Ala do STF compara Bigonha a Janot e pretende levar alerta a Lula

Por Daniela Lima

Apresentadora do Conexão GloboNews.

Integrantes do Supremo Tribunal Federal, corte onde o procurador-geral da República tem atribuição de atuar, tecem críticas abertas a um dos três principais cotados para assumir a vaga hoje nas mãos de Augusto Aras.

Como o blog mostrou ontem, a disputa pela chefia do Ministério Público Federal afunilou e hoje integrantes do universo jurídico e político que tratam do assunto com o presidente Lula, o responsável pela escolha, tratam três nomes como favoritos: Mário Bonsaglia, o único entre os cotados que está na lista tríplice eleita pelos próprios procuradores; Antonio Carlos Bigonha, o subprocurador politicamente mais próximo à esquerda; e Paulo Gonet, subprocurador da Justiça Eleitoral, responsável pela imposição de derrotas importantes para o bolsonarismo, mesmo sob o guarda-chuva de Aras.

Por ter maior afinidade com grupos alinhados ao PT, Bigonha tornou-se alvo de escrutínio especial. Uma ala do Supremo o compara ao ex-PGR Rodrigo Janot, por conta da alegada proximidade com integrantes do autoproclamado grupo dos "tuiuiús", procuradores em topo de carreira alinhados a expectativas da base corporotiva do MPF.

"O PT está sendo PT e vai errar de novo", diz um integrante do STf ao blog. Ele pretende ainda debater o assunto em privado com Lula que, segundo aliados, deve anunciar sua escolha até o fim de setembro, quando Aras vai deixar o posto.

O favorito no STF é Paulo Gonet e por isso, inclusive, a crítica não deixa de ter um tom de fogo amigo. 

https://g1.globo.com/politica/blog/daniela-lima/post/2023/08/29/ala-do-stf-compara-bigonha-a-janot-e-pretende-levar-alerta-a-lula.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog