Seis de dez cidades do Alto Tietê suspenderam a vacinação de gestantes e puérperas contra a Covid-19, com o imunizante da AstraZeneca.

G1 MOGI DAS CRUZES E SUZANO

Os municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano informaram que tomaram a decisão depois do comunicado da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).


A recomendação foi feita na noite de segunda-feira (10), para a suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas. Municípios da região que previam iniciar a imunização nesta terça-feira, como por exemplo Guararema, suspenderam a aplicação das doses.


O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país".


A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.


A ginecologista Paula Fettback orienta que nesse momento as grávidas devem ter cautela e seguir as determinações da Anvisa.


Ela destaca que na bula da vacina da AstraZeneca é informado que ela não é autorizada pelo laboratório para ser utilizada em gestantes. “É importante que não haja um alarde, uma preocupação desnecessária, já que é um grupo especial, suscetível que a gente tem uma preocupação a mais. Então ainda não existem conclusões, quais são os riscos, o que de fato aconteceu. O que nós estamos orientando para as nossas gestantes é que se você tomou é muito raro, a ocorrência de adversos ela é muito rara. Então que não se preocupe em excesso e observe. Se por um acaso exista a presença de algum sintoma, algo muito diferente do que esta gestante tem sentido nos últimos dias, nos últimos tempos que ela procure o serviço de saúde”, recomenda a médica. 

O G1 questionou todas as prefeituras do Alto Tietê sobre a suspensão da vacina para grávidas e puérperas, mas até a publicação da reportagem as cidades de Biritiba Mirim, Poá, Santa Isabel e Salesópolis não tinham enviado resposta.

Arujá
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação contra a Covid-19, em gestantes, com a vacina da AstraZeneca, que estava prevista para começar nesta semana, foi suspensa devido à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso porque foi recomendado que as Secretarias Municipais de Saúde, junto com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), sigam a bula, que não indica a aplicação dessa vacina em gestantes sem a orientação de um médico. A secretaria destaca que a vacinação dos outros grupos continua, sendo que para gestantes são aguardadas novas orientações.

Segundo a secretaria, a imunização das puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias) com mais de 18 anos de idade que tenham comorbidades, pessoas com Síndrome de Down, transplantados, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, entre 55 e 59 anos, continua nessa semana normalmente, mediante agendamento e apresentação dos documentos necessários.

Ferraz de Vasconcelos
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação da vacina AstraZeneca, contra a Covid-19, em gestantes e puérperas com comorbidades foi suspensa na manhã desta terça-feira (11). A ação segue a orientação da Anvisa e o município aguarda novas diretrizes por parte do Ministério da Saúde. 

Guararema
Segundo a Prefeitura, a imunização das gestantes com comorbidades estava prevista para iniciar nesta terça-feira, mas foi suspensa após recomendação do Plano Estadual de Imunização (PEI) contra COVID-19, em virtude do comunicado da Anvisa emitido na noite desta segunda-feira. O município informou que aguarda novas orientações e pareceres técnicos do Ministério da Saúde e da Anvisa.

Itaquaquecetuba
A Prefeitura informou que o município iniciaria a vacinação em gestantes com comorbidades na quarta-feira (12), mas vai seguir a recomendação e suspender. De acordo com a Prefeitura, nenhuma grávida chegou a ser vacinada em Itaquaquecetuba.

Mogi das Cruzes
A Prefeitura informou que o Plano Estadual de Imunização (PEI) contra Covid-19, decidiu suspender temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades, prevista para começar nesta terça-feira em todo o Estado, em virtude do comunicado da Anvisa. O município destacou que aguarda novas orientações que serão comunicadas após pareceres técnicos do Ministério da Saúde e da Anvisa.

Suzano
Segundo a Prefeitura, a vacinação de gestantes está suspensa. A administração informou que nenhuma grávida recebeu dose da vacina Oxford/AstraZeneca na cidade. A Prefeitura informou ainda que quatro gestantes e uma puérpera já receberam a primeira dose da Coronavac. 
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2021/05/11/apos-recomendacao-da-anvisa-cidades-do-alto-tiete-suspendem-vacinacao-de-gravidas-e-puerperas-contra-a-covid-19.ghtml




Postagens mais visitadas deste blog