Período integral mogiano é destaque em Fórum Social Mundial

A iniciativa mogiana é referência para diversos municípios brasileiros. Mogi das Cruzes foi convidada a participar do evento e dividirá a mesa com grandes nomes da área.

Período integral mogiano é destaque em Fórum Social Mundial

O programa Escola de Tempo Integral, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes desde 2009, será destaque no Fórum Mundial de Educação, que integra o Fórum Social Mundial, realizado até 28 de janeiro em Porto Alegre (RS). A iniciativa será apresentada pela secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Avila Horle, na manhã da próxima sexta-feira (27/01) na mesa de diálogo “Educação Integral e Munícipio que Educa”, coordenada pelo Instituto Paulo Freire (IPF).

O convite para o município participar do Fórum foi feito pelo diretor de desenvolvimento institucional do IPF, Paulo Roberto Padilha. “O trabalho realizado em Mogi das Cruzes é pioneiro, consistente e também diferenciado dos demais programas em atividade”, comentou. A iniciativa mogiana tem sido referência para outros municípios brasileiros, que tem conhecido a experiência em congressos sobre o tema e também têm feito visitas às escolas que participam do programa.

Em 2012, o programa atenderá ao todo 14,8 mil alunos da educação e ensino fundamental (1º ao 5º ano). No Fórum, serão apresentadas as atividades desenvolvidas com os alunos do 1º ao 5º ano. “Vamos falar sobre o início do programa em 2009 e sua evolução nestes três anos. 
Começamos com 540 alunos em 3 escolas e hoje são 20 escolas e quase 6 mil alunos. É importante ressaltar que nosso objetivo é oferecer educação integral com qualidade social para todos, seja em período parcial ou integral”, observou Maria Geny.

Pelo programa, os alunos ficam nove horas na escola, frequentando as aulas e participando de atividades intelectuais, culturais e esportivas em diferentes espaços da cidade, como parques e clubes. “Mogi das Cruzes é uma cidade educadora em que a educação ultrapassa os muros da escola. É um momento em que os alunos aprendem na cidade e a cidade participa da escola”, comentou a secretária. Outro destaque do programa mogiano é a alimentação, premiada como a melhor do Estado de São Paulo em 2010. São oferecidas cinco refeições diárias, superando as três determinadas pelo Governo Federal.

Participarão da mesa de diálogo, a diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, representantes do município de Osasco (SP), César Aparecido Nunes, doutor em Educação e professor da Unicamp, Moacir Gadotti, presidente do Conselho Deliberativo do IPF e Júlia Tom, coordenadora do programa Município que Educa. (KCB)

Postagens mais visitadas deste blog