EUA ameaçam banir o TikTok se os proprietários chineses não venderem suas participações
A do TikTok e do WeChat fazia parte de uma longa guerra diplomática e comercial travada pelo governo Trump
(Sputnik) - A administração Biden está ameaçando banir o aplicativo de compartilhamento de vídeos TikTok se seus proprietários chineses não venderem suas participações, informou o The Wall Street Journal citando pessoas familiarizadas com o assunto.
O relatório afirmou na quarta-feira que o TikTok está aconselhando que tal venda forçada não resolverá as preocupações de segurança nacional dos Estados Unidos.
O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, deporá perante o Comitê de Energia e Comércio da Câmara em 23 de março.
Na semana passada, o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan disse que a Casa Branca apoia um esforço no Congresso dos EUA para aprovar legislação concedendo novas autoridades para lidar com ameaças apresentadas pela tecnologia estrangeira, como o TikTok, aos Estados Unidos.
De acordo com a Casa Branca, a legislação daria ao governo dos EUA o poder de impedir que certos governos estrangeiros explorem serviços de tecnologia operando nos Estados Unidos de uma forma que represente riscos aos dados sensíveis dos estadunidenses e à segurança nacional dos EUA. A legislação surge em meio a preocupações sobre os laços entre o TikTok e o governo chinês.
A proibição do TikTok e do WeChat fazia parte de uma longa guerra diplomática e comercial travada pelo governo Trump.
https://www.brasil247.com/mundo/eua-ameacam-banir-o-tiktok-se-os-proprietarios-chineses-nao-venderem-suas-participacoes