Moraes dá 7 dias para Bolsonaro se manifestar sobre pedido para barrar candidatura

Gabriela Coelho Rodrigo Vasconcelos da CNN

Brasília

Presidente do TSE abriu prazo de resposta diante de uma ação movida por um cidadão comum

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, durante a sua primeira sessão como presidente do TSE nesta quinta-feira, 18 de agosto.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, durante a sua primeira sessão como presidente do TSE nesta quinta-feira, 18 de agosto. MATEUS BONOMI/ ESTADÃO CONTEÚDO
21/08/2022 às 18:55 | Atualizado 21/08/2022 às 20:15

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, concedeu prazo de sete dias para que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), se manifeste sobre um pedido que pede a inelegibilidade dele como candidato à reeleição em 2022.

Diferentemente do foi publicado na versão anterior deste texto, a ação foi movida por um cidadão comum e não pelo PDT.

“Intimo Vossa Senhoria para, querendo, manifestar-se, no prazo de 7 (sete) dias, sobre a notícia de inelegibilidade apresentada ao pedido de registro de sua candidatura, ao cargo de Presidente (…) A manifestação deverá ser subscrita por advogado e apresentada diretamente no PJe, nos mesmos autos do pedido de registro respectivo”, publicou Moraes neste domingo (21).

A ação foi movida por um cidadão comum no dia 11 de agosto.

Dias depois, 19 de agosto, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), do candidato à Presidência Ciro Gomes, também apresentou uma nova ação. A sigla cita a reunião do presidente com embaixadores no Palácio da Alvorada em julho, em que ele levantou dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral e afirmou que as urnas eletrônicas são passíveis de fraude.

O PDT também alegou que o presidente cometeu abuso de poder por se utilizar dos meios de comunicações oficiais da Presidência para divulgar o evento.
A sigla pede ainda a retirada de vídeos da reunião em perfis no Facebook e no Instagram. O conteúdo não está mais no YouTube por decisão da plataforma. A ação do PDT ainda não tem decisão.

CNN procurou a campanha de Jair Bolsonaro para se manifestar sobre a decisão, mas até o momento não recebeu retorno.

Tópicos
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/moraes-da-7-dias-para-bolsonaro-se-manifestar-sobre-pedido-para-barrar-candidatura/

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula