Aula antes das 9h prejudica sono e piora desempenho acadêmico, diz estudo
Trabalho apontou redução de 10% na frequência das salas caso início fosse às 8h; média foi de 5,2 horas dormidas por noite Ana Bottallo de São Paulo Será que ir para universidade muito cedo pode prejudicar o desempenho e a frequência acadêmica dos estudantes? Uma pesquisa avaliou a relação entre o horário de início das aulas e a presença dos alunos e encontrou um resultado que muitos podem considerar familiar: aquelas que começam antes das 9h prejudicam o sono dos estudantes e levam à menor frequência escolar em comparação àquelas iniciadas mais tarde. No trabalho, os cientistas analisaram aulas das 8h às 16h e descobriram que a presença foi cerca de 10% menor nos cursos matutinos. Além disso, a proporção de estudantes que acordaram após o começo da aula quando o início se dava às 8h –o que os levou a perder a hora e a não conseguir acompanhar o conteúdo– também prejudicou a absorção do aprendizado. Conhecimento acumulado na véspera da prova muitas vezes não vira uma memória de longa