"Motivação política salta aos olhos" – O Bastidor


"Motivação política salta aos olhos"

Samuel Nunes
Publicada em 20/07/2022 às 18:03
Promotores apresentaram denúncia e reconheceram motivação política, mas não viram elementos de crimes além do homicídio Foto: Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress

Os promotores que cuidam do caso do homicídio do petista Marcelo Arruda, ocorrido em Foz do Iguaçu, afirmaram que a motivação política do assassino, o bolsonarista Jorge Guaranho, "salta aos olhos". Apesar disso, entendem que não há como enquadrar o caso como crime político ou mesmo como discriminação.

Para Tiago Lisboa Mendonça e Luis Marcelo Bernardes da Silva, a legislação não abre espaço para que haja essas duas interpretações no caso. Guaranho foi denunciado por eles por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e por colocar outras pessoas em risco, durante o tiroteio que provocou.

"Ainda que salte aos olhos a motivação política externada pelo agressor Jorge José da Rocha Guaranho, em razão de divergência no campo ideológico, o bem jurídico atingido com sua conduta não foi o Estado como ente político, mas sim a vida humana (homicídio consumado duplamente qualificado)", diz trecho da denúncia.

Os promotores afirmam que "não se tratou de restringir, impedir ou dificultar o exercício de direitos políticos previstos nos artigos 14 a 16 da Constituição Federal, notadamente por não restaram configuradas todas as elementares do tipo".

A denúncia já foi recebida pelo juiz do caso e, a partir de agora, Guaranho é considerado réu.

Os promotores ainda aguardam os resultados de cinco laudos técnicos do Instituto de Criminalística do Paraná. 

Entre eles está a análise do celular de Guaranho.

O assassinato ocorreu porque Guaranho soube que Arruda fazia uma festa cujo tema era o ex-presidente Lula. Ele passou de carro com a família, ofendeu os participantes e gritou "aqui é Bolsonaro!". Arruda revidou. Guaranho voltou minutos depois já armado e atirou em Arruda. Guaranho também foi baleado, mas recebeu alta da UTI e está em prisão preventiva no hospital.

https://obastidor.com.br/justica/motivacao-politica-salta-aos-olhos-3748 



Postagens mais visitadas deste blog