Ferroanel - Projeto do Ferroanel aguarda licenciamento ambiental - Previsão é de que a obra, que prevê um investimento de R$ 3,5 bilhões, leve cinco anos para ser construída - A linha férrea, que transportará especialmente cargas, terá início em São Paulo, na região do Perus, e passará por Arujá e Itaquaquecetuba. No momento, o órgão estadual também trabalha na finalização de estudos do projeto

Foto: Daniel Carvalho
 
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) aguarda emissão da licença ambiental prévia para que o projeto do Ferroanel Norte saia do papel. 
 
A linha férrea, que transportará especialmente cargas, terá início em São Paulo, na região do Perus, e passará por Arujá e Itaquaquecetuba. No momento, o órgão estadual também trabalha na finalização de estudos do projeto. 
 
A expectativa é que a obra tenha início em 2019
 
Pela proposta apresentada pelo Dersa, o Ferroanel no trecho de Arujá e Itaquá margeará o Rodoanel. 
 
De acordo com o órgão, no momento, o projeto "aguarda parecer da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para emissão da Licença Ambiental Prévia pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) - Secretaria do Meio Ambiente".
 
Segundo o Dersa, além da liberação da licença ambiental, o órgão atua em outras etapas do processo. 
 
"Paralelamente estão sendo finalizados Estudos Básicos e Elementos de Projeto de Engenharia para obtenção de Orçamento Estimativo do Empreendimento. A previsão de conclusão é em outubro de 2018 e depende da aprovação por parte da Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL). As fases subsequentes fogem ao escopo do Termo de Compromisso firmado entre a Dersa e a EPL, já que será um investimento federal". 
 
No ano passado, Arujá e Itaquá receberam audiências públicas e reuniões de apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) com os estudos do projeto. 
 
Na época, a expectativa era que a licença ambiental prévia saísse até o fim do ano. 
 
Ao todo, o Ferroanel contará com 53 quilômetros de extensão, nos quais 17,6 km de túneis (serão 12 estruturas), o que representa 33% do projeto. Serão 12,4 km de viadutos (39 unidades), o que significa 23% da obra, além de 23,5 km de trilhos na superfície. A linha será de via dupla. 
 
A primeira estimativa, anunciada ainda no ano passado, previa um investimento de R$ 3,5 bilhões para a realização da obra. A expectativa é que o Ferroanel leve no mínimo cinco anos para ser construído. 
Luana Nogueira - http://www.portalnews.com.br

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