Presidente da Fifa pede sanção máxima aos manipuladores de jogos no Brasil

 

Jamil Chade - 

Colunista do UOL 22/05/2023 04h00 

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, pede para que a Justiça no Brasil e as autoridades que comandam o futebol no país adotem punições exemplares contra os jogadores que sejam condenados por fazer parte de um esquema de compra de resultados no futebol.

Em declarações exclusivas ao UOL, Infantino deixou claro que está "preocupado" com as evidências reveladas no Brasil sobre o envolvimento de jogadores da primeira divisão em esquemas de corrupção no futebol.

No início de maio, o Ministério Público de Goiás denunciou à Justiça 16 pessoas, entre atletas e empresários, por organização criminosa e fraude ao Estatuto do Torcedor, com suspeitas de manipulação de partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2022, além de torneios estaduais de 2023.

Foram identificados 8 jogos da Série A e 1 da Série B de 2022, e mais 4 de estaduais deste ano. Quatro jogadores investigados na segunda fase da operação Penalidade Máxima 2 admitiram envolvimento na manipulação de jogos no futebol brasileiro.

"Fifa é muito séria no combate à manipulação de resultados", disse Infantino. "Existem muitas poucas coisas que eu posso imaginar que sejam piores ao futebol que a manipulação de resultados", insistiu.

"A manipulação de resultados é como um câncer para o futebol. Ele come o futebol a partir de dentro. E quando se tem a sensação de que o jogo foi manipulado, antes mesmo de ser jogado, é o fim do futebol", declarou o presidente da Fifa.

Segundo ele, é por isso que agir contra esse fenômeno no Brasil é urgente. "Estamos acompanhando o que está ocorrendo no Brasil com muita atenção e com muita preocupação", disse.

Infantino indicou que está em contato com a CBF e com as autoridades nacionais. "Espero de verdade, e estamos à disposição total das autoridades no Brasil, que aqueles que cometeram o crime de manipulação de resultado enfrentem as sanções mais elevadas possíveis", disse.

"Não deve haver lugar para manipuladores de jogos no futebol", defendeu o suíço. "Temos de ser determinados e lutar contra isso juntos", disse. Para ele, as autoridades brasileiras precisam ir "até o fundo" nesta investigação.

O presidente da Fifa falou à reportagem durante a abertura da Assembleia Mundial da Saúde, que ocorreu na sede da ONU neste fim de semana, em Genebra, e que coincidiu com o aniversário de fundação da Fifa, em 1904. Em seu discurso, ele agradeceu os delegados de todo o mundo pelos esforços para preservar a saúde no mundo.   

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/05/22/presidente-da-fifa-pede-sancao-maxima-aos-manipuladores-de-jogos-no-brasil.htm

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog