Tema da redação do Enem 2022 sobre 'povos tradicionais' ganha elogios e faz Bolsonaro ser alvo nas redes sociais
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/j/C/TJdgTNSS64hBi7XycByA/imagem0014.jpg)
Três indígenas macuxis e wapichanas sorriem em fotografia tirada em 1911 — Foto: Fotografia/Theodor Koch-Grünberg/Acervo/Maurício Zouein
A escolha de um tema que permite tratar da questão dos indígenas no Brasil ganhou elogios de professores, alunos e personalidades. Em tempo de COP 27 e transição de governo, nas redes sociais pessoas de diferentes perfis apontaram que o momento atual é oportuno para debater o legado negativo do governo de Jair Bolsonaro (PL) no assunto.
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
Por definição, "povo ou comunidade tradicional" são núcleos que têm nos territórios em que vivem e nos recursos naturais que utilizam a condição de sua existência e de sua identificação como um grupo culturalmente diferenciado.
Tema elogiado e Bolsonaro citado
Nas redes sociais, o tema escolhido para redação do Enem foi elogiado nas redes sociais e por professores. Nas redes, o presidente Jair Bolsonaro foi lembrado por sua política para a área, sobretudo em relação aos indígenas: ele prometeu ainda na campanha NÃO demarcar novas áreas.
.Nas redes sociais, o tema foi discutido e ganhou comentários: veja abaixo: