Greve nas linhas 11, 12 e 13 da CPTM é confirmada; paralisação começa nesta terça. -. Insatisfeito com a CPTM, sindicato que representa trabalhadores da linha manteve a ameaça

 Após realização de assembleia na noite desta segunda-feira (23), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona da Central do Brasil, que representa as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade - sendo a primeira responsável pelo transporte de milhões de passageiros de Mogi das Cruzes e outros municípios do Alto Tietê -, confirmou a greve marcada para esta terça-feira (24), a partir da zero hora. 

De acordo com comunicado, os trabalhadores vão "parar por tempo indeterminado", mas cumprirão a decisão do Tribunal Regional do Trabalho de manter um número de funcionários atuando.  

Ou seja, as linhas de Mogi e região deverão registrar lentidão nesta terça-feira (24).  

A decisão ocorre após a realização, na tarde desta segunda-feira (23), de uma nova audiência de tentativa de conciliação entre a CPTM e o sindicato

Entre os motivos apontados para a paralisação está a "quebra da promessa" do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, de não recorrer da decisão judicial sobre o reajuste salarial das campanhas salarias da categoria de 2020 e 2021, conforme é apontado pelos representantes.  

Posteriormente suspensa, o sindicato da Zona Central do Brasil já havia anunciado greve para o último dia 20 de julho.

 Dois dias antes, após audiência de conciliação, o desembargador da justiça trabalhista de São Paulo, Rafael Ribeiro, determinou reajustes salariais (contando os períodos retroativos) de 3,63% para 1º de março de 2020; e 6,36% para 1º de março de 2021, que deveriam atender toda a categoria.  

Segundo o sindicado, Alexandre Baldy prometeu não recorrer de decisões, mas isso não aconteceu. Conforme informações do portal Diário do Transporte, a ministra-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, suspendeu em 28 de julho de 2021, decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), dada num plantão de domingo, em 18 de julho de 2021, que, na ocasião, determinou o reajuste salarial. 

A CPTM e o Governo do Estado recorreram contestando o fato de a decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) ter se tornado Dissídio Coletivo de Greve.


Movimento


Por mês, os passageiros das cidades do Alto Tietê, apenas da linha Coral-11, que faz o trajeto entre as estações Luz e Estudantes, somam um contingente de 2,3 milhões de pessoas, sendo que a maior parte - 727 mil - embarca e desembarca em Suzano. Por dia, por este trecho regional, circulam cerca de 77 mil pessoas, de acordo com balanço encontrado no site da CPTM, referente ao mês de março deste ano. 

A Linha 12 atende cerca de 517 mil passageiros por mês, entre o bairro do Brás e a cidade de Itaquaquecetuba, e transporta moradores de Calmon Viana, Aracaré e o destino final. Por dia, são cerca de 17 mil usuários, também segundo balanço encontrado no site da CPTM. 


O Diário

Publicado em 23/08/2021 às 20:12

Atualizado há 2 horas 

https://www.odiariodemogi.net.br/cidades/greve-nas-linhas-11-12-e-13-da-cptm-%C3%A9-confirmada-paralisa%C3%A7%C3%A3o-come%C3%A7a-nesta-ter%C3%A7a-1.21413

Postagens mais visitadas deste blog