PM de Arujá e Santa Isabel passa a utilizar câmeras que 'gravam tudo' no uniforme

 


De acordo com a Polícia Militar, todos os policiais que fazem patrulha na rua vão utilizar os equipamentos. Ainda segundo a PM, o objetivo é diminuir a violência e letalidade policial.


Por g1 Mogi das Cruzes e Suzano 
Os batalhões da Polícia Militar de Arujá e Santa Isabel utilizam, desde 26 de abril, as Câmeras Operacionais Portáteis (COP), que fazem parte do programa Olho Vivo. A informação foi confirmada pela própria PM nesta segunda-feira (2).

As duas cidades são as primeiras do Alto Tietê a receberem os equipamentos. Dessa forma, todos os policiais que fazem patrulha na rua utilizam as câmeras.

Os equipamentos, acoplados na parte frontal dos coletes à prova de balas dos policiais, gravam tudo de forma automática e ininterruptamente, sem que o agente precise acioná-los. O objetivo, de acordo com a SSP, é tentar conter eventuais desvios de conduta, abusos de autoridade e violência policial.

Segundo o capitão da PM Anderson Pelegrine, que coordena o policiamento em ambos os municípios, foram disponibilizadas 50 câmeras ao todo por turno de serviço, sendo 32 para Arujá e 18 para Santa Isabel. 

Ele contou ao g1 que entre os dias 1 a 21 de abril os policiais passaram por uma fase de testes e treinamentos. No dia 25, os equipamentos foram ajustados e desde 26 de abril o uso passou a valer de forma definitiva. O capitão também diz que nenhuma intercorrência foi registrada até o momento.

A PM informou que a distribuição das COP contemplará todas as organizações policiais militares territoriais da cidade de São Paulo e Grande São Paulo até o final do ano e serão divididas em três fases. Até o fim deste ano, a PM deverá ter mais de 10 mil câmeras portáteis no uniformes dos policiais.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o investimento para o uso das câmeras é de R$ 786 por câmera por mês, para um contrato de 30 meses.

Em junho do ano passado, batalhões da PM da capital e de outras cidades passaram a usar os equipamentos e, até setembro, o número de mortes decorrentes da atividade policial caiu 46% em todo o estado, na comparação com o mesmo período de 2020. 
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/05/02/pm-de-aruja-e-santa-isabel-passa-a-utilizar-cameras-que-gravam-tudo-no-uniforme.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog