JUSTA INDIGNAÇÃO, IRA SANTA!

 Charges do 

chico.alencar
e Nando Motta 

JUSTA INDIGNAÇÃO, IRA SANTA!
(breve reflexão para crentes ou não)

Os 4 Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) relatam o marcante episódio de Jesus expulsando os vendilhões do Templo.

Mas só o de João, lido hoje em milhares de comunidades de fé do mundo, o coloca no comecinho da sua narrativa (Jo 2, 13-25). Quer enfatizar a centralidade, no cristianismo, da fé despojada, em oposição ao acúmulo de bens.

O episódio é cristalino: ao entrar no Templo e ver o espaço tomado por mercadores, cambistas e negociantes de todo tipo, Jesus fica indignado. Faz um chicote de cordas e expulsa todos os comerciantes de lá: "minha casa é casa de oração, mas vocês a transformaram num covil de ladrões!" (Mateus 21, 13).

Os chefes dos sacerdotes ficaram revoltados com a atitude de Jesus. Ao indagar com que "autoridade" Ele derrubava as bancas, esparramava as moedas e soltava bois, ovelhas e pombas, levaram outra "chicotada": "destruam esse Templo e em três dias eu o reerguerei".

Ele se referia ao seu próprio corpo ressuscitado - e ao lugar por excelência para a religiosidade: o coração humano.

Os barões da fé não entenderam nada. De lá para cá, nesses mais de 2 milênios, muitos continuam não entendendo.

Fazem das suas igrejas meio de acumular, explorando a boa fé dos humildes. Inventam "curas" para garantir a "saúde" de seus patrimônios. Fazem "cruzadas" para conquistar territórios e riquezas. Matam em nome de "Deus"!

Papa Francisco esta semana, denunciou "o Deus mercado e o Deus lucro como falsas divindades, que levam à desumanização e à destruição do planeta".

Santo Agostinho (354-430) dava substância à necessária reação. Atribui-se a ele essa maravilhosa exortação: "a esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como elas são; a coragem, a mudá-las".

Como anda sua indignação contra os que mercantilizam as relações humanas? Qual tem sido sua reação a esses tempos de "esperteza" generalizada e crendice infantilizada?

Espelhemo-nos em Jesus, com sua ira santa, com sua amorosidade incandescente!

Postagens mais visitadas deste blog