Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris pede "cessar-fogo imediato" em Gaza

 

 Atualizado em 3 de março de 2024 às 19:10

VÍDEO - 

Kamala Harris, vice-presidente dos EUA. Foto: Reprodução

Neste domingo (3), a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, pediu às autoridades israelenses e aos líderes do Hamas que aceitassem um acordo que daria início a um cessar-fogo de seis semanas na Faixa de Gaza, enquanto ela falava em Selma, Alabama, no aniversário da marcha pelos direitos civis.

“Dada a imensa escala de sofrimento em Gaza, deve haver um cessar-fogo imediato, pelo menos durante as próximas seis semanas, que é o que está actualmente sobre a mesa”, disse a vice-presidente.

Ela também proferiu uma das mais severas condenações ao fracasso de Israel em permitir ajuda humanitária aos cidadãos da Faixa de Gaza, comentários que surgiram depois de os militares israelitas terem sido amplamente condenados por abrirem fogo enquanto os palestinos atacavam um caminhão de ajuda que transportava farinha.

“O governo israelita deve fazer mais para aumentar significativamente o fluxo de ajuda. Sem desculpas”, disse.

Joe Biden e Benjamin Netanyahu. Foto: Reprodução

“Como disse o presidente Joe Biden na sexta-feira, os Estados Unidos estão empenhados em obter urgentemente mais assistência vital para palestinos inocentes necessitados. Ontem, o departamento de defesa realizou o seu primeiro lançamento aéreo de assistência humanitária. E os Estados Unidos continuarão com esses lançamentos aéreos. E trabalharemos numa nova rota, por mar, para entregar ajuda”, esclareceu.

Seus comentários foram feitos um dia antes de seu encontro planejado em Washington DC com Benny Gantz, um importante ministro israelense e rival centrista de Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de extrema direita do país.

A visita de Gantz irritou o primeiro-ministro e os seus aliados numa altura em que um número crescente de reportagens nos meios de comunicação social apontam para um desgaste dos laços entre Biden e Netanyahu, mesmo que a administração dos EUA continue a manter o apoio vocal a Israel e ao seu direito de “auto-defesa”.

Confira o vídeo:

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-vice-presidente-dos-eua-kamala-harris-pede-cessar-fogo-imediato-em-gaza/


Postagens mais visitadas deste blog