Pazuello responderá à Comissão de Ética do Governo Federal por crimes da pandemia


Eduardo Pazuello (PL-RJ), deputado federal, general da reserva e ex-ministro da Saúde de Bolsonaro. Créditos: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por Raphael Sanz
POLÍTICA3/7/2023 · 19:36 hs

Foi aberta uma investigação contra o general Eduardo Pazuello pelo Conselho de Ética Pública, do Governo Federal, a fim de apurar desvios éticos cometidos durante sua gestão à frente do Ministério da Saúde de Bolsonaro, período que o Brasil viveu seus piores momentos durante a pandemia de Covid-19. Hoje na reserva, à época dos fatos investigados Pazuello era general da ativa.

A investigação do Conselho de Ética deve focar em episódio apurado pela CPI da Covid-19, em 2021, quando Pazuello foi acusado de intermediar a compra irregular de vacinas naquele mesmo ano. Em março, o general teria participado de uma negociação com intermediários para adquirir a CoronaVac por um valor três vezes maior do que as vacinas oferecidas pelo  Instituto Butantan, em São Paulo. Naquele momento, Bolsonaro vivia uma crise com João Dória (PSDB), então governador paulista, e estaria evitando as vacinas do Butantan.

Na reunião em questão, Pazuello e seu “número dois” da Saúde, o coronel Élcio Franco, estiveram com empresários do grupo World Brands, no gabinete de Franco. Quando o encontro acabou, o próprio ministro gravou um vídeo comemorando o suposto acordo que garantiria a importação de 30 milhões    de doses da CoronaVac.  

https://revistaforum.com.br/politica/2023/7/3/pazuello-respondera-comisso-de-etica-do-governo-federal-por-crimes-da-pandemia-138813.html

Postagens mais visitadas deste blog