Junji Abe - “Pequenos produtores, os gigantes do agronegócio brasileiro"

Foi o tema da palestra que ministramos, a convite do meu amigo Neno Silveira, coordenador de Agronegócio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas. 
Para a plateia qualificada de centenas de técnicos e profissionais do campo do 2º Encontro de Produtores Rurais de Campinas e Região, destacamos a força do segmento hortifrutiflorigranjeiro, ancorado no trabalho de mini, pequenos e médios agricultores. 
Foi uma excelente oportunidade para quantificar e exemplificar as múltiplas faces da horticultura que está na mesa de todo brasileiro, mas tem seus atores alijados do reconhecimento e valorização.
Para dar uma singela ideia dos resultados econômico-financeiros, um comparativo entre soja e alface: num hectare, são 62,75 sacos do grão contra 84 mil pés da verdura. 
A receita líquida anual do sojicultor é de R$ 473,50, enquanto o produtor de alface multiplica a cifra por quase 270, alcançando perto de R$ 128 mil por ano.
A atividade hortifrutiflorigranjeira no Brasil ocupa cerca de 900 mil hectares e gera de 3 a 5 empregos por hectare, sendo pródiga em inovações para acompanhar as tendências do mercado, como as demandas do consumidor vegano.
Muito obrigado aos organizadores e participantes do importante evento! Foi uma honra estar com vocês! #ForçaAgro

Postagens mais visitadas deste blog