Guararema, Santa Isabel e Suzano apresentaram elevado índice de infestação do Aedes aegypti em levantamento do Ministério da Saúde.


Guararema, Santa Isabel e Suzano estão em alerta para o risco de surto para dengue, zika e chikungunya. As cidades apresentaram alto índice de infestação do mosquito transmissor das doenças, segundo o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), elaborado pelo Ministério da Saúde. 
Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano 
 
O Ministério informou ao G1 que o ranking foi feito com base nos dados enviados pelos municípios até março deste ano. 

Segundo o Ministério, as cidades precisavam enviar o número de larvas de mosquito Aedes aegypti encontrada por imóvel. 

Na lista elaborada pelo órgão não constam os municípios de Arujá, Poá e Salesópolis. O Ministério informou que as cidades que não enviaram os dados ao órgão não estão no levantamento.

Ranking

Os três municípios do Alto Tietê estão em uma lista total de 2.069 municípios em alerta com o índice de infestação predial (IIP) entre 1% a 3,9%. 

Das cidades da região, o alerta maior é na cidade de Santa Isabel com 3,6%. Já Suzano está com 2,51% e Guararema 1,1%. 

Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim integram a lista dos 1.711 municípios com índices satisfatórios, inferiores a 1%.
Ferraz de Vasconcelos tem 0,8%, enquanto Mogi tem 0,1%. Já Biritiba Mirim e Itaquaquecetuba têm 0%.

A Prefeitura de Santa Isabel informou que a cidade está em um grupo de risco elevado porque faz um trabalho minucioso nas residências em busca de criadouros.

“A ação em que se faz o levantamento de infestação de mosquitos se trata de visita minuciosa nas residências realizada quatro vezes ao ano. E através dela conseguimos obter um parâmetro de comparação em relação ao crescente ou decrescente número de criadouros e larvas. 

Segundo à SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), nem todos os municípios realizam essa visita de forma tão minuciosa como se deveria, por esse motivo alguns municípios não apresentam um nível elevado de risco de infestação.”

Postagens mais visitadas deste blog