Mulher acusada de receptação e tráfico foi autorizada por Heleno a explorar garimpo em área vizinha aos yanomamis
Creusa Buss Melotto recebeu autorização para exploração de ouro em uma área 60 vezes maior do que o Parque Ibirapuera, em São Paulo; general não quis se pronunciar

247 - Reportagem do jornal Folha de S. Paulo revela que uma das últimas ações do general Augusto Heleno foi autorizar uma acusada de receptação e tráfico a explorar ouro numa área de 9,8 mil hectares vizinha à Terra Indígena Yanomami , em Roraima.
A beneficiária é Creusa Buss Melotto, que já cumpriu pena de prisão por tráfico de drogas e que foi denunciada pelo Ministério Público por suspeita de receptação de pneus roubados. Heleno concedeu autorização para exploração de ouro, numa área 60 vezes maior do que o Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Publicado no dia 14 de dezembro do ano passado no Diário Oficial da União (DOU), o aval à exploração de ouro permitiu que mais de 20 mil garimpeiros invadissem a terra indígena para a exploração ilegal.
Questionado sobre a autorização a 17 dias do fim do governo Bolsonaro, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e ex-secretário-executivo do Conselho de Defesa Nacional disse que "esses pareceres prévios de garimpo têm um longo processo para que sejam regulados. Não desejo me pronunciar", afirmou por mensagem.
https://www.brasil247.com/brasil/mulher-acusada-de-receptacao-e-trafico-foi-autorizada-por-heleno-a-explorar-garimpo-em-area-vizinha-aos-yanomamis