Junji Abe - Junji fala da amizade, base da cooperação mútua, na sessão solene em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil

  110 Anos da Imigração Japonesa

Entusiasmo e esperança marcaram a sessão solene, realizada nesta quinta-feira (21/06/2018) na Câmara dos Deputados, em homenagem aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil
 
Como integrante do 
Grupo Parlamentar Brasil-Japão, o deputado federal Junji Abe (MDB-SP) valorizou o aspecto humano como base da poderosa relação bilateral: “Apesar da importante revolução tecnológica mundial, a amizade entre os dois povos foi o alicerce da cooperação mútua, fundamental para o desenvolvimento nacional em todos os campos do conhecimento”. 


Em nome do Grupo Parlamentar, Junji prestou uma homenagem a Fábio de Salles Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-AR/SP – Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Administração Regional do Estado de São Paulo. 
Ainda muito dinâmico, aos 90 anos de idade, ele não pôde comparecer ao evento e foi representado pelo filho, Fábio de Salles Meirelles Filho, que comanda o Instituto Pensar Agro.

Autor da indicação acolhida pelo colegiado, Junji explicou que a homenagem a Meirelles se justifica pelo que ele representa para o agronegócio brasileiro.
“Os pesados investimentos do governo japonês no setor transformaram o Brasil em potência agrícola mundial. Dr. Fábio comanda Faesp e Senar, as duas entidades máximas da agricultura paulista que deve sua solidez ao empreendedorismo deste grande líder”.

O campo abraçou a maioria dos imigrantes japoneses e ainda hoje, prosseguiu Junji, concentra grande parte dos descendentes. Ele entregou a honraria a Meirelles Filho, destacando que, assim como o pai, o presidente do Instituto Pensar Agro “é um grande guerreiro na defesa do agronegócio brasileiro”. Os três participam dos principais colegiados ligados ao setor no Congresso, como a FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária.

Entre as décadas de 50 e 80, rememorou Junji, foi consolidada a integração entre os dois povos, com a multiplicação de parcerias. 
“O governo japonês financiou o desenvolvimento do Cerrado, que revolucionou a produção nacional, alicerçando o agronegócio brasileiro como o celeiro do mundo”, exemplificou, lembrando que a Jica – Agência de Cooperação Internacional do Japão, também viabilizou tecnologias para autossuficiência na produção de maçãs em Santa Catarina.

Ainda para mostrar a próspera parceria, Junji elencou os megafinanciamentos concedidos para despoluição do Rio Tietê e da Baía da Guanabara, além do impulso à produção siderúrgica na Usiminas, que contribuiu com o avanço tecnológico da Siderbras, aumentando a qualidade do ferro, aço e derivados, insumos para a indústria nacional.

Como a cooperação é uma via de mão dupla, ponderou o deputado, o Brasil fornece aos japoneses minérios e produtos agrícolas como soja, café, algodão, suco de laranja, carne bovina e aves, além de etanol. 
“Continuamos trabalhando com muita determinação para que a relação bilateral Brasil-Japão seja cada vez mais robusta”, declarou o deputado
Junji presidiu a primeira parte dos trabalhos da sessão solene, a pedido da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), que comanda o Grupo Parlamentar Brasil-Japão.

O Brasil é morada de cerca de 1,9 milhão de japoneses e descendentes, enquanto 180 mil brasileiros vivem no Japão. Ao destacar a importância das parcerias, o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, apontou o aprofundamento da cooperação entre os dois países, alicerçada no trinômio 3 juntos: “Progredir juntos, liderar juntos e inspirar juntos!” finalizou ele, agradecendo em português e em japonês.

Outras autoridades discursaram, todas evidenciando a cooperação entre Brasil e Japão e a fé em parcerias cada vez mais amplas, como o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil no Japão, Eduardo Paes Saboia; Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz; Hermínio Hideo Suguino, da Feanbra – Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro Oeste; Sérgio Leite, diretor-presidente da Usiminas; Akio Saito, representante da Jica; e Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira de Hotéis de São Paulo, além dos deputados Keiko Ota, Takayama (PSC-PR), Walter Ihoshi (PSD-SP), Geraldo Resende (PSDB-MS), Vanderlei Macris (PSDB-SP), Paes Landim (PTB-PI) e Adilson Sachetti (PRB-MT).

Com o Plenário da Casa enriquecido por professores, monitores e alunos das escolas Athos Bulcão e Caseb – todos trazendo bandeiras dos dois países –, o célebre cantor Joe Hirata apresentou “Arigatô, Brasil!”, tema dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, e também interpretou a música mais cantada do século no Japão, convidando para um grande brinde com “Kampai”. Também participaram da sessão solene, o vereador paulistano Masataka Ota (PSB), marido de Keiko, e a preletora da Seicho-No-Ie, Jandira Castro, além de dirigentes de entidades nipo-brasileiras e outras lideranças.

Celebração

O Grupo Parlamentar Brasil-Japão organizou as comemorações alusivas aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, com eventos que começaram no dia 4 e prosseguem até 22 de julho. 
A sessão solene foi requerida ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pelos deputados federais Keiko Ota, Luiz Nishimori (PR-PR), Vanderlei Macris , Takayama e Walter Ihoshi, todos do colegiado.

A “Exposição Hiroshima e Nagasaki – Do Fim ao Renascimento, uma Travessia de Perdão e Cultura de Paz” marcou o início das comemorações. Valorizando a culinária japonesa, já incorporada pelos brasileiros, a Semana Internacional Gastronômica trará pratos elaborados pelo chef da Embaixada do Japão no Brasil para os frequentadores dos restaurantes da Câmara dos Deputados e do Senado. 
O evento será realizado de 9 a 13 de julho. Também como parte das comemorações, o Congresso Nacional ganhará iluminação especial ao longo do período entre 9 e 22 julho. As luzes trarão as cores da bandeira do Japão.
Junji Abe é filho e neto de imigrantes japoneses e, em 2014, ocupou a presidência do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, do qual também fez parte durante seu primeiro mandato (fev-2011 a jan-2015) na Casa. Ele reassumiu o cargo na atual legislatura, em 21 de fevereiro último.


______________________________________

Mais informações:


Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com


Postagens mais visitadas deste blog