EUA: invasor do Capitólio é condenado a mais de 7 anos de prisão


Júlia Portela

01/08/2022
@swin24/Twitter

O norte-americano Guy Reffitt, integrante da milícia de extrema-direita Three Percenters, foi sentenciado a sete anos e três meses de prisão, o equivalente a 87 meses, nesta segunda-feira (1º/8) por participar do ataque ao Capitólio, nos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021.

Reffitt, de 49 anos, foi o primeiro investigado a passar por um júri, em março, e foi condenado por cinco acusações criminais, incluindo levar uma arma para o Capitólio e obstruir um processo oficial. Sua sentença, até o momento, foi a maior entre os 800 invasores já julgados.

Em março, o filho de Reffitt, Jackson Reffitt, afirmou em depoimento que o pai ameaçou ele e a irmã para impedir que eles falassem com o FBI. “Ele disse: ‘Se você me entregar, você é um traidor, e os traidores levam um tiro'”, revelou Jackson Reffitt.

  • Comitê que investiga invasão ao Capitólio aponta Trump como culpado

A sentença, assinada pela juíza distrital Dabney Friedrich, também proibiu Reffitt de se associar a grupos de milícias e determinou que ele faça acompanhamento psiquiátrico.

Apesar de não ter entrado no Capitólio, Reffitt aparece em imagens liderando invasores. Em mensagens enviadas depois da invasão, ele ainda afirmou a outros membros da milícia: “Tomamos a capital dos Estados Unidos da América e faremos isso de novo”.

Durante a sessão desta segunda, Reffitt pediu desculpas. “Não quero mais nada com essas coisas. Não quero mais nada com milícias. Sinto muito”, disse.

Invasão ao Congresso americanoWin McNamee/Getty Images

Invasão ao Congresso americano Julio Cortez/Associated Press/ Estadão Conteúdo

Invasão ao Congresso americanoWin McNamee/Getty Images

Banner Denakop numero 1
Apoiadores de Donald Trump se reúnem em torno do Edifício do Capitólio do Estado de Michigan para protestar contra a certificação de Joe Biden em Lansing, Michigan

Getty Images

Homem é visto armado em Oregon no dia que eleitores de trump invadem o capitolio eleicoes trum e biden

Invasão ao Congresso americanoNathan Howard/Getty Images

Banner Denakop numero 2

Invasão ao Congresso americanoWin McNamee/Getty Images

Invasão ao Congresso americano Julio Cortez/Associated Press/ Estadão Conteúdo

Invasão ao Capitólio

Apoiadores de Trump, que não aceitaram o resultado do pleito de novembro de 2020, invadiram o local em que ocorria a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito, o Capitólio dos Estados Unidos. Deputados e senadores foram retirados do prédio pouco antes da invasão.

Em mensagem nas redes sociais, o presidente Donald Trump pediu que os seus partidários que protestassem “pacificamente” e que confiassem nas forças de segurança americanas. Entretanto, momentos antes, houve vandalismo e confrontos durante a tentativa de invasão, quando extremistas conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança e entrar no Capitólio.

Por causa dos confrontos, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade a partir das 18h locais (20h de Brasília). Na ocasião, a medida ficou em vigor por 12 horas.

O governador de Virginia, Ralph Northam, chegou a declarar estado de emergência e também estabeleceu um toque de recolher a partir das 18h nas regiões de Arlington e Alexandria, que ficam nas proximidades de Washington D.C..

O chefe de polícia de Washington DC, Robert Contee, informou que 52 pessoas foram presas, das quais 47 por desrespeitarem o toque de recolher. Mais de 50 policiais ficaram feridos. Também segundo a polícia, cinco pessoas morreram.

https://www.metropoles.com/mundo/eua-invasor-do-capitolio-e-condenado-a-mais-de-7-anos-de-prisao

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula