Lula diz estar 'convencido' que portas do Planalto foram abertas para entrada de terroristas
Presidente deu a declaração durante café da manhã com jornalistas. Petista também falou em fazer 'triagem profunda' sobre militares no governo para formar um 'gabinete civil'.
Por Guilherme Mazui, Marina Franceschini e Delis Ortiz, g1, GloboNews e TV Globo — Brasília
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/L/i/Jca98DRCysWuR3vYAyCg/2023-01-08t192337z-220266945-rc2jmy9n8g7z-rtrmadp-3-brazil-politics-violence.jpg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (12) que está "convencido" de que as portas do Palácio do Planalto foram abertas para a entrada de terroristas que depredaram a sede do Poder Executivo no último domingo (8).
O petista deu a declaração durante café da manha com jornalistas que fazem a cobertura da Presidência da República em Brasília.
Lula afirmou que está "esperando a poeira" dos ataques terroristas "baixar" e que ainda quer assistir às imagens registradas pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.
Para o petista, teve "muita gente" da Polícia Militar do Distrito Federal e das Forças Armadas que foi "conivente" com os criminosos.
"Eu estou convencido de que a porta do Palácio do Planalto foi aberta para que gente entrasse porque não tem porta quebrada. Significa que alguém facilitou a entrada deles aqui. Nós vamos com muita calma investigar e ver o que aconteceu de verdade", declarou Lula.

Policiais são flagrados tirando fotos bolsonaristas durante invasão ao Congresso
No dia dos atos terroristas em Brasília, Lula editou decreto determinando a intervenção federal na segurança pública do DF. A medida foi avalizada pela Câmara e pelo Senado.
Após as cenas de destruição em Brasília, a polícia, o governo do DF e as Forças Armadas foram criticados pela atuação diante do vandalismo promovido pelos golpistas.
Vídeos que circularam nas redes sociais mostram o que parece ser a conivência de policiais com a minoria bolsonarista radical. Em um deles, um grupo de policiais abre passagem e observa enquanto os vândalos invadem o prédio do Congresso.
Depois dos episódios de vandalismo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado da função por 90 dias pelo STF.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/01/12/lula-diz-estar-convencido-que-portas-do-palacio-do-planalto-foram-abertas-para-entrada-de-terroristas.ghtml