EUA: invasor do Capitólio é condenado a mais de 7 anos de prisão
Júlia Portela
O norte-americano Guy Reffitt, integrante da milícia de extrema-direita Three Percenters, foi sentenciado a sete anos e três meses de prisão, o equivalente a 87 meses, nesta segunda-feira (1º/8) por participar do ataque ao Capitólio, nos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021.
Reffitt, de 49 anos, foi o primeiro investigado a passar por um júri, em março, e foi condenado por cinco acusações criminais, incluindo levar uma arma para o Capitólio e obstruir um processo oficial. Sua sentença, até o momento, foi a maior entre os 800 invasores já julgados.
Em março, o filho de Reffitt, Jackson Reffitt, afirmou em depoimento que o pai ameaçou ele e a irmã para impedir que eles falassem com o FBI. “Ele disse: ‘Se você me entregar, você é um traidor, e os traidores levam um tiro'”, revelou Jackson Reffitt.
Comitê que investiga invasão ao Capitólio aponta Trump como culpado
A sentença, assinada pela juíza distrital Dabney Friedrich, também proibiu Reffitt de se associar a grupos de milícias e determinou que ele faça acompanhamento psiquiátrico.
Apesar de não ter entrado no Capitólio, Reffitt aparece em imagens liderando invasores. Em mensagens enviadas depois da invasão, ele ainda afirmou a outros membros da milícia: “Tomamos a capital dos Estados Unidos da América e faremos isso de novo”.
Durante a sessão desta segunda, Reffitt pediu desculpas. “Não quero mais nada com essas coisas. Não quero mais nada com milícias. Sinto muito”, disse.
Invasão ao Capitólio
Apoiadores de Trump, que não aceitaram o resultado do pleito de novembro de 2020, invadiram o local em que ocorria a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito, o Capitólio dos Estados Unidos. Deputados e senadores foram retirados do prédio pouco antes da invasão.
Em mensagem nas redes sociais, o presidente Donald Trump pediu que os seus partidários que protestassem “pacificamente” e que confiassem nas forças de segurança americanas. Entretanto, momentos antes, houve vandalismo e confrontos durante a tentativa de invasão, quando extremistas conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança e entrar no Capitólio.
Por causa dos confrontos, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade a partir das 18h locais (20h de Brasília). Na ocasião, a medida ficou em vigor por 12 horas.
O governador de Virginia, Ralph Northam, chegou a declarar estado de emergência e também estabeleceu um toque de recolher a partir das 18h nas regiões de Arlington e Alexandria, que ficam nas proximidades de Washington D.C..
O chefe de polícia de Washington DC, Robert Contee, informou que 52 pessoas foram presas, das quais 47 por desrespeitarem o toque de recolher. Mais de 50 policiais ficaram feridos. Também segundo a polícia, cinco pessoas morreram.
https://www.metropoles.com/mundo/eua-invasor-do-capitolio-e-condenado-a-mais-de-7-anos-de-prisao