VEJA - projetos do arquiteto Niemeyer que podem ser visitados.
Dentro e fora do Brasil, existem muitos destinos onde é possível apreciar o trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, aos 104 anos. Ele projetou edifícios com finalidades diversas, de residências a escritórios, passando por museus, teatros, espaços de exposição, entre outros. Alguns deles têm especial interesse porque podem ser visitados.
Em Curitiba, por exemplo, fica o Museu Oscar Niemeyer, projetado por ele, e que mantém uma exposição permanente de seus projetos, fotos e maquetes. Ao todo, o museu tem 17 mil metros de área de exposição.
Outro local de exposições e eventos com a assinatura do brasileiro é o Memorial da América Latina, em São Paulo. Inaugurado em março de 1989, ele foi criado para desenvolver nos brasileiros a consciência de integração com os diferentes povos da América Latina, promovendo manifestações de criatividade.
A capital paulista ainda tem, no Parque Ibirapuera, outra amostra considerável de obras do centenário arquiteto: lá estão o Pavilhão da Bienal e o Museu de Arte Moderna (MAM). Passeando pelo centro da metrópole é ainda possível admirar o tamanho do Edifício Copan, um prédio residencial em forma de “S” datado de 1951.
Em Niterói (RJ) está um de seus edifícios mais conhecidos - o Museu de Arte Contemporânea. Ele faz parte do chamado Caminho Niemeyer, um complexo de edificações assinadas pelo mestre e voltado para a cultura e a religião. As obras foram distribuídas ao longo da orla da Baía de Guanabara, se iniciando pelo Centro da cidade. Entre as nove construções projetadas, estão o Teatro Popular, o Memorial Roberto Silveira, o Museu do Cinema e a Estação Hidroviária Charitas.
veja fotos das obras de niemeyer
Em Belo Horizonte, a dica é ir até a Lagoa da Pampulha e passear por suas margens, onde estão a Casa do Baile, o Cassino da Pampulha (hoje Museu de Arte), o Iate Clube da Pampulha e a Igreja de São Francisco de Assis. Esse templo religioso inaugurado em 1943 traz uma sucessão de abóbadas - duas principais que cobrem a nave e o santuário, e três secundárias, que incluem a sacristia e outros anexos. Na fachada principal, uma marquise reta conduz a uma torre na lateral. Neste projeto, Niemeyer usou primeira vez traços diferentes dos tradicionais em edificações católicas no país.
Uma obra recente de Niemeyer na capital mineira é a Cidade Administrativa, nova sede do governo estadual, um complexo de edifícios inaugurado em 2010.
Brasília, no entanto, é a cidade do Brasil onde o turista interessado em conhecer seu legado pode se esbaldar. No Eixo Monumental, via principal da capital, é fundamental visitar pelo menos o Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty e a Catedral Metropolitana.
Fora do Brasil
No exterior também há um número considerável de prédios do arquiteto. Em Nova York, está o edifício da sede das Nações Unidas, que foi danificado em novembro pela inundação provocada pela tempestade Sandy.
No exterior também há um número considerável de prédios do arquiteto. Em Nova York, está o edifício da sede das Nações Unidas, que foi danificado em novembro pela inundação provocada pela tempestade Sandy.
Em Paris, está a sede do Partido Comunista Francês. Em Le Havre, também na França, há um centro cultural de autoria de Niemeyer, conhecido como “Vulcão” por causa de seu formato.