Junji Abe - Lavrinhas terá trator agrícola, como resultado do trabalho de Junji



É resultado do trabalho do deputado federal Junji Abe, que anunciou benefício durante visita de Paulo Skaf ao prefeito e vereadores da Cidade

A Cidade de Lavrinhas, no Vale do Paraíba, será contemplada com um trator agrícola, como resultado de um trabalho desenvolvido pelo deputado federal Junji Abe (MDB-SP). 
 
Ele destinou R$ 120 mil, referentes à emenda impositiva da bancada paulista, para a compra do equipamento que beneficiará os produtores rurais. A boa notícia foi dada pelo parlamentar durante visita de Paulo Skaf, pré-candidato emedebista ao governo do Estado, ao prefeito Dr. Sergio Ruggeri (MDB).

“Receba nossa gratidão por haver beneficiado nossa Cidade que tanto precisa de atenção!”, pronunciou-se o prefeito, que também preside o MDB local, sintetizando os agradecimentos dos vereadores emedebistas Aparecida Siqueira e Moises da Silva, presentes ao encontro. 
 
Todos elogiaram a agilidade do deputado na busca de recursos federais em favor dos municípios, evidenciando que ele assumiu o segundo mandato na Casa há menos de três meses, em 21 de fevereiro último.

O trabalho de Junji em prol do agronegócio de Lavrinhas atende solicitação de lideranças locais, intermediada pelo vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe (MDB), filho do deputado que atua, ao lado do pai, na coordenação regional do partido no Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O equipamento a ser entregue visa ampliar a capacidade de atendimento aos míni e pequenos produtores, assim como aos agricultores familiares, que não dispõem de maquinário para práticas como o preparo mecanizado da área para plantio, conservação de solo, construções e reformas de pastagens, entre outras, como detalhou Junji que detém um histórico de mais de 50 anos como líder rural.

A melhoria da infraestrutura de pequenas propriedades, comentou Junji, traz vantagens diretas para os produtores, como o aumento da produtividade agrícola. 
 
O equipamento também poderá ser utilizado na recuperação e manutenção de vicinais. 
 
“As estradas rurais dão acesso às propriedades e permitem o escoamento da produção agropecuária”, explicou o deputado. Ele observou que os recursos a serem liberados para favorecer o agronegócio beneficiam municípios onde o setor agrícola responde pela base da economia.

Lavrinhas tem cerca de 7 mil habitantes
 
A agricultura e pecuária representam grande parte de toda riqueza gerada na Cidade. 
 
Apesar de os serviços nas vias rurais terem baixo custo, analisou o deputado, a maioria dos pequenos municípios têm dificuldade de manter as vicinais em bom estado de conservação por causa da reduzida arrecadação municipal. 
 
Os moradores da zona rural dependem das estradas rurais para acesso à área urbana e, principalmente, aos equipamentos de saúde e educação.

“Produtores de pequeno porte poderão produzir mais e melhor. O agronegócio será beneficiado com melhores condições no escoamento da produção. Em nível social, o investimento aumenta as chances de geração de empregos e renda, eleva a arrecadação municipal e garante à zona urbana maior agilidade no abastecimento com alimentos de melhor qualidade”, enumerou Junji.

Gestão estadual

As ações que permitem a aquisição de equipamentos estão previstas nos programas de Fomento ao Setor Agropecuário e de Estruturação de Unidades de Atenção Especializada de Saúde. 
 
O governo paulista é o gestor operacional da questão e ficará encarregado de proceder as análises, assim como de designar o cronograma de entrega dos bens, conforme a indicação do deputado. “Monitoramos tudo para informar os prefeitos. Nossa meta é que os equipamentos sejam disponibilizados o mais breve possível”, afirmou Junji.

Com autorização da Secretaria de Governo da Presidência da República, o Ministério do Planejamento abrirá o sistema de convênios no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que o Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias pertinentes, apresente as propostas.

Lavrinhas é uma das 11 cidades contempladas pelo deputado com a verba de quase R$ 1,5 milhão, que se refere à emenda impositiva da bancada paulista. Junji assumiu o segundo mandato na Câmara dos Deputados depois que o Orçamento Geral da União deste ano já estava consolidado. Assim, não pôde inserir previsão de remessas orçamentárias em 2018 e só conseguirá apresentar emendas parlamentares para 2019.

No entanto, o governo federal definiu o formato das emendas impositivas de bancada após a posse de Junji. Isso possibilitou que o parlamentar fizesse a indicação como integrante do time paulista. Ao mesmo tempo, ele mantém a cruzada em busca de recursos extraorçamentários da União, na expectativa de viabilizar os repasses às prefeituras ainda neste ano.

No encontro, Junji também se colocou à disposição para receber indicações das áreas prioritárias a serem contempladas no Orçamento da União de 2019. 
 
“Faremos de tudo para emplacar a liberação de verbas de emendas parlamentares em benefício de Lavrinhas”, disse o deputado.

Educação

Ao falar da urgência de garantir a educação pública de qualidade no Estado, Paulo Skaf lembrou que Junji é um dos ferrenhos defensores do período integral nas escolas, dedicando total empenho na Câmara dos Deputados para acelerar a implantação da modalidade no País inteiro, da educação infantil ao ensino médio. 
 
Enquanto prefeito de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, Junji inspirou-se no modelo educacional oferecido nas unidades do Sesi – Serviço Social da Indústria, uma das entidades do Sistema Fiesp/Ciesp – Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, do qual Skaf é presidente licenciado.

Para aprimorar a educação na Cidade, o então prefeito (2001 a 2008) erradicou o problema da ausência de crianças em idade escolar nos estabelecimentos de ensino. Além de acolher os alunos, estruturou a rede pública para compor uma reserva legal de aproximadamente 15 mil vagas. Isto dispensou seu sucessor de construir novas escolas, permitindo que direcionasse recursos para ampliar o período integral. O marco do processo foi a construção do Cempre – Centro de Programas Educacionais Dra. Ruth Cardoso, efetivada por Junji.

Hoje, mais de 52% dos estudantes do Sistema Municipal mogiano frequentam a escola em período integral. “Crianças e adolescentes o dia todo na escola, com tempo suficiente para terem acesso à educação de qualidade, atendidos por educadores qualificados e bem remunerados, beneficiados com múltiplas atividades esportivas e culturais em prédios adequados ao desenvolvimento dessas ações, bem alimentados e livres do período ocioso nas ruas onde são presas fáceis das drogas e da violência”, resumiu Junji.

Skaf confirmou que remodelar o ensino público paulista para alcançar a excelência de qualidade é um dos seus principais compromissos, caso seja eleito governador. “São Paulo tem tudo para ser o exemplo mundial de avanços em todas as áreas. É preciso recolocar o Estado na trajetória do desenvolvimento econômico e social”, pontuou.


______________________________________
Mais informações:


Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924
 

Postagens mais visitadas deste blog