Ferroanel - Projeto do Ferroanel aguarda licenciamento ambiental - Previsão é de que a obra, que prevê um investimento de R$ 3,5 bilhões, leve cinco anos para ser construída - A linha férrea, que transportará especialmente cargas, terá início em São Paulo, na região do Perus, e passará por Arujá e Itaquaquecetuba. No momento, o órgão estadual também trabalha na finalização de estudos do projeto
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Foto: Daniel Carvalho |
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) aguarda emissão da licença
ambiental prévia para que o projeto do Ferroanel Norte saia do papel.
A
linha férrea, que transportará especialmente cargas, terá início em São
Paulo, na região do Perus, e passará por Arujá e Itaquaquecetuba. No
momento, o órgão estadual também trabalha na finalização de estudos do
projeto.
A expectativa é que a obra tenha início em 2019.
Pela proposta apresentada pelo Dersa, o Ferroanel no trecho de Arujá e
Itaquá margeará o Rodoanel.
De acordo com o órgão, no momento, o projeto
"aguarda parecer da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)
para emissão da Licença Ambiental Prévia pelo Conselho Estadual de Meio
Ambiente (Consema) - Secretaria do Meio Ambiente".
Segundo o
Dersa, além da liberação da licença ambiental, o órgão atua em outras
etapas do processo.
"Paralelamente estão sendo finalizados Estudos
Básicos e Elementos de Projeto de Engenharia para obtenção de Orçamento
Estimativo do Empreendimento. A previsão de conclusão é em outubro de
2018 e depende da aprovação por parte da Empresa de Planejamento e
Logística S.A (EPL). As fases subsequentes fogem ao escopo do Termo de
Compromisso firmado entre a Dersa e a EPL, já que será um investimento
federal".
No ano passado, Arujá e Itaquá receberam
audiências públicas e reuniões de apresentação do Estudo de Impacto
Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) com
os estudos do projeto.
Na época, a expectativa era que a licença
ambiental prévia saísse até o fim do ano.
Ao todo, o
Ferroanel contará com 53 quilômetros de extensão, nos quais 17,6 km de
túneis (serão 12 estruturas), o que representa 33% do projeto. Serão
12,4 km de viadutos (39 unidades), o que significa 23% da obra, além de
23,5 km de trilhos na superfície. A linha será de via dupla.
A primeira
estimativa, anunciada ainda no ano passado, previa um investimento de R$
3,5 bilhões para a realização da obra. A expectativa é que o Ferroanel
leve no mínimo cinco anos para ser construído.
Luana Nogueira - http://www.portalnews.com.br