Mogi das Cruzes - Bertaiolli e CPTM apresentam projetos de novas estações e passagem subterrânea no Centro

O prefeito Marco Bertaiolli e o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, apresentaram na manhã desta segunda-feira (30/01) os projetos para a reforma da Estação Estudantes da companhia e a construção da nova Estação Mogi das Cruzes, que será deslocada e permitirá a construção de uma passagem subterrânea de veículos na praça Sacadura Cabral, eliminando três passagens de nível.

Os projetos executivos das duas estações já estão em fase de licitação e o primeiro envelope deverá ser aberto na próxima semana. No total, o investimento da companhia estadual nas duas estações mogianas será de cerca de R$ 70 milhões.

Na região central, a Estação Mogi das Cruzes será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea. Com a mudança de local, haverá espaço para a construção de uma passagem subterrânea para os veículos na praça Sacadura Cabral, em que os veículos vindos da rua Cabo Diogo Oliver poderiam acessar a avenida Governador Adhemar de Barros, enquanto quem está na rua Doutor Ricardo Vilela pode ir à rua Hamilton da Silva Costa. A obra permitirá o fechamento das passagens de nível existentes na praça Sacadura Cabral, rua Doutor Deodato Wertheimer e Presidente Campos Sales.

“É uma proposta bastante audaciosa, que irá mudar toda aquela região. É uma obra que Mogi das Cruzes merece e precisa. Teremos um novo centro da cidade e iremos resolver um problema que estrangula Mogi das Cruzes”, destacou o prefeito. 

Na região da praça Sacadura Cabral ocorrerão intervenções de renovação urbana, com a construção de três prédios, que deverá ser feita em parceria com a iniciativa privada, para receber empreendimentos associados, como um shopping e estabelecimentos serviços, além de um estacionamento.

“Esta ação conjunta é fundamental. De nada adiantaria a CPTM implantar uma nova estação se não houver um projeto macro, em conjunto com a Prefeitura, que permitirá que todas as construções sejam interligadas”, apontou o presidente da CPTM.

Com a concordância da CPTM para a execução desta iniciativa, a Prefeitura de Mogi preparará o projeto executivo de sua parte nas obras, em que será possível mensurar os custos da empreitada e a necessidade de desapropriação de imóveis.

Estação Estudantes

Já a Estação Estudantes receberá uma grande reforma. No local, o acesso será feito de forma subterrânea, unindo o Terminal Estudantes à área ao lado do Terminal Rodoviário “Geraldo Scavone”, de onde partem ônibus intermunicipais. Neste local, a Prefeitura irá construir uma nova praça.

“A passagem por baixo da linha férrea poderá ser utilizada tanto pelos usuários dos trens, que terão acesso às plataformas, como as pessoas que desejem passar para o outro lado da linha. Nesta passagem também teremos uma série de serviços, inclusive bicicletário”, explicou Bertaiolli.

Bertaiolli e CPTM apresentam projetos de novas estações e passagem subterrânea no Centro 
Os técnicos da CPTM lembraram ainda que os dois projetos contemplam intervenções para acessibilidade de pessoas com deficiência. A companhia também está realizando estudos para as reformas nas estações Braz Cubas e Jundiapeba, que farão parte de uma próxima etapa de serviços.

Também participaram da reunião, o vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, o deputado federal Junji Abe, o presidente da Câmara, Rubens Benedito Fernandes, o Bibo, e os vereadores Geraldo Tomaz Augusto, Carlos Evaristo, Mauro Araújo, Olímpio Tomiyama, Protássio Nogueira, Jean Lopes, Emília Rodrigues, Expedito Ubiratan Tobias e Osvaldo Ferreira dos Santos. (LM)

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog