'Plano Verde': veja detalhes do projeto que deve ser trunfo de Lula na Bélgica


A GloboNews teve acesso, em primeira mão, ao conjunto de medidas do Plano de Transição Ecológica do governo federal, que foi apresentado ao presidente pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) na sexta-feira (7).

Por Guilherme Balza, GloboNews

“Plano Verde” deve ser trunfo de Lula na Bélgica

“Plano Verde” deve ser trunfo de Lula na Bélgica

GloboNews teve acesso, em primeira mão, ao conjunto de medidas do Plano de Transição Ecológica do governo federal, apresentado ao presidente pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) na sexta-feira (7). O ministro também mencionou o projeto em entrevista ao podcast O Assunto nesta segunda-feira (10)

Veja, abaixo, mais detalhes do plano.

Após o arcabouço fiscal e a reforma tributária, o governo federal já trabalha as bases do projeto de transição energética para modernizar a economia brasileira rumo ao desenvolvimento sustentável.


Plano de Transição Energética

confira alguns dos pontos do chamado "Plano Verde":

  • O projeto prevê o Programa "Sol para Todos". A ideia é substituir parte da tarifa social da energia elétrica para implementar painéis solares em bairros das periferias das cidades;
  • Integração da América do Sul em projetos de bioeconomia na Amazônia;
  • Fim dos lixões até 2024;
  • Energia eólica em alto-mar;
  • Plano Nacional de Fertilizantes: a proposta é reduzir a dependência brasileira de fertilizantes nitrogenados, incentivando a prospecção de fósforo, potássio e bio-insumos;
  • Fusão o Plano Safra e o Plano de Baixo Carbono, esses planos, atualmente, existem de forma separada;
  • Eletrificação do Transporte nas cidades e também nos estados e
  • Programa de pesquisa e mineração para reduzir dependência externa e prospectar minerais que estão sendo muito utilizados, como o lítio.

Entre as ações, também estão um tributo sob o carbono, premiação para estados e municípios em redução de tributos proporcional ao tamanho da área verde e um programa de obras públicas para reduzir os desastres naturais.

'Pode ser grande marca do governo', diz ministro da Fazenda

Em entrevista ao podcast O Assunto nesta segunda-feira (10), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), falou sobre detalhes do Plano de Transição Ecológica, que ele considera que pode ser grande marca do governo Lula.

"Nos bastidores aqui do Ministério da Fazenda tinha uma estrutura que estava trabalhando em silêncio para mapear todas as oportunidades que o Brasil tem como vantagens competitivas em relação ao mundo. Para modernizar a nossa infraestrutura produtiva. Então, isso vale para a infraestrutura, para a geração de energia limpa, para a atração de investimentos estrangeiros que querem produzir produtos verdes e transformar isso numa marca do Brasil", diz o ministro.
'Precisamos criar um ambiente saudável no Brasil para atração de investimentos, diz Haddad

'Precisamos criar um ambiente saudável no Brasil para atração de investimentos, diz Haddad

Segundo ele, a transição ecológica pretende gerar empregos de ponta. "Ele pode parecer exagerado, mas é um plano com mais de 100 ações que vão se desdobrar em quatro anos. Então, a ideia é ir desde o crédito de carbono, passando pela reforma tributária, até a exploração de terras raras. É um mapeamento muito amplo das oportunidades", diz.

"Importante entregar ao longo do mandato do presidente essas ações que vão desde leis que vão ser encaminhadas a partir de agosto, como a Lei de Crédito de Carbono, até a infraestrutura legal que desburocratiza investimentos verdes", explica Haddad.

Segundo o ministro, o plano está em validação com o presidente Lula.

https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/07/11/plano-verde-veja-detalhes-do-projeto-que-deve-ser-trunfo-de-lula-na-belgica.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog