: Houve a transformação da cidade. Hoje é uma cidade bonita, onde a gente já pode voltar a dizer: ‘Poá Cidade Jóia’. Uma cidade limpa, bonita, uma cidade com escolas com piscina, creches mais modernas do Brasil, a Praça de Eventos, que é uma obra que poucas cidades do Brasil têm. Além disso, ainda conquistamos os 40 milhões de Reais para definitivamente acabar com as enchentes de Poá. Este projeto era o sonho de muitos prefeitos que passaram por aqui. Lembro da enchente de 87 e já vi ali o desespero dos prefeitos. Sei que eles queriam ajudar e tinham o sonho de desenvolver este projeto, que seria construir algo que resolvesse o problema das enchentes de Poá. Acho que vai mudar as características de Poá. E o que me deixa mais feliz é que nós conseguimos construir a escola com piscina e ver esse projeto funcionando. Escola com teatro. E isso me deixa realizado. Foram mil dias de trabalho e praticamente todo tempo largando minha família, meus negócios e cumprindo o compromisso de cuidar da cidade e cuidar de nosso povo.

NP: E falando em escola com piscina, na inauguração da Heitor Gloeden o senhor se emocionou ao ser citada sua infância pobre...
Prefeito: Quando se vem de uma linha de pobreza e vê que as pessoas pobres são jogadas na lata de lixo, não têm valor e, quando você consegue mudar isso e dar oportunidade, a mesma que tem o rico, isso é fantástico, de um homem que vem lá de baixo. Eu digo que hoje, quando entramos em uma escola de Poá, a gente sente que não tem escola particular com esta qualidade. E lá dentro, olhando nos olhos das crianças, você não sabe quem tem dinheiro e quem não tem. São todas iguais. Então isso era um sonho, de mudar a estrutura de vida das pessoas, para terem as mesmas oportunidades. Sei que isso vai demorar, para ter grandes resultados, mas vamos ter adolescentes mais seguros. Esse é meu sonho. Vamos fazer tudo agora, pensando no futuro.

NP: A prefeitura está colocando bloquetes nos bairros baixos. Esta é uma medida para a cidade toda?
Prefeito: Hoje está difícil colocar material de obras em algum lugar. O asfalto, de certa forma, é um produto não reciclável destruidor do meio ambiente. Este projeto é sustentável, então esse material pode ser reaproveitado. É um grande acerto de nosso governo.

NP: E como está sendo a reação da população com esta mudança?
Prefeito: Eu ando nas ruas, ando a pé e isso é bom, porque, quando alguém fala ‘parabéns prefeito’ é bom para a autoestima. Eu sinto que o povo está alegre e a cidade está liberta, e isso nos dá muita alegria. Hoje sinto que as pessoas se sentem livres, estão libertas e a cada dia que passa a cidade está mais bonita. Parece que até as flores estão mais bonitas. Digo que, às vezes, até Jesus, se descer aqui na terra, algumas pessoas vão chacoalhar ele. Então a gente não vai ter como agradar todo mundo.

NP: Na sua campanha, o senhor prometeu várias coisas, o shopping, por exemplo...
Prefeito: Tem muita coisa que não consegui realizar. É meu sonho, acredito... Eu acredito que o shopping ainda vai ser em Poá. Aqui tivemos vários problemas de inventário do terreno e não conseguimos. Mas ainda acredito no shopping.
Algumas coisas que a burocracia emperra a realização e atrapalha um pouco. Mas, uma das coisas que me deixa tranquilo, é ver as contas da prefeitura sanadas e ver hoje uma prefeitura autossustentável. Vamos ter agora, ainda este mês vou à Brasília receber o prêmio de cidade autossustentável. Poá hoje está entre as 100 cidades do Brasil autossustentáveis. Tenho certeza que vamos ter ainda muito mais prêmios. Com esta qualidade das escolas e creches. Vamos ter muitos. 

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog