Fake News de acordo com o João Cezar Rochar seria quando se cria uma noticia falsa/mentirosa com o objetivo de se criar um caos politico/social.
Tradução = Fake News de acordo com o João Cezar Rochar seria quando se cria uma noticia falsa/mentirosa com o objetivo de se criar um caos politico/social.
Exemplo: "Todas as Igrejas serão fechadas durante o Governo Lula" - Fake News que começou a circular em 2022.
---
Isso FAKE NEWS, pois a própria Constituição Federal, no artigo 5º, VI já diz ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.
---
Então ao fazer tal Fake News cria uma noticia falsa/mentirosa com o objetivo de se criar um caos politico/social e o pânico entre as pessoas que carecem de conhecimento - se cria uma realidade paralela na qual ignora a própria Constituição que já proíbe tal ato.
---
Agora um exemplo de apuração jornalística errada que transmite uma noticia enganosa/errada seria o caso mais recente do SBT que divulgou que todos os caminhões de doação estavam sendo PARADOS, MULTADOS E IMPEDIDOS de seguir viagem.
Entretanto a realidade era outra, pois apesar de ocorrer de fato a parada de caminhões conforme registrado na reportagem do SBT, esses caminhões puderam seguir viagem normalmente (a própria empresa dona dos caminhões emitiram nota afirmando).
Além disso, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em Araranguá (SC), emitiu nota tbm afirmando que até aquele momento foram 7928 veículos de carga que passaram por aquele posto e apenas 6 foram parados pela fiscalização.
- Isso seria uma "barrigada" do jornalismo que divulga uma informação equivocada/pela metade.
---
Ambas devem ser penalizadas ao meu ver, entretanto a Fake News que tem o objetivo do CAOS POLITICO/SOCIAL é a mais grave.