Roda Viva | Henrique Meirelles | 26/09/2022

Henrique Meirelles declarou apoio ao petista nesta corrida eleitoral



O Roda Viva entrevista nesta segunda-feira (26) Henrique Meirelles, o ex-presidente do Banco Central nos dois governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ex-ministro da Fazenda na gestão de Michel Temer e, recentemente, secretário da Fazenda do ex-governador João Dória, também foi presidente internacional do BankBoston entre 1996 e 1999 e candidato a Presidente da República nas eleições de 2018 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Como ministro da Fazenda, aprovou uma reforma trabalhista e a PEC 95, conhecida como PEC do Teto dos Gastos Públicos. Nesta reta final da campanha eleitoral, declarou apoio ao petista. Não descarta negociar uma participação num eventual governo de Lula, mas já afirmou que o teto fiscal deve ser mantido e respeitado.

No Roda Viva, comenta a sua aproximação com Lula, candidato à presidência da República. No último dia 19, Cristovam Buarque, Marina Silva, Fernando Haddad, Henrique Meirelles e João Vicente Goulart, ex-candidatos ao Planalto, se reuniram para declarar apoio ao petista nesta corrida eleitora.

À época, o ex-ministro usou uma rede social para explicar o apoio ao petista na corrida presidencial deste ano.

"Essa história de só falatório pode impressionar muita gente, mas eu acredito em fatos. Eu olho e vejo os resultados. Isso me fez participar hoje do evento de apoio ao Lula com tranquilidade e confiança, porque sei o que funciona, e o que pode funcionar no Brasil", escreveu.

No programa, responde se participará do governo, caso Lula seja eleito.

“Fui convidado para participar do evento e participei. Combinamos de conversar, mas não conversamos ainda. Do ponto de vista, foi uma manifestação de apoio. Trabalhei junto com ele por oito anos, e com ele fizemos resultados. No Brasil, a economia melhorou, o país criou empregos. Eu não trabalho com hipóteses", disse. 

Eu não tenho essa visão. Havendo convite, eu vou analisar, se justifica minha participação, eu vou analisar. Mas eu não decido sobre hipótese", completa. 

Participam da bancada de entrevistadores Alex Ribeiro, repórter especial do Valor Econômico, Alvaro Gribel, colunista do jornal O Globo, a comentarista de economia da TV Gazeta Denise Campos de Toledo, o repórter especial da Folha de S. Paulo Julio Wiziack, e Thais Carrança, repórter da BBC News Brasil.
Assista:

Postagens mais visitadas deste blog