Lula e Bolsonaro empatam no melhor debate presidencial dos últimos anos

Tales Faria 

Colunista do UOL

16/10/2022 22h36

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presidente Bolsonaro participam de debate na TV Bandeirantes - Marlene Bergamo / Folhapress
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presidente Bolsonaro participam de debate na TV Bandeirantes Imagem: Marlene Bergamo / Folhapress


O primeiro debate entre os candidatos a presidente da República deste domingo, 16, foi o melhor dos últimos anos, graças às regras estabelecidas pelo pool de empresas de mídia UOL-Folha-Band-TV Cultura.

Os candidatos tiveram a chance de se enfrentar cara a cara em dois dos quatro blocos e estabelecer os temas que queriam discutir. 

E aí, infelizmente, ocorreu o ponto fraco do debate: nenhum dos dois colocou em pauta propostas econômicas para o país.

O ex-presidente Lula (PT) venceu disparado o primeiro bloco, primeiro ao jogar o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas cordas ao perguntar quantas universidades e escolas técnicas o atual governo criou. Bolsonaro simplesmente não respondeu.

Depois, ainda tomou o bloco, com um assunto absolutamente desconfortável para Bolsonaro, quando puxou o assunto da pandemia. 

O presidente mostrou-se desconfortável para explicar seu negacionismo quanto às vacinas, as quase 700 mil mortes pela Covid-19 e suas atitudes desrespeitosas com os doentes.

Bolsonaro venceu o segundo bloco, quando foi aberta aos jornalistas a possibilidade de fazer perguntas aos candidatos. 

Lula fugiu da pergunta do representante do UOL, Josias de Souza, sobre os desvios na Petrobras apelidados de Petrolão, permitindo ao adversário crescer no embate.

O bloco seguinte, de novo enfrentamento cara a cara entre os candidatos, ficou no empate.

Lula aproveitou para responder um pouco sobre o Petrolão e cutucou Bolsonaro por não ter promovido aumento real do salário mínimo e também em relação ao desmatamento na Amazônia. 

Mas se perdeu na administração do seu tempo de fala.

Bolsonaro, que soube administrar melhor o tempo, retrucou cobrando definição do petista sobre quem será o futuro ministro da Economia, insistiu que o Auxílio Brasil paga um valor maior do que o Bolsa Família e atacou uma suposta leniência do adversário no combate ao tráfico.

Mas o resultado mesmo será dado pelos eleitores após decantar a repercussão do debate. 

A princípio, não será pequena, porque, diferentemente do debate da TV Globo, este ocorreu em horário nobre, o que facilita a audiência.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL 

https://noticias.uol.com.br/colunas/tales-faria/2022/10/16/lula-e-bolsonaro-empatam-no-melhor-debate-presidencial-dos-ultimos-anos.htm

Postagens mais visitadas deste blog